Navegando por Autor "Sousa, Francisco de Sales Araújo"
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- ItemO "corpo na escola" e o "corpo da escola": uma análise à luz da educação física.(2010-11-10) Maia, Alan Linhares Silva; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Nunes, Fábio Santana; Amorim, Ângelo Maurício deO corpo sempre foi uma construção cultural, representando diferentes papéis e significados, sendo, muitas vezes, utilizado como instrumento de poder e de veiculação de ideologias dominantes. É na Idade Antiga que se configura uma das primeiras maneiras de conhecer e tratar o corpo. Mantê-lo em harmonia com a natureza ou o cosmo era condição primordial para sua educação. É também nesse período histórico que tem início a visão dicotômica corpo-alma, com o lento processo de ocultamento do corpo, de sua depreciação e negação. Para Platão, o corpo era prisão e veículo da alma, simbolizando o mal. Aristóteles acreditava que a alma era a forma e o corpo a matéria na constituição da natureza humana. Alguns séculos mais tarde, mais precisamente nos séculos I e II, a institucionalização do dualismo entre corpo e alma preparou o terreno para as concepções Cristãs. Para Descartes, é somente ao espírito e não ao composto de espírito e corpo, que compete conhecer a verdade das coisas. Esta visão dicotômica não é algo restrito aos séculos passados, pois o vemos ainda nos dias de hoje, é uma lógica de funcionamento escolar orientada pelo pressuposto de que “Penso, logo existo”, inspirando e definindo propostas pedagógicas e roteiros escolares, supervalorizando o intelecto e desprezando o corpo. Vivemos em uma sociedade em que a aparência física se tornou a chave para o sucesso. A escola se constituiu tendo uma de suas tarefas, disciplinar mentes e corpos, moralizando e padronizando comportamentos. Atualmente a escola brasileira é uma instituição totalmente destituída de corpo. Este trabalho tem como objetivo geral evidenciar como o corpo vem sendo utilizado como objeto de intervenção para reproduzir, na escola, os interesses das classes dominantes e, como problema, como a Educação Física, no espaço escolar, vem contribuindo para (des)construir o projeto de corpo estereotipado em nossa sociedade? Para chegar ao nosso objetivo foi realizada uma Pesquisa Bibliográfica, pois como diz Gil (2002, p. 44), “a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”. A principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla que aquela que poderia pesquisar diretamente. A escola, e principalmente a Educação Física, vem contribuindo para a formação de pessoas sem autonomia, que desconhecem seus próprios corpos, suas possibilidades e seus limites.
- ItemDois pesos, duas medidas: relação trabalho e lazer na saúde dos docentes universitários.(2011) Mascarenhas, Samara Coelho; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Soares, Ilma Maria Fernandes; Costa, Salomão Cleomenes LimaEste estudo apresentado como trabalho monográfico de conclusão de curso, consiste numa pesquisa de campo cuja temática é “A relação trabalho e lazer na saúde do docente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus IV”. Teve por objetivo refletir de que forma o tempo dedicado ao trabalho e ao lazer interferem na saúde dos professores investigados. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa. O público alvo consistiu em nove professores do quadro docente da UNEB Campus IV, Departamento de Ciências Humanas da cidade de Jacobina. Procurou-se contemplar, por meio da entrevista semi-estruturada, as atividades desenvolvidas pelos professores no seu tempo livre das obrigações profissionais; os problemas de saúde atuais ou passados relacionados com a prática de trabalho; as atividades e freqüência do lazer desenvolvido pelos professores; o porquê de escolherem a docência universitária como profissão etc. Este estudo demonstrou que a relação do trabalho e lazer do docente da UNEB Campus IV interfere negativa e/ou positivamente na sua saúde. Os professores pesquisados, levando em consideração a relação trabalho e lazer na saúde, podem ser distinguidos em três grupos, um em que o professor atua sem pensar tanto nas conseqüências que, possivelmente, acometerão sua saúde. Nesse grupo a busca pela qualidade do trabalho é mais intensa e avassaladora. O segundo grupo é o período em que surgem os conflitos decorrentes do estágio anterior, as conseqüências das ansiedades, das muitas disciplinas ministradas, das muitas tarefas a serem desenvolvidas, influenciando assim, na saúde e na atuação profissional. No terceiro grupo se vive o período de decisões sobre a atuação profissional, é o período do equilíbrio entre as tarefas, trabalho e lazer que são desenvolvidos em tempos bem definidos. Todos os pesquisados demonstraram afetivamente que foram vocacionados a serem professores. A docência para eles é, portanto, uma paixão.
- ItemImportância do processo de ensino e aprendizagem da natação para os bebês de zero a dois anos.(2011) Santos, Técia Teixeira Mesquita; Amorim, Angelo Mauricio de; Sousa, Francisco de Sales Araújo; Nunes, Fábio SantanaA natação, assim como as demais atividades físicas, vem se desenvolvendo e atraindo mais adeptos de diversos segmentos da sociedade. Dentro desse contexto, a natação para bebês vem ganhando mais espaço não só na sociedade, mas dentro de clubes e academias, diante desta situação torna-se necessário, estudos mais aprofundados visando melhorar a qualidade de conhecimento e atendimento das eventuais necessidades tanto dos pais quanto dos próprios bebês. Este estudo sobre a natação para bebês tem como objetivo compreender qual a importância do processo de ensino e aprendizagem da natação para os bebês de zero a dois anos, já que na água, o bebê não encontra barreiras para se mexer e também não sente o peso da gravidade sobre o corpo e aprende a nadar brincando. O contato com a água ainda nos primeiros meses de vida proporciona momentos prazerosos entre pais e filho, favorece a saúde além de possibilitar novas descobertas para os bebês. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, visto que esta é desenvolvida com base em material pré-elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, buscando encontrar informações sobre a natação para bebês de zero a dois anos e o processo de ensino e aprendizagem para esta mesma faixa etária, baseando-se nos estudos de Edson Luiz de Lima(2003), Célia Regina Fernandes Corrêa (2007), e Jean Piaget (1978), entre outros estudiosos da área, visando aprofundar a discussão em torno das perspectivas do problema em questão. Em suma, a natação para bebês se mostra bastante benéfica em todos os aspectos do desenvolvimento e merecem mais oportunidade de prática para essa faixa etária nesse meio além de disponibilizar maiores estudos sobre o assunto.
- ItemA roda de capoeira como espaço formativo nas aulas de educação física(2018-09-24) Sousa, Francisco de Sales Araújo; Fornari, Liége Maria Sitja; Abib, Pedro Rodolpho Jungers; Souza, Sueli Ribeiro MotaO estudo aqui apresentado, sob o título A roda de capoeira como espaço formativo nas aulas de Educação Física, tem como fenômeno de pesquisa a Capoeira como conteúdo de Educação Física do ensino fundamental II. Compreender a relação entre Educação Física escolar, corporeidade e capoeira, implica no debate sobre como esses fenômenos estão compondo o repertório dos que lidam diretamente com os processos de ressignificação dos sujeitos, ou seja, com a formação/preparação das novas gerações. A presença da capoeira na aula de Educação Física como expressão cultural de origem popular ancorada na cultura de matriz africana pode apresentar elementos simbólicos capazes de estimular outras percepções, outras subjetividades, uma diversidade de formas outras de pensar o mundo e suas relações que diferem da lógica universalizante do projeto cartesiano para a modernidade. O objetivo é apreender a partir da percepção de professores de Educação Física (Licenciados) de Escolas Municipais do Ensino Fundamental II, no município de Jacobina - Ba (lócus da pesquisa), quais os sentidos que a Capoeira, enquanto conteúdo escolar, toma para estes sujeitos e quais suas potencialidades formativas, considerando que esta experiência é construída/elaborada subjetivamente na vivência dessa ação corporal. Optei por uma abordagem qualitativa, de inspiração fenomenológica, com base nos estudos de Merleau Ponty, sobre a fenomenologia da percepção. Entrevistei os/as cinco professores/as licenciados em Educação Física que atuam no Ensino Fundamental II na sede do município. O tratamento dos dados foi a técnica da análise de conteúdo de Bardin, em entrevista semi-estruturada. Compartilho a opinião de que os cursos de formação de professores precisam engendrar currículo(s) capaz(es) de deslocar verdades universais. O que significa partir da compreensão de que as coisas mudam quando se “oxigenam” de outros ares, de outras formas de ver e de ler o mundo, portanto de outras epistemologias. A presença da capoeira na aula de Educação Física como expressão cultural de origem popular ancorada na cultura de matriz africana apresenta elementos simbólicos capazes de estimular outras percepções, outras subjetividades. Assim, a educação pode desenhar diferentes caminhos para as sociedades contemporâneas, sobretudo no que diz respeito ao corpo, enquanto lugar no qual as experiências subjetivas são vivenciadas e expressadas.