Navegando por Autor "Soares, Marcia Torres Neri"
Agora exibindo 1 - 9 de 9
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAproximações e tensões entre a educação básica e o ensino superior: uma proposta de intervenção no Complexo Integrado de Educação de Ipiaú-BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Alves, Izabel Cristina Lima Dias; Soares, Marcia Torres Neri; Torres, Mônica Moreira de Oliveira; Castro, Selma Barros Daltro de; Pimentel, Susana CoutoEste trabalho evidencia a articulação entre o ensino superior e a educação básica, visando diminuir possíveis tensões entre esses níveis. Com frequência, atividades desenvolvidas pelo ensino superior utilizam esse espaço para estágios, extensão e pesquisa, sem o sentido da complementaridade. A pergunta norteadora desta pesquisa consisteem: “como pode ser potencializada a aproximação da UNEB, Campus XXI, com o Complexo Integrado de Educação de Ipiaú (CIEI)?”. Para tanto, o objetivo geral é analisar possibilidades de potencializar a aproximação da UNEB, Campus XXI, com o CIEI. E como objetivos específicos: identificar os processos de aproximações e tensionamentos entre a UNEB-Campus XXI e o CIEI; elaborar, de forma colaborativa, um plano de gestão como estratégia pedagógica de aproximação entre a UNEB- Campus XXI e o CIEI; discutir os contributos do plano de gestão para organização administrativa e pedagógica do CIEI, com base nas necessidades oriundas das sessões reflexivas. A pesquisa tem aprovação pelo Comitê de Ética de Pesquisa (CEP) sob o parecer nº 3.937.948, de 27.03.2020. Como referencial teórico apoia-se em Pimenta e Anastasiou (2014), Peroni (2003), Lüdke (2009), Libâneo (2018), Paro (2016) e Luck (2015). A metodologia é a pesquisa-ação colaborativa com base em Pimenta (2005, 2006) e Thiollent (1986), mediante proposta de intervenção produto, o plano de gestão. Para coleta de dados foi aplicado um questionário para caracterizar o lócus de pesquisa, perfil dos colaboradores e dimensões sobre os níveis de ensino e o plano de gestão. A consolidação das ações interventivas realizou-se por meio de sessões reflexivas, remotamente pela plataforma googlemeet e pelo WhatsApp. Para análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (1977).Emergiram duas categorias: I) princípios para aproximação entre a universidade e a educação básica e II) Estratégias para/na aproximação entre os níveis de ensino. Os princípios foram: a) a Prevalência do sentido colaborativo. b) Valorização dos saberes produzidos na Educação Básica; c) A escola como lócus de formação. Como estratégias de aproximação, identificou-se: a) Propostas de formação docente sob a configuração de pesquisas, cursos de extensão, debates e palestras; b) Parceria na elaboração das ações administrativas e pedagógicas; c) Interação entre graduandos e sujeitos da Educação Básica. O plano de gestão foi elaborado de forma colaborativa, potencializada pela mediação tecnológica digital, pautado por ações articuladoras dos níveis de ensino, nas dimensões: pedagógica, curricular, administrativa, financeira, infraestrutura, humana e cultural, reconhecendo a amplitude dos aspectos pedagógicos na formação para gestão. Esse processo revelou-se eficaz, pelo envolvimento, respeito e valorização dos colaboradores, entendimento das finalidades e continuidade na instituição. Depreendeu-se a relevância da realização de investigações colaborativas aplicadas e centradas no reconhecimento das práticas de gestão escolar na educação básica, como via para a almejada aproximação, superando tensões com este nível.
