Navegando por Autor "Sousa, Leliana Santos de"
Agora exibindo 1 - 16 de 16
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlunos com altas habilidades/superdotação e a percepção docente: um estudo fenomenológico(2016-10-11) Correia, Daniela Fernanda da Hora; Fornari, Liege Stija; Galvão, Nelma de Cássia Silva Sandes; Sousa, Leliana Santos de; Souza, Elizeu Clementino deEsta investigação intitulada “Alunos com altas habilidades/superdotação e a percepção docente: um estudo fenomenológico” vem discutir sobre a percepção do professor em relação aos alunos categorizados com altas habilidades/superdotação, tendo a fenomenologia como suporte. Não a fenomenologia como um pensar filosófico, mas como recurso metodológico que se abre para a busca do fenômeno, que o interroga e o experiencia. Neste sentido, levantou-se como interrogação: Como o professor percebe os alunos com altas habilidades?, tendo esta interrogação como a direção aos procedimentos de pesquisa. E a pergunta: O que acontece no encontro professor e aluno com altas habilidades?, por sua vez, foi a maneira pela qual esta interrogação foi perseguida. A pesquisa teve como sustentação teórica a discussão acerca das altas habilidades/superdotação, a formação do professor e o processo de inclusão desses alunos nas classes regulares. As entrevistas foram realizadas em escolas municipais de Salvador, com 7 professoras que atuam no 5º ano de escolarização do Ensino Fundamental – anos iniciais. A análise e a interpretação se deram através da leitura exaustiva das descrições das professoras, as quais revelaram a essência do fenômeno.
- ItemAnálise da Igreja e Convento de São Francisco enquanto patrimônio cultural e sua relação com a atividade turística de Salvador BA(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-27) Lírio , Thalita Regina da Silva; Sousa, Leliana Santos de; Lima, Laerton de Andrade; Soares, Myriam Sampaio Freire de MelloA relação entre cultura e patrimônio é intrínseca, apresentando-se como elo essencial para realização da atividade turística, que se caracteriza como uma forma de interação entre visitantes e moradores locais. A dinamicidade do turismo possibilita a valorização e identificação com os traços culturais do lugar, reforçando o sentimento de pertença dos indivíduos, enquanto elo entre memória e identidade da comunidade receptora, permitindo uma melhor compreensão da estrutura cultural contemporânea por meio das expressões singulares e da possibilidade de visitar e revistar experiências passadas. O objetivo desta pesquisa foi estudar as características histórico-culturais da Igreja e Convento de São Francisco que a tornam patrimônio cultural e sua relação com a prática da atividade turística de Salvador, verificando-se que a Igreja e Convento de São Francisco possui elementos que a tornam um patrimônio e que este permiti a atividade turística.
- ItemBaiacu: EJA e as narrativas de pescadores e marisqueiras em sobrevivência nos manguezais de Vera Cruz - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-14) Santos, Gevaldo Araújo dos; Sousa, Leliana Santos de; Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de; Araújo, Ana Lúcia Soares da Conceição; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Sousa, Claudia Pereira deEste trabalho teve como foco o estudo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e suas conexões com as narrativas de pescadores e marisqueiras que subsistem nos manguezais de Baiacu, localizado no município de Vera Cruz - BA. O principal objetivo da pesquisa foi investigar de que forma a Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem influenciado o conhecimento dos estudantes que, simultaneamente, desempenham o papel de pescadores e marisqueiras, em relação à relevância da preservação ambiental dos manguezais. Esses ecossistemas são considerados berçários naturais para diversas espécies e uma fonte crucial de sustento para a comunidade local. Para embasar teoricamente este estudo, foram utilizadas obras de autores renomados, incluindo Gil (2002), Minayo (2001, 2013), Cintrón (1987), Vannucci (1999), Jacobi, Fleury e Rocha (2004), Freire (2003, 1980, 1987), Merleau-Ponty (1990, 1992. 1999. 2018, 2019), Thompson (1992), Vannucci (1999), Santos (1999) Marconi e Lakatos (2003). A metodologia empregada envolveu uma abordagem qualitativa, com pesquisa exploratória e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa de campo, com a gravação de entrevistas semiestruturadas. Os participantes abrangeram pescadores e marisqueiras que também frequentavam a EJA no período da pesquisa, além de membros da direção, coordenação e professores envolvidos com essa modalidade de ensino. A análise dos dados revelou uma ligação profunda entre a comunidade local e o ecossistema costeiro dos manguezais. As narrativas compartilhadas pelos pescadores e marisqueiras ressaltaram a conexão cultural e econômica desses grupos com os manguezais, enfatizando a importância dos recursos naturais para a subsistência da comunidade. Adicionalmente, a inclusão do conceito de "Educação Ambiental" no currículo da EJA capacitou os indivíduos a se tornarem agentes de mudança positiva em sua comunidade, abordando questões ambientais, como o problema do lixo em Baiacu. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda da interdependência entre a educação, a preservação ambiental e a sustentabilidade das comunidades costeiras que dependem dos manguezais. Os resultados enfatizam a importância de integrar a Educação de Jovens e Adultos com a conservação dos recursos naturais, promovendo uma abordagem holística para o desenvolvimento sustentável de comunidades como Baiacu, em Vera Cruz - BA
- ItemCírculos de cultura na educação de jovens e adultos: ambiente, agrotóxicos e saúde com trabalhadores da agricultura, assentados da fazenda palestina, Cravolândia-BA(2018-12-27) Matos, Alício Rodrigues; Sousa, Leliana Santos de; Andrade, Lílian Lessa; Saraiva, Valuza Maria; Sanches, Marise Oliveira; Castro, Jânio Roque Barros deEsta pesquisa representa um estudo desenvolvido em uma comunidade rural no município de Cravolândia-BA, em uma associação de trabalhadores do campo, considerando um total de vinte colaboradores. Esses trabalhadores têm seu sustento na base da agricultura familiar, hoje são assentados por meio dos processos de Reforma Agrária. Consideramos como base dessa reflexão a baixa escolaridade desses cidadãos, homens e mulheres, alguns já com idades avançadas, sem conhecimento das principais informações contidas em rótulos de produtos tóxicos, e mesmo assim utilizando-os constantemente na pulverização de suas lavouras. Esta situação gera riscos ambientais de contaminação da água, das plantas, dos animais, do homem, dos alimentos e das diferentes formas de vida presentes nessa localidade. Assim, temos como objetivo principal colaborar com informações junto a um grupo de trabalhadores rurais com características comuns ao homem do campo, membros da Associação dos Trabalhadores da Agricultura de Cravolândia, todos residentes na Fazenda Palestina, zona rural do município, na observância das práticas de utilização de agrotóxicos e os conhecimentos quanto ao uso e segurança para a saúde humana, propondo, posteriormente, de modo colaborativo, ações e informação junto a esses trabalhadores do campo. A metodologia utilizada foi qualitativa, pesquisa-ação, entrevistas, círculos de cultura e diário de campo, para registro das principais informações e aquelas mais subjetivas, a serem percebidas pelo pesquisador. Descrevemos a pesquisa em três capítulos teóricos considerando um variado referencial: ARROYO (2005/ 2006/ 2011), BARBIER (2002), Dossiê ABRASCO (2012, 2015), BRASIL (2010/ 2011/ 2011/ 2016/ 2017), DI PIERRO (2009), FREIRE (1979/ 2000/ 2006 ), GOHN (2005/ 2006/ 2007/ 2013), HADDAD (2007), MATOS e SOUZA (2017), MINAYO (2011), SOUZA e MATOS (2019), THIOLLENT (1984/ 2017), os quais abordam os movimentos sociais e educação não formal, jovens e adultos não escolarizados, o ensino em Educação de Jovens e Adultos – EJA, conhecimentos ambientais significativos, em torno da educação ambiental para uma visão menos ingênua do homem do campo no contexto atual, agrotóxicos e meio ambiente, a legislação de que trata sobre o tema, caminhos da contaminação e outros. Os Resultados nos mostram a necessidade desse modelo de pesquisas em comunidade, os dados revelaram a incidência de analfabetismo na comunidade e a sua relação perigosa com uso de agrotóxicos nas práticas agrícolas desenvolvidas diariamente. Concluímos que a pesquisa permitiu o dialogar e a construção de espaços formativos com os trabalhadores, por meio dos círculos de cultura, a relação de descuido ambiental vai além de questões culturais, e estão fortemente atreladas a questões econômicas e individuais. A formação da consciência ambiental pode ser atrelada aos valores que a comunidade atribui ao ambiente. As oficinas desenvolvidas permitiram aos trabalhadores compreenderem que o desenvolvimento não se dá somente de maneira linear. Não se pode pensar na ideia de lucro associada ao descuido com as questões ambientais e de saúde na localidade.
- ItemEducação ambiental: práticas sustentáveis na educação de jovens e adultos do Senac - Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-04-28) Deiró, Naiara Selma Rios Lima; Costa, Patrícia Lessa Santos; Sousa, Leliana Santos de; Barreto, Maria Raidalva NeryEsta dissertação, desenvolvida na perspectiva do estudo de caso, teve como questão norteadora o problema: como se dá e de que forma possibilitar a maior articulação das práticas sustentáveis de Educação Ambiental na Educação de Jovens e Adultos do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Bahia. Partimos do pressuposto relacionado à necessidade de tornar mais estreitos os laços que unem a proposta de Educação Ambiental do Senac ao contexto da Educação de Jovens e Adultos. O objetivo geral foi analisar as práticas sustentáveis em Educação de Jovens e Adultos do Senac-Bahia. E como desdobramento temos os objetivos específicos: identificar as práticas sustentáveis em Educação de Jovens e Adultos do Senac BA; verificar como as questões ambientais são abordadas no Projeto Político Pedagógico e documentos referenciais da instituição Senac-BA; Mapear a concepção de Educação Ambiental na percepção dos colaboradores e dos alunos do Senac-BA e implantar um Museu Virtual para fomento e registro das práticas sustentáveis do Senac-BA. A metodologia foi realizada a partir da Pesquisa Aplicada embasada nos teóricos Apolinário (2011) e Fleuri (2017); a abordagem qualitativa a partir de (Minayo (2009) e Prodanovi (2013). A caracterização da pesquisa como Estudo de Caso descritivo, com embasamento de Gil (2008) e André (2013). Foram utilizados procedimentos de pesquisa documental e bibliográfica. A análise de dados foi amparada em análise de conteúdo a partir de GIL (2008) e Minayo (2009). Para o Lócus da pesquisa foram selecionados quatro Centros de Educação Profissional do Senac-Bahia e a Amostra foram 16 alunos e 16 colaboradores, os quais foram entrevistados de forma virtual através da Plataforma Microsoft Teams. Embora o Projeto Político Pedagógico não referencie a sustentabilidade ambiental, na prática existem e são evidenciadas no cotidiano dos colaboradores e alunos. Os achados, através das entrevistas, permitiram perceber que os alunos demonstraram terem a percepção dos problemas relacionados as questões sociais, quando relataram que suas moradias estão próximas a áreas de risco e que as condições de vida não são as mais favoráveis. Neste sentido e como produto da pesquisa, a proposta do Museu Virtual pode contribuir para o estabelecimento de um diálogo entre o Senac, seus estudantes, colaboradores e a sociedade e também tem a possibilidade de ganhar visibilidade em outros contextos de educação, empresas, poder público e até fomentar propostas para políticas públicas de caráter sustentável no viés da Educação Ambiental
- ItemHistória, cultura e memórias indígenas Kaimbé na educação de jovens e adultos(2021-09-28) Canton, Anayme Aparecida; Sousa, Leliana Santos de; Saraiva, Valuza Maria; Costa, Patricia Lessa Santos; Sousa, Claudia Pereira deNestadissertação,propusemosumaanálisesobreacontribuiçãodocurrículoedas práticaspedagógicas, promovidaspelosprofessores indígenasKaimbénoColégio Estadual IndígenaDomJacksonBerenguerPrado,namodalidadedaEducaçãode JovenseAdultos(EJA),noqueserefereaoregistrodasuahistória,dasuaculturae dassuasmemórias identitárias.Nessesentido,pretendemosanalisarasatividades propostaspelaEJA,oferecidanoColégioEstadual IndígenaDomJacksonBerenger Prado, apontandocomocontribuemparaoregistrodahistóriaedasmemóriasdo povo Kaimbé. Nesse escopo, investigamos o Projeto Político-pedagógico da instituiçãoecompilamososrelatosdeprofessores,estudantes,gestoreselideranças Kaimbé, sobreasatividadesdesenvolvidasnoColégio.Aidentidademetodológica desta dissertação subscreve-a a uma categoria de estudos de abordagem, iminentemente,explicativadoobjeto, fundamentadanométododaanálise,comviés fenomenológico. Diante da complexidade do fenômeno investigado, adotamos o enfoquequalitativoparaosnossosprocedimentos.Assim, inicialmente, realizamos um levantamento das principais contribuições teóricas sobre o tema desta investigação. Concomitante à análise bibliográfica, procedemos, também, auma análisedocumental doaparato legal,queregeaEducaçãoIndígena.Aolongodas análises bibliográfica e documental, realizamos três visitas de observação ao TerritórioKaimbée realizamosentrevistascomlideranças,gestores,professorese estudantes daEJAKaimbé.Paraesta investigação, propusemosautilizaçãoda nossapesquisa para impulsionarumprojetocoletivodedivulgaçãodahistória,da culturaedas memóriasKaimbé, partindodoestudosobreaEducaçãoIndígena, oferecidanaEJA doColégioEstadual IndígenaDomJacksonBerengerPrado.Ao concluirmos os esforços da investigação, inferimos que omodelo pedagógico indígena,assumidona EJAdoColégio,contribuisobremaneiraparaaassunçãoda identidadeKaimbé,na medidaemquefomentaoregistrodahistória,daculturae das memórias da etnia.
- ItemA inserção dos alunos do proeja, egressos de um centro de educação profissional, no mundo do trabalho por meio do programa primeiro emprego do governo estadual em Cícero Dantas-BA(2019-12-17) Sá, Genivaldo Ferreira; Sousa, Leliana Santos de; Lima, Antonio Almerico Biondi; Fagundes, Heldina Pereira Pinto; Silva, Veleida Anahi daA Educação de Jovens Adultos - EJA é uma modalidade de educação que se distingue das demais por reconhecer a historicidade dos sujeitos que dela participam e enquanto modalidade se propõe a possibilitar o acesso a conhecimentos em uma determinada época da vida que precisam conciliar estudo e trabalho, pois além de estudantes são trabalhadores e vislumbram na escola a possibilidade de permanecer ou adentrar no mundo do trabalho. Nesta pesquisa, de abordagem qualitativa e delineada pela pesquisa-ação, versamos os princípios e fundamentos do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA como também analisamos a estreita relação deste com o mundo do trabalho, uma vez que os educandos do PROEJA perpassam pelo processo de formação profissional. Realizamos também uma pesquisa documental a fim de conhecer melhor os pressupostos do Programa Primeiro Emprego. Para isso, utilizamos das contribuições de teóricos como Freire (2011), Paiva (1987), Frigotto (2004), Charlot (2013), Arroyo (2007), Machado (2015), Marx (2009), Hegel (1974) e Gramsci (2011), dentre tantos outros. Buscamos, então, compreender como o processo de formação profissional dos educandos do PROEJA tem contribuído para a inserção desses sujeitos no mundo do trabalho, mediante a contratação pelo Programa Primeiro Emprego? Nessa perspectiva, o Programa Primeiro Emprego tem se tornado uma importante oportunidade de experiência formal de trabalho para os alunos egressos do PROEJA. Adotamos aqui a concepção de trabalho como princípio educativo que se estenda para além do mero treinamento profissional que atenda apenas o mercado, mas uma formação integral na direção de uma nova concepção de homem e de sociedade. Assim, objetivamos compreender o processo de formação dos educandos do PROEJA para sua inserção no mundo do trabalho, em especial, através do Programa Primeiro Emprego, destacando indicadores que possibilitam maior aproximação entre a formação e necessidade de trabalho.
- ItemO movimento dos trabalhadores e a educação na Bahia: um estudo sobre o centro operário da Bahia – 1894 a 1920(2011-10-27) Oliveira, Maristela Gomes de; Menezes, Jaci Ferraz de; Luz, José Augusto Ramos da; Sousa, Leliana Santos de; Brito, Gilmário MoreiraEste estudo tem como especificidade identificar e analisar as ações educativas do Centro Operário da Bahia, as suas modalidades e características de educação formal e não formal, procurando conhecer o interesse da classe trabalhadora pela educação ministrada na organização e como recorte temporal toma o período de 1889 a 1920. A abolição da escravatura e logo em seguida, a Proclamação da República foram eventos que trouxeram mudanças no contexto político, econômico e social do país, os trabalhadores na Bahia, com experiência organizativa em associações de ajuda mútua, caixas beneficentes e de proteção ao trabalho, consoante com o movimento operário no Brasil, buscaram aprofundar as suas formas de luta, criando partidos políticos, ligas, centros operários e sindicatos que aglutinaram as classes operárias em prol de melhores condições de vida e acesso a educação. Metodologicamente, esta dissertação toma como referência a história social do movimento dos trabalhadores e procura refletir sobre o contexto da época e as relações sociais então estabelecidas. Embora reconhecendo as limitações, aponta para o protagonismo de sujeitos que vivenciaram o período escravocrata e assumiram a liderança de organizações que promoveram ações em prol da educação das classes artísticas e operárias. Como procedimento metodológico utiliza a pesquisa documental, privilegiando os dados primários, embora a bibliografia sobre a temática tenha sida utilizada para fundamentar teoricamente a pesquisa de campo.
- ItemMulheres ceramistas de coqueiros: saberes, ancestralidades étnicas e a educação de jovens e adultos (EJA)(2020-04-30) Marques, Marineide Leite; Sousa, Leliana Santos de; Stopilha, Ana Licia de Santana; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Pereira, Bárbara Maria DultraO objetivo central dessa pesquisa é propor a articulação entre os saberes tradicionais da comunidade ceramista de Coqueiros e os conhecimentos propostos pela escola, numa perspectiva que questiona: Como o trabalho das mulheres ceramistas de Coqueiros poderá contribuir para a Educação de Jovens e Adultos? Os sujeitos desse estudo são, as mulheres ceramistas de Coqueiros, os alunos e os professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA, do Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição. Para tanto, temos a produção da cerâmica, importante vetor econômico da comunidade e símbolo do saber étnico e ancestral, visibilizada nesse estudo, como aporte fundante para a aplicação dos princípios das Leis 10639/2003 e a 11645/2008, que preconizam questões acerca das temáticas relacionada a história e a cultura afro- brasileira e indígena. O desenho metodológico está sedimentado na pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com abordagem etnográfica e procedimentos como: a observação, a entrevista, a roda de conversa, a fotografia e o diário de campo. Os resultados apontam, para uma realidade de analfabetismo e baixa escolarização entre as ceramistas. Por outro lado, temos os professores que revelam o desconhecimento das questões da etnicidade ancestral no fazer da cerâmica na comunidade. Diante do distanciamento constatado entre os saberes da escola e os saberes tácitos da comunidade, apresentamos como dados do trabalho de campo, uma exposição elencando imagens e informações sobre a cerâmica e sua ancestralidade, no pátio do colégio. Realizamos também a divulgação do trabalho das mulheres ceramistas no III SIANCO – Seminário Internacional de Análise Cognitiva, através da apresentação de artigo sobre a pesquisa e distribuição de peças de cerâmica produzidas por elas, para os conferencistas e coordenadores do evento. Um outro resultado foi a criação de um Blog, envolvendo as ceramistas e a escola. Concluímos que, existe uma necessidade de reflexão acerca dos processos de escolarização na EJA, pois, a relação entre a educação e o trabalho, reverberam positivamente na aprendizagem significativa através da cerâmica, que precisa de visibilidade na escola, pois, o sentimento é de que não existem atrativos para as jovens desenvolverem todo o processo laboral das peças; desde o aprender a moldar o barro e transformá-lo em louças, prontas para o uso e principalmente para a comercialização. Esse fazer artesanal, destoa da mentalidade de industrialização em série, que ressalta a especialização em partes do processo de produção e não na feitura da totalidade da peça por uma artesã caracterizando assim, maior probabilidade de esquecimento de um fazer artesanal, que envolve a cultura ligada à ancestralidade e à resistência étnica de uma comunidade. É preocupante, para além da perspectiva do consumo e da geração de emprego e renda, mas acima de tudo, de um ponto de vista antropológico, que aponta para o abandono da tradição das mulheres em fazer e ensinar fazer a cerâmica, concorrendo com o desaparecimento de uma cultura ao mesmo tempo, artística e de subsistência, cujo desestimulo, leva à desistência e negação do espírito e da mão empreendedora feminina, bem como, a invisibilidade e a perda de pertencimento étnico.
- ItemO misticismo como fator de desenvolvimento do turismo: estudo sobre a Fundação Terra Mirim, Vale do Itamboatá, Simões Filho – BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-29) Ramos , Acsa da Silva; Carneiro , Elaine dos Santos; Silva, Francisca de Paula Santos da; Sousa, Leliana Santos de; Santos, Revecca OliveiraHoje, em 2012, é possível observar uma tendência humana de se aglomerar em grandes cidades. Isto se deve principalmente ao fato da correria rotineira e aceitação sem questionamentos de um modelo social de consumo desenfreado. Assim, o turismo e o misticismo, que são concepções que visam a sustentabilidade, surgem como alternativa que permite ao indivíduo a possibilidade de se distanciar de seu cotidiano, se configurando como uma necessidade para o bem-estar. Neste sentido, as viagens turísticas são meios utilizados como fuga temporária da rotina de trabalho e da neurose urbana habitual. Partindo dessas constatações, nota-se uma crescente tendência de busca por destinos que cultivem princípios baseados nas práticas do desenvolvimento sustentável. As comunidades místicas estariam inseridas neste universo de possibilidades pertencentes a esta inclinação. Sendo a Fundação Terra Mirim (FTM), localizada no Vale do Itamboatá, Simões Filho – Ba, uma comunidade com estas características, este estudo objetiva analisar o misticismo como fator motivador para o desenvolvimento da atividade turística no local. Neste contexto, a FTM, que tem fundamentação a prática mística do Xamanismo configura-se como um destino potencial para atender essa busca espiritual no ambiente natural. O resultado da pesquisa são considerações e reflexões a cerca do objeto de estudo, pontuando suas principais características e seus possíveis impactos levando em consideração sua harmonização com os princípios da sustentabilidade, deixando margem para posteriores estudos.
