Navegando por Autor "Souza, Ivânia Paula Freitas de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Escola Multisseriada e seus Desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Maria Ferreira Da; Souza, Ivânia Paula Freitas deEste trabalho buscou iniciar um estudo sobre a educação do campo a partir da busca por compreender como se organiza os trabalhos pedagógicos nas escolas multisseriadas, tendo como ponto de partida minha experiência de vida como aluna de classe multisseriada. A pesquisa ocorreu com professores de três escolas municipais localizadas na zona rural de duas cidades: Senhor do Bonfim e Campo Formoso, ambas na Bahia. Os instrumentos metodológicos para coleta dos dados foram à observação em uma sala de aula, levantamento de informações junto às Secretarias de Educação dos Municípios, entrevistas com os Gestores do Programa Escola Ativa dos dois municípios e questionário aberto aplicado aos professores. Para a realização deste trabalho, buscamos aportes teóricos nos autores: Atta (2009), Arroyo (2006), Baptista, (2003), Beltrame (2011), Hage (2011), Carvalho (2009), Rivero (2011), Reis (2004), Carvalho e Souza (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que os desafios são muitos e a realidade das escolas do campo ainda não foi alterada o suficiente para garantir maior qualidade.
- ItemA escola multisseriada e seus desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Maria Ferreira da; Souza, Ivânia Paula Freitas de; Maria Ferreira daEste trabalho buscou iniciar um estudo sobre a educação do campo a partir da busca por compreender como se organiza os trabalhos pedagógicos nas escolas multisseriadas, tendo como ponto de partida minha experiência de vida como aluna de classe multisseriada. A pesquisa ocorreu com professores de três escolas municipais localizadas na zona rural de duas cidades: Senhor do Bonfim e Campo Formoso, ambas na Bahia. Os instrumentos metodológicos para coleta dos dados foram à observação em uma sala de aula, levantamento de informações junto às Secretarias de Educação dos Municípios, entrevistas com os Gestores do Programa Escola Ativa dos dois municípios e questionário aberto aplicado aos professores. Para a realização deste trabalho, buscamos aportes teóricos nos autores: Atta (2009), Arroyo (2006), Baptista, (2003), Beltrame (2011), Hage (2011), Carvalho (2009), Rivero (2011), Reis (2004), Carvalho e Souza (2009), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que os desafios são muitos e a realidade das escolas do campo ainda não foi alterada o suficiente para garantir maior qualidade.