Navegando por Autor "Souza, Antônio Lázaro Pereira de"
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- ItemModelo didático socioconstrutivista aplicado ao ensino de história em role Playing Game digital entre os estudantes do antigo quilombo cabula(2021-10-20) Souza, Antônio Lázaro Pereira de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Sharma, Ramesh Chander; Coelho, Domingos Sávio; Ribeiro, Josete Bispo; Nonato, Emanuel do Rosário SantosEste trabalho analisa como ocorre o processo de aprendizagem de história no ensino a distância em jogos de RPG digital educacional, uma vez que, os estudos desenvolvidos, até o presente momento, evidenciam a ocorrência de aprendizagem, mas não apresentaram um design didático que explique o modo esta como ocorre. Neste tocante, esta pesquisa propõe desenvolver e a validar de um modelo de design didático socioconstrutivista que nos permita compreender como este tipo de jogo realiza a mediação da aprendizagem e construção cognitiva do conhecimento histórico. Compondo a contextualização da pesquisa, é analisada os processos históricos que envolve o ensino de história no Brasil. O socioconstrutivismo de Lev Vygotsky e a filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin sustenta a base epistemológica necessária para criar o design didático socioconstrutivista que servira de guia para preparação de aulas de história mediada em RPG. As habilidades sociais do sujeito enquanto ser social é ampliada e promovida pela teoria do modo de penar histórico de Robert Martineau. A abordagem metodológica pesquisa aplicação, serão desenvolvidos na direção de abrir espaço para investigações aplicadas e voltadas para o desenvolvimento de soluções práticas de pesquisa. Desta forma, os resultados obtidos no estudo a partir da simulação de situações históricas que exigem iniciativa e engajamento, mostraram o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo sobre a História.
- ItemRPG digital instrumento pedagógico para o ensino da abolição da escravidão(2016-05-05) Souza, Antônio Lázaro Pereira de; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Silva, Edson Armando; Alves, Lynn Rosalina GamaEste trabalho analisa como o RPG digital enquanto instrumento pedagógica e tecnológica pode contribuir para o ensino de história da abolição da escravatura para os jovens alunos de escolas públicas da região do Cabula e entorno, assim como desenvolver uma consciência mais significativa e ativa na construção do conhecimento sobre a História através do jogo. Neste tocante, o estudo sobre a história da abolição da escravidão permite compreender como se deu a construção histórica da transição da mão de obra escrava para a livre no Brasil. Compondo a contextualização, é analisada os processos de escravização desde antiguidade até a modernidade e como as revoltas dos cativos e a modernidade contribuiu para a abolição. O socioconstrutivismo de Lev Vygotsky sustenta a base epistemológica necessária para criar ambientes de aprendizagem na qual os jovens de forma engajada, através de mediação e interação sejam protagonistas na relação ensino-aprendizagem. As habilidades sociais do sujeito enquanto ser social é ampliada e promovida pelo modo de pensar histórico nos jovens através das simulações do RPG digital. A abordagem metodológica DBR, serão desenvolvidos na direção de abrir espaço para investigações aplicadas e voltadas para o desenvolvimento de soluções práticas de pesquisa. Desta forma, os resultados obtidos na pesquisa a partir da simulação de situações históricas que exigem iniciativa e engajamento, mostraram o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo sobre a História.