Navegando por Autor "Soares Neto, Paulo Ribeiro"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA canção como elemento da aprendizagem em turmas de alfabetização(2021-12-16) Vieira, Sibeli Marinho Siqueira; Vieira, Josenilton Nunes; Barbosa, Ingrid Torres; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroA introdução da musicalidade no processo de ensino é objeto de estudo da pesquisa e busca compreender de que forma a música contribui como elemento da aprendizagem da criança que está em fase de alfabetização, sendo necessário analisar, a princípio, o conceito de canção e como a mesma influencia no processo de aprendizagem. Dessa maneira para entender como acontece a aprendizagem da criança realizou-se um estudo sobre as teorias da aprendizagem, na qual será abordado a teoria construtivista que entende a aprendizagem como processo onde a criança tem total autonomia na construção do seu conhecimento e o professor entra como mediador baseando-se em estudos elucidados por Piaget e Lev Vygotsky. Para compreender como acontece na prática a construção de conhecimento com o uso da canção, foi realizada uma entrevista através de um questionário online, pela plataforma Google Forms, com a participação de dez professores alfabetizadores que nos contaram sobre como usam a canção em suas aulas, qual método utilizaram, e como a música (canção) pode contribuir na aprendizagem das crianças na alfabetização. Essa pesquisa mostrou que a canção é um elemento muito eficaz, por ser uma herança cultural duradoura e lúdica, e por melhorar o desenvolvimento cognitivo, e estimular a memória, fazendo que a criança desenvolva hipóteses sobre a função das letras e dos sons de cada palavra, que para a alfabetização é fundamental.
- ItemDa educação rural/educação do campo à educação contextualizada – a trajetória de evolução conceitual nos cursos de pedagogia do Departamento De Ciências Humanas, CAMPUS III, Juazeiro-BA(2022-12-28) Quirino, Taylane Ferreira; Reis, Edmerson dos Santos; Rocha, Adma Hermenegildo; Soares Neto, Paulo RibeiroO estudo tem como tema “O Percurso evolutivo da Educação Contextualizada no curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus III (DCH III), em Juazeiro – BA, dessa forma, o objetivo geral é compreender este processo de evolução conceitual, como ele aconteceu, quais influências ele sofreu para chegar até os dias atuais, sempre se atentando e realizando os objetivos específicos de identificar as etapas da trajetória, analisar como as etapas aconteceram em relação aos documentos curriculares, identificar as influências gerais e específicas que contribuíram nesse percurso evolutivo e documentar toda a trajetória para servir de aporte para pesquisas futuras. Os Conceitos chave são a Pedagogia, Currículo, Educação Rural, Educação do Campo, Educação Contextualizada e Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Já na metodologia, o método utilizado na pesquisa foi o Materialismo Dialético, com abordagem qualitativa, contendo estudo descritivo, pesquisa documental, revisão de literatura e pesquisa de campo. No que se refere aos instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados a entrevista semiestruturada, levantamento de dados e análise de documentos. Os resultados obtidos pela pesquisa se mostram promissores quando conseguem traçar toda a trajetória, observando os marcos temporais que aconteceram no percurso e as suas influências que reverberam no currículo do curso de pedagogia fazendo com que o DCH III seja um lugar de formação de pedagogos com o pensamento crítico, politizado e contextualizado acerca dos movimentos que ocorrem na nossa sociedade, dando força para que haja uma mudança transformadora na educação.
- ItemA educação mediada pela cultura hip-hop e o saber da experiência de rappers do Vale do São Francisco(2021-12-20) Brito, Yêgo Ravel Ribeiro de Araújo; Lima, Aurilene Rodrigues; Martins, Josemar da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroEste memorial apresenta o percurso de uma pesquisa que resultou no produto midiático em formato podcast “Rap em curso”. A pesquisa buscou discutir e refletir sobre aspectos históricos e atuais do rap e perceber seus sentidos educativos através do olhar (voz) de rappers do Vale do São Francisco. Para isso usou-se da abordagem metodológica qualitativa e pesquisa participante, dialogando com as contribuições teóricas sobre educação de Carlos Rodrigues Brandão (1981), o conceito de mediação de Jesus MartínBarbero (1997), e o conceito de saber da experiência de Larrosa Bondía (2002). Ao explorar a discussão acerca do rap foi possível perceber a reafirmação dessa música/cultura como instrumento de luta política e como um lugar onde se pode existir e falar, e que, sendo arte e local de liberdade, não se pode enquadrar os/as artistas e consumidores em qualquer forma de fazer ou apreciar.
