Navegando por Autor "Souza, Iza Rocha"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEscolarização de surdos: estudo de caso em uma escola municipal de Irecê-BA(2019) Souza, Iza Rocha; Silva, Jerônimo Jorge Cavalcante; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Ribeiro, Solange LucasO presente trabalho trata de um estudo que investigou o processo de escolarização de estudantes surdos matriculados em uma escola pública da Rede Municipal de Educação na cidade de Irecê - BA. Teve por objetivo compreender o processo de escolarização de estudantes surdos, identificando suas fragilidades e potencialidades, considerando as condições de acesso, permanência e ensino, no intuito de construir uma Proposta Pedagógica Interventiva Colaborativa com discentes surdos e os docentes participantes da pesquisa que venha a contribuir com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem dos surdos nessa escola da rede pública municipal. Esta proposta tomou forma de um Curso de formação em Libras e Escolarização de Surdos para estudantes, professores e demais servidores da Escola. A pesquisa teve cunho qualitativo e adotou o método do estudo de caso, sendo utilizados como dispositivos entrevistas, observação e documentos para produção de informações e análises. Tais procedimentos metodológicos, alinhados às intenções da pesquisa e aos referenciais teóricos deste trabalho dissertativo, trouxe conhecimentos sistematizados acerca da Política Municipal de Educação Inclusiva, no contexto da Rede Municipal de Educação de Irecê - BA, tendo como referência a sua Política Nacional. Desse modo, este estudo denota como a educação de surdos se materializa na escola, tendo em vista o direito ao acesso e à permanência que tem sido garantido reiteradamente nos diversos aportes legais. Foi evidenciada algumas fragilidades, como a dificuldade de comunicação com esses estudantes, a falta de um plano de adaptação curricular, a falta de conhecimento das políticas educacionais inclusiva para surdos, mas também as potencialidades da Escola, que têm garantido o acesso e permanência de estudantes com surdez, assim como o direito ao intérprete em sala de aula.