- ItemO museu como incremento na atividade turística de Salvador: estudo de caso Museu da Misericórdia(Universidade do Estado da Bahia, 2012-03-27) Conceição , Marizete da; Sousa, Leliana Santos de; Bandeira, Ariadna da Silva; Sá, Natália da Silva Coimbra deO objetivo desse estudo é analisar a inserção do Museu da Misericórdia como interface no turismo de Salvador, buscando conhece até que ponto, esse museu contribui para a atividade turística da cidade. Retratando assim a relação intrínseca da Santa Casa de Misericórdia da Bahia com a cidade de Salvador pela difusão do seu patrimônio. O método de procedimento é o estudo de caso, mediante entrevista semi-estruturada e aplicação de formulário, além de analisar os registros de visitação. E, por isso, esse estudo salienta mais um conhecimento para o meio acadêmico contribuindo com os diversos estudiosos, pesquisadores nas diversas áreas das ciências humanas e sociais e principalmente para o curso de Turismo e a Museologia. O estudo considera que o Museu da Misericórdia contribui com a sua natureza simbólica na construção da identidade e memória coletiva da cidade algo de estimado valor para a atividade turística da cidade e contribui também na educação patrimonial e no processo de preservação.
- ItemPolítica de acompanhamento de egressos cotistas da Universidade do Estado da Bahia como ferramenta para gestão universitária(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-30) Manolescu, Liane dos Santos; Costa, Patrícia Lessa Santos; Barreto, Raidalva Nery; Sousa, Leliana Santos deO acompanhamento de egressos é um importante instrumento para o sistema da educação superior na medida em que conecta a universidade com as demandas da sociedade e do mundo do trabalho, além de permitir à gestão universitária verificar os resultados das políticas adotadas visando o seu aprimoramento. Não à toa, atualmente, este é um dos indicadores de qualidade do ensino superior para o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior ao qual estão submetidas anualmente todas as IES- Instituições de Ensino Superior. Este trabalho apresenta o acompanhamento de egressos como uma política pública ainda não compreendida em sua total potencialidade. Com o objetivo geral de investigar a trajetória dos egressos cotistas da UNEB ao longo da conclusão do curso e da inserção profissional destes, para então identificar os fatores que facilitam ou dificultam essa transição, a pesquisa foi realizada no sentido de propor reflexões sobre como a gestão universitária pode conduzir suas políticas públicas de ações afirmativas a fim de aprimorá-las. O recorte étnico racial tem centralidade, sobretudo, considerando trata-se de Universidade que se identifica como pública popular em um contexto estadual onde mais de oitenta porcento da população é composta por pessoas negras. Como procedimento metodológico adotado, iniciou-se com uma pesquisa exploratória bibliográfica e documental, em seguida, avançou-se na pesquisa de campo, de cunho qualitativo, com aplicação de um questionário por meio da plataforma online Google Forms, tendo como participantes 242 egressos cotistas dos anos de 2018 e 2019 de cursos de Direito, Enfermagem, Pedagogia, e Engenharia de produção civil, considerados os mais concorridos de cada Departamento, dentre os quatro existentes no Campus I - Salvador. Foram utilizadas médias, porcentagens e tabelas de referência cruzada para a análise dos dados. Concluída a fase de questionários, foram selecionados 07 participantes para participarem da fase de entrevistas. Os estudantes foram acessados a partir da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (Parecer Consubstanciado n° 5.542.241). Também foi realizado uma incursão nos websites institucionais de universidade públicas brasileiras fim de verificar a incorporação da participação dos egressos no processo de avaliação. Os resultados forneceram uma rica fonte de elementos para melhoria da qualidade das políticas institucionais implementadas, além de que permitiram levantar diagnósticos, subsidiar o planejamento, a adoção de estratégias e políticas institucionais relacionadas à gestão de qualidade e aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão. O estudo reforça a importância da participação dos egressos na vida das Instituições de Ensino Superior e a avaliação de que esse seguimento faz parte do papel social da universidade enquanto local de formação profissional. Por fim, foram feitas algumas propostas visando a implementação do acompanhamento permanente no âmbito da UNEB, enquanto base para a intervenção focada que vai ao encontro com a missão institucional.
