Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Sousa , Antônio Alcenir Chaves de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A utilização do método de custeio variável e aplicação do Mark-up na formação do preço de venda em uma microempresa: um estudo de caso em Itaberaba
    (2023-07-07) Sousa , Antônio Alcenir Chaves de
    Este artigo tem por objetivo evidenciar para a importância do custeio variável na aplicação da formação de preço de venda, utilizando o mark-up. Trata-se de um estudo de caso de microempresa localizada em Itaberaba, cuja tipologia quanto aos objetivos do estudo tem caráter exploratório, natureza de abordagem qualitativa com nuances quantitativas, cunho teórico-empírico, sendo aplicada a técnica de entrevista estruturada tanto para o gestor quanto para o contador, fundamentada em fontes de pesquisa bibliográfica, documental e eletrônica. Os resultados apurados revelam que, apesar da importância do custeio variável bem assim da relevância da aplicação do mark-up na precificação de mercadoria, a empresa estudada não conseguiu, ainda, adotar tais estratégias por falta de pleno conhecimento acerca das mencionadas metodologias. No tocante ao custeio variável tem-se como técnica comum na formação do preço de venda, separando custos fixos e variáveis e considerando apenas os últimos, de forma a ajustar preços sem prejudicar a lucratividade e é útil para empresas com alta variação no volume de produção, é uma ferramenta importante para analisar a viabilidade de produtos, sendo adequado para análises em curto prazo, porém não é aceito pela legislação para fins contábeis e legais em demonstrações financeiras externas do imposto de renda, já que diminui o lucro da empresa no período em relação ao custeio por absorção. No que se refere ao mark-up serve como índice utilizado para precificação de mercadorias/produtos, calculado a partir dos custos fixos e variáveis de uma empresa, custo de produção da mercadoria e margem de lucro pretendida.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais