Navegando por Autor "Soares, Paula Valentine"
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- Item[Re] significando as ciências sociais: escrevivências(2022) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Prado, Ivanete Fernandes do; Alencar, Carla Giselle Pereira Mascarenhas de; Fernandes, Valéria Antunes Dias; Jesus, Lidia Maria Santana Bispo de; Soares, Paula ValentineA obra [Re] Significando as Ciências Sociais: Escrevivências, Volume 4, vincula-se às vivências realizadas pelos estudantes do curso de graduação Bacharelado em Enfermagem, do Departamento de Educação – Campus XII – Guanambi, em parceria com egressos e mestrandos do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Intervenção Educativa e Social – MPIES (Mestrado Profissional), do Departamento de Educação – Campus XI – Serrinha, da Universidade do Estado da Bahia, e convidados/as de outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e internacionais no decorrer do ano de 2022. Esta publicação emergiu do componente curricular Ciências Sociais Aplicada à Saúde, a partir do qual as organizadoras dessa obra apresentam relatos de experiências e revisões de literatura produzidos pelos (as) estudantes de graduação e de pós-graduação, juntamente com as egressas e professoras da UNEB/MPIES e de outras IES nacionais. Os textos, que compõem a referida obra, estabelecem relações com a saúde e/ou temáticas emergentes nos diversos contextos sociais contemporâneos, relacionados aos estudos de pesquisadores (as) de diferentes áreas do conhecimento e grupos de pesquisa. A presente coletânea tem como objetivo fortalecer o diálogo, a difusão e a consolidação do conhecimento no âmbito interdisciplinar e na articulação entre a teoria e a prática oriundas das interfaces entre graduação e pós-graduação, visando à dialogicidade com o processo formativo e interventivo de estudantes da graduação com os de pós-graduação, buscando fomentar reflexões, ressignificações e novas perspectivas de conhecimentos na área das ciências sociais nos âmbitos da educação, da religião, da cultura e da saúde. Diante do exposto, celebremos a publicação desse novo volume, dividido em duas partes, certos de que, ao explorar essa obra, ficaremos mais ricos em conhecimentos e comprometidos com a área das ciências sociais e da saúde dentro de uma concepção interdisciplinar. A Parte I, Escrevivências dos docentes, estudantes de graduação do curso de enfermagem (DEDC – CAMPUS XII – Guanambi) em parceria com egressos e mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Intervenção Educativa e Social – MPIES (Mestrado Profissional - DEDC – CAMPUS XI - Serrinha), é composta pelos seguintes capítulos: O Capítulo 1, OFICINA TERAPÊUTICA “SONHO EM FORMA DE BALÕES”: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CAPS AD NO SERTÃO PRODUTIVO BAIANO, teve por objetivo atribuir a importância dos sonhos dos usuários, os quais mostraram interesse, motivação e interação na participação da oficina de terapia comunitária integrativa, que teve como relevância social o retorno do indivíduo a si mesmo, devolvendo aos sujeitos o seu lugar na sociedade, a sua autonomia e a sua autoestima. O Capítulo 2, CONSULTA DE HIPERDIA EM OBSERVAÇÃO DOS PADRÕES ALIMENTARES: UM RELATO DE CASO DE ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL BAIANA, buscou apresentar as reflexões levantadas pelos discentes em observação aos padrões alimentares relatados em consulta e as relações de vulnerabilidades vivenciados pelos pacientes, bem como compreender as demandas que expandem os aspectos biológicos do cliente com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, como caminho para o desenvolvimento e a efetivação de políticas públicas para a promoção da qualidade alimentar. O Capítulo 3, RELIGIÃO, RITUAL E CURA NO CONTEXTO DO COMPONENTE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES, apresentou os conceitos e as distinções entre medicamentos e remédios, visto que existe uma incompreensão popular acerca do significado desses termos. As ciências sociais em saúde estabelecem uma