Navegando por Autor "Sousa, Denise Dias de Carvalho"
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- ItemDo caixote à prateleira: um olhar investigativo sobre as mulheres-leitoras do curso de letras(2008-04-24) Sousa, Denise Dias de CarvalhoTrata-se de uma pesquisa de campo que investiga as histórias de leitura das alunas do curso de letras do 8º semestre, turno noturno, do Departamento de Ciências Humanas – DCH – Campus IV – Universidade do Estado da Bahia, no município de Jacobina, tendo como eixo teórico a Sociologia da Leitura e as contribuições da abordagem (auto) biográfica e dos estudos da História Cultural. Nessa perspectiva, este estudo pretende apresentar como essas alunas se constituíram leitoras. No primeiro momento, analiso as redes de sociabilidade que propiciaram o contato das alunas com a leitura: pessoas, ambientes, situações, personagens, prosas e versos, bem como suas representações sobre leitura, literatura e leitor. No segundo momento, focalizo mais particularmente o itinerário de leitura de seis alunas, a partir da instância de mediação biblioteca, buscando compreender como diferentes percursos de vida possibilitam a formação de leitores distintos em espaços formais e não-formais
- ItemDo gênero aos gêneros: identidade de gênero feminino nos gêneros textuais predominantes no livro didático de língua portuguesa, Coleção 2015, do CEPLFS(2017-12-15) Freire, Jedinei Lúzia Alves Freitas; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gomes, Antenor Rita; Fagundes, Tereza Cristina Pereira CarvalhoO trabalho ora apresentado objetiva compreender quais representações sobre identidade de gênero estão veiculadas nos gêneros textuais predominantes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, selecionados pelo PNLD, 2015, em especial a coleção selecionada pelos docentes do Colégio Estadual Prof.ª. Luzia Freitas e Silva, situado na cidade de Campo Formoso-Ba, a fim de analisar como essas representações socioculturais podem empoderar ou fragilizar a imagem do sujeito feminino. Além disso, objetiva-se nessa pesquisa mapear os gêneros textuais que tratam dessa temática, levando em consideração suas estratégias discursivas, e avaliar as representações de identidade de gênero do sujeito feminino apresentadas pelos docentes do referido colégio. As coleções foram investigadas com base no Guia de Livros Didáticos, 2015, Língua Portuguesa do Ensino Médio, responsável pelas resenhas das coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como abordagem teórica recorremos aos estudos de Beauvoir(2016); Hall (2014); Louro (1997); Fagundes (2005); Moscovici (1961) e Orlandi (1980) entre outros. O estudo é de abordagem qualitativa, uma vez que esta busca entender os fenômenos que envolvem os seres humanos e suas relações sociais estabelecidas em diversos ambientes. O pressuposto epistemológico baseia-se no paradigma interpretativo, tomando-se como método a análise de discurso francesa por essa possibilitar a compreensão da linguagem em seu funcionamento discursivo, rompendo com o pseudo-entendimento da mera expressão e transmissão do pensamento. Como técnicas de coleta de dados, destacaram-se o trabalho de campo e a pesquisa documental. A partir da pesquisa, percebe-se que nas coleções selecionadas pelo PNLD(2015) há predomínio masculino e a abordagem feminina é pontual. Os gêneros predominantes da coleção selecionada pelo CEPLFS mostram o feminino com estereótipos, emotividade, imposição patriarcal, posicionamentos machistas, com discursos passíveis de reflexões, tanto o discurso do enunciador, quanto do discurso pedagógico, uma vez que os gêneros textuais são utilizados para um trabalho com a gramática normativa, ilustração ou para as avaliações externas, sem haver um profundo olhar sobre os sentidos implícitos e ideologias contidas nas entrelinhas dos discursos. A partir da pesquisa, percebeu-se que as representações de identidade de gênero apresentados pelos docentes derivam das representações oriundas da sociedade, visto que foram educados e vivem num espaço androcêntrico. Reflexões e ações interventivas sobre as representações acerca da identidade de gênero, veiculadas pelo livro didático, e a (des) construção de concepções cristalizadas são necessários para uma educação qualitativa.
