Navegando por Autor "Sousa, Camila Lima dos Santos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino de história e pandemia da covid-19: uma análise das perspectivas metodológicas para o ensino - aprendizagem na disciplina história na escola CERJA em Laje-Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-16) Sousa, Camila Lima dos Santos; Lima, Fernanda de Souza; Silva, Miranice Moreira da; Mascarenhas, Aline Daiane NunesEste trabalho pretende contribuir a estudos voltados ao uso de novas metodologias no Ensino de História na contemporaneidade e as possibilidades e desafios vivenciados pelos professores de História do Colégio Estadual Ruy José de Almeida, Laje - Bahia durante o período de pandemia da covid-19. Em vista disso, o objetivo desta pesquisa consistiu em compreender os processos metodológicos utilizados pela escola antes e durante a pandemia. Neste sentido, defende-se que apesar de em outros momentos históricos optar-se por métodos de ensino tradicionais voltados, principalmente a memorização do conteúdo, na atualidade já existe um percepção quanto a renovação metodológica na disciplina História, a qual está baseada na perspectiva critico-reflexiva e na escola como um ambiente multicultural,nesta o sujeito é posto como o próprio protagonista dos processos de ensino-aprendizagem. Assim, propõe-se que durante o momento pandêmico muitos problemas já recorrentes do sistema de ensino brasileiro foram agravados, refletindo tantos nos alunos como professores. A pesquisa buscou evidenciar também a necessidade dos docentes buscar novas metodologias para o ensino remoto emergencial. Discute- se também o ensino Hibrido, uma proposta já em voga na sociedade brasileira que ganha maior notoriedade com a carência do retorno as aulas presenciais. Por fim, conclui-se que na escola estudada existe uma concepção pautada na renovação metodológica no ensino de história, além de fomentar a necessidade de investimentos na educação, por sua vez, na formação de professores, para lidar principalmente, em situações emergenciais.