Navegando por Autor "Sousa, Rita de Cássia Roxane Ferreira Borges de"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUm estudo sobre o ensino do judô na Escola: uma experiência através da extensão universitária da UNEB (2012-2016).(2017-12-15) Silva, Ricardo Oliveira da; Sousa, Rita de Cássia Roxane Ferreira Borges de; Sousa, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraEsta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino do Judô na escola a partir da análise do projeto de extensão Judô – Bushidô na escola: História, Filosofia e Práxis pedagógica. A investigação tem como objetivo central analisar os fundamentos históricos, filosóficos e didático-pedagógicos que fundamentaram o projeto de extensão e explicitar as contribuições educativas do projeto no processo formativo dos alunos. Para tanto, buscou-se estabelecer uma aproximação com a abordagem Materialista Histórico-Dialética, enquanto uma concepção de mundo, um método e uma práxis. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: a análise do projeto de extensão e a realização do Grupo Focal com sete estudantes matriculados no projeto. Os resultados apontam que o projeto de extensão contribuiu na formação humana, uma vez que, evidencia-se nas expressões dos entrevistados que o Judô melhorou substancialmente a aprendizagem escolar, no que diz respeito à concentração, paciência, respeito e memorização, elementos estes trabalhados dentro do projeto. Além disso, trouxe contribuições nas relações interpessoais estabelecidas fora do ambiente escolar. Em síntese, percebe-se que o projeto de extensão possibilitou aos seus alunos o acesso a um conhecimento pouco explorado no ambiente escolar o que reforça a necessidade do trato teórico-metodológico do ensino das lutas, entendo-o como elemento da cultura corporal que pode contribuir significativamente no processo formativos dos estudantes.
- ItemO futebol em Serrolândia-BA: entre sonhos e frustrações(2014) Ferreira, Márcio dos Santos; Sousa, Itamar da Silva; Miranda Filho, Vamberto; Sousa, Rita de Cássia Roxane Ferreira Borges deO presente trabalho cientifico tem como título o futebol: entre sonhos e frustrações, sendo realizada na cidade de Serrolândia-Bahia, município que tem 12 mil habitantes, geograficamente localiza-se no centro Norte Baiano, no território da Chapada Diamantina. O futebol por ser o esporte mais praticado no mundo, ganha status de modalidade esportiva número um entre as pessoas, sobretudo no Brasil, onde o mesmo é vislumbrado como fenômeno cultural. Sendo assim,Expressar por meio de um trabalho embasado teoricamente, elencando os reflexos desta paixão nacional que se estende para o âmbito local de Serrolândia-Bahia, expõe a relevância que constitui este projeto. Nesta perspectiva, surge a necessidade de explorar uma realidade empírica jamais estudada na comunidade local para tentar dialogar sobre tal fato concretizado, sendo que neste espaço há um grande contingente de ex atletas que fizeram percurso no futebol profissional. Assim, a pesquisa foi norteada por meio do problema: Como se estrutura o futebol no município de Serrolândia e qual o seu sentido para ex-atletas profissionais?O objetivo geral da pesquisa denotou analisar criticamente a estrutura do futebol no município de Serrolândia e o seu sentido na vida de ex-atletas profissionais. Também, foram articulados os objetivos específicos: 1) Identificar a organização dos times de futebol no município de Serrolândia; 2) Investigar os possíveis fatores que tornam o futebol a principal prática esportiva entre os munícipes de Serrolândia; 3) Diagnosticar os impactos econômicos, sociais e políticos do futebol na realidade local. O campo metodológico expressa-se como uma pesquisa exploratória, utilizou-se a abordagem Qualitativa, sendo uma pesquisa de campo, onde foram utilizados instrumentos como a observação e a entrevista semiestruturada, posteriormente para a análise dos dados pautou-se na análise do discurso. Concluímos que o futebol é uma pratica presente nesta comunidade, más foi evidenciado que este processo está vinculado com a procura pela profissionalização motivados pela busca da realização financeira e o sucesso, instigado pela mídia no advento do capitalismo. Além de identificarmos a ineficiência do poder público na elaboração e efetivação de projetos no âmbito do futebol nesta cidade. Expressando ainda que os atletas profissionais que fizeram percurso no cenário nacional e internacional, atualmente se dizem frustrados e vítimas deste reflexo expresso através da vigência do esporte moderno na sociedade atual.
