Navegando por Autor "Sousa, Romilson da Silva"
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- ItemProdução de Conhecimento e Ciência na Pós-Graduação(2013-09-13) Sousa, Romilson da Silva; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Santiago, Ana Rita; Siqueira, Maria de Lourdes; Messeder, Marcos Luciano Lopes.Compreender a produção do conhecimento na contemporaneidade é evidenciar as relações que envolvem a produção de conhecimento no campo científico, buscando conhecer seu funcionamento e suas relações de poder. Entender as diversas dimensões que envolvem os sujeitos e seus objetos na trajetória educacional, considerando suas opções teóricas e metodológicas, o programa de pós-graduação, linha e seu grupo de pesquisa e orientador. Implica em identificar dentro de uma tradição epistemológica, as abordagens e categorias estruturante de sua problemática e consequentemente seus resultados. Deste modo, a produção de conhecimento na pós-graduação é o resultado de múltiplos fatores que influenciam a produção e o conhecimento gerado em um campo de relações históricas de poder. Entretanto, a partir da presença de pesquisadores que se autodenominam pesquisadores negros na pósgraduação, as relações étnico-raciais se evidenciam, tencionando identidades, políticas e a gestão do conhecimento através do Sistema de Ensino e instituições como a CAPES e CNPq determinando a produção de conhecimento e hegemonizando a produção do conhecimento na contemporaneidade. Tomando as tensões étnico-raciais na compreensão das relações epistemológicas e institucionais, esses pesquisadores organizados em associações denunciam as diversas forma de racismo, denunciando o Sistema Nacional de Pós-graduação de negar e inferiorizar as culturas africanas e afro-brasileiras, mantendo institucionalmente uma colonialidade de saber e formas simbólicas de dominação e subalternização científica e civilizatória, que afirma um ponto de vista étnico-racial europeu na ciência. Desta forma, o Sistema de Ensino e em especial o Sistema Nacional de Pós-graduação como representante do campo científico se configura na forma que se constitui a produção científica como forma hegemônica de produção do conhecimento na contemporaneidade. Assim, considerando a formação racista das estruturas da sociedade brasileira e do campo científico, e que os conflitos intelectuais na pós-graduação são também sempre em algum aspecto, conflitos de poder étnicoracial que marca dois ponto de vista na relação dominante/subalterno nos perguntamos: Quais aspectos das relações étnico-raciais influenciam o ponto de vista e a produção do conhecimento no campo científico brasileiro na contemporaneidade? Tive por objetivo geral evidenciar as relações étnico-raciais no ponto de vista e na produção de conhecimento no Sistema Nacional de Educação. Como objetivo específico, 1 - identificar com as relações étnico-raciais configuram os pontos de vista étnico-raciais no campo científico; 2 - Identificar como o ponto de vista étnico-racial dominante influencia o Sistema Nacional de Pós-graduação (Política e Gestão); 3 - Evidenciar as relações (tensões e divergências) étnico-raciais no Sistema de Ensino e no Sistema Nacional de Pós-graduação; 4 – Identificar a importância da identidade no ponto de vista étnico-racial; 5 - Identificar os aspectos da produção científica no Norte e Nordeste; 6 - Identificar quais as relações étnico-raciais internas a um programa de pós-graduação e como essas afetam a produção de conhecimento. A tese defendia é a de que como a produção de conhecimento é feita em um campo científico e este hegemoniza a produção do conhecimento na contemporaneidade, a produção de conhecimento é e contém um ponto de vista étnico-racial. Tomei como inspiração metodológica, a multirreferencialidade e em especial a análise de documentos do Sistema Nacional de Pós-graduação (CAPES, CNPq, PNPG’s e relatórios dos programas de pós-graduação), memorias e a produção científica de pesquisadores negros. Tomo como categorias fundamentais na compreensão das relações étnico-raciais na formação do ponto de vista: O Sistema de Ensino, A Política de Pós-graduação; A Gestão do Conhecimento e da Pesquisa e o Programa de Pós-graduação. Concluo que o campo científico e a produção de conhecimento são marcadas por relações de produção e reprodução de um ponto de vista étnicoracial europeu como referencial epistêmico e como paradigma para a ciência na contemporaneidade em tensão com um ponto de vista étnico-racial afro-brasileiro. Deste modo, a produção de conhecimento na pós-graduação é e contém um ponto de vista étnico-racial.
- ItemTrajetória educacional e ambiência afirmativa no acesso de estudantes negros superselecionados à pós-graduação(2007) Sousa, Romilson da Silva; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Mattos, Wilson Roberto de; Siqueira, Maria de Lourdes; Silva, Ana CéliaEste trabalho é o resultado de uma investigação sobre o acesso de estudantes negros à pósgraduação. Vários são os fatores que dificultam esse acesso, entretanto, um fator, a sua condição racial, pesa de maneira especial, fazendo com que chegar e entrar na pós-graduação estejam diretamente relacionados a sua trajetória educacional e à ambiência acadêmica do programa de pós-graduação ao qual este estudante deseje entrar. O sistema de ensino, impactando sobre esses aspectos, seleciona e prefere estudantes que tenham incorporado certa herança educacional e identificação com determinadas dimensões culturais da pesquisa científica, excluindo e eliminando outros. Sendo assim, a pós-graduação tende a ratificar, legitimar e reproduzir privilégios sociais, culturais e étnico-raciais no acesso à pesquisa. Desse modo, para o estudante negro, diante de suas condições no sistema de ensino, desejar a pós-graduação é trabalhar com uma improbabilidade, haja vista o número de estudantes negros mestrandos e doutorandos, no Brasil. São muito raros os estudantes negros que, rompendo inúmeras barreiras, alcançam o ensino superior, concluem com êxito esse estágio e chegam à pós-graduação. No entanto, um programa específico de pós-graduação, o PEC/UNEB, chama atenção pela forte presença de estudantes negros cursando mestrado. Nosso objetivo, nesse trabalho consiste em identificar os fatores que contribuem para a presença de estudantes negros na pós-graduação, tomando como espaço empírico o Programa de Educação e Contemporaneidade – PEC da UNEB. Para dar conta de nossa investigação, utilizamos uma metodologia de pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico, fundamentada na multireferencialidade, adotando como procedimento a analise documental dos memoriais dos estudantes negros, aprovados nos anos de 2001 a 2006 no Programa, o grupo focal e os documentos do PPGEduC /UNEB. A pesquisa evidenciou elementos que contribuem para a presença de estudantes negros nesse espaço, tais como: a existência de uma política de ações afirmativas na Instituição, as características do próprio programa, com uma linha de pesquisa particularmente sensível aos interesses dos estudantes pesquisados, representados pelas desigualdades raciais e afirmação da presença da cultura negra na educação, além das trajetórias educacionais dos estudantes, que foram considerados superselecionados.