Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Greice Kelle Mendes de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Caminhos para alfabetizar: procedimentos metodológicos utilizados por uma professora de escola pública do município de Luís Eduardo Magalhães - Bahia
    (2021-07-14) Souza, Greice Kelle Mendes de; Carvalho, Kaline Barreto
    Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar os procedimentos metodológicos utilizados por uma professora alfabetizadora atuante no 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município de Luís Eduardo Magalhães – Bahia. A metodologia utilizada na pesquisa, optamos por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de campo. Além das observações efetuadas, aplicamos um questionário com 9 questões objetivas e subjetivas à professora participante, como forma de entender a sua escolha pelos procedimentos metodológicos utilizados, suas expectativas e dificuldades no fazer pedagógico. Como marco teórico nos baseamos nos estudos de Ferreiro e Teberosk (1999) Cagliari (1998), Soares (1999, 2004), Bordignon e Paim (2017), Galvão e Leal (2005), entre outros. As considerações finais apontam que a professora não utiliza apenas uma metodologia, mas usa métodos mistos, aplicando métodos sintéticos e analíticos em sua prática pedagógica, evidenciando assim, que todos os métodos têm seus fundamentos, privilegiar um e subestimar os demais é um equívoco que devemos superar. Nesse sentido, proporcionar uma alfabetização articulada ao letramento é o que vai fazer a diferença na escolarização das crianças.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais