Navegando por Autor "Souza, Guilhermina da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs contribuições da pedagogia de Paulo Freire para pensar a cultura da paz na EJA: anunciando orientações curriculares(2016-03-31) Souza, Guilhermina da Silva; Dantas, Tânia Regina; Santos, José Jackson Reis dos; Ferreira, Maria Conceição AlvesO presente trabalho inscreve-se no contexto das discussões sobre o pensamento de Paulo Freire e de suas contribuições para pensar a cultura da paz no âmbito escolar. A questão orientadora do trabalho ficou assim definida: quais as contribuições de Paulo Freire para pensar orientações curriculares no âmbito da cultura da paz para a EJA? Partindo dessa inquietação, traçamos o seguinte objetivo geral: Analisar as contribuições de Paulo Freire para definir as orientações curriculares no âmbito da cultura da paz para a EJA. Delimitamos como objetivos específicos: a) identificar, em obras de Paulo Freire, as principais contribuições do seu pensamento em educação; b) relacionar as contribuições do pensamento freiriano às discussões sobre cultura da paz e currículo; c) anunciar princípios orientadores para a organização curricular na EJA, tomando como referência a obra de Paulo Freire para pensar a cultura da paz. A pesquisa desenvolvida é do tipo bibliográfico, de natureza qualitativa, desenvolvida por meio de um levantamento bibliográfico de obras que versam sobre o pensamento freiriano e sobre cultura de paz e currículo. A pesquisa aconteceu no período compreendido entre agosto de 2013 a novembro de 2015 e foi organizada por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Neste período foi estabelecido um intenso diálogo com os autores que pesquisaram o tema, o que possibilitou o amadurecimento e largo aprendizado. A leitura de materiais já produzidos possibilitou produções textuais que, sem sombra de dúvidas, contribuirão para o desenvolvimento de trabalhos sobre cultura de paz na EJA. Concluímos assim que, a Cultura de Paz atrelada à EJA, nos proporcionará uma tomada de decisão no sentido de incentivar aos que estão envolvidos nesse processo, desenvolvam uma luta pela emancipação humana.