Navegando por Autor "Sousa, Itamar"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemBenjamin, os brinquedos eletrônicos e a infância contemporânea.(2013) Sousa, Italva Moreira de; Miranda Filho, Vamberto; Sousa, Itamar; Sousa, Rita Roxane deA referente monografia é fruto de uma pesquisa bibliográfica, que traz reflexões acerca da história cultural do brinquedo, a importância do brinquedo na vida da criança e o brincar na formação social e cultural do ser humano. Aborda-se também sobre os jogos eletrônicos na infância contemporânea, tendo por base as contribuições do sociólogo alemão Walter Benjamin em seus escritos sobre os brinquedos. Este trabalho tem como objetivo, analisar se os brinquedos eletrônicos limitam e potencializam o desenvolvimento social e cultural das crianças na contemporaneidade. Tem como problema de pesquisa a seguinte indagação: quais as limitações e potencialidades da interação social e cultural a partir da inclusão dos brinquedos eletrônicos no cotidiano infantil? Ao final do trabalho percebeu-se que com a inclusão dos brinquedos e jogos eletrônicos os limites culturais e sociais são bem menores do que as potencialidades, pois as crianças já nascem rodeadas de avanços tecnológicos, adaptando ao mundo que irá fazer parte, essas duas características podem até mudar, porém, nunca deixará de existir, mesmo sendo transformada esteticamente e culturalmente.
- ItemConcepções e perspectivas sobre a extensão universitária do curso de Educação Física Campus IV (2005-2011).(2011) Araújo, Janiele Ribeiro de; Sousa, ItamarO presente estudo tem por objetivo analisar as concepções de extensão universitária que orientam os projetos do curso de Licenciatura em Educação Física, da UNEB, campus IV – Jacobina, na perspectiva de contribuir para um repensar da maneira de planejar as “ações extensionistas” no curso. O estudo buscou aproximações com a estratégia metodológica da “pesquisa documental”. Este estudo foi de natureza essencialmente qualitativa. O estudo buscou também aproximações com a estratégia metodológica da “pesquisa documental”. As fontes utilizadas foram os projetos de extensão, arquivados desde a implantação do curso de Licenciatura em Educação Física até o ano de 2011. A análise dos dados foi realizada através da técnica de “análise de conteúdo”. A conclusão foi que o curso de Educação Física tem delineado suas práticas a partir da “concepção acadêmica” de extensão, buscando, numa relação dialética, transformar a sociedade; mas ainda é possível encontrar alguns projetos que desenvolvem suas práticas enraizadas na “concepção assistencialista”, que está atrelada as atividades e eventos organizados de modo a atender as necessidades emergenciais da sociedade.
- ItemJogos estudantis em Jacobina: uma análise sobre a esportivização da educação física escolar(2012-11-12) Lima, Juliana Santos de; Sousa, Itamar; Sousa, Rita de Cassia Roxane F.B de; Ferreira Filho, Vamberto MirandaEste trabalho refere-se à esportivização da Educação Física escolar. O fenômeno esporte está cada dia mais presente na vida das crianças seja em instituições escolares, comunidades, clubes ou apenas como torcedores ou telespectadores, e os Jogos Estudantis é um evento que vem incentivando esta competição esportiva pautada no esporte de rendimento. O principal objetivo deste estudo foi investigar se os Jogos Estudantis realizado na cidade de Jacobina efetivamente contribui no processo educativo das crianças do Ensino Fundamental I. Para seu desenvolvimento realizamos uma pesquisa de campo com caráter qualitativo, que utilizou questionários, observações e análise documental como instrumento de coleta de dados, e a discussão e análise dos resultados foram fundamentadas, elencando três categorias das realidades e possibilidades obtidas no decorrer deste estudo.