- ItemCentro de referência de educação inclusiva no sertão produtivo baiano: interlocução da equipe multiprofissional com as famílias(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-07) Fernandes, Valéria Antunes Dias; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Catarino, Elisângela Maura; Soares, Marcia Torres NeriEsta pesquisa intitulada “Centro de Referência de Educação Inclusiva no Sertão Produtivo Baiano: interlocução da equipe multiprofissional com as famílias” tem como cenário a região Sudoeste do Estado da Bahia, especificamente no município de Guanambi-BA. Nesse lugar, surgiu a necessidade de pensar a educação inclusiva, sendo criado o Centro de Referência de Educação Inclusiva Operacional (CREIO) no Sertão Produtivo Baiano, contando com a participação de uma equipe multiprofissional, que trabalha para o desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. Educação e Saúde são áreas indissociáveis no atendimento, porque afetam a aprendizagem e o desenvolvimento global desses alunos. Na compreensão de que crianças com necessidades especiais dependem, fundamentalmente, da estimulação precoce, é importante que o poder público garanta um local de atendimento e uma equipe multiprofissional especializada. Diante disso, a pesquisa (AUTORIZAÇÃO CEP Nº 3.768.391) teve como objeto de estudo, as interlocuções da equipe multiprofissional do Centro de Referência da Educação Inclusiva, da Cidade de Guanambi/Bahia, com as famílias dos alunos atendidos, a partir da seguinte questão norteadora: como se dá a interlocução da equipe multiprofissional do Centro de Referência de Educação Inclusiva, com as famílias dos alunos atendidos? O objetivo geral se deu em analisar como acontece a interlocução da equipe multiprofissional do Centro de Referência da Educação Inclusiva, no Sertão Produtivo Baiano. Assim, o estudo foi realizado com famílias participantes que tinham dois ou mais filhos atendidos pelo programa, a partir de 2018. Foi levado em consideração o número de faltas, excluindo aqueles que possuíam mais de cinco faltas. A equipe multiprofissional também foi um grupo participante da pesquisa, com um total de quatro profissionais: psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social e pedagogo, e duas mães representantes das famílias. Foi realizada uma pesquisa de intervenção (PEREIRA, 2019), com abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e de campo empírico. O trabalho configura-se como de natureza exploratória, considerando as especificidades que circundam o desenvolvimento da pesquisa no mestrado profissional. Foram utilizados instrumentos como entrevistas semiestruturadas. Também, como análise de conteúdo, foi utilizado Bardin (1977). Diante das análises, obtivemos os seguintes resultados: foram perceptíveis as dificuldades de interação entre família e a equipe multiprofissional, algo bem enfatizado pelos profissionais nas entrevistas. Também, a necessidade de ações que possibilitem a interlocução ente as famílias e a equipe. Por essa razão, o produto dessa pesquisa foi a construção de um caderno informativo para as famílias, em formato impresso, digital e audiovisual, publicado anualmente, com o objetivo de informar/integrar o meio familiar nas ações do CREIO, possibilitando uma interação social e melhores resultados, diante do atendimento de alunos com necessidades educacionais especializadas.
- ItemColetânea de resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar(Universidade do Estado Da Bahia, ) Vitorino, César Costa; Soares, Marcia Torres NeriA Coletânea de Resumos: um produto à luz da contribuição interdisciplinar tem por objetivo compartilhar registros de Colóquios e Seminários interdisciplinares realizados pelo Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb)/Campus XI Serrinha, sob o olhar de estudantes de sua I Turma, com ingresso em 2019.1. Partejam a existência deste mestrado a preocupação e o compromisso com pesquisas interventivas, por isso, cada trabalho permite articular contribuições dos palestrantes à aplicabilidade dos projetos em andamento. De caráter interdisciplinar, promove a saída do saber ensimesmado para ocupar-se de oportunizar contato com diferentes áreas do conhecimento, haja vista as formações iniciais dos convidados, bem como dos próprios autores dos RESUMOS. Além disso, cumprem o necessário fortalecimento da organização e divulgação de produtos, sob caráter mais acadêmico e reflexivo. Integram o volume 4 eixos correspondentes aos temas trabalhados. O eixo 1 aborda a Vulnerabilidade social e inclusão na contemporaneidade; protagonizado pela profa. Dra. Elisângela Maura Catarino e pelo prof. Dr. Marcelo Máximo Purificação, as discussões pairam sobre aspectos bem incorporados ao discurso politicamente correto, conquanto carentes de mudanças nas práticas