- ItemPolíticas e Gestão Públicas no Século XXI: perspectivas, estratégias e impactos nas esferas estatais(2015) Santos, Luiz Carlos dos; Sousa, Leliana Santos de; Menezes, Ana Maria FerreiraA publicação foi organizada em dois eixos: Política Pública e Gestão Pública, que reúnem trabalhos resultantes de pesquisas multidisciplinares, com temáticas sobre: avaliação, turismo, direitos humanos, educação, participação popular, policiamento comunitário, mobilidade urbana, autonomia universitária, cultura, desenvolvimento, educação à distância, gestão participativa, controle judicial, gestão do conhecimento, parceria público e privado e planejamento estratégico.
- ItemPolíticas públicas de EJA no município de Souto Soares-Bahia: uma luta colaborativa pela continuidade dos estudos de jovens e adultos no âmbito da educação básica(2017) Bispo, Sônia Vieira de Souza; Faria, Edite Maria da Silva de; Nunes, Eduardo José Fernandes; Sousa, Leliana Santos de; Santos, José Jackson Reis dosA pesquisa intitulada “Políticas Públicas de EJA no município de Souto Soares, Bahia: Uma luta colaborativa pela continuidade dos estudos de jovens e adultos no âmbito da educação básica” apresenta como questão principal: Como desenvolver, em colaboração com estudantes egressos dos programas de alfabetização e outros colaboradores, ações que contribuam com a implantação da EJA no município de Souto Soares, Bahia, visando assegurar a continuidade dos estudos? Teve como objetivo geral, analisar com os partícipes colaboradores, ações para a efetivação das Políticas Públicas de EJA, propondo a implantação da modalidade educativa à gestão pública municipal. Optamos por uma abordagem qualitativa e pesquisa colaborativa, tendo como colaboradores egressos dos programas de alfabetização e educadores, sujeitos que, ao serem sensibilizados a colaborar, transformaram a intenção inicial da pesquisa em objetivo comum de investigação, produzindo saberes e intervindo na realidade. O Projeto de intervenção teve base empírica na comunidade campesina de Pau-Ferro nos anos de 2016-2017, com a turma experiencial e reflexiva de EJA, que proporcionou uma investigação da prática, com os desafios que a modalidade educativa apresenta e refletindo em colaboração sobre as possibilidades de elevação do nível de escolaridade da comunidade como condição para a melhoria de vida, trabalho e permanência no campo e apresentar a proposta de implantação da EJA no município, a partir da visão dos jovens e adultos, educandos que tiveram a experiência de cursar a turma experiencial. A pesquisa almejava, ainda, contribuir para o esclarecimento e a conscientização de jovens e adultos de que, o fato de ler e escrever não são suficientes no atendimento de suas necessidades básicas nos dias atuais e lutando coletivamente, garantiram o acesso e permanência à escolarização, bem como a luta pela garantia de outras políticas públicas. Observa-se também ao final deste estudo que diversos fatores foram cruciais para o distanciamento dos egressos de seus sonhos de estudantes, tais como: a ausência de bancos de dados com resultados precisos sobre a conclusão de cada etapa dos programas de alfabetização, ocasionando o não cumprimento dos objetivos e pressupostos dos programas que é o de alfabetizar a população e encaminhá-los para a continuação dos estudos nas escolas mais próximas de suas residências. No desenrolar da pesquisa outros fatores internos e externos à escola foram se evidenciando: as dificuldades no processo de ensino aprendizagem decorrentes do longo período fora da escola, a ausência do apoio e incentivo dos familiares à continuação dos estudos, bem como a conciliação com o trabalho devido as condições financeiras, o pouco envolvimento da diretora na turma de EJA no período noturno e os desafios enfrentados pelos professores que atuam na EJA. Portanto, os espaços efetivos de articulação, mobilização e reflexão entre professores, pesquisadores e gestores direcionam a cada um desses profissionais a contribuírem com a discussão e proposição de novos rumos para a política de EJA no município, tendo como base e referencial reflexivo a prática e as vivências na turma de EJA da escola Municipal Castro Alves. Sendo a educação um processo contínuo dos sujeitos, precisamos motivá-los a desejar o conhecimento, pois, à medida que o adquire, naturalmente sente o desejo de ir mais além.
