Navegando por Autor "Sousa, Denise Dias de Carvalho"
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- ItemBase nacional comum curricular: apagamentos e implicações da diversidade na formação em exercício da coordenação pedagógica(UNEB, 2021-11-30) Lima, Fábia Alves; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Silva , Fabrício Oliveira da; Oliveira , Iris VerenaEsta pesquisa tem o propósito de compreender o papel da Coordenação Pedagógica (CP) como mediadora da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto de sua prática com o coletivo docente, frente ao planejamento didático-pedagógico de suas demandas diárias, a fim de identificar se este coletivo faz ou não vazar a diferença no referido documento. O delineamento metodológico ancora-se na abordagem qualitativa e se inspira no paradigma pós-crítico. Adota-se como método a (Net)etnocartografia, com o uso da bricolagem da etnografia, cartografia e netnografia, motivado pela cartografia de Deleuze e Guattari (1998, 2014, 2010), cujas pistas produzidas por meio das narrativas e imagens foram cartografadas a partir dos dispositivos Ateli(net) e Diário de Bordo, em que os fios dos episódios adotaram como procedimento de análise o próprio método (Net)etnocartográfico em processos de produções vida-formação na cibercultura, desenhadas como proposta de intervenção. A (Net) etnocartografia em interface online conecta movimentos de autorias singulares e coletivas, visando rasurar a BNCC no contexto da prática da Coordenação Pedagógica e buscar caminhos e bifurcações nos territórios onde habitam os sujeitos da pesquisa. As pistas-resultados apontam a ausência de políticas públicas para a formação da CP e discussão nas formações sobre temáticas do cotidiano que envolve gênero, raça, povos do campo, quilombolas, ciganos, comunidades tradicionais, entre outros, bem como uma BNCC que pretende o controle político do conhecimento por meio de um currículo único, o qual não é desejável em um país com dimensões (continental) territoriais, diversidade cultural e desigualdades sociais. A CP vê na processualidade da (Net) etnocartografia, via os seis (06) Ateli(net’s), pontos de conexão, contradições, atravessamentos e possibilidades de re-leituras dos espaços pedagógicos em proposições, teoricamente, enredadas pelos saberes que se articulam e se convertem em ações transformadoras, criadoras e ativas nos contextos de vida e com vidas do devir-outro, cujo rizoma-formação não tem começo e tampouco fim, pois se encontra sempre no meio e entre as linhas de fuga imperceptíveis, que se desdobrarão também na pós-defesa, criando fios que serão conectados, num ir e vir, sem simetria, experimentando as irregularidades da intuição e do inconsciente dos sujeitos, que sempre serão coautores desse trajeto de vida-pesquisa-trans-formação.
- ItemBooktubers: literatura compartilhada nas redes e a formação de (novos) leitores(2019-07) Santos, Ione Araújo dos; Santos, Roberta Mota; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Oliveira, Davi Alves; Subrinho, Abinálio Ubiratan da CruzCom o surgimento da internet e posteriormente a sua democratização, mudanças foram introduzidas ao cotidiano das pessoas, impactando também nas práticas de leitura literária. Tendo em vista que a internet e as mídias digitais permeiam o contexto social contemporâneo, bem como o lugar que a leitura literária assume nessa conjuntura, esta pesquisa busca responder em que medida os canais de compartilhamento de vídeos sobre livros de literatura no YouTube contribuem na formação de (novos) leitores literários e como se dá a difusão de livros literários através da comunidade virtual dos booktubers. Realizamos discussões acerca das principais revoluções comunicativas da leitura e do leitor literário, bem como as mudanças provocadas pelo advento da web 2.0. A pesquisa tem caráter explorativo, seguida de revisão de literatura, desenvolvida a partir da análise de seis vídeos e dezoito comentários dos canais das booktubers brasileiras Tatiana Feltrin e Isabel Rodrigues. À luz dos conceitos de Bragança (2009); Bordenave (1996); Lemos (2009); Castels (2003); Levy (1996); Rheingold (1994); Jenkins (2009); Burgess e Green (2009); Morelli (2017); Silva (2017); Antunes (2003); Yunes; Petit (2009); Todorov (2009); Solé (1998); Rojo (2004, 2015) dentre outros aportes teóricos, selecionamos como categorias de análise as técnicas e os recursos utilizados pelas booktubers na promoção e formação leitora pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Foi possível constatar que as booktubers exercem uma influência sobre a formação de (novos) leitores literários e que contribuem para o fomento da leitura literária no Brasil.
- ItemCadências do corpo, poéticas da voz: a poesia oral do samba de roda do grupo pinote.(2020) Xavier, Luciano Santos; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Araújo, Nerivaldo Alves; Silva, Andréa Betânia daO presente trabalho tem como objetivo compreender como é configurada a poesia oral do samba de roda do Grupo Pinote, de Serrolândia/BA, considerando a relação dos sambadores com essa manifestação cultural, bem como os aspectos formais, temáticos e performáticos dessa poética. Para tanto, delineamos os objetivos específicos, a saber: i) traçar um perfil do Grupo Pinote, com o intuito de compreender a relação dos sambadores com o samba de roda, destacando as suas características, assim como sua relevância artística e cultural em Serrolândia/BA; ii) descrever a performance do samba de roda do Grupo Pinote, analisando-a sob a ótica dos sambadores, tendo em vista a diversidade dessa expressão artística e cultural no Estado da Bahia; e iii) coletar algumas das cantigas de batuque do Grupo Pinote, tendo como critério de seleção as mais popularizadas pelo grupo, de modo a analisá-las a partir dos conceitos e abordagens pautadas na poesia oral. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, guiada sob à luz da Etnometodologia (HAGUETTE, 2010; WATSON e GESTALDO, 2015), tendo em vista as suas acepções basilares que nos permitem compreender as produções sociais de sentido de um determinado grupo social; em nosso caso, as produções de sentido do Grupo Pinote sobre a sua expressão poética e performática do samba de roda. Utilizamos ainda a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Franco (2008). As principais teorias e discussões que sustentam a pesquisa permeiam o campo da poesia oral, com as contribuições de Zumthor (1993, 2010, 2014), Silva (2014) e Fernandes (2007); sobre a poesia oral do samba de roda e a ancestralidade na poesia oral, contamos com Araújo (2015) e Santana (2014); sobre o samba de roda, com vistas à sua expressão, origem e diáspora, utilizamos o Dossiê do samba de roda do Recôncavo Baiano (BRASIL, 2006) e Döring (2016); e, acerca do samba de roda no Sertão Baiano, Exdell (2017), tendo em vista a chula, batuque e reisado. Quanto às discussões que adentram o campo da cultura e cultura popular, nos amparamos nos estudos de Burke (1989), Costa (2016), Hall (2003) e Santos (1994). Sobre os Estudos Culturais e, respectivamente, suas inscrições na literatura, utilizamos Mattelart e Neveu (2004) e Culler (1999). No que diz respeito às impressões acerca dos procedimentos de análise na poesia oral, discutimos sob a ótica de Santos (2018). Os resultados (em tempo) reverberam a dinâmica e a instantaneidade da poesia oral do samba de roda do Grupo Pinote, no Sertão Baiano, permeada pela multirracialidade e pela diversidade performática da expressão do samba. O samba de roda do referido grupo atravessa a expressão dual da chula e batuque – sendo que ainda manifestam ocasionalmente o reisado –, ambos movidos pela ontologia de vozes e corpos que performam a expressão e a existência dos sambadores. A análise das cantigas de batuque aponta para a movência da poesia oral, marcada por formas e temas que confluem em trânsitos poéticos e identitários.
- ItemClube deleit(ura): uma aventura literária pelas histórias de leitores e leitoras(UNEB, 2024-03-20) Santana, Senaria Oliveira da Silva; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Vilas Boas, Fabíola Silva de Oliveira; Coutinho , Ilmara Valois Bacelar FigueiredoEsta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de formação de leitoras e leitores literários, participantes do Clube Deleit(ura), que acontece no Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, situado no interior da Bahia, na cidade de São José do Jacuípe, no território de identidade da Bacia do Jacuípe. Para tanto, o objetivo geral é compreender o processo de formação leitora literária desses/as colaboradores/as a partir das suas narrativas de vida, com foco nas experiências das histórias de leituras literárias, e como o Clube Deleit(ura) tem contribuído para essa formação. Do ponto de vista teórico, toma-se a Sociologia da Leitura para tratar das histórias de leitura, com base nos estudos de Roger Chartier, Robert Darnton, Chantal Horellou-Lafarge, Monique Segré e Márcia Abreu. Para discutir a formação leitora, recorre-se às investigações de Rildo Cosson, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Michèle Petit, Daniel Pennac, dentre outros/as. Diante dessa perspectiva, tem-se como base metodológica a abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa narrativa que utiliza a História Oral como método, embasada nos estudos de Lucilia Delgado, Jovchelovitch e Bauer. Para tanto, realizaram-se grupos de discussões pautados nas ideias de Wivian Weller, com o intuito de abranger as ações do Clube Deleit(ura), os seus modos de promoção do diálogo, a participação de seus integrantes e a sua contribuição para a formação leitora, bem como entrevistas narrativas para suscitar a singularidade de suas histórias de leitura e de vida. Constatamos a relevância que a leitura literária tem para os/as participantes do Clube Deleit(ura) como um lugar de vivências e acolhimentos, além da importância das práticas sociais de leitura no espaço educacional. Como produto, apresentamos o Lê-Cast: histórias de leitoras e leitores, podcast que se propõe a tratar de questões relacionadas às histórias de leitura e o desenvolvimento de comportamentos leitores na Educação Básica, a fim de contribuir para a formação de quem as narra e, ao mesmo tempo, de quem as escuta.
- ItemCrise de identidade na obra literária O Patinho Feio(2018-06-15) Souza, Monique Pereira Silva; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Subrinho, Abinálio Ubiratan Cruz; Silva, Wermerson MeiraO presente estudo trata da análise da obra literária O Patinho feio, tendo como recorte principal a crise de identidade na vertente de signos e significados, destacando-se o personagem principal, o patinho feio, e a sua trajetória de origem e crescimento. Analisam-se o universo do conto maravilhoso e sua morfologia; a representação do patinho feio no conto e a relação da história de vida de seu autor, Hans Christian Andersen, com a personagem principal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com embasamento teórico, destacam-se: Nelly Novaes Coelho (2006, 2008), Nádia Batella (2006), Bruno Betlheim (1980), Carl Jung (2008) e Stuart Hall. O conto O patinho feio põe em questão uma dificuldade pela qual alguns adolescentes passam, que é a de serem ou não serem aceitos pela família, pelos amigos, pela sociedade e/ou não se aceitarem como são. Torna-se perceptível no decorrer da análise que o conto infantil é rico em signos e significados os quais têm alto poder na compreensão do ser humano, manifestando-se através da fantasia, da imaginação e dos sonhos, alcançando, assim, a mente da criança. O patinho feio apresenta inicialmente o estigma de um animal bobo, sem importância e de baixa autoestima, entrando em conflito existencial, pois não sabia da sua origem, passa por uma metamorfose e descobre que é um cisne, encontrando assim sua verdadeira identidade. Conclui-se, assim, que a intenção de Hans Christian Andersen era mostrar para as crianças e adolescentes que eles precisavam acreditar mais em si, aceitando-se como são.
- ItemDo caixote à prateleira: um olhar investigativo sobre as mulheres-leitoras do curso de letras(2008-04-24) Sousa, Denise Dias de CarvalhoTrata-se de uma pesquisa de campo que investiga as histórias de leitura das alunas do curso de letras do 8º semestre, turno noturno, do Departamento de Ciências Humanas – DCH – Campus IV – Universidade do Estado da Bahia, no município de Jacobina, tendo como eixo teórico a Sociologia da Leitura e as contribuições da abordagem (auto) biográfica e dos estudos da História Cultural. Nessa perspectiva, este estudo pretende apresentar como essas alunas se constituíram leitoras. No primeiro momento, analiso as redes de sociabilidade que propiciaram o contato das alunas com a leitura: pessoas, ambientes, situações, personagens, prosas e versos, bem como suas representações sobre leitura, literatura e leitor. No segundo momento, focalizo mais particularmente o itinerário de leitura de seis alunas, a partir da instância de mediação biblioteca, buscando compreender como diferentes percursos de vida possibilitam a formação de leitores distintos em espaços formais e não-formais
- ItemDo delírio à sensatez: a diversidade de subgêneros da Chick Lit na série Shopaholic, de Sophie Kinsella(UNEB, 2023-12-15) Silva, Caroline Souza Marques da; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Subrinho, Abinálio Ubiratan da CruzEste Trabalho de Conclusão de Curso situa-se na área de Literatura, especificamente, da Literatura cor-de-rosa contemporânea, com ênfase no estudo da representação da identidade feminina da protagonista da série Shopaholic, de Shophie Kinsella, a partir da diversidade de subgêneros Chick lit, considerando o contexto social, histórico, cultural e ideológico. Para tanto, pretende-se analisar os elementos narrativos da supracitada série a partir da identificação dos subgêneros (tema, enredo e configuração identitária das protagonistas femininas), de modo a compreender as tradições e rupturas do gênero Chick lit. O aporte teórico traz à baila os conceitos de literatura cor-de-rosa e contemporânea, subgêneros da Chick lit, estrutura narrativa, representação e identidade feminina à luz das ideias de Denise Sousa (2014), Bárbara Wieller (2015), Julianna Steffens (2010), Tzvetan Todorov (2006), Yves Reuter (2002), Roger Chartier (1991) e Stuart Hall (2000) respectivamente. A metodologia utilizada pautou-se na análise literária, com base na revisão sistemática de literatura e no mapeamento de obras Chick lit, em especial das 9 (nove) obras da série Shopaholic, de Sophie Kinsella, numa perspectiva qualitativa dos subgêneros da literatura cor-derosa contemporânea e de elementos narrativos (enredo e características físicas e psicológicas da personagem feminina Becky Bloom). Constatou-se que a literatura Chick lit, apesar de suas raízes nas tradições da literatura cor-de-rosa, apresenta uma representação da identidade feminina mais empoderada e autônoma, a qual se mostra móvel, por questões ideológicas, sociais, culturais e históricas, e plural, por sua incompletude e multiplicidade de identificações possíveis. Trata-se de narrativas contemporâneas que rompem com estereótipos na estrutura do texto e no discurso de seus personagens, ao disponibilizar contextos femininos distintos, refletidos na diversidade de temas, enredos e subgêneros. Ou seja, apesar das histórias Chick lits serem vendidas numa perspectiva de leveza, humor e entretenimento, a começar pelas capas coloridas, nem todos os livros do gênero contam narrativas cujas mulheres têm “vontade de casar” ou estão à espera do “príncipe encantado”. Muitos trazem questões mais complexas, a exemplo do vício de Becky Bloom por compras desde a infância, em que essa personagem passa por processos de negação e superação do consumismo, bem como da supervalorização da imagem.
- ItemDo gênero aos gêneros: identidade de gênero feminino nos gêneros textuais predominantes no livro didático de língua portuguesa, Coleção 2015, do CEPLFS(2017-12-15) Freire, Jedinei Lúzia Alves Freitas; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gomes, Antenor Rita; Fagundes, Tereza Cristina Pereira CarvalhoO trabalho ora apresentado objetiva compreender quais representações sobre identidade de gênero estão veiculadas nos gêneros textuais predominantes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, selecionados pelo PNLD, 2015, em especial a coleção selecionada pelos docentes do Colégio Estadual Prof.ª. Luzia Freitas e Silva, situado na cidade de Campo Formoso-Ba, a fim de analisar como essas representações socioculturais podem empoderar ou fragilizar a imagem do sujeito feminino. Além disso, objetiva-se nessa pesquisa mapear os gêneros textuais que tratam dessa temática, levando em consideração suas estratégias discursivas, e avaliar as representações de identidade de gênero do sujeito feminino apresentadas pelos docentes do referido colégio. As coleções foram investigadas com base no Guia de Livros Didáticos, 2015, Língua Portuguesa do Ensino Médio, responsável pelas resenhas das coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como abordagem teórica recorremos aos estudos de Beauvoir(2016); Hall (2014); Louro (1997); Fagundes (2005); Moscovici (1961) e Orlandi (1980) entre outros. O estudo é de abordagem qualitativa, uma vez que esta busca entender os fenômenos que envolvem os seres humanos e suas relações sociais estabelecidas em diversos ambientes. O pressuposto epistemológico baseia-se no paradigma interpretativo, tomando-se como método a análise de discurso francesa por essa possibilitar a compreensão da linguagem em seu funcionamento discursivo, rompendo com o pseudo-entendimento da mera expressão e transmissão do pensamento. Como técnicas de coleta de dados, destacaram-se o trabalho de campo e a pesquisa documental. A partir da pesquisa, percebe-se que nas coleções selecionadas pelo PNLD(2015) há predomínio masculino e a abordagem feminina é pontual. Os gêneros predominantes da coleção selecionada pelo CEPLFS mostram o feminino com estereótipos, emotividade, imposição patriarcal, posicionamentos machistas, com discursos passíveis de reflexões, tanto o discurso do enunciador, quanto do discurso pedagógico, uma vez que os gêneros textuais são utilizados para um trabalho com a gramática normativa, ilustração ou para as avaliações externas, sem haver um profundo olhar sobre os sentidos implícitos e ideologias contidas nas entrelinhas dos discursos. A partir da pesquisa, percebeu-se que as representações de identidade de gênero apresentados pelos docentes derivam das representações oriundas da sociedade, visto que foram educados e vivem num espaço androcêntrico. Reflexões e ações interventivas sobre as representações acerca da identidade de gênero, veiculadas pelo livro didático, e a (des) construção de concepções cristalizadas são necessários para uma educação qualitativa.
- ItemDo gênero aos gêneros: identidade de gênero feminino nos gêneros textuais predominantes no livro didático de língua portuguesa, coleção 2015, do CEPLFS(2017-07-24) Freire, Jedinei Luzia Alves Freitas; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gomes, Antenor Rita; Fagundes, Tereza Cristina Pereira CarvalhoO trabalho ora apresentado objetiva compreender quais representações sobre identidade de gênero estão veiculadas nos gêneros textuais predominantes no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio, selecionados pelo PNLD, 2015, em especial a coleção selecionada pelos docentes do Colégio Estadual Prof.ª. Luzia Freitas e Silva, situado na cidade de Campo Formoso-Ba, a fim de analisar como essas representações socioculturais podem empoderar ou fragilizar a imagem do sujeito feminino. Além disso, objetiva-se nessa pesquisa mapear os gêneros textuais que tratam dessa temática, levando em consideração suas estratégias discursivas, e avaliar as representações de identidade de gênero do sujeito feminino apresentadas pelos docentes do referido colégio. As coleções foram investigadas com base no Guia de Livros Didáticos, 2015, Língua Portuguesa do Ensino Médio, responsável pelas resenhas das coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Como abordagem teórica recorremos aos estudos de Beauvoir(2016); Hall (2014); Louro (1997); Fagundes (2005); Moscovici (1961) e Orlandi (1980) entre outros. O estudo é de abordagem qualitativa, uma vez que esta busca entender os fenômenos que envolvem os seres humanos e suas relações sociais estabelecidas em diversos ambientes. O pressuposto epistemológico baseia-se no paradigma interpretativo, tomando-se como método a análise de discurso francesa por essa possibilitar a compreensão da linguagem em seu funcionamento discursivo, rompendo com o pseudo-entendimento da mera expressão e transmissão do pensamento. Como técnicas de coleta de dados, destacaram-se o trabalho de campo e a pesquisa documental. A partir da pesquisa, percebe-se que nas coleções selecionadas pelo PNLD(2015) há predomínio masculino e a abordagem feminina é pontual. Os gêneros predominantes da coleção selecionada pelo CEPLFS mostram o feminino com estereótipos, emotividade, imposição patriarcal, posicionamentos machistas, com discursos passíveis de reflexões, tanto o discurso do enunciador, quanto do discurso pedagógico, uma vez que os gêneros textuais são utilizados para um trabalho com a gramática normativa, ilustração ou para as avaliações externas, sem haver um profundo olhar sobre os sentidos implícitos e ideologias contidas nas entrelinhas dos discursos. A partir da pesquisa, percebeu-se que as representações de identidade de gênero apresentados pelos docentes derivam das representações oriundas da sociedade, visto que foram educados e vivem num espaço androcêntrico. Reflexões e ações interventivas sobre as representações acerca da identidade de gênero, veiculadas pelo livro didático, e a (des) construção de concepções cristalizadas são necessários para uma educação qualitativa.
- ItemÉ hora de brincar! as brincadeiras como potencializadoras na apropriação do letramento(2018) Lima, Daniela dos Santos; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Dourado, Emanuela Oliveira Carvalho; Fagundes, Tereza Cristina P. CarvalhoEste estudo, vinculado à linha de pesquisa Formação, Linguagem e Identidades, do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IV, trata das brincadeiras que fazem parte da cultura local de Jacobina – BA, entendendo-as como potencializadoras do processo de alfabetização na perspectiva do letramento. Apresenta como objetivo principal identificar as brincadeiras da cultura popular das comunidades do Itapicuru e Tombador, inserindo-as no contexto escolar e nas práticas pedagógicas, através de projeto de intervenção pedagógica, criado coletivamente na Escola Municipal Agnaldo Marcelino Gomes (EMAMG), no município de Jacobina – BA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa pautada nos pressupostos da pesquisa-ação, desenvolvida em três etapas, a saber: a) revisão de literatura das categorias brincadeira, cultura, cultura popular, identidade, alfabetização e letramento; b) entrevista narrativa com treze moradoras/es das referidas comunidades e com oito crianças estudantes do terceiro ano da EMAMG, a fim de conhecer as brincadeiras da história local e sua relevância para a vida delas, e c) rodas de estudos na EMAMG com as/o professoras/or, coordenadoras e diretora, a fim de reflexão sobre a importância das brincadeiras infantis da cultura popular no processo de alfabetização. Como embasamento teórico, levaram-se em consideração os estudos dos seguintes autores: brincadeira: Sousa Rosa, Brainer & Cavalcante (2012), Dohme (2011), Bomtempo e Going (2012) e Luckesi (2002, 2005); cultura e cultura popular: Geertz (1989) e Santos (2008); identidade: Hall (2006, 2014), Woodward (2014), Rios (2011) e Castells (2008); alfabetização e letramento: Cabral e Pessoa (2002), Carvalho (2010), Soares (2014 e 2016) e Rojo (2009). Após as narrativas dos/as colaboradores/as, identificaram-se doze brincadeiras como pertencentes à cultura popular de Jacobina: Pia, Amarelinha, Anelzinho, Atirar com Badogue, Bate Caixão, Boca de Forno, Boleado, Correr, Esconde-Esconde, Fazer Brinquedos com Argila, Pião e Pular Corda. Entretanto, detectou-se que essas brincadeiras não fazem parte do contexto da EMAMG, principalmente no Ensino Fundamental, visto que ainda não são compreendidas como estratégias na organização do trabalho pedagógico para as crianças em processo de alfabetização. Após as rodas de estudos, os/as professores/as da referida escola teceram comentários reflexivos para o reconhecimento das brincadeiras da cultura popular local como elemento de aprendizagem da leitura e da escrita na perspectiva do letramento, apontando a possibilidade de inserção das mesmas nas práticas educativas, com base na elaboração de um projeto de intervenção pedagógica, a ser aplicado na EMAMG, no ano letivo de 2019. Através das brincadeiras infantis da cultura popular local, as crianças criam autonomia e representam suas impressões sobre seu contexto social. Ao mesmo tempo, essas brincadeiras fomentam inúmeras aprendizagens psíquicas, motoras e cognitivas na vida da criança, a ponto de possibilitar a apropriação do letramento.
- ItemA educação de jovens e adultos na Escola Municipal Professor Roberto Santos no município de Jussara-Bahia: o subir a ladeira(2016) Oliveira, Cristiane Kuhn de; Silva, José Carlos de Araujo; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Faria, Edite Maria da Silva de; Carmo, Gerson Tavares doEsta pesquisa intitulada A Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Professor Roberto Santos no município de Jussara-Bahia: o subir a ladeira é fruto de reflexões da pesquisadora enquanto professora e coordenadora pedagógica na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA, as quais fomentaram a questão problema: “Como tem sido oferecida a modalidade EJA na Escola Municipal Professor Roberto Santos – EMPRS no município de Jussara-Bahia tendo em vista a permanência dos alunos?” Dessa forma, tem-se como objetivo principal desta pesquisa analisar como tem sido ofertada a modalidade EJA na EMPRS, quanto à permanência dos alunos com base na cultura da escola; desdobrando-se em objetivos específicos que ajudaram a compreendê-lo, a saber: conhecer as especificidades e necessidades da EJA da EMPRS a partir dos seus referenciais legais e teóricos; caracterizar as especificidades presentes na EJA da EMPRS a partir dos elementos da cultura da escola com ênfase na permanência dos estudantes; analisar a cultura da escola da EMPRS na perspectiva da permanência, ou não, dos estudantes; fomentar a criação de uma cultura da escola que valorize as especificidades da EJA, a partir da organização de um núcleo para a escola. Tratouse de uma pesquisa qualitativa e interpretativa na qual se utilizaram traços da pesquisa etnográfica e da pesquisa-ação, sendo utilizados como instrumentos para a pesquisa: a observação participante e as entrevistas semiestruturadas, que foram realizadas com a equipe gestora, os professores e os alunos da modalidade e, a análise documental – Dados do Censo Escolar, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Diário de Classe e Atas Finais, empreendendo-se a análise de conteúdo, a fim de analisar as informações. O estudo permitiu afirmar que a EJA é tratada como um apêndice de escolarização, pois mesmo com as muitas mudanças na concepção, no planejamento e na organização da educação para jovens e adultos nos últimos anos, a realidade ainda é bastante precária e o tratamento dado continua subestimando a modalidade comparada ao ensino regular. A escola permanece reproduzindo a estrutura de homogeneidade e diferenciação no tratamento aos alunos da EJA, apontando para a divisão entre ensino regular e a educação de jovens e adultos. Como proposta colaborativa é apresentada a criação do Núcleo de Estudos e Planejamento em Educação de Jovens e Adultos – NEPEJA para a escola, numa proposta de análise, estudo e intervenção da prática educacional.
- ItemEm touches e em cliques: a formação leitora por intermédio das redes sociais da internet(2019) Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Anecleto, Úrsula Cunha; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasA pesquisa Em Touches e em cliques: A Formação Leitora por meio das Redes Sociais da Internet se ocupa dos recentes estudos das práticas de leitura que ocorrem nos meios virtuais das redes sociais e, em função dessas, da insurgência de novos perfis leitores e de novos comportamentos de leitura. As avaliações da aprendizagem, tanto as internas quanto as externas, desvelam que a formação do leitor proficiente ainda não ocorre muito a contento, evidenciando números significativos de educandos que ainda necessitam aperfeiçoar suas práticas de leitura. Logo, objetiva-se com este estudo analisar como as redes sociais da internet (Facebook, Instagram e Twitter) podem colaborar na formação leitora dos educandos. Para tanto, a investigação filiou-se a uma abordagem de cunho qualitativo, pois buscou descrever e refletir acerca de um dado fenômeno, considerando a diversidade do objeto pesquisado e a subjetividade dos colaboradores da pesquisa, adotando como método a pesquisa-ação, delineada a partir dos estudos de Thiollent (1998, 2011), Barbier (2007) e Gatti (2005), com base em dimensões formativas, constituidas por dispositivos de construção de dados: o grupo de discussão e a aplicação de questionários. Detém por lócus o Colégio Estadual de Serrolândia (CES), em Serrolândia – BA, e por colaboradores alunos do 3° Ano do Ensino Médio e professores de Língua Portuguesa. A pesquisa estabelece como pressupostos teóricos os estudos relacionados à cibercultura, internet e mídias digitais presentes em Santaella (2007, 2010, 2011), Castells (1999), Prensk (2006) Lévy (1993, 1996, 1999), amparando-se também nas concepções de leitor e leitura discutidas por HorellouLafarge e Segré (2010), Abreu (2006, 2010) e Chartier (1998, 2002), assim como nas pesquisas sobre a formação e mediação de leitura em ambientes virtuais realizadas por Miller (2012), Coscarelli (2016, 2017), Rojo (2012) e Leffa (2016). Desse modo, esta investigação buscou corroborar com os estudos de formação leitora por meio das redes sociais, estabelecendo, de modo colaborativo, propositivas para o enfrentamento de dada problemática.
- ItemEnsino de história e cultura afro-brasileira, africana e identidade: desafios e implicações nas práticas pedagógicas(2018) Medeiros, Marleide Alves de Oliveira; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Cardoso, Cláudia Pons; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Barros, Zelinda dos SantosEsta pesquisa, intitulada Ensino de História e Cultura afro-brasileira, Africana e Identidade: Desafios e Implicações nas Práticas Pedagógicas, tem como objetivo geral diagnosticar a aplicabilidade da lei 10.639/03 para o ensino da História e Cultura Afro-brasileira, pois compreendemos que sua efetivação apresenta alguns desafios, sendo esta temática de grande relevância na valorização da identidade negra. Teve como lócus o Colégio Municipal Gilberto Dias de Miranda (CMGDM), na cidade de Jacobina, no ensino fundamental anos finais, com os/as docentes colaboradores/as, buscando fomentar as discussões para elaboração de uma proposta de Ciclos de Formação contínua, no que diz respeito à temática étnico- racial. Como metodologia, utilizamos a pesquisa-ação colaborativa, que se ancora no tipo de pesquisa qualitativa, inspirada no paradigma crítico-dialético, haja vista que esse pressuposto concebe a pesquisa como um trabalho de investigação, o qual estabelece uma aproximação entre o campo da escola e da realidade, na inter-relação do todo e das partes, teoria e prática. Utilizamos como aporte teórico os estudos de Hall (2002); Moita Lopes (2006); Silva (2014); Gomes (2002,2005,2011); Moreira e Candau (2003); Munanga (2012); Franco e Ghedin (2015), Nóvoa (2009) e Gamboa (1998,2010). Empregamos como instrumentos de construção de dados, no primeiro momento, a escala de valores; em seguida, na pesquisa efetiva em campo: observação participante, Ateliê de Pesquisa e grupo focal on line. Como procedimento de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo, tipo temática, segundo Bardin (2006) e Fontoura (2011). Os resultados apontam que a Lei 10.639/03 não está sendo aplicada no CMGDM e que as ações e práticas referentes à cultura africana ocorrem de forma folclórica, em momentos comemorativos e pontuais. Confirmou-se, também, que existe uma lacuna na formação municipal docente para o preparo dos/as docentes na Educação da relações étnico-raciais. Ademais, evidenciou-se que o Projeto Político-Pedagógico, os planos pedagógicos e os livros didáticos não contemplam as especificidades de uma educação antirracista e para a diversidade cultural dos /as estudantes. As fases da pesquisa foram delineadas ao longo do processo, considerando a colaboração entre pesquisadora e os /as docentes, de forma a estabelecer uma proposta de intervenção da pesquisa como resultado/produto final, ou seja, o Ciclo de formação contínua a ser implantado na rede municipal de ensino.
- ItemO ensino de literatura: o ensino de literatura dos colégios Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro e Modelo Luís Eduardo Magalhães e a formação de leitores(2019-07) Sena, Fernanda Oliveira de; Brasileiro, Rosiane Silva; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz; Penha, Graciélia Novaes daO presente estudo buscou investigar os métodos de ensino utilizados na disciplina de Literatura nos Colégios Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro e Modelo Luís Eduardo Magalhães, com o objetivo principal de analisar se esses métodos contribuem para a formação de leitoresliterários, haja vista que a referida formação é fundamental para o desenvolvimento do educando, pois contempla não apenas a formação escolar, mas sobretudo a formação integral do ser humano. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário semiaberto, o qual possibilitou aos colaboradores (dois professores de Língua Portuguesa e quarenta alunos do 3º ano do ensino médio) uma reflexão acerca dos métodos de ensino de literatura, apontando sua relação com a literatura. Como aporte teórico, priorizamos os estudos de Candido (2002), a Base Nacional Comum Curricular (2018) e Gil (2010). Os resultados da pesquisa surpreendem, uma vez que, ao contrário da maioria dos estudos nessa área, apresenta uma situação positiva, pois apontam que os métodos de ensino de literatura utilizados pelas instituições mencionadas colaboram com a formação de leitores literários.
- ItemO espaço da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina-Ba.(2019-07) Rego, Regiane Silva; Souza, Josilene Maiane; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Oliveira, Davi Alves; Sobrinho, Abinalio Ubiratan da CruzEste Trabalho de Conclusão de Curso analisa o lugar da literatura infantil no 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, em Jacobina – Bahia, com base na mediação da leitura literária. Para tanto, traçaram-se os seguintes objetivos: avaliar se nas aulas de leitura literária há um trabalho direcionado para a compreensão e interpretação de textos, com base na literariedade do texto infantil (aspectos lúdicos e estéticos), analisando um texto infantil trabalhado pela professora do 3º ano, a fim de identificar os aspectos lúdicos e estéticos. O desenvolvimento do tema apoiou-se nos estudos de Cademartori (2006), Martins (2012), Yunes (2002) e Zilberman e Lajolo (1982). Entre os diversos resultados, destacamos: a) a metodologia trabalhada na escola oscila entre o pontual e o casual; b) os recursos utilizados pela professora atendem ao seu propósito de mediação de leitura literária, pois são trabalhados aspectos literários e pedagógicos, com base no livro infantil impresso; c) a mediação desenvolvida pela docente permite um contato com a leitura literária, mesmo com a presença do aspecto educativo; d) toda atividade de leitura realizada abrange espaços para a compreensão e a interpretação do texto lido e) a professora poderia explorar mais os aspectos sensoriais e emocionais do texto, a partir da contação de histórias, com ênfase na literariedade do texto.
- ItemFilosofia no ensino médio: (re)construção conceitual e permanência de sentido(2023-03-31) Bittencourt, Uilson de Almeida; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Pinho, Maria José Souza; Andrade, Ricardo Henrique Resende deEste trabalho tem como objetivo geral compreender como os/as estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Teotônio Marques Dourado Filho, em Morro do Chapéu – Ba, aplicam, em seu dia a dia, seja na escola ou fora dela, a linguagem conceitual tratada nas aulas de Filosofia, em especial no que diz respeito à ética, à política e à epistemologia. Como aporte teórico, levamos em consideração as seguintes categorias e respectivos autores: linguagem comum e linguagem filosófica (PORCHAT, 1993) e apropriação dos elementos cotidianos pelos estudantes para problematização filosófica nas aulas de Filosofia (GUIDO, GALLO & KOHAN, 2013; RANDON, 2013). Trata-se de uma pesquisa pautada numa abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como método (THIOLLENT, 2005). Os dispositivos para a construção de dados são a observação participante (QUEIROZ et al., 2007), o grupo de discussão (WELLER, 2006), a Análise Documental (CELLARD, 2008) e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2009). Como resultado os dados apontam que as aulas de Filosofia contribuem para a percepção sobre a importância da linguagem culta no debate de ideias e a participação em ambientes de decisão, ainda que se reconheça que é possível o uso da linguagem comum para democratização do acesso à Filosofia. Também foi perceptível o quanto as leituras sobre política e ética são importantes para estimular uma leitura universal dos problemas do cotidiano dos estudantes. O produto educacional do projeto interventivo traz um glossário dos principais conceitos filosóficos e seus sentidos atualizados, de forma colaborativa com os discentes, levando em consideração a linguagem específica da Filosofia e a sua aproximação com a realidade dos alunos do Ensino Médio.
- ItemA formação do leitor literário no eixo VI do tempo formativo no centro noturno de Educação da Bahia, em Jacobina(2018-07) Martins, Debora Fonseca; Sousa, Denise Dias de CarvalhoEste estudo teve por finalidade compreender como ocorre a formação do leitor literário na educação de jovens e adultos, no Centro Noturno de Educação da Bahia, em Jacobina, mais especificamente no eixo VI do tempo formativo. Para tanto, dialogamos com teóricos que discutem o papel fundamental da literatura na vida do sujeito (CANDIDO, 2002); a relevância da escola no ensino de literatura (YUNES, 2008) e a história da educação de jovens e adultos no Brasil (HADDAD & DI PIERRO, 2000), a fim de compreender esse segmento e as implicações sociais que o envolve. Além disso, consideramos importante delinear como acontece a estruturação desse ensino no estado baiano e no município de Jacobina, a partir dos documentos que os regem, tais como: as Constituições promulgadas no país: 1824, 1891, 1934 e 1988; as Leis de Diretrizes e Bases: 1961, 1971, 1996; os Planos de Educação a nível nacional, estadual e municipal e a Política de EJA da RedeEstadual. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo, inicialmente, como percurso metodológico a revisão de literatura, a análise documental do Planejamento de Língua Portuguesa nessa modalidade de ensino e a aplicação de questionário como instrumento de coleta de dados, a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977).A análise documental contribuiu, de forma significativa, para o entendimento de como ocorre o ensino de literatura no eixo estudado. Aaplicação dos questionários para os educadorese educandos revelaram características comuns ao ensino da EJA, bem como as transformações que estão ocorrendo no segmento. Além disso, ficou evidente a presença do tradicional ensino de literatura e os percalços que o envolve, acompanhado do cuidado e da preocupação da instituição e dos educadores para a formação do leitor literário.
- ItemAs ideologias políticas nas redes sociais: uma análise do discurso nos memes(2019-07) Almeida, Elismar Santos de; Santos, Luciana Alves dos; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz; Silva, Wermerson MeiraO presente trabalho visa discutir a disseminação dos memes nas redes sociais, facebook e instagram como meio de difusão das ideologias políticas com base na analise dos memes. Para tanto, o nosso objetivo é discutir o uso dos memes virtuais como replicadores de uma ideologia e ou posicionamento político nas redes sociais e definir o conceito de redes sociais, memes e ideologia política. A partir deste, analisar o discurso político nos memes referentes às eleições de 2018, no Brasil. Como aporte teórico, abordamos Raquel Recuero (2009), José Luiz Fiorin (1988, 1998, 2003, 2005), Marilena Chauí (2004), Eni Pulcinelli Orlandi (2000, 2002, 2008, 2009, 2012). No que tange ao aspecto metodológico, a nossa pesquisa teve início com uma breve revisão de literatura e, posteriormente, uma busca nas páginas do Facebook e Instagram dos perfis mais populares que se configuravam os memes políticos das eleições 2018.
- ItemA leitura literária por prazer: a mediação docente nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental(2019-07) Santos, Carina Pires de Miranda; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Sobrinho, Abinálio Ubiratan da Cruz; Sousa, Luzineide Vieira deEsta pesquisa, intitulada A Leitura Literária Por Prazer: a Mediação Docente nas Aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, tem como objetivo principal analisar a mediação docente nas aulas de Língua Portuguesa do ensino fundamental, considerando a leitura literária prazerosa, na turma de 6° ano, turno matutino, do Colégio Municipal Clariezer Vicente dos Anjos, no município de Miguel Calmon. Trata-se de um estudo pautado nas ideias de Colomer (2003, 2007), Candido (1972,2004), Bamberger (1991), Barthes (1987), Martins e Versiani (2008), Paulino (2008), Zilberman(1988) e Yunes (1995). A abordagem metodológica é qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário e a observação participante. Constatou-se a importância da mediação docente no processo da leitura literária. E sabendo que nem todas as crianças têm um comportamento leitor estimulado em casa e que no 6° ano a maioria deles está tendo as primeiras leituras literárias de fato, fica a escola responsável por mediar essa prática, de maneira que estimule o gosto e o prazer pela leitura, contribuindo para a formação de leitores.
- ItemLetramento Literário: a (in)visibilidade da literatura de contexto periférico e local para a formação de leitor na EJA(2020) Deus, Adailce Celestina ; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gonçalves, Luciana Sacramento Moreno; Lima, Rita de Cássia Brêda MascarenhasA literatura de contexto periférico, aqui denominada de literatura marginal periférica, relaciona-se com a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) por se configurar como um fenômeno literário capaz de levar o aluno a criar enfrentamentos às tramas que atravessam sua realidade. Nesse sentido, o objetivo maior da presente pesquisa é compreender como o letramento literário é abordado no tempo formativo III, eixo VI, EJA, e, mais especificamente, se os gêneros da literatura marginal periférica e do contexto periférico local aparecem nas práticas educativas dos professores no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro (CEDBC), no turno noturno, no município de Jacobina/BA, com o intuito de perceber sua relevância para a formação leitora dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, pautada nos pressupostos teóricos da pesquisa-ação, tendo como dispositivos de construção de dados: a entrevista semiestruturada, os círculos de leitura e o caso de ensino. As etapas da pesquisa foram organizadas ao longo do processo, considerando a colaboração entre a pesquisadora e os professores, de forma a construir uma proposta de intervenção da pesquisa como resultado/produto final, ou seja, os círculos de leitura a serem desenvolvidos com os alunos no lócus. É o professor que está no centro do processo desta pesquisa, visto que é ele que compartilha ações com os alunos. Como procedimento de análise dos dados, recorremos à Análise de Conteúdo, segundo Bardin (2016). No campo teórico, retomamos os Estudos Culturais, por compreender as múltiplas facetas da escrita, leitura, oralidade e outras semioses, como construções culturais, levando em consideração suas relações com as concepções de poder, e o Letramento Literário, por entender a leitura e a literatura como bases para a produção de significados, numa perspectiva reflexiva sobre experiências cotidianas e modos de ser e estar no mundo, passando da mera apropriação de habilidades cognitivas para a condição de leitor crítico. Os principais conceitos são fundamentados em Street (2006, 2014, 2018), que discute os Novos Estudos de Letramento, a fim de pensar a leitura/escrita em contextos sociais. Abordamos os letramentos e a experiência literária como caminho para a formação de leitores (COSSON, 2018; KLEIMAN, 1995; ROJO, 2009, 2012; YUNES, 2003), compreendendo a literatura produzida em contextos periféricos como expressão cultural, que traz à tona produções artísticas de periferias e favelas, dada a necessidade de circulação na escola e em outros espaços (GONÇALVES, 2016; NASCIMENTO, 2006). Os resultados apontam que a literatura marginal periférica não está sendo abordada no CEDBC; contudo, a experiência exitosa dos círculos de leitura com os colaboradores tornou notório que os professores estão interessados e se mostram mobilizados por discussões teóricas e projetos como ponto importante para toda essa movimentação cultural. Constatou-se, também, que o letramento literário acontece a partir de práticas educativas individuais orientadas por textos dados pela tradição e que a EJA é marcada por lacunas na formação em exercício para a capacitação e atuação dos professores.