voltadas às pessoas em condição de vulnerabilidade de toda ordem, a exemplo de pessoas com deficiência e em situação de pobreza. Ao abordar o Terrorismo: os desafios para o desenvolvimento do mundo moderno face a paz, o eixo 2, nas vozes do prof. Dr. Janio Roque Barros de Castro e do Prof. Dr. Paulo Cezar Borges Martins, problematiza o conceito de terrorismo, tanto do ponto de vista das contribuições de diferentes autores em contextos históricos variados, quanto de seu atravessamento pelas questões territoriais. Do poema, ao abrir as discussões, às reflexões sobre a paz, o momento permite enxergar o terrorismo sob vertentes inusitadas. No eixo 3: Trabalho, educação e Gênero no contexto contemporâneo, as professoras 6 Dra. Elisete Santana da Cruz França e Dra. Telma Lima Cortizo falam de si, mulheres, professoras, acadêmicas e de suas resiliências pessoais e profissionais na constituição do saber acadêmico, em especial do fazer teórico-metodológico a inspirar seus trabalhos. O eixo 4, denominado Culturas, identidades e questões afro-brasileiras e indígenas, é campo de resistência, de luta e da demarcação sempre necessária do reconhecimento de diferentes sujeitos. São as professoras Dra. Isabelle Sanches Pereira e Dra. Janeide Bispo dos Santos a ecoarem o som de suas vozes e de tantas outras invisibilizadas e marginalizadas em nosso cotidiano. Os resumos elaborados pelos mestrandos(as), embora se dediquem aos registros dos mesmos acontecimentos, carregam a diversidade do olhar de suas autoras e autores. São, portanto, cingidos do modo peculiar de ver diferentes objetos de estudo, sob variadas lentes de aumento. Se constituem, ainda, uma oportunidade àqueles que não tiveram o privilégio de ouvir posicionamentos e debates acerca de temas tão variados e atuais. Eis, então, o convite à leitura e composição de novos olhares a partir das impressões leitoras. Esta é, senão, mais uma rica forma de divulgação de trabalhos oriundos de Mestrados Profissionais, agora acessíveis nesta Coletânea, disponibilizada a todxs.
- ItemContributos legais, institucionais e formativos para a seleção de formadores de professores da educação pública municipal de Feira de Santana(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-05-06) Assis, Karina Macêdo; Castro, Selma Barros Daltro de; Santos, Marcos Gilberto dos; Soares, Marcia Torres NeriEssa pesquisa tem como objeto de estudo a normatização e orientação do processo de seleção para formadores de professores da educação pública municipal de Feira de Santana. A questão dessa pesquisa é: quais os cenários institucionais, legais e formativos que interferem no processo de seleção, formação e avaliação de formadores de professores, na educação pública municipal de Feira de Santana e que implicam na necessidade da construção de um documento que normatize e oriente as ações da gestão educacional local? O objetivo é analisar os cenários institucionais, legais e formativos que interferem no processo de seleção, formação e avaliação de profissionais de carreira do magistério público municipal que atuarão como formadores de professores e que implicam na necessidade da construção de um documento que oriente tal processo. O estudo apresenta uma base legal ancorada em legislações nacionais e locais e um referencial esteado em autores como Mainardes, (2006), Castro (2011), Boito Júnior (2007), Cury (2002), Libâneo (2018), Santos Júnior, Azevedo e Ribeiro (2004), Gatti (2019), Nóvoa (2011), Santos (2007), dentre outros. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, através do Parecer de nº 4.620.456, tendo a organização metodológica apoiada numa pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com foco na realização da ação interventiva, constituída pela realização de 03 (três) ateliês formativos. A coleta de dados aconteceu por meio da aplicação de questionários, análise de documentos e realização da intervenção através dos ateliês formativos. Como participantes da pesquisa contou-se com representantes institucionais da Secretaria Municipal de Educação e com servidores de carreira do magistério público municipal. Os dados da pesquisa revelaram que a falta de uma ação institucional local, na seleção de pessoal, pode gerar condutas não defendidas pela gestão pública, como critérios de amizade ou indicação política, o que acarreta uma falta de percepção sobre a responsabilidade do trabalho a ser desenvolvido. Os profissionais que atuam na formação de professores precisam ter domínio sobre a ação a ser desenvolvida, a qual deve considerar formação, experiência e titulação. O produto dessa pesquisa se constituiu como um documento normativo e orientador do processo de seleção dos profissionais de carreira do magistério da educação pública municipal, de Feira de Santana, que atuarão na formação de professores.
