Navegando por Autor "Souza, Eliane Silva"
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- ItemApp-learning na EJA em socioeducação: possibilidades e ressonâncias do app banco de aulas zuppa do saber na formação continuada das professoras(2020-12-15) Souza, Eliane Silva; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Santos, Jocenildes Zacarias; Santos, Edméa Oliveira dos; Lago, Ana Cristina Castro doTrata-se da dissertação resultante de uma experiência de pesquisa e formação construída com professoras da Educação de Jovens e Adultos que atuam na socioeducação em contexto de privação de liberdade em uma escola da Rede Municipal da Educação de Salvador, Bahia. A experiência propiciou o entrelaçamento entre teoria e prática em um estudo sobre a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos envolvendo dispositivos digitais móveis na construção de experiências formacionais próprias da cibercultura. A pesquisa envolvendo App-learning, um novo processo de aprendizagem que envolve aplicativos para dispositivos digitais móveis, foi mobilizada pela seguinte questão: Como o uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber ressoa na formação continuada dos docentes da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade? O objetivo principal da pesquisa foi compreender as possibilidades e ressonâncias do uso do App Banco de Aulas Zuppa do Saber na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos no contexto da socioeducação com privação de liberdade. Os objetivos específicos foram: discutir o contexto histórico da Educação de Jovens e Adultos, a formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos na socioeducação com privação de liberdade e os cenários de formação na cibercultura; experimentar, através da Etnopesquisa Crítica/Formação, um processo formacional envolvendo o App Banco de Aulas Zuppa do Saber; apresentar as compreensões construídas a partir dos sentidos produzidos pelos sujeitos participantes do processo de pesquisa envolvendo App-learning com o App Banco de Aulas Zuppa do Saber; e, como produto do mestrado profissional, criar diretrizes para a construção de percursos de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos com o App Banco de Aulas Zuppa do Saber. Tratase de uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada no referencial epistemológico da multirreferencialidade e efetivada com a Etnopesquisa Crítica/formação, envolvendo como dispositivos: oficinas formativas, diário reflexivo online e questionários online para feedback referente ao processo formacional. O corpus da análise foi constituído pelo conjunto de informações produzidas com as professoras participantes da pesquisa e as compreensões foram elaboradas com base nos princípios da análise interpretativa. Com as experiências construídas com a pesquisa é possível compreender que na articulação da formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos com App-learning cada participante pode transformar-se e construir os seus processos de autorização em coautoria com seus pares, em um complexo processo de interação e alteração. O App Banco de Aula Zuppa do Saber revela-se como um dispositivo carregado de potencialidades que reflete no processo de formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos, oportunizando a mobilização de interatividade e construção de autoria, bem como oportunizando a construção de uma dinâmica hipertextual no processo formacional. O resultado apresentado é uma obra aberta que pretende colaborar com o diálogo acerca de App-learning na formação continuada de professores e, especialmente, despertar interesses para a elaboração de outras experiências formativas.
- ItemExperiência formacional e aprendizagens pedagógicas com tecnologias digitais na Educação Básica: contribuições de uma Pesquisa-formação(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Souza, Eliane Silva; Sales, Mary Valda Souza; Santos, Edméa Oliveira dos; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo; Ferreira, Maria da Conceição Alves; Nonato, Emanuel do Rosário SantosA formação continuada de professores é um processo fundamental para apoiar a construção de respostas a desafios da educação na atualidade. Entretanto, as situações vivenciadas no período da pandemia de covid-19 (2020 a 2021) revelaram uma considerável lacuna formacional docente em relação à apropriação pedagógica das tecnologias digitais em todos os níveis da educação. A despeito de tal situação, o período também evidenciou que os professores conseguem construir respostas consistentes para desafios do trabalho docente apoiado com o digital. Assim, a abordagem da formação continuada de professores, a partir das experiências elaboradas com a docência apoiada com tecnologias digitais, é construída como modo para entender o desenvolvimento de processos formacionais docentes. Apoiado nessa perspectiva, este estudo teve como fio condutor a questão de como as experiências resultantes da reconfiguração do trabalho docente com tecnologias digitais na Educação Básica da Rede Pública de Ensino de Salvador (Bahia) produzem aprendizagens pedagógicas de professores. O objetivo principal do estudo foi compreender como se inter-relacionam a reconfiguração do trabalho docente com tecnologias digitais, as experiências docentes elaboradas na Educação Básica da Rede Pública de Ensino de Salvador (Bahia), e o desenvolvimento de aprendizagens pedagógicas com a docência apoiada com tecnologias digitais. A concretização do objetivo principal envolveu um caminho articulado aos seguintes objetivos específicos: Identificar as características da reconfiguração do trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Pública de Ensino de Salvador (Bahia), a partir do uso de tecnologias digitais; Cartografar experiências elaboradas pelos professores com a docência apoiada com tecnologias digitais; Descrever as possíveis aprendizagens pedagógicas desenvolvidas pelos professores com tecnologias digitais, a partir das experiências elaboradas no período de 2020 a 2021; e analisar como as aprendizagens pedagógicas dos professores, desenvolvidas com tecnologias digitais, se relacionam à possível vivência de uma cultura digital escolar. Experiência e formação, interexperiência e formatividade são conceitos fundamentais neste estudo. As principais discussões e interlocuções envolvem: Trabalho Docente e a intersecção Tecnologias Digitais - Educação, focalizando alterações do digital no trabalho docente; Aprendizagem Pedagógica apoiada no conceito de aprendizagem situada, na teoria social da aprendizagem e no conceito de dodiscência; e Formação Continuada de Professores a partir do campo experiencial docente, paradigma colaborativo e profissionalidade docente. A discussão de Cultura Digital oferece chão contextual ao estudo. O estudo, apoiado na multirreferencialidade, contou com os Encontros Dialogais Online como dispositivo da Pesquisa-formação e envolveu a participação de 10 professores da Educação Básica. A análise interpretativa das informações produzidas se inspira na descrição densa e conta com a hermenêutica como chão epistêmico. Conclui-se que o trabalho docente apoiado com tecnologias digitais se constitui a partir de dimensões condicionais e interventivas em contínua inter-relação, dinamizada pelo agir interativo, interventivo e aprendente dos professores. Neste processo, as aprendizagens pedagógicas com tecnologias digitais na Educação Básica são desenvolvidas a partir da elaboração da experiência formacional, resultando do modo criativo e complexo como os professores desenvolvem a docência apoiada no digital. O desenvolvimento da docência-formação interativa, interventiva e aprendente é o elemento dinamizador deste processo.