- ItemDo gênero aos gêneros: identidade de gênero feminino nos gêneros textuais predominantes no livro didático de língua portuguesa, coleção 2015, do CEPLFS(2017-07-24) Freire, Jedinei Luzia Alves Freitas; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gomes, Antenor Rita; Fagundes, Tereza Cristina Pereira CarvalhoO trabalho ora apresentado objetiva compreender quais representações sobre identidade de gênero estão veiculadas nos gêneros textuais predominantes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, selecionados pelo PNLD, 2015, em especial a coleção selecionada pelos docentes do Colégio Estadual Prof.ª. Luzia Freitas e Silva, situado na cidade de Campo Formoso-Ba, a fim de analisar como essas representações socioculturais podem empoderar ou fragilizar a imagem do sujeito feminino. Além disso, objetiva-se nessa pesquisa mapear os gêneros textuais que tratam dessa temática, levando em consideração suas estratégias discursivas, e avaliar as representações de identidade de gênero do sujeito feminino apresentadas pelos docentes do referido colégio. As coleções foram investigadas com base no Guia de Livros Didáticos, 2015, Língua Portuguesa do Ensino Médio, responsável pelas resenhas das coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como abordagem teórica recorremos aos estudos de Beauvoir(2016); Hall (2014); Louro (1997); Fagundes (2005); Moscovici (1961) e Orlandi (1980) entre outros. O estudo é de abordagem qualitativa, uma vez que esta busca entender os fenômenos que envolvem os seres humanos e suas relações sociais estabelecidas em diversos ambientes. O pressuposto epistemológico baseia-se no paradigma interpretativo, tomando-se como método a análise de discurso francesa por essa possibilitar a compreensão da linguagem em seu funcionamento discursivo, rompendo com o pseudo-entendimento da mera expressão e transmissão do pensamento. Como técnicas de coleta de dados, destacaram-se o trabalho de campo e a pesquisa documental. A partir da pesquisa, percebe-se que nas coleções selecionadas pelo PNLD(2015) há predomínio masculino e a abordagem feminina é pontual. Os gêneros predominantes da coleção selecionada pelo CEPLFS mostram o feminino com estereótipos, emotividade, imposição patriarcal, posicionamentos machistas, com discursos passíveis de reflexões, tanto o discurso do enunciador, quanto do discurso pedagógico, uma vez que os gêneros textuais são utilizados para um trabalho com a gramática normativa, ilustração ou para as avaliações externas, sem haver um profundo olhar sobre os sentidos implícitos e ideologias contidas nas entrelinhas dos discursos. A partir da pesquisa, percebeu-se que as representações de identidade de gênero apresentados pelos docentes derivam das representações oriundas da sociedade, visto que foram educados e vivem num espaço androcêntrico. Reflexões e ações interventivas sobre as representações acerca da identidade de gênero, veiculadas pelo livro didático, e a (des) construção de concepções cristalizadas são necessários para uma educação qualitativa.
- ItemÉ hora de brincar! as brincadeiras como potencializadoras na apropriação do letramento(2018) Lima, Daniela dos Santos; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Fagundes, Tereza Cristina P. CarvalhoEste estudo, vinculado à linha de pesquisa Formação, Linguagem e Identidades, do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, trata das brincadeiras que fazem parte da cultura local de Jacobina – BA, entendendo-as como potencializadoras do processo de alfabetização na perspectiva do letramento. Apresenta como objetivo principal identificar as brincadeiras da cultura popular das comunidades do Itapicuru e Tombador, inserindo-as no contexto escolar e nas práticas pedagógicas, através de projeto de intervenção pedagógica, criado coletivamente na Escola Municipal Agnaldo Marcelino Gomes (EMAMG), no município de Jacobina – BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada nos pressupostos da pesquisa-ação, desenvolvida em três etapas, a saber: a) revisão de literatura das categorias brincadeira, cultura, cultura popular, identidade, alfabetização e letramento; b) entrevista narrativa com treze moradoras/es das referidas comunidades e com oito crianças estudantes do terceiro ano da EMAMG, a fim de conhecer as brincadeiras da história local e sua relevância para a vida delas, e c) rodas de estudos na EMAMG com as/o professoras/or, coordenadoras e diretora, a fim de reflexão sobre a importância das brincadeiras infantis da cultura popular no processo de alfabetização. Como embasamento teórico, levaram-se em consideração os estudos dos seguintes autores: brincadeira: Sousa Rosa, Brainer & Cavalcante (2012), Dohme (2011), Bomtempo e Going (2012) e Luckesi (2002, 2005); cultura e cultura popular: Geertz (1989) e Santos (2008); identidade: Hall (2006, 2014), Woodward (2014), Rios (2011) e Castells (2008); alfabetização e letramento: Cabral e Pessoa (2002), Carvalho (2010), Soares (2014 e 2016) e Rojo (2009). Após as narrativas dos/as colaboradores/as, identificaram-se doze brincadeiras como pertencentes à cultura popular de Jacobina: Pia, Amarelinha, Anelzinho, Atirar com Badogue, Bate Caixão, Boca de Forno, Boleado, Correr, Esconde-Esconde, Fazer Brinquedos com Argila, Pião e Pular Corda. Entretanto, detectou-se que essas brincadeiras não fazem parte do contexto da EMAMG, principalmente no Ensino Fundamental, visto que ainda não são compreendidas como estratégias na organização do trabalho pedagógico para as crianças em processo de alfabetização. Após as rodas de estudos, os/as professores/as da referida escola teceram comentários reflexivos para o reconhecimento das brincadeiras da cultura popular local como elemento de aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, apontando a possibilidade de inserção das mesmas nas práticas educativas, com base na elaboração de um projeto de intervenção pedagógica, a ser aplicado na EMAMG, no ano letivo de 2019. Através das brincadeiras infantis da cultura popular local, as crianças criam autonomia e representam suas impressões sobre seu contexto social. Ao mesmo tempo, essas brincadeiras fomentam inúmeras aprendizagens psíquicas, motoras e cognitivas na vida da criança, a ponto de possibilitar a apropriação do letramento.