- ItemProblemas ambientais nos espaços de vivência e de labor: uma pesquisa-ação participante com jovens e adultos trabalhadores e trabalhadoras rurais no povoado Gravatá, município de Muritiba- Recôncavo da Bahia(2018-12-27) Souza, Vangivaldo de Menezes; Sousa, Leliana Santos de; Andrade, Lílian Lessa; Saraiva, Valuza Maria; Sanches, Marise Oliveira; Castro, Jânio Roque Barros deO presente trabalho descreve uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada, em comunidades rurais do município de Muritiba, recôncavo baiano, no povoado Gravatá de Baixo e Gravatá de Cima, com 22 sujeitos, jovens e adultos, trabalhadoras e trabalhadores rurais. A pesquisa versa sobre os problemas ambientais percebidos por estes sujeitos nas suas atividades laborais na agricultura, nos seus espaços de vivência. Pretendeu-se, através da pesquisa-ação participativa, inserir estes sujeitos na investigação científica e na ação educativa, partindo dos problemas abordados por eles através de conversas informais, entrevistas e círculo de cultura, com as quais se oportunizou a discussão e autonomia para que eles elencassem os principais problemas ambientais percebidos e as sugestões para intervenção e resolução. Para isto, foi realizado um estudo a fim de conhecer as comunidades rurais em que esses sujeitos atuam, nos aspectos culturais, sociais e econômicos e a respeito dos tipos de atividades agrícolas que mais cultivam na região. Neste estudo foram levantadas, também, algumas práticas realizadas pelo (a) trabalhador (a) rural no desenvolvimento da agricultura, que contribui para o desequilíbrio ambiental. Para colaborar com este estudo, buscamos autores que dialogam sobre a metodologia utilizada, assim como principais aportes teóricos que discutem a temática ambiental.
- ItemO samba de roda: uma proposta pedagógica no ensino da educação de jovens e adultos(2021-09-28) Santana, Denise Maria Souza; Sousa, Leliana Santos de; Barbosa, Valéria Cerqueira; Costa, Patricia Lessa Santos; Sousa, Claudia Pereira de; Santos, Luiz Carlos dosOpresenteestudotratasobreosambaderodaemumaturmadaEducaçãodeJovenseAdultos (EJA), 25 alunos serão os colaboradores dessa pesquisa no espaço escolar para termos aprendizagens significativas, que reverberemcomaculturadacomunidadedoseducandos. Para isso, fizemosumapesquisaqualitativa,bibliográficaedocumental,assim,valorizandoà sua existência,autoestimaetravésdamediaçãodeaulasnaturmaB,doEixoVIdaEducação de Jovens eAdultos, oquepropiciouaanálisedeconteúdodessamanifestaçãocultural presente em sua vida cotidiana. Portanto, o projeto de intervenção foi fundamentado empiricamentena classedaunidadeescolarem2019, tendoempráticaanossaparticipação comreflexões relevantescomsuasvivênciaseaspráticaspedagógicas.Oestudofoibaseado nosseguintes teóricos:Aires(2013)Lei10.639/03.Amorim(2007),Cortella(2005),Döring (2013), Dossiê Iphan(SambadeRodadoRecôncavoBaiano)-2004,Freire(2011,),Gramsci(2007),Jacinto eSantos (2013),Queiroz(2019),Sousa(2016),Souza(2017).Aquidiscutemasabordagens sobreescola, sociedade, culturaeoutrosestudos,comoMunanga(2005),Gomes(2012)que tratamsobreasrelaçõesétnico-raciais.Afundamentaçãometodológica,utilizou-sedasteorias defendidasporThiollent (1984, 2011) pesquisa-ação.Minayo(2005), comumaabordagem qualitativadepesquisa.Osresultadosapresentadosdopontodevistadosautorespesquisados dainstituiçãosupracitadaforamrelatadosque:existemfatoresinternoseexternosàescolaque determinama questão, commaior relevância para os problemas socioeconômicos e daspolíticas públicas. Estabelecemos diálogos sobre o samba de roda comos gestores, professorese discentes,osquaisforamfundamentaisparaodesenvolvimentodainvestigação. Dessemodo, o estudo sobre a experiência pedagógica sobre o samba de roda naEJA contribuiu para inserção das discussões das relações étnico-raciais no bojo da escola, desconstruindo estereótipos associados aos sujeitos negros, trazendo narrativas que contemplem a diversidade étnico-racial presente no ambiente escolar.