- ItemPossibilidades pedagógicas do conhecimento slackline nas aulas de educação física escolar no ensino médio.(2014-07-18) Santos, Iasmin Soraia Maia; Sousa, Rita de Cássia Roxane Ferreira Borges de; Sousa, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraO presente estudo teve como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas de ensino do conhecimento Slackline nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio por meio se uma retrospectiva histórica a respeito da Educação Física e seu contexto na educação básica, partindo do pré suposto que o Slackline, previamente classificado como Atividades de Aventura, se configura da mesma maneira que um dos elementos da cultura corporal, a ginástica, no quesito fundamentos, possibilitando ser esse um possível caminho de introdução do conhecimento nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo. Os resultados apontam que é possível inserir o conhecimento Slackline às aulas de Educação Física no Ensino Médio considerando que a ginástica possui particularidades semelhantes ao Slackline, e no Ensino Médio, o Slackline pode contribuir na formação do cidadão crítico e autônomo. Portanto, Acredita-se que esse estudo possa contribuir para uma reflexão à cerca do papel da Educação Física no Ensino Médio, contribuir de forma significativa no processo de seleção e introdução de conteúdos diferenciados para aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio e apresentar este conhecimento Slackline como uma possibilidade às aulas de Educação Física, partindo do pressuposto de que a Educação Física é um componente curricular na escola, que tem a cultura corporal como elemento fundamental.
- ItemO processo de avaliação da aprendizagem na formação inicial: uma análise da formação de professores do curso de educação física na UNEB Campus IV.(2016-11-12) Costa, Edileuza Matos da Silva; Sousa, Rita de Cássia Roxane Ferreira Borges de; Silva, Itamar de Sousa; Miranda Filho, Vamberto FerreiraA presente pesquisa teve por finalidade analisar de que forma a avaliação da aprendizagem vem sendo conduzida na formação de professores de Educação Física da UNEB - Campus IV, bem como investigar quais as contribuições ou entraves no processo de ensino aprendizagem dos discentes. Quanto à metodologia, optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo, além de caracterizar-se também como um estudo de campo e documental. Teve como universo de investigação discentes do curso de Educação Física do Campus IV. A amostragem contemplou oito graduandos de diferentes semestres, que, livremente, aceitaram participar da pesquisa e assinaram o TCLE. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas individuais e questionário construído, composto por 25 questões abertas, fechadas e múltipla escolha, contemplado os seguintes eixos: identificação pessoal, formação, avaliação da aprendizagem, condução metodológica, e fundamentação teórica. O trabalho foi construído em três capítulos. No primeiro capítulo, discorremos sobre avaliação da aprendizagem, a prática escolar baseada em exames escolares e ainda as teorias pedagógicas segundo Saviani. No segundo capítulo, tecemos uma avaliação do projeto curricular do curso, do regimento geral da UNEB e também das diretrizes curriculares para o ensino de graduação. No terceiro capítulo, apresentamos a metodologia utilizada, identificação e análise dos principais instrumentos avaliativos utilizados pelos docentes do curso de educação física do campus IV, Jacobina-Ba. Portanto, os resultados obtidos através da análise dos dados sobre a avaliação utilizada pelos docentes do curso de Educação Física do Campus IV apontam à necessidade de um agir diferente, buscando ressignificar a avaliação e empregá-la principalmente a favor de um processo de ensino/aprendizagem que favoreça a construção do conhecimento na Universidade.