- ItemA educação de jovens e adultos na Escola Municipal Professor Roberto Santos no município de Jussara-Bahia: o subir a ladeira(2016) Oliveira, Cristiane Kuhn de; Silva, José Carlos de Araujo; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Faria, Edite Maria da Silva de; Carmo, Gerson Tavares doEsta pesquisa intitulada A Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Professor Roberto Santos no município de Jussara-Bahia: o subir a ladeira é fruto de reflexões da pesquisadora enquanto professora e coordenadora pedagógica na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, as quais fomentaram a questão problema: “Como tem sido oferecida a modalidade EJA na Escola Municipal Professor Roberto Santos – EMPRS no município de Jussara-Bahia tendo em vista a permanência dos alunos?” Dessa forma, tem-se como objetivo principal desta pesquisa analisar como tem sido ofertada a modalidade EJA na EMPRS, quanto à permanência dos alunos com base na cultura da escola; desdobrando-se em objetivos específicos que ajudaram a compreendê-lo, a saber: conhecer as especificidades e necessidades da EJA da EMPRS a partir dos seus referenciais legais e teóricos; caracterizar as especificidades presentes na EJA da EMPRS a partir dos elementos da cultura da escola com ênfase na permanência dos estudantes; analisar a cultura da escola da EMPRS na perspectiva da permanência, ou não, dos estudantes; fomentar a criação de uma cultura da escola que valorize as especificidades da EJA, a partir da organização de um núcleo para a escola. Tratouse de uma pesquisa qualitativa e interpretativa na qual se utilizaram traços da pesquisa etnográfica e da pesquisa-ação, sendo utilizados como instrumentos para a pesquisa: a observação participante e as entrevistas semiestruturadas, que foram realizadas com a equipe gestora, os professores e os alunos da modalidade e, a análise documental – Dados do Censo Escolar, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Diário de Classe e Atas Finais, empreendendo-se a análise de conteúdo, a fim de analisar as informações. O estudo permitiu afirmar que a EJA é tratada como um apêndice de escolarização, pois mesmo com as muitas mudanças na concepção, no planejamento e na organização da educação para jovens e adultos nos últimos anos, a realidade ainda é bastante precária e o tratamento dado continua subestimando a modalidade comparada ao ensino regular. A escola permanece reproduzindo a estrutura de homogeneidade e diferenciação no tratamento aos alunos da EJA, apontando para a divisão entre ensino regular e a educação de jovens e adultos. Como proposta colaborativa é apresentada a criação do Núcleo de Estudos e Planejamento em Educação de Jovens e Adultos – NEPEJA para a escola, numa proposta de análise, estudo e intervenção da prática educacional.
- ItemEm touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet(2019) Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Anecleto, Úrsula Cunha; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasA pesquisa Em Touches e em cliques: A Formação Leitora por meio das Redes Sociais da Internet se ocupa dos recentes estudos das práticas de leitura que ocorrem nos meios virtuais das redes sociais e, em função dessas, da insurgência de novos perfis leitores e de novos comportamentos de leitura. As avaliações da aprendizagem, tanto as internas quanto as externas, desvelam que a formação do leitor proficiente ainda não ocorre muito a contento, evidenciando números significativos de educandos que ainda necessitam aperfeiçoar suas práticas de leitura. Logo, objetiva-se com este estudo analisar como as redes sociais da internet (Facebook, Instagram e Twitter) podem colaborar na formação leitora dos educandos. Para tanto, a investigação filiou-se a uma abordagem de cunho qualitativo, pois buscou descrever e refletir acerca de um dado fenômeno, considerando a diversidade do objeto pesquisado e a subjetividade dos colaboradores da pesquisa, adotando como método a pesquisa-ação, delineada a partir dos estudos de Thiollent (1998, 2011), Barbier (2007) e Gatti (2005), com base em dimensões formativas, constituidas por dispositivos de construção de dados: o grupo de discussão e a aplicação de questionários. Detém por lócus o Colégio Estadual de Serrolândia (CES), em Serrolândia – BA, e por colaboradores alunos do 3° Ano do Ensino Médio e professores de Língua Portuguesa. A pesquisa estabelece como pressupostos teóricos os estudos relacionados à cibercultura, internet e mídias digitais presentes em Santaella (2007, 2010, 2011), Castells (1999), Prensk (2006) Lévy (1993, 1996, 1999), amparando-se também nas concepções de leitor e leitura discutidas por HorellouLafarge e Segré (2010), Abreu (2006, 2010) e Chartier (1998, 2002), assim como nas pesquisas sobre a formação e mediação de leitura em ambientes virtuais realizadas por Miller (2012), Coscarelli (2016, 2017), Rojo (2012) e Leffa (2016). Desse modo, esta investigação buscou corroborar com os estudos de formação leitora por meio das redes sociais, estabelecendo, de modo colaborativo, propositivas para o enfrentamento de dada problemática.