- ItemA Lei 10.639/03 e o DCHIII: Uma reflexão acerca de sua implementação no Curso de Licenciatura em Pedagogia(2022-12-27) Silva, Ingrid Santos; Soares Neto, Paulo Ribeiro; Lima, Aurilene Rodrigues; Lins, Claudia Maisa AntunesO presente Trabalho de Conclusão de Curso “A Lei 10.639/03 e o DCHIII: uma reflexão acerca de sua implementação no Curso de Licenciatura em Pedagogia” deu seus primeiros passos a partir de uma reflexão crítica acerca dos desafios histórico-pedagógicos para a abordagem do ensino da história afro-brasileira. Através da análise da implementação da lei Nº 10.639/03 - que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para a inclusão da “História e cultura afro-brasileira” em currículos das redes de ensino médio e fundamental em todo o território nacional -, este estudo tem como objetivo promover uma reflexão acerca da dimensão histórica da lei Nº 10.639/03 dentro da Universidade do Estado da Bahia, mais especificamente, no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia do Departamento de Ciências Humanas (DCHIII), Campus Juazeiro-BA, através do estudo teórico, diálogo com discentes, e análise documental, tanto da legislação quanto de projetos pedagógicos do mencionado curso para a historicização de ações acadêmicas que estiveram à frente do debate interracial em seu currículo de formação(ações estas que se apresentam como um indicativo teórico-metodológico imprescindível para sua implementação), assim como refletir sobre a promoção da Lei dentro do curso de Licenciatura em Pedagogia, assumindo a responsabilidade histórica e social da escola na luta antirracista.
- ItemO potencial comunicativo da literatura e do poema no contexto Escolar(2022-07-22) Silva, Rafael De Santana; Lins, Claudia Maisa Antunes; Guedes, Neuma de Sá; Soares Neto, Paulo RibeiroO presente memorial é resultado da pesquisa intitulada O Potencial Comunicativo da Literatura e do Poema no Contexto Escolar, realizada na Escola Municipal Presidente Tancredo Neves, localizada em um bairro periférico da cidade de Juazeiro-BA. Teve, como um dos objetivos centrais, observar e vivenciar o potencial comunicador da literatura e do poema e a presença desta linguagem no ambiente escolar de forma sensível, crítica e reflexiva. A experiência desta pesquisa deu-se com a realização de oficinas literárias e poéticas com crianças do 5º (quinto) ano do ensino fundamental, onde foi apresentado e experienciado o produto autoral desta pesquisa, qual seja, um livro infanto-juvenil chamado Pedrinho e seu livro: viagens e aventuras (2021), além de contos de outros autores como Manoel de Barros e Clarice Lispector. Ainda, como produto resultante desta pesquisa, foi produzido um segundo livro (volume 2) infanto-juvenil chamado Pedrinho e seu livro: ressignificando o mundo (2022), que traz um conjunto de reflexões advindas de todas as vivências durante o desenvolvimento desta pesquisa na escola e da relação com as crianças. Numa abordagem sensível, “comunicadora de beleza” (Lins, 2020: 212) e crítica, a linguagem literária/poética foi apresentada às crianças e com elas vivida. Dessa forma, a perspectiva e abordagem discursiva que esta pesquisa traz, bem como os produtos resultantes dela, que poderão ser utilizados e experimentados pelas escolas, pelas próprias crianças, abrem espaço para muitas outras pesquisas nesse sentido.
- ItemUma análise do currículo de 2021 do curso de pedagogia do DCHIII-UNEB a luz das relações étnico-raciais(UNEB, 2024-07-11) Nascimento, Isla Gonçalves do; Soares Neto, Paulo Ribeiro; Lima, Aurilene Rodrigues; Soares, José FlávioA presente pesquisa, realizada como Trabalho de Conclusão de Curso, denominada “Uma análise no currículo de 2021 do curso de pedagogia do DCHIII-UNEB, à luz da Educação das Relações Étnico-Raciais”, nasce da vivência de uma graduanda com incômodos relacionados em como o currículo do curso de pedagogia se relaciona com a ERER, desta forma a pesquisa teve como objetivo compreender no currículo de 2021 do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, Campus III-UNEB, os seus passos diante da Educação das Relações Étnico-Raciais. A pesquisa, por meio da abordagem qualitativa, coletou dados, através do projeto de reformulação curricular de 2019, onde selecionou algumas disciplinas, por meio dessa seleção, foi possível uma entrevista semiestruturada com seis docentes. Os resultados demonstraram que o currículo atende a lei 10.639/03 no que trata da obrigatoriedade de uma disciplina, contudo pensando uma formação de caráter antirracista, ainda há necessidade de uma sistematização das atividades individuais que, de maneira tímida, acontecem no curso.