Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Cléia Rosa de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    As faces sígnicas de Lula em capas das revistas Veja e IstoÉ
    (Universidade do Estado da Bahia, 2018-02-02) Souza, Cléia Rosa de; Oliveira, Mirian Ribeiro de; Meira, Esmeralda Guimarães; Santos, Sidnay Fernandes dos
    O presente estudo busca o campo de saber denominado Análise do Discurso, de orientação francesa. Por uma questão metodológica, recortamos as três fases da vida pública de Luiz Inácio Lula da Silva: sindicalista, presidente e pós-presidente. Visando analisar as representações ideológicas das faces de Lula em capas das revistas Veja e IstoÉ e, de tal modo, entender a relação dos discursos midiáticos e políticos de forma entrelaçada, e como essa relação é importante na formação do sujeito. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, norteado pelo método teórico-analítico. Deste modo, dividimos este estudo da seguinte maneira: no primeiro capítulo, apresentamos uma contextualização sobre o histórico da Análise do Discurso com ênfase nas discussões de Pêcheux (2014). Acrescido a isso, discutimos o caráter do signo, partindo de Saussure (1975) até Pêcheux (2014). Para melhor compreensão das relações de poder nos discursos midiáticos e seus efeitos de sentido nos leitores, discutimos ideologia e sua relação com a cultura da mídia e da identidade dos sujeitos pós-modernos, conforme a ótica de Orlandi (2010), Kellner (2001) e Hall (2006). Por último, apresentamos as considerações finais. Nestas considerações, vimos que os discursos analisados, nas capas das revistas Veja e IstoÉ, tentam construir no sujeito um signo Lula estereotipado, ao gerar um discurso deturpado e empobrecido acerca da figura política, construída historicamente. Sob este aspecto, a relação entre ideologia, cultura da mídia e a identidade do sujeito pós-moderno está sempre ligada de forma estreita, exercendo grande influência sobre a identidade do sujeito pós-moderno. Percebemos, ainda, que as práticas discursivas atrelam os seus enunciados ao poder e à elite dominante, que privilegiam grupos de direita em detrimento de grupos opositores, como é o caso do ex-presidente.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais