Navegando por Autor "Sousa, Itamar Silva de"
Agora exibindo 1 - 15 de 15
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise da influência da mídia na construção dos padrões de beleza corporal dos adolescentes do ensino médio de escola pública e particular de Jacobina-BA(2012) Novaes, Dhiany de Melo; Sousa, Itamar Silva de; Nunes, Fábio Santana; Miranda Filho, Vamberto FerreiraO corpo relacionado a aparência física tem gerado uma das maiores preocupações nos indivíduos, isso porque existe um estereótipo de beleza criado e transmitido principalmente pela mídia televisiva, que expõem o corpo caracterizado como belo durante suas programações, propagandas, novelas, passando a mensagem de que essas pessoas possuem o padrão de beleza ideal, assim o desejo por conquistar uma corpo parecido com tal tem despertado o interesse de muitos. A mídia televisiva tem o poder de incentivar as pessoas na construção de um corpo estereotipado como belo, ao repetir inúmeras vezes esse tipo de corpo e na forma como seus telespectadores recebem essas informações. Com os adolescentes não é diferente essa preocupação, pois estes buscam encaixa-se nesse padrão para não serem exclusos socialmente. A pesquisa foi realizada com adolescentes de um colégio público e de um colégio particular de Jacobina-Ba, através de um questionário, com questões abertas e fechadas, onde fica evidente a influência da mídia na construção de padrões de beleza desses adolescentes quando descrevem o corpo belo como as mesmas características do corpo exposto pela televisão. Esta é uma pesquisa de campo de natureza qualitativa.
- ItemA capoeira nas aulas de educação física: negação ou inclusão enquanto conteúdo de ensino-aprendizagem no fundamental II no Colégio Municipal Elvira da Costa Pinto Dias Pires em Paraíso Jacobina-BA(2013) Matos, Lucas Santos de; Sousa, Itamar Silva de; Sousa, Rita de Cássia R.F.B; Miranda, VambertoA capoeira no decorrer da sua história, desde o período da escravidão do Brasil passou por muitas transformações e ressignificações, utilizada como arma pelos negros no século XVII e VXIII que lutavam por liberdade, período da marginalidade, proibição em 1888, a liberação em 1932, a criação da capoeira regional na década de 30, a capoeira-esporte. O presente estudo tem o objetivo de, investigar se os professores de Educação Física do colégio Municipal Elvira da Costa Pinto Dias Pires abordam o conteúdo da capoeira em suas aulas do ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, no início, foi feito um levantamento bibliográfico sobre a história da capoeira, depois se estabeleceu as prováveis relações entre capoeira e educação física, em seguida, foi aplicada um questionário, para cada uma das duas professoras do ensino fundamental II, da escola municipal de Paraíso-jacobina-Ba. A análise dos dados baseou-se no materialismo histórico dialético, enfatizando as categorias realidade e possibilidade. Notou-se que a capoeira na escola é abordada com os objetivos de contribuir para a formação dos alunos como cidadão, desenvolvendo o caráter, além de aspectos físicos e cognitivos, como também proporcionando a vivência da capoeira estimulando a cooperação, solidariedade, participação, tolerância, respeito mutuo e o convívio em grupo e as metodologias usadas pelos professores são: a abordagem desenvolvimentista, abordagem crítico-superadora e abordagem dos jogos cooperativos.