- ItemEnsino de história e cultura afro-brasileira, africana e identidade: desafios e implicações nas práticas pedagógicas(2018) Medeiros, Marleide Alves de Oliveira; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Cardoso, Cláudia Pons; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Barros, Zelinda dos SantosEsta pesquisa, intitulada Ensino de História e Cultura afro-brasileira, Africana e Identidade: Desafios e Implicações nas Práticas Pedagógicas, tem como objetivo geral diagnosticar a aplicabilidade da lei 10.639/03 para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira, pois compreendemos que sua efetivação apresenta alguns desafios, sendo esta temática de grande relevância na valorização da identidade negra. Teve como lócus o Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (CMGDM), na cidade de Jacobina, no ensino fundamental anos finais, com os/as docentes colaboradores/as, buscando fomentar as discussões para elaboração de uma proposta de Ciclos de Formação contínua, no que diz respeito à temática étnico- racial. Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação colaborativa, que se ancora no tipo de pesquisa qualitativa, inspirada no paradigma crítico-dialético, haja vista que esse pressuposto concebe a pesquisa como um trabalho de investigação, o qual estabelece uma aproximação entre o campo da escola e da realidade, na inter-relação do todo e das partes, teoria e prática. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Hall (2002); Moita Lopes (2006); Silva (2014); Gomes (2002,2005,2011); Moreira e Candau (2003); Munanga (2012); Franco e Ghedin (2015), Nóvoa (2009) e Gamboa (1998,2010). Empregamos como instrumentos de construção de dados, no primeiro momento, a escala de valores; em seguida, na pesquisa efetiva em campo: observação participante, Ateliê de Pesquisa e grupo focal on line. Como procedimento de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo, tipo temática, segundo Bardin (2006) e Fontoura (2011). Os resultados apontam que a Lei 10.639/03 não está sendo aplicada no CMGDM e que as ações e práticas referentes à cultura africana ocorrem de forma folclórica, em momentos comemorativos e pontuais. Confirmou-se, também, que existe uma lacuna na formação municipal docente para o preparo dos/as docentes na Educação da relações étnico-raciais. Ademais, evidenciou-se que o Projeto Político-Pedagógico, os planos pedagógicos e os livros didáticos não contemplam as especificidades de uma educação antirracista e para a diversidade cultural dos /as estudantes. As fases da pesquisa foram delineadas ao longo do processo, considerando a colaboração entre pesquisadora e os /as docentes, de forma a estabelecer uma proposta de intervenção da pesquisa como resultado/produto final, ou seja, o Ciclo de formação contínua a ser implantado na rede municipal de ensino.
- ItemFilosofia no ensino médio: (re)construção conceitual e permanência de sentido(2023-03-31) Bittencourt, Uilson de Almeida; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Pinho, Maria José Souza; Andrade, Ricardo Henrique Resende deEste trabalho tem como objetivo geral compreender como os/as estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Teotônio Marques Dourado Filho, em Morro do Chapéu – Ba, aplicam, em seu dia a dia, seja na escola ou fora dela, a linguagem conceitual tratada nas aulas de Filosofia, em especial no que diz respeito à ética, à política e à epistemologia. Como aporte teórico, levamos em consideração as seguintes categorias e respectivos autores: linguagem comum e linguagem filosófica (PORCHAT, 1993) e apropriação dos elementos cotidianos pelos estudantes para problematização filosófica nas aulas de Filosofia (GUIDO, GALLO & KOHAN, 2013; RANDON, 2013). Trata-se de uma pesquisa pautada numa abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como método (THIOLLENT, 2005). Os dispositivos para a construção de dados são a observação participante (QUEIROZ et al., 2007), o grupo de discussão (WELLER, 2006), a Análise Documental (CELLARD, 2008) e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Como resultado os dados apontam que as aulas de Filosofia contribuem para a percepção sobre a importância da linguagem culta no debate de ideias e a participação em ambientes de decisão, ainda que se reconheça que é possível o uso da linguagem comum para democratização do acesso à Filosofia. Também foi perceptível o quanto as leituras sobre política e ética são importantes para estimular uma leitura universal dos problemas do cotidiano dos estudantes. O produto educacional do projeto interventivo traz um glossário dos principais conceitos filosóficos e seus sentidos atualizados, de forma colaborativa com os discentes, levando em consideração a linguagem específica da Filosofia e a sua aproximação com a realidade dos alunos do Ensino Médio.
- ItemLetramento Literário: a (in)visibilidade da literatura de contexto periférico e local para a formação de leitor na EJA(2020) Deus, Adailce Celestina ; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasA literatura de contexto periférico, aqui denominada de literatura marginal periférica, relaciona-se com a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) por se configurar como um fenômeno literário capaz de levar o aluno a criar enfrentamentos às tramas que atravessam sua realidade. Nesse sentido, o objetivo maior da presente pesquisa é compreender como o letramento literário é abordado no tempo formativo III, eixo VI, EJA, e, mais especificamente, se os gêneros da literatura marginal periférica e do contexto periférico local aparecem nas práticas educativas dos professores no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro (CEDBC), no turno noturno, no município de Jacobina/BA, com o intuito de perceber sua relevância para a formação leitora dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos da pesquisa-ação, tendo como dispositivos de construção de dados: a entrevista semiestruturada, os círculos de leitura e o caso de ensino. As etapas da pesquisa foram organizadas ao longo do processo, considerando a colaboração entre a pesquisadora e os professores, de forma a construir uma proposta de intervenção da pesquisa como resultado/produto final, ou seja, os círculos de leitura a serem desenvolvidos com os alunos no lócus. É o professor que está no centro do processo desta pesquisa, visto que é ele que compartilha ações com os alunos. Como procedimento de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016). No campo teórico, retomamos os Estudos Culturais, por compreender as múltiplas facetas da escrita, leitura, oralidade e outras semioses, como construções culturais, levando em consideração suas relações com as concepções de poder, e o Letramento Literário, por entender a leitura e a literatura como bases para a produção de significados, numa perspectiva reflexiva sobre experiências cotidianas e modos de ser e estar no mundo, passando da mera apropriação de habilidades cognitivas para a condição de leitor crítico. Os principais conceitos são fundamentados em Street (2006, 2014, 2018), que discute os Novos Estudos de Letramento, a fim de pensar a leitura/escrita em contextos sociais. Abordamos os letramentos e a experiência literária como caminho para a formação de leitores (COSSON, 2018; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009, 2012; YUNES, 2003), compreendendo a literatura produzida em contextos periféricos como expressão cultural, que traz à tona produções artísticas de periferias e favelas, dada a necessidade de circulação na escola e em outros espaços (GONÇALVES, 2016; NASCIMENTO, 2006). Os resultados apontam que a literatura marginal periférica não está sendo abordada no CEDBC; contudo, a experiência exitosa dos círculos de leitura com os colaboradores tornou notório que os professores estão interessados e se mostram mobilizados por discussões teóricas e projetos como ponto importante para toda essa movimentação cultural. Constatou-se, também, que o letramento literário acontece a partir de práticas educativas individuais orientadas por textos dados pela tradição e que a EJA é marcada por lacunas na formação em exercício para a capacitação e atuação dos professores.
