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Navegando por Autor "Sousa, Andreia dos Santos"

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    Ecossistema de educação digital e o jogo PHIIOAPP: uma possibilidade para a educação científica no ensino de Filosofia
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-10-23) Sousa, Andreia dos Santos; Magalhães, André Ricardo; Moreira, José Antonio Marques; Santos, Luiz Cláudio Machado dos
    Esta dissertação tem como objetivo desenvolver um ecossistema de educação digital apoiado no jogo PhiloApp, para potencializar a educação científica no ensino de filosofia, dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar – Dendezeiros, Salvador -Bahia. Em particular, este trabalho busca identificar possibilidades da educação científica a partir do ensino de filosofia; analisar a potencialidade dos jogos digitais no ensino de filosofia; desenvolver o PhiloApp, junto aos estudantes; e modelar os elementos constituintes de um ecossistema de educação digital que possa potencializar a educação científica a partir do ensino de filosofia. Assim, esta pesquisa pretende responder à seguinte questão: Como o Ecossistema de educação digital, com apoio do jogo digital PhiloApp, potencializa a educação científica no ensino de filosofia para estudantes do Ensino Médio? Considerando o caráter prático e colaborativo, foi escolhido a Design-Based Research (DBR) como metodologia desta pesquisa, atendendo a uma característica da DBR, no qual busca um delineamento metodológico em que o desenvolvimento da pesquisa ocorra juntamente com o público alvo e com os atores envolvidos. Estruturamos três campos de referenciais que muito vem contribuindo para a compreensão do processo de aplicação da pesquisa e de construção do conhecimento: Ecossistema de educação digital; O ensino de filosofia a partir do desenvolvimento de jogos digitais; e A educação científica à luz das tecnologias digitais. No processo de formação do ecossistema de educação digital, o desenvolvimento da pesquisa direcionou para a escolha os seguintes fatores abióticos: Google Classroom, YouTube, Meet, PhiloApp, Whatsapp e Instagram, que interagem com os fatores bióticos: Professor, Estudantes, Conteúdos. Esta interação está resultando em pesquisas realizadas pelos estudantes, em que o diálogo com os filósofos vem possibilitando uma mudança de percepção sobre o ensino de filosofia, os alunos começam a perceber que podem aplicar teorias e fazerem reflexões críticas sobre temas relacionados às suas vivências e compreender um pouco mais experiências pessoais de dentro e fora da escola. Algumas destas pesquisas estudantis vêm sendo publicadas em revistas e anais de congressos. O estudante da escola pública é o protagonista nos processos de implementação deste ecossistema, incluindo a criação do jogo digital.
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