- ItemConcepções de corpo sob a ótica dos professores de educação física escolar da cidade de Jacobina-BA: realidade, tensões e contradições(2015-11-12) Matos, Naiara da Rocha; Sousa, Itamar Silva de; Sousa, Rita de Cassia Roxane Ferreira Borges de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraO presente estudo teve como objetivo geral analisar os pressupostos políticofilosófico que norteiam as concepções de corpo dos professores de Educação Física da cidade de Jacobina-Ba, e como objetivos específicos: Conhecer em que perspectiva o corpo vem sendo tratado nas aulas de Educação Física e identificar a abordagem pedagógica do ensino da Educação Física defendidas pelos professores. É caraterizado como um estudo de campo, do tipo descritivo, de natureza qualitativa, com aproximações do Materialismo Histórico e Dialético. Teve como universo de investigação cinco escolas públicas, sendo três municipais e duas estaduais, ambas situadas na cidade de Jacobina-Ba. Com relação à população estudada, a amostragem contemplou seis professores graduados em Educação Física de diferentes segmentos escolares, desde a educação infantil ao ensino médio, que livremente aceitaram participar da pesquisa e assinaram o TCLE. Para a coleta dos dados foi utilizado o questionário construído, composto por 18 questões abertas, fechadas e de múltiplas escolhas, contemplando os seguintes eixos: identificação pessoal, formação, corpo e Educação Física. Para a análise dos dados, utilizamos a técnica da categorização, onde os dados foram agrupados em três categorias distintas, de acordo com o grau de regularidade nos discursos dos professores pesquisados. O estudo foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo descrevo a trajetória das concepções de corpo desde a antiguidade, representado pela Grécia Antiga e posteriormente pela Roma Antiga, até a contemporaneidade. No segundo capítulo descrevo a relação do corpo e a Educação Física, desde o século XIX, onde Educação Física esteve ligada as instituições médicas e militares, resgatando também quatro tendências da Educação Física brasileira: A Educação Física Higienista; a Educação Física Militarista; a Educação Física Pedagogicista e a Educação Física Competitivista. Além disso, caracterizamos neste capítulo de forma breve três tendências/abordagens da Educação Física escolar: A abordagem cultural; abordagem fenomenológica e a abordagem critico-superadora. No terceiro capítulo apresento a análise das concepções de corpo identificadas nos discursos dos professores de Educação Física da Educação Básica, mostrando também a importância da discussão de corpo nas aulas de Educação Física, identificando em que perspectiva o corpo vem sendo tratado nas aulas, e as abordagens pedagógicas do ensino da Educação Física defendidas pelos professores. Portanto, os resultados obtidos sobre as concepções de corpo dos professores de Educação Física de Jacobina-Ba, sinalizam para três concepções diferentes: A concepção fragmentada de corpo; a concepção eclética de corpo e a concepção integrada de corpo. Além disso, identificamos que todos os docentes reconhecem a importância da discussão de corpo nas aulas de Educação Física, tratando o corpo sob duas perspectivas: A perspectiva da saúde/qualidade de vida; e a sócio-histórico-política. Em relação as abordagens do ensino da Educação Física, os docentes sinalizaram três tendências: A abordagem desenvolvimentista; a crítico-superadora e as abordagens pósmodernas.
- ItemA dança na educação escolar do 2º ao 5º ano do ensino fundamental do ginásio municipal Antônio Simões Valadares (Itiúba-BA): por uma prática educativa desafiadora.(2011-09-22) Souza, Nadja Nara Santos de Oliveira; Sousa, Itamar Silva de; Costa, Salomão Cleomenes L.; Sousa, Itamar Silva deO presente estudo aborda como temática a dança no espaço escolar, tem por objetivos descobrir a relevância da dança na prática pedagógica das professoras do Ensino Fundamental que atuam do 2º ao 5º ano no Ginásio Municipal Antônio Simões Valadares em Itiúba – BA. Esse estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou questionário como instrumento de coleta de dados, e as categorias de análise para melhor interpretar os dados. Após a análise e discussão dos resultados foi possível verificar que essas professora não tem consciência do papel da dança no espaço escolar.
- ItemDo discurso à ação: a práxis pedagógica na educação física escolar.(2011-09-23) Macêdo, Carolina Passos de; Amorim, Angelo Maurício de; Mussi, Ricardo Franklin de Freitas; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Sousa, Itamar Silva deEste trabalho é fruto de uma pesquisa de campo de natureza predominantemente qualitativa e quantitativa que aborda o caso dos professores no Curso de Formação de Professores do Estado (PROESP) em Educação Física no município de Jacobina, Bahia. Tendo como objetivo, identificar de que forma as discussões teóricas da Educação Física escolar estão sendo materializadas pelos professores do Programa de Formação de Professores do Estado (PROESP) do município de Jacobina. Baseando-se nos estudos de Darido (2003), Fensterseifer e Gonzalez (2007), Freire (1996), Gamboa (2007), Kunz (2001 e 2006), Leite; Ghedin e Almeida (2008), Taffarel; Lacks e Santos Júnior (2006), UNEB (2010 e 2011) Gil (2010) foi possível construir o processo teórico/metodológico. Para esclarecer o objetivo foi feito a aplicação de questionário e para tratar as informações colhidas foi utilizada a tabulação e análise de conteúdo. Após a análise das informações e do diálogo com a literatura ficou evidente que os sujeitos pesquisados demonstram a preocupação com a formação, com sua práxis pedagógica e com a Educação Física Escolar próximo ao que é contemplado na literatura. É perceptível, também, que os sujeitos percebem a importância que a práxis pedagógica tem no seu cotidiano assim como, a Educação Física como componente curricular sendo esta, extremamente rica para a formação do alunado em sua totalidade.