- ItemEducação pública municipal do campo em Barrocas - Ba: espaço virtual de práticas pedagógicas como possibilidade de enriquecimento do currículo vivido(2022-07-21) Araújo, Patrícia de Sena; Soares, Marcia Torres Neri; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Souza, Heron FerreiraO presente trabalho tem aderência ao campo de investigações da/na educação básica, com centralidade no currículo da Educação do Campo, mais especificamente nas práticas docentes exitosas vivenciadas na realidade educacional de escolas públicas municipais do Campo, em Barrocas-BA. Ancorado na metodologia pesquisa-ação, apresenta a criação de um Espaço Virtual de Práticas Pedagógicas/Blog, para compartilhamento, divulgação e acesso a informações destas práticas, tencionando o fortalecimento do currículo vivido. Para tanto, foram realizadas sessões reflexivas com professoras e coordenadoras das referidas escolas, bem como levantamento documental e aplicação de questionário através do google forms, para acessar os dados. A pergunta que orientou a pesquisa foi: como o espaço virtual de práticas pedagógicas pode colaborar para o fortalecimento do currículo vivido nas escolas públicas do campo, no município de Barrocas-BA? Traz como objetivo geral sistematizar experiências pedagógicas, através do Espaço Virtual, para o fortalecimento das práticas curriculares, no sistema educacional, das escolas públicas do Campo, no município de Barrocas-BA. Seguido dos seguintes objetivos específicos: caracterizar os aspectos normativos e organizacionais da Educação do Campo no município de Barrocas-BA; e realizar sessões reflexivas, dialógicas e problematizadoras com os professores sobre suas vivências, experiências e práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do Campo e criar um Espaço Virtual (Blog) para socialização, divulgação, acompanhamento e trocas contínuas, de práticas pedagógicas, bem como informações do contexto educacional das escolas do Campo, direcionadas aos educadores, estudantes e sociedade civil, tencionando uma soma nas práticas curriculares vividas. O trabalho está fundamentado nas contribuições teóricas de Thiollent (1986), Barbier (1977), Bardin (2016), Freire (1997), Holliday(2006), Arroyo (2013), Molina (2012) e Caldart (2011; 2012), entre outros. Por meio da pesquisa foi possível socializar materiais e sugestões literárias/pedagógicas acerca da educação do Campo, no espaço virtual, visibilizar e estimular a socialização de práticas exitosas das professoras de escolas do Campo, bem como tornar os dados acessíveis à sociedade civil para conhecimento, acompanhamento e utilização como fonte de pesquisa e enriquecimento do currículo vivido.
- ItemGestão escolar e experiências gestoras: o website como ferramenta pedagógica para registro e socialização de saberes de um Município do Território do Sisal – BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-12-20) Cordeiro, Silvaneide Santos; Castro, Selma Barros Daltro de; Soares, Marcia Torres Neri; Venas, Ronaldo FigueiredoO presente estudo, intitulado “Gestão Escolar e Experiências Gestoras: O Website como Ferramenta Pedagógica para Registro e Socialização de Saberes de um Município do Território do Sisal - BA”, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, com vinculação ao Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES). Parte da seguinte questão norteadora: como a socialização das práticas de gestão podem contribuir para a valorização profissional e a construção de novos saberes a partir da realização de rodas de conversas e produção de uma ferramenta pedagógica com gestores escolares de um município do Território do Sisal - BA? Traz como objetivo geral analisar a gestão escolar, suas implicações no cotidiano profissional com vistas à construção de um website colaborativo como instrumento pedagógico para compartilhamento das experências da gestão desenvolvidas. O aporte teórico utilizado está ancorado nos estudos de Paro (2016), Sander (2007), Libâneo, Oliveira, Toschi (2012), Luck (2009). É um estudo que foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) a partir do parecer de nº 5.983.392. A proposta interventiva foi organizada para a realização de quatro encontros no formato de rodas de conversas, divididas entre duas rodas presenciais, duas na modalidade virtual pela plataforma de videoconferência Google Meet e intencionou tecer discussões de temas relacionados à gestão escolar. Os resultados revelaram características contextuais de uma gestão escolar pautada pelos princípios da gestão democrática, e com a legislação municipal em conformidade com o que se aponta na Constituição Federal do Brasil (CF) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Outrossim apontou como as partilhas das experiências gestoras tecidas a partir das ações formativas, as rodas de conversas, foram positivas, proporcionando momentos ímpares de trocas, valorização e construção de novos saberes. Salienta se ainda que os registros e discussões que subsidiaram a construção coletiva da ferramenta pedagógica e produto do mestrado, o website Portal da Gestão Escolar constituiu-se como devolutiva social para partilha, democratização/construção de novos saberes e valorização profissional.