- ItemLetramentos do professor e as implicações na práxis pedagógica: pelos caminhos da pesquisa-formação(2022-06-06) Liessi, Lucicleide Maria da Silva; Silva, Obdália Santana Ferraz; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Lima, Rita de Cássia Brêda Mascarenhas; Boa, Fabíola Silva de Oliveira VillasO referido estudo tem como objetivo compreender como os letramentos construídos pelo professor, em seu processo de formação cotidiana, implicam na práxis pedagógica da leitura e da escrita, visando aos letramentos críticos dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A questão que moveu esta pesquisa é: como os letramentos construídos pelo professor, em seu processo de formação cotidiana, implicam na práxis pedagógica da leitura e da escrita, visando aos letramentos críticos dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Este estudo foi realizado na Escola Municipal João Gonçalves, situada no distrito de Capoeiruçu, no município de Cachoeira-BA. A base teórica desta pesquisa se constituiu da discussão das seguintes temáticas: letramentos; letramentos do professor; letramentos críticos; práxis pedagógica e formação de professores. A condução deste estudo se apoia, metodologicamente, na abordagem multirreferencial, partindo-se do entendimento de que os fenômenos educativos são complexos e devem ser compreendidos à luz de saberes plurais, através da pesquisaformação, em que todos os sujeitos envolvidos formam e se formam nos atos educativos cotidianos das experiências pessoal e profissional. O dispositivo utilizado para construção dos dados foi o Design Thinking Com-versação: trata-se de um dispositivo ligado as práticas narrativas, capaz de produzir experiências significativas e formativas, a partir de encontros coletivos e colaborativos. Ancorou-se na Análise Textual Discursiva para análise e interpretação das informações construídas no campo de pesquisa, visando, atribuir significados e sentidos às narrativas dos participantes. Com a investigação concluída, foi possível inferir que as professoras colaboradoras desta pesquisa reconhecem as contribuições teórico-metodológicas dos letramentos críticos em sua formação pessoal e profissional, enquanto professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e compreendem que muitos são os desafios que precisam enfrentar, visando uma práxis da leitura e da escrita com foco no desenvolvimento pessoal e ético dos seus estudantes, considerando suas trajetórias individuais de aprendizado, seus valores, crenças, desejos e cultura.
- ItemLéxico trilíngue da cultura da nação Ketu/Nagô no Brasil: um olhar na educação básica do município de Itapetinga-BA(2019) Silva, Wermerson Meira; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gomes, Antenor Rita; Mattos, Robson Aldrin LimaEste trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação, Linguagens e Identidades, teve como objetivo geral compreender de que forma a língua Yorubá, representada em Língua de Sinais Brasileira (LSB), pode contribuir no processo de transmissão e registro das Histórias, Culturas e Identidades aos discentes surdos/as e no seu desenvolvimento nas atividades do Componente Curricular História e Cultura Afrobrasileira na Educação Básica (EB), no contexto inclusivo, no município de Itapetinga-BA. Partimos, assim, das seguintes questões norteadoras: De que forma os registros e a criação do léxico dos sinais-termo da língua Yorubá da Nação Ketu/Nagô para LSB pode contribuir para a aprendizagem dos/das discentes surdos/as? Quais os sinais-termo utilizados no âmbito da educação de surdos/as relacionados à História e Cultura Afro-brasileira? Como a utilização dos sinais-termo em LSB pode auxiliar na produção dos conhecimentos relacionados à História e Cultura Afro-brasileira? Para tanto, apresentamos como objetivos específicos: a) averiguar no contexto escolar inclusivo da EB, no município de Itapetinga-BA, quais são os sinais-termo utilizados por surdos/as e se estes são suficientes para uma compreensão da diversidade linguística e cultural da Nação Ketu/Nagô; b) copilar os sinais-termo mais usados dentro da cultura da Nação Ketu/Nagô; c) criar os sinaistermo da língua Yorubá da Nação Ketu/Nagô com as comunidades usuárias (docentes da rede municipal de ensino bilíngue, tradutores e intérpretes de LSB e surdos/as), no curso de extensão pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); d) registrar os sinais-termo construídos com as comunidades usuárias da LSB no referido curso de extensão. Os referenciais teóricos que nortearam esta pesquisa foram: Verger (1996); Albuquerque & Filho (2006); Sá (1999); Capovilla & Capovilla (2004); Quadros (1997); Saks (1998) e Faustich (2013). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o uso do método etnográfico, a partir dos seguintes instrumentos: observação participante e entrevistas semiestruturadas, e a análise documental, Projeto Político-Pedagógico, tendo como dispositivo de exame a Análise de Conteúdo (BARDIN,1977). Esta pesquisa apresentou como proposta de produto final a criação de sinais-termo em língua Yorubá para LSB no curso de extensão, registrada através do site Axé Libras. Os resultados contribuíram para auxiliar os profissionais da área de Educação de Surdos (professores bilíngues, tradutores e intérpretes de LSB e usuários da LSB) a terem um léxico específico nesse campo educacional, cumprindo, assim, a lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003, que preconiza o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de Educação Básica.