- ItemEducação escolar e educação física: uma análise crítica sobre a mercadorização do corpo na sociedade.(2013-12-12) Lima, Luciana Silva de; Sousa, Itamar Silva de; Sousa, Rita de Cassia Roxané Ferreira Borges de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraEsta pesquisa busca compreender o processo de mercadorização do corpo pelo modo de produção capitalista, dialogando com autores que se propõe a investigar a lógica do capital partindo do entendimento das transformações científicas, políticas, culturais e sociais ocorridas na cisão do mundo medieval para o mundo moderno. Embasou-se ainda, em obras literárias que discutem a construção social do corpo a partir da ideologia mercadológica que instaura na dimensão corporal os simbolismos da mercadoria e do consumo. Além disso, analisou-se como as produções teóricas do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) publicadas no anais do XVII CONBRACE (Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte) no ano 2011, no GTT “Corpo e Cultura” abordam essa problemática. Para desenvolver o estudo utilizouse a pesquisa bibliográfica, como fonte de conhecimento, embasando-se em obras literárias que discutem a mercadorização do corpo com base nas ciências sociais e humanas. É uma pesquisa qualitativa, sendo marcada pelo enfoque interpretativo, e está objetivada em descrever e explicar as características referentes ao objeto de estudo. A pesquisa traz como um dos principais resultados a transformação do corpo em uma mercadoria a partir dos pressupostos da era moderna. A análise sócio-histórica do corpo a partir da consolidação da sociedade burguesa aponta para uma visão de corpo a serviço do capital - corpo dualista, fragmentado, oprimido e explorado – que tem sua essência humana violentada pelo capitalismo.
- ItemA educação infantil e o jogo: possibilidades e limites no aprendizado/desenvolvimento da criança a partir do pensamento de Vigotski.(2014) Farias, Sirlene da Silva; Sousa, Itamar Silva de; Cleomenes, Salomão; Sousa, Rita de Cassia Roxané Ferreira Borges deA presente pesquisa se realiza em um trabalho de conclusão de curso realizado na cidade de Jacobina-Ba, tem por objetivo analisar a partir da teoria histórico-cultural de Vigotski a contribuição do jogonaaprendizagem/desenvolvimento de crianças inseridas na Educação Infantil. Caracterizou-se como uma pesquisa de ordem bibliográfica, dividida em três capítulos. O primeiro capítulo com o título Vigotski: contextualização de sua vida e obra procurou-se descrever um pouco da trajetória de vida e intelectualidade de Vigotski e seu papel na elaboração de uma psicologia nova baseada nos ideais marxistas, em meio a tantas mudanças ao qual passava a Rússia do período revolucionário da década de 1900; destacando os empecilhos encontrados relativos à construção da teoria histórico-cultural de Vigotski. Prossegue-se com o segundo capítulo com o título visitando a Educação Infantil, nesse capítulo foi discutido o surgimento da Educação Infantil no Brasil e no mundo, seus avanços e barreiras encontradas até se firmar como direito de toda e qualquer criança de 0 a 6 anos, sendo integrada a educação básica. Discute-se ainda nesse capítulo as leis que permeiam a Educação Infantil. No capítulo seguinte de título jogo: reflexões no aprendizado/desenvolvimento para atender a educação infantil a partir das ideias de Vigotski, discorreu-se a respeito da conceituação e características do jogo. Discute também a importância do jogo na aprendizagem/desenvolvimento na perspectiva sócio-histórica. Enfim, conclui-se que, a importância do jogo na aprendizagem/desenvolvimento da criança é notória quando se leva em conta a sua relação com o meio ao qual faz parte em apoio da interferência do adulto. O jogo é sim de acordo a teoria vigotskiana um mediador do conhecimento, capaz de desenvolver na criança uma zona de desenvolvimento para que assim a sua aprendizagem/desenvolvimento seja elaborada.
