Navegando por Autor "Sousa, Irlena Moreira Lopes de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUma análise da participação da comunidade escolar na elaboração do projeto políticopedagógico da Escola Municipal Profª. Norma Vídero - município de Itabuna-Ba.(2007) Sousa, Irlena Moreira Lopes de; Novaes, Ivan Luiz; Santos, Norma Lúcia Vídero Vieira; Fernandes, Eduardo José NunesEsta pesquisa apresenta um estudo de interpretação e de análise do processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Profª. Norma Vídero, no município de Itabuna– Bahia, no período entre 2005 a 2007. A pesquisa se baseia à luz das categorias analíticas: participação e concepção emancipatória apoiado na teoria da Análise de Discurso e do método de abordagem interpretativo analítico, mediante estudo de caso, tendo como sujeitos: a diretora; a vice-diretora; professores; funcionários; alunos e pais de alunos. Os dados foram coletados mediante análise documental e interpretação das entrevistas com o uso da técnica de grupo focal. Os objetivos da pesquisa destinaram-se à: verificar como os membros da comunidade Escolar se envolveram na elaboração do PPP da Escola Municipal Profª. Norma Vídero; detectar elementos condicionantes favoráveis e ou desfavoráveis à participação dos Membros da Comunidade Escolar; averiguar que concepções sobre o PPP prevalecem no âmbito da Escola e verificar em que medida ocorre à parceria entre Fundação Marimbeta e Escola Norma Vídero. O principal resultado da pesquisa demonstra que, a despeito de algumas dificuldades existiu uma participação efetiva dos segmentos escolares na elaboração do PPP da Escola Municipal Profª. Norma Vídero
- ItemCampos semânticos de liberdade e prisão: Um estudo de metáforas no poema "Lá fora" de Ana Cristina César(Universidade do Estado da Bahia, 11-12-23) Santos, Gracieli Batista; Sobral, Lícia da Silva; Sousa, Irlena Moreira Lopes de; Dias, Marcelo NascimentoO conceito de literatura marginal corresponde a um espaço de produções literárias que surgem em torno da discussão de temas relacionados ao cotidiano, vivenciados pelo próprio autor. Essas produções refletem verdades inseridas em contextos sociais específicos. A obra de Ana Cristina é constituída por elementos que resgatam o tempo vivido, as relações sociais do feminino com um período histórico, bem como a realidade da autora inserida nesses contextos. Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, o corpus a ser analisado insere-se na realidade social e histórica da autora. Para isso, foram utilizados os trabalhos de Gonçalves (2008), Silva (2010) e Moira (2014). Na análise linguística presente na construção do poema, as relações da língua e as palavras entrelaçam-se em significados inerentes aos contextos vivenciados pela autora. O objetivo é compreender as metáforas presentes no texto e relacioná-las com os campos semânticos representativos do poema. Na construção dos campos semânticos, observaram-se as metáforas que conduzem ao entendimento do poema e sua relação com os significados propostos na análise. Para esse empreendimento, foram utilizadas as teorias e conceitos propostos por Ullmann (1977), Fiorin (2008), Rocha Lima (2011) e Abrahão (2018), com o objetivo de analisar o poema e seus significados no contexto do feminismo da época da autora.