- ItemGrêmio estudantil na gestão democrática: proposições com estudantes do ensino médio(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-12-02) Ferreira, Janieli Lopes; Castro, Selma Barros Daltro de; Soares, Marcia Torres Neri; Silva, Fabrício Oliveira daEsta pesquisa problematizou o grêmio estudantil (GE), através da seguinte questão: como o GE pode se estabelecer enquanto instância para o desenvolvimento da participação estudantil e fortalecimento da gestão democrática, a partir da perspectiva de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Território de Identidade do Sisal (TIS)? O objetivo geral foi: analisar o GE e sua constituição enquanto instância para o desenvolvimento da participação estudantil e fortalecimento da gestão democrática, com vistas à construção de um e-book que subsidie a criação e implementação de GE, a partir da perspectiva de estudantes do Ensino Médio de uma Escola pública do Território de Identidade do Sisal. Os objetivos específicos foram: 1) discutir o GE como instância máxima e legítima de participação dos(das) estudantes no ambiente escolar e sua relação com a gestão democrática e participativa; 2) discutir sobre participação estudantil e suas implicações para/com o GE; 3) realizar ateliês formativos com estudantes de uma escola pública do Ensino Médio sobre aspectos teórico-metodológicos do GE; 4) construir com os(as) estudantes um e-book que subsidie a criação e implementação do GE em escolas do (TIS)-Bahia. O embasamento teórico contou com autores como: Bordenave (2002), Ciseski e Romão (2012), Cury (2002), Demo (1996), Ferretti; Zibas e Tartuci (2004), Gadotti e Romão (2012), Gadotti (2012), Lück (2009, 2013), Libâneo; Oliveira e Toschi (2012), entre outros. Pesquisa aprovada no Comitê de Ética da UNEB, Parecer nº. 5.080.746, teve como opção metodológica a abordagem qualitativa, com inspiração na pesquisa de intervenção colaborativa (PEREIRA, 2019). As estratégias para a produção e levantamento de informações foram: a) intervenção educativa, realizada por meio dos Ateliês Formativos com os(as) estudantes do Ensino Médio, registros das gravações das falas dos(das) estudantes e nos formulários construídos no Google Forms; b) análise de documentos que apresentam indícios de participação estudantil na escola e documentos que versam sobre o GE no site institucional da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O locus foi uma escola pública de Ensino Médio, situada no TIS, Bahia, e os(as) colaboradores(as), doze (12) estudantes matriculados(as) no 1° ao 3° ano. Como produto final, foi construído colaborativamente com os(as) estudantes o e book intitulado “Grêmio estudantil: juventude em ação”, contendo orientações sobre concepções e processos para a criação de GE em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio da Bahia. A obra, que possui registro de ISBN (International Standard Book Number), está publicizada no site do MPIES e perspectiva contribuir para que os(as) jovens estudantes criem os GE nas suas respectivas escolas, especialmente no TIS. Os resultados revelaram: a) as possibilidades de contribuição do GE na promoção do modelo de gestão democrática na escola, por meio do reconhecimento de que estudantes jovens também são protagonistas do fazer educativo; b) pouco conhecimento dos(das) estudantes acerca do que é um GE e seu funcionamento; c) necessidade da escola promover espaços formativos com os(as) estudantes como possibilidade de despertar o interesse para composição do GE.
- ItemO ensino da libras e suas contribuições para a formação de psicólogos bilíngues no Campus I da Universidade do Estado da Bahia(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-12-18) Costa, Emile Cristina do Nascimento; Torres, Cláudia Regina de Oliveira Vaz; Soares, Marcia Torres Neri; Begrow, Desirée De VitEsta pesquisa intitulada “O ensino da Libras e suas contribuições para a formação de psicólogos bilíngues no campus I da universidade do estado da Bahia” teve como objetivo principal compreender a percepção de estudantes de Psicologia sobre a importância do ensino da Libras durante a formação profissional. A formação bilíngue está relacionada à habilidade de usar as duas línguas (Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa), em diferentes graus de competência nas línguas, com desempenhos diferentes em função do contexto e do propósito comunicativo. A realidade ainda expõe o distanciamento entre a Psicologia e os Estudos Surdos, mesmo essa tendo na base da sua fundamentação discussões sobre direitos humanos, diversidade e inclusão social. Diante disso, alguns questionamentos surgiram na elaboração desta pesquisa, tais como: os profissionais de Psicologia têm consciência da importância de se qualificarem para a prestação de