- ItemUm estudo sobre o ensino do judô na Escola: uma experiência através da extensão universitária da UNEB (2012-2016).(2017-12-15) Silva, Ricardo Oliveira da; Sousa, Rita de Cássia Roxane Ferreira Borges de; Sousa, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraEsta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino do Judô na escola a partir da análise do projeto de extensão Judô – Bushidô na escola: História, Filosofia e Práxis pedagógica. A investigação tem como objetivo central analisar os fundamentos históricos, filosóficos e didático-pedagógicos que fundamentaram o projeto de extensão e explicitar as contribuições educativas do projeto no processo formativo dos alunos. Para tanto, buscou-se estabelecer uma aproximação com a abordagem Materialista Histórico-Dialética, enquanto uma concepção de mundo, um método e uma práxis. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: a análise do projeto de extensão e a realização do Grupo Focal com sete estudantes matriculados no projeto. Os resultados apontam que o projeto de extensão contribuiu na formação humana, uma vez que, evidencia-se nas expressões dos entrevistados que o Judô melhorou substancialmente a aprendizagem escolar, no que diz respeito à concentração, paciência, respeito e memorização, elementos estes trabalhados dentro do projeto. Além disso, trouxe contribuições nas relações interpessoais estabelecidas fora do ambiente escolar. Em síntese, percebe-se que o projeto de extensão possibilitou aos seus alunos o acesso a um conhecimento pouco explorado no ambiente escolar o que reforça a necessidade do trato teórico-metodológico do ensino das lutas, entendo-o como elemento da cultura corporal que pode contribuir significativamente no processo formativos dos estudantes.
- ItemA formação de professores(as) de educação física para a educação infantil: uma análise a partir do PIBID UNEB/DCH IV.(2015-11-10) Silva, Vanessa Anunciação; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Roxane, Rita de Cassia; Sousa, Itamar Silva deO presente trabalho teve como objetivo geral investigar as contribuições que o PIBID tem proporcionado para a formação das graduandas em Educação Física da UNEB/DCH IV que atuam como bolsistas I.D. no segmento da educação infantil. Para tanto, foi elaborado um estudo bibliográfico sobre as modificações curriculares nos cursos de Educação Física no Brasil nos anos de 1969, 1987 e 2004; uma síntese do Projeto de Implantação do curso de Educação Física da UNEB/DCH IV; e levantamento na literatura sobre a Educação Física e educação infantil. Em seguida foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, do tipo exploratória, na qual o grupo de estudo foi composto por 5 bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência que atuam no segmento da educação infantil através do Subprojeto do PIBID Educação Física Escola como espaço da cultura corporal na cidade de Jacobina-BA. Foi utilizado como técnica de pesquisa a entrevista semiestruturada, com um roteiro composto pelas categorias Formação; Educação Infantil e PIBID. Os dados encontrados foram analisados através da análise de conteúdo. Ficou evidenciado, por meio das entrevistas, que o PIBID vem contribuindo de maneira significativa na formação inicial das bolsistas I.D, tanto para a formação como todo, quanto para futuros trabalhos docentes no âmbito da educação infantil. Além disso, as falas destacaram o aprimoramento com a práxis pedagógica e o estudo de teorias que discutem o desenvolvimento infantil. Foi possível concluir que há a necessidade de incluir no currículo do curso disciplinas que contemplem as nuances da educação infantil, bem como vivenciar os estágios com esse segmento da educação; discutir as políticas de formação do curso, uma vez que os projetos de extensão e o próprio currículo ainda não atendem questões de ordem específicas da localidade; e incentivar os programas de formação, como o PIBID que vem contribuindo de fato, para o preenchimento de algumas lacunas que o curso ainda possui.
