Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Josinete Santana"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Fatores que influenciam a permanência dos alunos da EJA: um estudo a partir das publicações do banco de teses e dissertações da Capes de 2015 a 2025
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-17) Souza, Josinete Santana; Sales, Mary Valda Souza; Magalhães, Sandra; Santos, Maria Margarete Cerqueira
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo identificar e analisar os fatores que contribuem para a permanência das/os estudantes da EJA na escola. Para responder a questão e os objetivos da pesquisa lancei mão das Dissertações e Teses no Banco de Dados da CAPES de 2015 a 2025. Para tanto, a pergunta norteadora da pesquisa foi: quais fatores contribuem para permanência dos alunos da EJA nos estudos publicados entre 2015 e 2025 no Banco de Teses e Dissertações da CAPES? Através da pesquisa bibliográfica e de uma revisão sistemática de literatura com predominância qualitativa e exploratória, foram feitos os levantamentos das publicações. Feito o refinamento dos achados a partir dos descritores educação de jovens e adultos ou EJA; permanência; evasão, com o termo boleano “and”. Além disso, foi construído um referencial teórico para situar o contexto de interesse pelo tema e localizar a modalidade educação de jovens e adultos, quem são os sujeitos da EJA nessa pesquisa. A pesquisa bibliográfica sustentou os argumentos definidos para os critérios de seleção e análise dos trabalhos feita a partir da Revisão Sistemática de Literatura, da qual descrevemos os fatores de permanência apontados nas teses e dissertações da área de Educação, que foram referência derelevância para o campo científico nacional. O estudo enfatiza o quão relevante e necessário para a melhoria desta modalidade de ensino se ter mais trabalhos acadêmicos e pesquisadores da área de educação de jovens e adultos que trata da permanência. Palavras chave: Educação, Permanência, Educação de Jovens e Adultos, fatores.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais