Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Fábio Pereira de"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O museu virtual Salvador 1638: ferramenta pedagógica para a educação de jovens e adultos - EJA.
    (2022-03-23) Souza, Fábio Pereira de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Santos, Jocenildes Zacarias; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo; Sharma, Ramesh Chander
    Esta pesquisa construiu e analisou o museu virtual enquanto ferramenta pedagógica para o ensino sobre a História da Bahia, fomentando o debate sobre a história pública, urbana, cidadania e cultura da cidade dentro da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo principal alcançado neste trabalho, foi estudar o museu virtual como solução pedagógica e colaborativa no auxílio ao ensino-aprendizagem da história da Bahia em uma perspectiva da história pública e urbana para os estudantes da EJA, ancorada na questão problema sobre a efetividade dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na formação crítica e social do estudante da EJA e como essas temáticas colaboram no sua práxis cidadã dentro do seu espaço urbano. Ligado a isto, os objetivos específicos deste trabalho buscaram estudar as possibilidades pedagógicas da modelagem virtual e do sócioconstrutivismo para o ensino da História da Bahia e examinando este tipo de museu virtual socioconstrutivista contribui para o debate sobre história urbana, cidadania e cultura. Esta dissertação baseou-se epistemologicamente no sócioconstrutivismo de Vygotsky acerca do entendimento sobre o desenvolvimento do aprendizado dos indivíduos e em conjunto com o estudo de Matta, nos municiou em elaborar um ambiente virtual de aprendizagem que estimule a interação do sujeito com o conhecimento e o engajando na construção do conhecimento e na interlocução destes conteúdos com os tensionamentos sociais, históricos e urbanos do seu espaço urbano. A metodologia de pesquisa deste trabalho é a abordagem quali-quanti da Pesquisa Aplicada em Educação, que propôs a contextualização sobre o objeto de estudo e uma ação dialógica e colaborativa do pesquisador entre os participantes no experimento didático de aplicação do Museu Virtual Salvador 1638, que mostrou-se altamente efetivo nos grupos de aplicação, sendo uma espaço virtual de valoração da memória e do patrimônio histórico soteropolitano, assim como uma plataforma socioconstrutivista de ensino/aprendizagem para o ensino nas disciplinas de história, geografia e a possibilidade de uso na disciplina sociologia, estimulando os alunos no desenvolvimento da habilidades e saberes sobre a história da cidade, mas que permitem a interlocução com a contemporaneidade e a realidade vivida por esses estudantes em suas comunidades urbanas da capital baiana.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O museu virtual salvador 1638: ferramenta pedagógica para a educação de jovens e adultos - EJA.
    (Universidade do Estado da Bahia, 2022-03-23) Souza, Fábio Pereira de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Santos, Jocenildes Zacarias; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo; Sharma, Ramesh Chander
    Esta pesquisa construiu e analisou o museu virtual enquanto ferramenta pedagógica para o ensino sobre a História da Bahia, fomentando o debate sobre a história pública, urbana, cidadania e cultura da cidade dentro da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo objetivo principal alcançado neste trabalho, foi estudar o museu virtual como solução pedagógica e colaborativa no auxílio ao ensino-aprendizagem da história da Bahia em uma perspectiva da história pública e urbana para os estudantes da EJA, ancorada na questão problema sobre a efetividade dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem na formação crítica e social do estudante da EJA e como essas temáticas colaboram no sua práxis cidadã dentro do seu espaço urbano. Ligado a isto, os objetivos específicos deste trabalho buscaram estudar as possibilidades pedagógicas da modelagem virtual e do sócioconstrutivismo para o ensino da História da Bahia e examinando este tipo de museu virtual socioconstrutivista contribui para o debate sobre história urbana, cidadania e cultura. Esta dissertação baseou-se epistemologicamente no sócioconstrutivismo de Vygotsky acerca do entendimento sobre o desenvolvimento do aprendizado dos indivíduos e em conjunto com o estudo de Matta, nos municiou em elaborar um ambiente virtual de aprendizagem que estimule a interação do sujeito com o conhecimento e o engajando na construção do conhecimento e na interlocução destes conteúdos com os tensionamentos sociais, históricos e urbanos do seu espaço urbano. A metodologia de pesquisa deste trabalho é a abordagem quali-quanti da Pesquisa Aplicada em Educação, que propôs a contextualização sobre o objeto de estudo e uma ação dialógica e colaborativa do pesquisador entre os participantes no experimento didático de aplicação do Museu Virtual Salvador 1638, que mostrou-se altamente efetivo nos grupos de aplicação, sendo uma espaço virtual de valoração da memória e do patrimônio histórico soteropolitano, assim como uma plataforma socioconstrutivista de ensino/aprendizagem para o ensino nas disciplinas de história, geografia e a possibilidade de uso na disciplina sociologia, estimulando os alunos no desenvolvimento da habilidades e saberes sobre a história da cidade, mas que permitem a interlocução com a contemporaneidade e a realidade vivida por esses estudantes em suas comunidades urbanas da capital baiana.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais