Navegando por Autor "Sousa, .Clara Maria Miranda de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO processo de desenvolvimento da linguagem na educação infantil: um estudo de caso em uma escola particular de Juazeiro – Ba(UNEB, 2025-01-13) Xavier, Milena da Silva; Sousa, .Clara Maria Miranda de; Almeida, Antonilde Santos; Martins, Adeilda Ana da SilvaO presente artigo visa discutir a importância do processo de desenvolvimento da Linguagem na primeira infância, com foco nas práticas pedagógicas aplicadas na educação infantil em uma Instituição Escolar privada na cidade de Juazeiro-BA.Apesar da relevância dessas práticas, observa-se uma carência na compreensão de como otimizar as estratégias pedagógicas para promover um desenvolvimento linguístico mais eficaz. A pesquisa tem como objetivo geral analisar como essas práticas contribuem para o desenvolvimento da linguagem das crianças. Esse trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com duas professoras, cujos dados foram analisados segundo a metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin. Utilizando-se também das percepções e teorias de alguns autores, dentre eles destacam-se: Jean Piaget (1998), Vygotsky (1998) e Loris Malaguzzi (1999). Os resultados incluem a descrição das práticas pedagógicas utilizadas, bem como a identificação das contribuições e desafios enfrentados pelas professoras no processo de ensinoaprendizagem da linguagem. Portanto, pode-se dizer que a interação social e o ambiente estimulador são cruciais para o desenvolvimento da linguagem, mas é fundamental investir na formação continuada dos professores e diversificar as atividades que promovam a linguagem de forma lúdica e criativa.Este estudo visa contribuir para a compreensão do papel fundamental da linguagem na formação integral das crianças e oferecer subsídios para a melhoria das práticas pedagógicas na educação infantil.