- ItemNarrativas de formação das egressas do curso de pedagogia do Parfor (Uneb/Jacobina): memórias de práticas docentes(2022) Reis, Mírian Gomes Lopes. ; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Nunes, Marcone Denys dos Reis; Fagundes, Tereza Cristina Pereira CarvalhoEsta pesquisa apresenta as memórias das egressas do curso de Pedagogia do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no município de Jacobina, e suas contribuições para o redimensionamento das práticas docentes. Para tanto, destacam-se como principais objetivos: identificar, por meio de narrativas pessoais das egressas, as memórias de formação do curso de Pedagogia da UNEB/Jacobina, relacionando-as ao redimensionamento das práticas docentes, com vistas a organizar, colaborativamente, um acervo de memórias de formação, utilizando-se de diferentes suportes e modalidades textuais. Os pressupostos teóricos estão pautados nos diálogos agenciados/ movimentos sobre memória, formação em exercício, profissionalização docente, práticas pedagógicas e seus marcadores identitários, educacionais, culturais e sociais, com base nos estudos de Freire (1996, 1998, 2008); Perrenoud (1993, 1996, 2000, 2001); Gatti (2001, 2008, 2010); Nóvoa (1997,1992); Libanio (2001); Gadotti (2011); Ibiapina (2005); Bolivar (2002); Passeggi (2012); Benjamin (1993); Jovchelovitch & Bauer, (2002); Delory (2012); Perrenoud (1993); Bosi (1994); Backer (1984); Halbawachs (2013); Moran (1994, 2009); Santos (2008); Ramos (2021) e Lima (2021). O horizonte metodológico se baseia na abordagem qualitativa, método História Oral (DELGADO, 2006), levando em consideração a concepção fenomenológica, que se ancora na filosofia de fatos, ou seja, descrição direta da experiência tal como ela é (TRIVINOS, 1992). Como instrumentos de construção de dados foram utilizados o aplicativo WhatsApp nas entrevistas narrativas individuais e a plataforma digital Microsoft Google Meet nas discussões em grupo. Os lócus foram a Escola Municipal Professora Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas e as escolas municipais de duas cidades circunvizinhas: a Escola Municipal João Bispo Viera, em Serrolândia- BA, e a Unidade Escolar Creche Telma Lopes Ribeiro de Almeida, em Umburanas - BA, tendo como colaboradoras 6 (seis) professoras egressas do curso de Pedagogia e a diretora que faz parte do quadro da escola da sede de Jacobina. Os pressupostos epistemológicos foram de natureza interpretativa. Na primeira etapa, efetivaram-se a Revisão Sistemática e a revisão bibliográfica. Posteriormente, foram realizados as entrevistas narrativas e os grupos de discussão e, por fim, executou-se a proposta de intervenção, de maneira colaborativa, ou seja, a produção e a organização de um acervo de memórias de formação, através da criação de um museu virtual. Os resultados das memórias das egressas do curso de Pedagogia do PARFOR revelaram desafios e possibilidades do Programa para o exercício efetivo e eficaz das práticas pedagógicas, contribuindo, dessa forma, para um olhar reflexivo na formação docente, consequentemente, na rede de ensino da educação básica.