inter-relação entre a o agir humano na sociedade e o bem-estar da população. Nesse contexto, a temática religião, ritual e cura ganharam espaço para debate e possibilitaram a construção de uma apresentação sobre as práticas religiosas voltadas para a cura pela fé. Já o Capítulo 4, IDADISMO E O PRECONCEITO ETÁRIO NO BRASIL NO CONTEXTO ATUAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA, analisou o que versa a literatura sobre a estereotipação e os principais preconceitos relacionados à idade. Os resultados apontam que o idadismo já é algo estabelecido na nossa sociedade e, com o advento da pandemia de COVID-19, tornou-se mais perceptível e intensificado. O Capítulo 5, A RELAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE UM OLHAR SOCIOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA OFICINA FORMATIVA, objetivou apresentar questionamentos direcionados à forma como se dão as relações entre enfermeiros e pacientes e a influência que a sociologia em saúde possui como transformadora de um processo de trabalho com perspectiva instrumentalista e os recursos que podem ser usados para o desenvolvimento de um cuidar mais humanizado. Na sequência, o Capítulo 6, PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA, analisou os achados da literatura acerca do uso das Práticas Integrativas e Complementares como ferramentas para a promoção da saúde mental de estudantes universitários. Por fim, o Capítulo 7, PERFIL DOS ÓBITOS POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO NO ESTADO DA BAHIA NO PERÍODO DE 2016 A 2020, objetivou traçar o perfil dos óbitos por infarto agudo do miocárdio na Bahia no período supracitado. A Parte II, Escrevivências dos estudantes de graduação, egressos e mestrandos/as convidados de IES nacionais e internacionais que nos deram as mãos e acreditaram nessa caminhada, é formada pelos seguintes capítulos: O Capítulo 8, O ENSINO REMOTO E OS IMPACTOS NO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA, tratou de um estudo de caso, cuja observação deu-se mediante acompanhamento de uma criança de cinco anos, que vivenciou o processo de letramento e de alfabetização na primeira infância, desenvolvido durante a pandemia da COVID-19. Já o capítulo 9, UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-AÇÃO COM ASSISTENTES SOCIAIS DE GOIÂNIA: A VIOLÊNCIA EM QUESTÃO, DANOS À SAÚDE MENTAL E ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA, apresentou a experiência da pesquisa-ação com assistentes sociais de Goiânia, quando danos à saúde mental foram constatados, a partir da violência de gênero ocorrida nos seus espaços sócio-ocupacionais. O Capítulo 10, BENZEDEIRAS: ENTRE AS PRÁTICAS SAGRADAS E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO, buscou apresentar quem são essas benzedeiras e o que está subjacente às ações ritualísticas do benzimento, compreendendo o que vem a ser o benzimento, o ofício e a missão. Por fim, o Capítulo 11, ENSINO SUPERIOR DE BASE TERRITORIAL: QUESTÕES LEGAIS E SUAS INTERFACES PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, enfatizou o papel do ensino superior e a sua importância no desenvolvimento social, uma vez que sua produção e disseminação científica transformam as condições de vida dentro da estrutura nas bases produtivas e econômicas das regiões; tendo por base os documentos institucionais das IES, como o Plano de Desenvolvimento Institucional, que tem por finalidade servir de base para a tomada das decisões estratégicas na gestão. Diante do percurso desenvolvido em diferentes etapas de formação e de sistematização do conhecimento, pautado numa dialogicidade interdisciplinar, é que traçamos as escrevivências de trajetórias diversas de contextos e propositivas. Referendando, assim, a concepção Freiriana de que, quando não podemos alavancar sonhos impossíveis, também não temos o direito de negar o sonho a quem ainda sonha. Nesta perspectiva, é que tornamos este sonho uma realidade, fruto de muitas vivências oriundas de várias mãos que trazem suas aprendências, possibilitando a construção e a apresentação dessa obra.