Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, João Paulo Santos "

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Recursos educacionais abertos digitais: experiência para a formação dos estudantes/pesquisadores na educação básica
    (2019) Souza, João Paulo Santos ; Amorim, Ricardo José Rocha; Anecleto, Úrsula Cunha; Ribeiro, Marcelo Silva de Souza
    A presente pesquisa discute sobre a formação dos estudantes do Ensino Médio e sua relação com os Recursos Educacionais Abertos Digitais como experiência de desenvolvimento para a produção de pesquisa em ambientes virtuais de acesso livre. Tratando-se de uma pesquisa que envolveu estudantes da Educação Básica, trabalhamos sob a ótica da pesquisa qualitativa com o método da pesquisa-ação participante, pois a pesquisa qualitativa leva em conta o caráter subjetivo do sujeito analisado. Escolhemos o método pesquisa-ação participante por este método permitir uma inter-relação entre o pesquisador e as pessoas envolvidas no estudo da realidade abordada, nesse sentido, ao participar da pesquisa, o pesquisador tem igual oportunidade de explorar suas experiências ao analisar, refletir, criar e recriar novas possibilidades de fazer melhor aquilo que já fazem. O objetivo da pesquisa foi investigar como o REA Digital pode contribuir para o aprimoramento da aprendizagem científica dos estudantes, facilitando o domínio da pesquisa nos ambientes virtuais de acesso livre, a partir dos meios tecnológicos disponíveis. A pesquisa teve como proposta de intervenção a construção das oficinas para oportunizar o desenvolvimento da pesquisa, contemplando as pesquisas em ambientes virtualizados com licença aberta, integrando o saber do conhecimento comum com o conhecimento cientificado, a partir do dialogo entre a teoria e prática. As oficinas construídas possibilitaram a melhoria da realidade estudada, auxiliando na preparação de pesquisas nos ambientes virtuais, pois, na formação inicial esse suporte é visto de forma superficialmente e, além disso, contribuiu para que o pesquisador aprimorasse os conhecimentos de pesquisa nos meios tecnológicos. Por fim, originaram por intermédio da pesquisa, caminhos que contribuíram para que o desenvolvimento da aprendizagem cientifica seja amplamente utilizada como experiência de formação e para dar desenvolvimento às pesquisas estudantis, a partir das vivências dos estudantes no processo de aprendizagem.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais