Navegando por Autor "Souza, Amilton Alves de"
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- ItemCírculos de diálogos e práticas de letramentos com as TIC: saberes, fazeres e interfaces com a EJA(2016-06-27) Souza, Amilton Alves de; Amorim, Antônio; Souza, Lanara Guimarães de; Ferreira, Maria da Conceição AlvesEste estudo trata dos “Círculos de Diálogos e Práticas de Letramentos com as TIC: Saberes, Fazeres e Interfaces na EJA”. Como objetivo geral da pesquisa, propomos Analisar como a utilização das TIC como interface pedagógica influencia na leitura e escrita dos sujeitos da EJA. Apresentamos como problema da pesquisa a busca de resposta para a seguinte questão: Como utilizar as tecnologias da informação e da comunicação como interface pedagógica para influenciar na leitura e escrita dos sujeitos da EJA? Os objetivos específicos são: Investigar o nível de compreensão de leitura e escrita dos alunos no laboratório de informática verificando se o mesmo contribuiu com o Projeto de Intervenção “Círculo de Leitura e Escrita na Construção de Saberes”; Identificar se o uso do laboratório contribuiu para ressignificar as práticas didáticas e metodológicas; Implementar projeto de intervenção que tenha as TIC como interface pedagógica para melhoria da aprendizagem da leitura e escrita; Apontar propostas de interface pedagógica associada a tecnologias da informação e comunicação. O tipo de pesquisa foi de abordagem metodológica qualiquantitativa, o estudo também é de natureza descritivo-analítica, optamos por uma instrumentalização do Estudo de Caso, a coleta de informações a forma de como foi elaborada e executada nos deu conta de poder realizar uma análise rigorosa das mesmas. Portanto realizamos: as observações, análise documental e entrevistas semiestruturadas. A primeira etapa da pesquisa foi apropriação sobre concepções e histórico da EJA com Barros (2011); V e VI CONFINTEAS - Conferência Internacional de Educação de Adultos; Freire (1983; 1987; 1994; 1997); Gadotti (2007); Haddad e Pierro (2000); Oliveira (2007) e Paiva (1987). Para conceituar letramento, leitura e escrita: Carvalho (2010); Cascavel (2007); Cruz (2007); Freitas, Alves e Costa (2007); Garcez (2002); Kleiman (1989; 1995); Neves (2003); Pereira (2004); Rojo (2009; 2012; 2013); Soares (2000). Conceituaremos tecnologia, saberes e TIC: Charlot (2000; 2001); Castells (2001; 2009); Lévy (1993, 1994, 1996 e 2004); Matta (2004); Rojo (2009; 2012; 2013); Santaella (2008); Soares (2002) e outros. A segunda etapa estabeleceu análise das informações a partir dos planos de ensino, Projeto Político Pedagógico - PPP, Regimento Escolar, projetos e cadernetas. A última etapa foi à pesquisa de campo e a implementação do Projeto de Intervenção “Círculo de Leitura e Escrita na Construção de Saberes”, em seguida a categorização, análise das relações entre os conhecimentos que foram buscados na pesquisa junto aos teóricos. Nas Considerações Finais e Recomendações sugerimos à escola um repensar do currículo, a formação continuada dos professores, a criação de um ambiente virtual de aprendizagem, implantação de práticas dialógicas. Ainda, como resultados obtidos, o projeto de intervenção supracitado pode possibilitar aos sujeitos da EJA novas formas de utilizar as TIC como interfaces pedagógicas, mas desde que se garantam as rodas de conversas, os temas geradores como fundantes no empoderamento e reconhecimento dos saberes e experiências dos sujeitos; participação ativa dos sujeitos tendo a interação, a produção colaborativa e difusão dos saberes.
- ItemLetramento digital e a formação do professor no contexto da educação de jovens e adultos(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Batista, Anderson Fernando Ferrer; Santos, Jocenildes Zacarias; Souza, Amilton Alves de; Souza, Lanara Guimarães deLetramento digital e a formação do professor no contexto da Educação de Jovens e adultos, com o avanço da tecnologia e a crescente presença das interfaces digitais no ambiente escolar, o analfabetismo digital se torna uma questão significativa que pode afetar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Isso é particularmente relevante para aqueles que participam da nova disciplina eletiva, que se tornou obrigatória em 2022 no currículo da Educação de Jovens e Adultos, conforme estabelecido pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Portanto, é essencial que a formação dos professores inclua o desenvolvimento de competências digitais, garantindo que eles possam auxiliar seus alunos a superar as barreiras impostas pela falta de familiaridade com as tecnologias. Diante do exposto, esta dissertação emerge com o seguinte questionamento: Como a implantação da disciplina Inclusão Digital na formação colaborativa de professores em serviço contribui com o Letramento Digital no contexto da EJA? Como objetivo geral, busca-se compreender como a implantação da disciplina Inclusão Digital na formação colaborativa de professores em serviço contribui com o Letramento Digital no contexto da EJA. E, tem-se por objetivos específicos: 1. Identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA em relação ao letramento. 2.Compreender acerca do letramento digital na EJA. 3. Promover estratégias pedagógicas que possibilitem a inclusão sociodigital dos alunos da EJA para o uso crítico e consciente das tecnologias digitais. Para discutir tal problemática, esse projeto conta com um percurso metodológico utilizando o método de Pesquisa-ação e a abordagem da pesquisa qualitativa e, tendo como sujeitos da pesquisa, os professores que lecionam na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro que foram convidados a participarem de uma pesquisa através de uma entrevista, a fim de avaliar seus conhecimentos prévios sobre inclusão digital. Os participantes receberam formação específica durante as Atividades Complementares (AC), que culminou na colaboração com os professores para desenvolver a Ementa e a Proposta Pedagógica da disciplina “Inclusão Digital” para as Etapas VI e VII do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa proposta visa integrar a inclusão digital em diversas áreas do conhecimento e ser aplicada na Unidade Escolar. A fundamentação teórica da pesquisa inclui capítulos dedicados às discussões sobre letramento digital, formação de professores, conceitos de educação, EJA e inclusão digital, além de abordar os desafios políticos e sociais do letramento digital. A análise dos dados revelou que, para promover a inclusão digital, é essencial garantir uma internet de qualidade nas escolas, proporcionando aos alunos da EJA acesso aos recursos digitais, juntamente com a formação dos professores para o uso efetivo das interfaces digitais.
- ItemTecnologias digitais como metodologias potencializadoras da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-10) São Thiago, José Wilson de Siqueira; Souza, Amilton Alves de; Santos, Jocenildes Zacarias; Matta, Alfredo Eurico RodriguesA presente pesquisa intitulada “Tecnologias digitais como metodologias potencializadoras da aprendizagem na educação de jovens e adultos”, surge das inquietações de um educador com experiência na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). O estudo explora como as tecnologias digitais, integradas às metodologias ativas e, especificamente, à metodologia do Codesign Didático Socioconstrutivista (CDS), podem potencializar a aprendizagem desses alunos. O foco está em promover reflexões e desenvolver uma leitura crítica do mundo tecnológico que os cerca. Assim sendo, considerando que a EJA precisa integrar-se às tecnologias digitais em constante evolução, a pesquisa propõe o seguinte questionamento central: como elaborar uma solução pedagógica baseada em tecnologias digitais, utilizando metodologias ativas, na EJA/PROEJA? Esse questionamento central suscitou outros pontos que nortearam o aprofundamento da pesquisa, que se mostra relevante na medida em que busca explorar métodos educacionais em transformação, atendendo às novas demandas tecnológicas e sociais na educação escolar. Como objetivos específicos: analisar o papel das tecnologias digitais, utilizando metodologias ativas, na prática pedagógica adequada à mediação do CDS na EJA/PROEJA; investigar as tecnologias digitais mais adequadas ao CDS no contexto do Centro Educacional Edgard Santos; desenvolver uma solução pedagógica baseada em tecnologias digitais alinhada à proposta investigada; acompanhar e avaliar a efetividade da solução pedagógica desenvolvida. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, baseada em pesquisa-ação. Nesse sentido, para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos como observação participante, rodas de conversa, elaboração de um diário de saberes e atividades no ambiente virtual de aprendizagem. Cumpre ressaltar, ainda, que a fase da pesquisa-ação incluiu o planejamento, execução e análise da intervenção, buscando identificar os impactos das atividades nas habilidades críticas dos estudantes. Foram utilizados autores como Arroyo (2001, 2004, 2014, 2017), Brandão (1981, 2021), Di Pierro (2005), Freire (1987, 2001, 2015, 2022), Frigotto (1989, 2001), Gatti (2008, 2019), Haddad (1992), Kenski(2008, 2013), Lévy (1993, 1996), Minayo (2003), Paiva (2003), Pereira (2019), Ribeiro (2014, 2015) e Thiollent (1986) para embasar teoricamente a pesquisa. Por fim, espera-se que a solução pedagógica desenvolvida contribua para a criticidade e emancipação dos estudantes da EJA e PROEJA, promovendo práticas educacionais inovadoras e alinhadas às demandas contemporâneas. As análises realizadas durante os processos de interação com os educandos evidenciaram um crescimento crítico e autônomo em suas práticas, com ganhos significativos em suas reflexões sobre o mundo. Além disso, os resultados obtidos fornecem indícios de que a intervenção baseada no Codesign Didático Socioconstrutivista constitui uma promissora possibilidade para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Concluímos que essa abordagem articula a dinâmica cotidiana da escola ao protagonismo dos sujeitos envolvidos, incorporando tecnologias vigentes e emergentes em suas práticas interativas.