- Item“Ô de casa Ô de fora Maria vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na (s) prática(s) educativa(s) no colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo/Saúde-BA(2018) Lopes, Adão Fernandes.; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Nascimento Neto, João Evangelista do; Besnosik, Maria Helena da RochaEsta dissertação apresenta os resultados da pesquisa de mestrado Ô de casa ô de fora Maria, vai ver quem é”: o terno de reis de figuras e espadas e suas implicações na(s) prática(s) educativa(s) no Colégio Dom Antônio de Mendonça em Genipapo / Saúde-BA - cidade do Piemonte da Diamantina na Bahia, sob orientação da professora Drª. Denise Dias de Carvalho Sousa, no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Partimos da questão norteadora salientando como a tradição cultural do terno de reis de figuras e espadas aparecia nas práticas educativas dos professores/as do Colégio Dom Antônio de Mendonça, em Genipapo, Saúde-BA. Os objetivos foram rememorar o processo histórico do terno de reis; caracterizar como esta tradição aparecia no projeto políticopedagógico, nos planejamentos e na prática pedagógica dos/das professores/as do referido Centro; analisar a importância social, cultural e identitária que os docentes davam a esse tipo de manifestação popular e construir, coletivamente, uma proposta de intervenção, a fim de fortalecer a tradição cultural do terno de reis. A metodologia usada foi a pesquisa qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos da pesquisa-ação. Nos instrumentos de obtenção e construção dos dados, utilizamos a observação participante, a entrevista semiestruturada do tipo narrativa, a análise documental, as oficinas educativas e análise de conteúdo para compreensão dos dados coletados. Reconhecemos as contribuições dos autores e as diversas pesquisas no âmbito da cultura popular e sua relevância para a construção das identidades, construções simbólicas, histórico-sociais e práticas pedagógicas nos contextos escolares. Constatamos que trabalhar com a cultura popular do terno de reis no contexto escolar significa dialogar sobre problemáticas relativas à história e valorização da tradição cultural local. Dessa forma, futuras investigações podem utilizar o conteúdo desta pesquisa para pensar na reelaboração das propostas pedagógicas nas escolas do campo e os projetos políticos-pedagógicos, tendo em vista a efetivação de leis que fortaleçam as potencialidades culturais não apenas da comunidade de Genipapo em Saúde - BA, mas nas redes de ensino de outras cidades. Concluímos também que, apesar das limitações identificadas, e de outras que podem ser apontadas, a aplicação da cultura popular do terno de reis pode contribuir com novas reflexões e novos itinerários de pesquisa, ampliando conhecimentos que assegurem mudanças significativas nas práticas educativas e pedagógicas dos professores/as nas redes de ensino. Por fim, este estudo constitui-se num contributo para as pesquisas no âmbito dos estudos culturais, da cultura popular e, sobretudo, educação dada a relevância do tema, muito embora, reconheçamos e consideramos que muito há ainda que percorrer no campo da investigação nesta área, sendo, portanto, um campo fértil de pesquisa para futuras investigações.
- ItemA produção de webdocumentário na escola: reflexões sobre uma prática educacional situada(2017-07-25) Nunes, Inaiara Lima de Souza; Gomes, Antenor Rita; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Amorim, Ricardo; Brazão, PauloEste estudo objetivou compreender como a produção do webdocumentário pode se constituir numa experiência formadora como prática educacional situada no âmbito do Colégio Crescenciano Fernandes Pires, Itaitu – Jacobina – Bahia, desdobrando-se em objetivos específicos, a saber: conhecer os tipos de webdocumentários, evidenciando suas características pedagógicas; analisar as possibilidades de prática educacional situada na produção do gênero webdocumentário, analisando aspectos, como: autonomia, interatividade e cooperação; elaborar com professores e alunos a produção cooperada de webdocumentários situados, visando compreender o caráter formativo da experiência. Este estudo é pautado nas seguintes categorias: cultura visual; aprendizagem situada; educomunicação; e webdocumentário. Trata-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, sendo o método científico o estudo fenomenológico, por tratar-se da descrição e compreensão do fenômeno, centrando nos sujeitos que vivenciam a experiência de pesquisa e seus significados, sob a luz de uma concepção hermenêutica.
- ItemSala de aula: a tradição oral e os saberes populares da comunidade quilombola de Várzea Queimada no município de Caém-Bahia(2019) Oliveira, Ronaldo Alves de; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Coutinho, Ilmara Velois Bacelar Figueredo; Besnosik, Maria Helena da RochaSabe-se que nas comunidades quilombolas os conhecimentos, a socialização, os saberes e fazeres perpassam pela tradição oral, resultante da convivência e observação dos mais velhos, incluindo família, comunidade, relações de trabalho com o sagrado, assim como, vivências na escola, nos movimentos sociais ou em outras organizações. Partindo desse entendimento, surgiu o presente estudo, intitulado Sala de Aula: A Tradição Oral e os Saberes Populares da Comunidade Quilombola de Várzea Queimada no município de Caém-Bahia, com o objetivo de compreender como acontece a valorização e a inserção da cultura da tradição oral e dos saberes populares da população Quilombola de Várzea Queimada, Caém – Bahia, no espaço escolar, e a contextualização desses elementos com a práxis pedagógica dos docentes da Escola Municipal Domingos Pereira dos Santos. Para tanto, retomam-se os estudos de Bauman (2005); Hall (2006); Freire (1987); Munanga (1986); Gatti (2005); Dione (2007); Chizzotti (2010); Delgado (2006), Thiollent (2011) e Barbier (2007). Situada metodologicamente nos preceitos da abordagem qualitativa, com base na história oral e na pesquisa ação, busca-se conhecer o território quilombola supracitado, suas lutas, seus principais fatos sociais e sua história. Esta pesquisa contou com os seguintes colaboradores: pessoas idosas da comunidade quilombola, integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), direção e corpo docente da Escola Domingos Pereira dos Santos, tendo em vista que esses cooperadores são moradores da comunidade, exceto a gestão escolar e alguns professores. Assim, a pesquisa teve dois momentos: o primeiro, na comunidade; e o segundo, na escola, sendo utilizados como instrumentos de construção de dados: visitas à comunidade e à escola, a fim de registrar as narrativas orais na comunidade por meio de entrevistas, com roteiro semiestruturado; observação participante e grupo focal. Para analisar os dados, foi utilizada a técnica da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), buscando desenvolver uma análise crítica da observação sistemática do território quilombola, considerando o crescimento populacional dessa comunidade para melhor interpretar a realidade dos envolvidos, sobretudo no que se refere à conexão de saberes existentes entre a Cultura Popular e as práticas de Educação Popular, detectando as tradições, os saberes populares presentes na linguagem, costumes, crenças, manifestações culturais, pois, não só significa uma expressão da cultura popular brasileira (patrimônio cultural), como também uma estratégia histórica de luta. A segunda etapa, direcionada à escola da comunidade, possibilitou entender se os elementos da cultura quilombola local estão presentes/ausentes, inseridos (ou não) no contexto escolar e como estes são contextualizados na práxis pedagógica. O grupo focal favoreceu iniciar o processo de intervenção cujos colaboradores participaram da elaboração do produto, denominado Material Educativo Ilustrativo - Contribuições na Prática Educativa em uma Comunidade Quilombola: Narrativas de um Povo. O material possibilita os profissionais contemplarem a educação escolar quilombola, dando um destaque às particularidades da comunidade e suas tradições, saberes e fazeres, bem como a valorização desses elementos no espaço escolar.
- ItemSaúde na cultura escolar: análise dos discursos de coordenadoras pedagógicas do ensino médio na cidade de Jacobina – Bahia(2020) Brasileiro, Maria Florência Dias Bezerra; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Almeida, Carla Verônica Albuquerque; Mattos, Nicoleta Mendes de; Sousa, Denise Dias de CarvalhoNão há como promover saúde sem que paralelamente haja uma preocupação em desenvolver processos educativos para a saúde. Nesse sentido, a escola se constitui em um espaço privilegiado para falar sobre o tema. Porém, como as práticas pedagógicas são construídas vai depender dos paradigmas que no campo da saúde se ressignificaram ao longo da história. Assim, essa pesquisa visou compreender a memória discursiva sobre a temática na cultura escolar a partir da análise dos discursos de Coordenadoras Pedagógicas do Núcleo Territorial de Educação do Piemonte da Diamantina com a finalidade de poder contribuir para deslocar as práticas pedagógicas em direção à construção social da saúde. Para tanto, se ocupou de duas questões norteadoras: qual a memória discursiva das Coordenadoras Pedagógicas sobre o tema saúde? Como as formações discursivas das Coordenadoras Pedagógicas podem ressignificar o ensino de saúde na educação básica? Tem como objetivo geral: identificar a memória discursiva das participantes sobre o tema saúde na educação básica. E como objetivos específicos: explicitar como o processo histórico-ideológico de construção da educação em saúde brasileira contribuiu para a formação da memória discursiva das participantes; analisar como as formações discursivas das coordenadoras ressignificam o ensino de saúde na educação básica e organizar e mediar encontros formativos online sobre promoção da saúde no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa ancorada no paradigma interpretativo e na pesquisa social que traz a Análise de Discurso francesa, à luz de Orlandi, como método de investigação e como dispositivo de análise e discussão dos dados produzidos por uma pesquisa de campo. De forma a responder aos objetivos da pesquisa, foram aplicados questionários, entrevista narrativa, rodas de conversa e diário de bordo. Os resultados sugerem que a memória discursiva das participantes mantém relação direta com a história dos paradigmas que fundamentam as políticas de saúde e ainda com o cotidiano do tema vivenciado na cultura escolar. Os encontros formativos revelaram que apesar da coexistência de paradigmas positivistas e sociais de conceber saúde entre as coordenadoras, as práticas, nas escolas, permanecem estacionadas no modelo de educação tradicional biologicista, centrado na figura do profissional da saúde e na mudança do comportamento humano desvinculada da análise sobre os condicionantes e determinantes do processo saúde-doença. Como proposta inicial de intervenção, os encontros formativos buscaram provocar deslocamentos nas práticas pedagógicas em direção ao modelo social de saúde mediante a reflexão sobre os condicionantes e determinantes estruturais do processo saúde-doença.
- ItemTecnologias e ações autorais na formação docente: narrativas de HQs digitais como letramentos de reexistência(2021-09-22) Santana, Simone Carvalho de; Silva, Obdália Santana Ferraz; Castro, Antonilma Santos Almeida; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Sousa, Denise Dias de CarvalhoEsta pesquisa tem como objetivo compreender como professores do Ensino Médio, em processo de formação, podem potencializar suas práticas pedagógicas realizando ações autorais com narrativas de HQs digitais, visando aos letramentos de reexistência. Para tanto, a questão que se propõe é: como potencializar, a partir da formação docente, práticas pedagógicas de professores do Ensino Médio, visando a ações autorais com narrativas de HQs digitais como letramentos de reexistência? Nessa perspectiva, desenvolveu-se uma pesquisa colaborativa, de abordagem qualitativa, com cinco professores do Ensino Médio da rede pública, tendo como metodologia de análise e interpretação dos dados a Análise Textual Discursiva (ATD). Teoricamente, o estudo está fundamentado na discussão das categorias: tecnologias digitais, HQs digitais; formação de professores e letramentos de reexistência. Os resultados levam a concluir que a construção de narrativas autorais, a partir das HQs digitais como prática pedagógica potencializa o processo de ensino e aprendizagem, possibilitando (re)contar histórias sem apagar as vivências e saberes dos sujeitos envolvidos. Concluímos, ainda, que a construção do conhecimento, em tempos de redes digitais interativas e dinâmicas implica em processos participativos e colaborativos. As tecnologias digitais possibilitam novas visões e práticas sociais, o que significa que, articuladas a um projeto político pedagógico, comprometido com a cidadania e emancipação social, alteram as dinâmicas escolares e societárias, não apenas nas formas de se pensar, mas na abertura das possibilidades múltiplas de (re)existência.