- ItemA identidade cultural Afro-Brasileira nas aulas de educação física: uma análise do componente curricular Manifestações Culturais da Universidade do Estado da Bahia/Campus- IV.(2017-12-15) Oliveira, Juliane Rosa de; Roxané, Rita de Cassia; Sousa, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraA presente pesquisa tem como objetivo analisar o componente curricular “Manifestações Culturais para a prática pedagógica do futuro professor de Educação Física”, compreendendo os conhecimentos relacionados à Cultura Afro-brasileira enquanto indispensáveis à formação dos estudantes de graduação. Esse trabalho baseia-se no materialismo histórico-dialético por se caracterizar como uma visão materialista de mundo, uma relação dialética entre sujeito objetos dos quais estão dentro de um contexto de realidade histórica. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e trabalha também com pesquisa de campo, onde foram utilizados dois questionários distintos para o docente e os discentes que fizeram parte da disciplina analisada. A entrevista foi semi-estruturada e contou com a participação de sete alunos graduandos e graduadas em Educação Física pela UNEB Campus IV. O roteiro da entrevista foi dividido em 3 categorias, formação acadêmica, sobre o componente curricular manifestações culturais, sobre o tema cultura afro-brasileira. Também é uma pesquisa documental que visou analisar as leis e documentos que fizeram obrigatório o ensino de história e cultura Africana e Afro-brasileira e em especial trouxeram a disciplina Manifestações Culturais para os cursos de Graduação. Concluímos a partir da análise dos dados que a disciplina é muito importante para a formação do professor de Educação Física e contribui para melhor entendimento dos conteúdos a respeito da Cultura afro-brasileira, em contrapartida a carga horária não é considerada suficiente para contemplar a gama de estudos a respeito dessa cultura. Mas que de fato esses conteúdos são capazes de romper preconceitos enraizados na sociedade e contribuir com as lutas dos movimentos negros que estão cada vez maiores e mais fortes na busca por uma sociedade justa e igualitária.
- ItemA influência da mídia no movimento de popularização do MMA na cidade de Jacobina-BA(2013-11-10) Santos, Igor Sampaio Pinho dos; Miranda Filho, Vamberto Ferreira de; Sousa, Itamar Silva de; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Amorim, Ângelo MauricioEste estudo tem como objetivo, compreender de que maneira a mídia tem contribuído para o movimento de popularização do MMA na sociedade. Portanto, faz uma análise crítica sobre a relação da mídia com o esporte num contexto que têm como ordem econômico-social, o capitalismo, abordando o processo de transformação do esporte num espetáculo, no sentido de incentivar a mercadorização deste, considerado por muitos estudiosos, um fenômeno sóciocultural de grande relevância no século XXI. Para tanto, o desenvolvimento desta pesquisa envolveu diversos procedimentos metodológicos. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico para a viabilização de elementos para a delimitação dos conceitos abordados no primeiro capítulo. Em seguida, buscou-se aproximações com os pressupostos de um estudo de caso, sendo imprescindível a realização de uma pesquisa de campo, cuja investigação foi desenvolvida no Ginásio Municipal de Esportes da cidade de Jacobina-BA, onde ocorreu um evento de Artes Marciais e MMA. A pesquisa envolveu 30 participantes presentes no evento que foram entrevistadas mediante a técnica de aplicação de questionários semi-estruturados. Os dados obtidos foram organizados e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, verificou-se que a maioria dos entrevistados consome produtos (roupas, acessórios, artigos esportivos e pacotes de canais por assinatura) que fazem alusão ao MMA. Conclui-se, portanto, que o grande envolvimento das pessoas com o MMA se deve ao poder de persuasão das mídias na espetacularização esportiva, através da mercadorização do esporte, mediante as transmissões das lutas nos canais de TV e as campanhas publicitárias, que utilizam o esporte para a venda de produtos e serviços, contribuindo com a sua popularização na cidade de Jacobina - Bahia.
- ItemPIBID na capoeira: uma discussão de gênero.(2015-11-10) Muricy, Jalícia Lima Santos; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Sousa, Itamar Silva de; Sousa, Rita de Cássia R. F. B. deEsta pesquisa trata-se de um trabalho de conclusão de curso de graduação, que teve a Capoeira e as relações de Gênero como objeto de estudo. A mesma se deu a partir das atividades de um projeto de intervenção do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) de Educação Física, intitulado PIBID na Capoeira. O grupo de estudo foi composto por 12 pessoas, dentre as quais eram alunos/as do Ensino Médio da Escola parceira do Subprojeto na cidade de Jacobina – BA e outros/as participantes advindas da comunidade externa. A Capoeira foi ministrada como um dos elementos da Cultura Corporal, pautada na abordagem Crítico-Superadora, da Educação Física, com respaldo na pedagogia HistóricoCrítica da Educação e teve aproximação com o referencial materialista histórico e dialético. O objetivo da pesquisa consistiu em compreender de que maneira a abordagem metodológica do projeto PIBID na Capoeira contribuiu para conscientizar os participantes sobre como tem ocorrido às relações de gênero estabelecidas historicamente, na Capoeira. Como delineamento metodológico, utilizamos a pesquisa-ação. O projeto foi desenvolvido no período de setembro de 2014 a janeiro de 2015. Concluímos que as pessoas envolvidas no projeto tiveram a oportunidade de entender como se dá as relações de gênero em sociedade, o porquê da existência do machismo, e como a hierarquia de gênero e a divisão sexual do trabalho contribuem para manutenção das desigualdades e dos vários tipos de opressão e exploração da classe trabalhadora, em detrimento da classe que possuí o poder econômico e político, e qual a relação dessas questões com a Capoeira.
- ItemPossibilidades pedagógicas do conhecimento slackline nas aulas de educação física escolar no ensino médio.(2014-07-18) Santos, Iasmin Soraia Maia; Sousa, Rita de Cássia Roxane Ferreira Borges de; Sousa, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraO presente estudo teve como objetivo analisar as possibilidades pedagógicas de ensino do conhecimento Slackline nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio por meio se uma retrospectiva histórica a respeito da Educação Física e seu contexto na educação básica, partindo do pré suposto que o Slackline, previamente classificado como Atividades de Aventura, se configura da mesma maneira que um dos elementos da cultura corporal, a ginástica, no quesito fundamentos, possibilitando ser esse um possível caminho de introdução do conhecimento nas aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo. Os resultados apontam que é possível inserir o conhecimento Slackline às aulas de Educação Física no Ensino Médio considerando que a ginástica possui particularidades semelhantes ao Slackline, e no Ensino Médio, o Slackline pode contribuir na formação do cidadão crítico e autônomo. Portanto, Acredita-se que esse estudo possa contribuir para uma reflexão à cerca do papel da Educação Física no Ensino Médio, contribuir de forma significativa no processo de seleção e introdução de conteúdos diferenciados para aulas de Educação Física escolar no Ensino Médio e apresentar este conhecimento Slackline como uma possibilidade às aulas de Educação Física, partindo do pressuposto de que a Educação Física é um componente curricular na escola, que tem a cultura corporal como elemento fundamental.
- ItemOs significados da capoeira a partir da tríade dança-luta-jogo nas aulas de educação física escolar.(2015-10-30) Abreu, Isaac Araujo Novais; Sousa, Rita de Cassia Roxane F. B de; Sousa, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto FerreiraA capoeira é uma manifestação de origem e definição controversa. Existe na literatura especializada diferentes classificações para a capoeira. Sobre a sua origem pode-se dizer que é perceptível o embate sobre o tema. Existem estudiosos que defendem esta manifestação cultural enquanto africana, do outro lado, existem estudiosos que a vêem como brasileira.Neste trabalho, ela está sendo discutida como uma manifestação cultural afro-brasileira por considerar que foi desenvolvida por povos africanos em solo brasileiro e classificada a partir da tríade dança-lutajogo, elementos defendidos pelo estudioso da área José Luiz Cerqueira Falcão (2010). A partir da questão norteadora; “qual os significados da capoeira a partir da tríade dança-luta-jogo nas aulas de Educação Física escolar?”, o estudo teve como objetivo; investigar os significados da capoeira a partir da tríade dança-luta-jogo nas aulas de Educação Física escolar. Como resultados foram encontrados os significados de interação social, “valorização do nosso”, luta e resgate.
- ItemA trajetória histórica da capoeira enquanto manifestação cultural na cidade de Uibaí, Bahia.(2015) Santos, Cleidiane Ribeiro dos; Sousa, Rita de Cassia Roxane F. B de; Miranda Filho, Vamberto Ferreira; Sousa, Itamar Silva deA presente monografia, intitulada: A trajetória histórica da capoeira, enquanto manifestação cultural na cidade de Uibaí, Bahia, teve como objetivo Investigar, a história da Capoeira na cidade de UIbaí, por meio de uma pesquisa de campo e bibliográfica. Para coleta de dados, foi utilizada a entrevista, pois assim o sujeito pode verbalizar seus pensamentos. Sobre o tema apresentado, foram levantados elementos que apontem a história da capoeira em UIbaí. De acordo com as entrevistas realizadas, no decorrer da presente pesquisa, podemos perceber que a capoeira de Uibaí, passou por muitas transformações até os dias atuais, pois a mesma chegou à cidade, como uma novidade, algo bonito de se ver, as apresentações despertavam o interesse e a curiosidade dos telespectadores, no entanto, com o decorrer da sua permanência na cidade ela foi perdendo a credibilidade perante a sociedade, devido está associada ao uso de drogas e bebida pelos capoeiristas e assim marginalizando a capoeira. Atualmente essa prática vem ganhando seu espaço e reconhecimento pela sociedade.