serviços a pessoas surdas? O contato durante o processo formativo com a Língua Brasileira de Sinais é o suficiente para habilitar, minimamente, os futuros psicólogos? Desse modo, despontou a seguinte questão norteadora para a realização deste trabalho: quais são as implicações do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante o processo formativo na percepção dos estudantes de Psicologia do Campus I da UNEB? A fim de respondê-la, os objetivos específicos foram: apresentar o mapeamento das produções acadêmicas encontradas relacionadas com Psicologia e surdez; investigar a concepção que os estudantes possuem sobre surdez, identidade e cultura surdas; identificar como os estudantes de Psicologia compreendem o papel do psicólogo no atendimento às pessoas surdas; e promover oficinas de Libras para os estudantes do Curso de Psicologia. A fundamentação teórica respaldou-se em Dalcin (2009); Quadros (2007), na discussão sobre Surdez e Libras; Skliar (2005); e Perlin e Strobel (2014), que trouxeram grande contribuição para o aprofundamento do tema proposto. Sobre a Psicologia sócio-histórica e Subjetividade, Bock (2001) e Vygotski (1991) foram imprescindíveis para a consolidação da base teórica do estudo. Em relação às áreas da Educação e Inclusão Social, Gadotti (2012) fez-se indispensável para a promoção do diálogo proposto neste trabalho. O percurso metodológico da pesquisa caracterizou-se como sendo de natureza qualitativa e exploratória, fundamentado em uma abordagem empírica sobre a importância do ensino da Libras na formação de psicólogos bilíngues, a partir da compreensão de que a Psicologia tem o compromisso com a acessibilidade e inclusão dos mais diversos grupos sociais, em especial das pessoas surdas. O projeto de pesquisa foi submetido ao comitê de ética com parecer favorável número 68369123.0.0000.0057. Os resultados apontaram o distanciamento entre os estudantes de psicologia e os surdos. As pessoas ouvintes tendem a reduzir a Libras a alguns gestos ou sinais básicos, sem imaginar a complexidade da língua. Os 12 participantes da pesquisa foram unânimes ao afirmarem que sentem a necessidade de um ensino mais consistente da Língua Brasileira de Sinais durante a graduação. O produto interventivo foi um relatório técnico, que será entregue ao Colegiado do Curso de Psicologia da UNEB (Campus I), a fim de que a intervenção seja reaplicada, impactando diretamente na formação de psicólogos na instituição.
- ItemPropostas pedagógicas no trabalho com a surdez: contribuições do tradutor e intérprete de língua de sinais e portuguesa, professores e estudantes surdos numa escola estadual de Ipiaú-BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-12-08) Santos, Thaiana Ferreirados; Soares, Marcia Torres Neri; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Soares, Alessandra Miranda MendesSão frequentes as discussões e dúvidas acerca de como promover a inclusão de pessoas surdas, de modo a garantir formas de participação e desenvolvimento no currículo escolar. O presente texto trata-se de uma dissertação desenvolvida no Programa de Intervenção Educativa e Social (PPGIES), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Campus XI, Serrinha-BA, e tem, como objeto de estudo, propostas pedagógicas para/no trabalho com o estudante surdo. Para tanto, apresenta como questão de pesquisa: como propostas pedagógicas voltadas ao campo da surdez podem, sob o ponto de vista docente e do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais (TILSP), contribuir com o enriquecimento curricular a fim de favorecer a inclusão do estudante surdo? Com base na metodologia de pesquisa-ação (Thiollent, 2009), toma-se como objetivo geral, apresentar propostas pedagógicas voltadas para estudantes surdos, sob o ponto de vista do professor, TILSP e estudantes surdos, de modo a contribuir com o enriquecimento curricular, a fim de favorecer sua aprendizagem e participação. Como aporte teórico, baseia-se em Perlin (1998), Honora (2014), Strobel (2018), com falas alusivas à cultura e identidade surda, bem como aspectos educacionais e a discussão curricular por meio das ponderações de Soares (2020). No tocante ao tratamento dos dados, a escrita balizou-se na análise de conteúdo com as contribuições de Bardin (2011). O estudo obteve aprovação do Comitê de Ética de Pesquisa sob o Parecer de número 6.061.978. O campo da pesquisa definiu-se como uma escola estadual do município de Ipiaú-BA. A intervenção realizada pautou-se na organização de 05 Ateliês (In)Formativos, consubstanciados no formato de 2 encontros com os colaboradores, a saber: 14 professores; 01 TILSP e 04 estudantes surdos. Tais participantes tiveram disponibilidades e contribuições diferentes, conforme suas áreas de atuação e interesse, bem como o objetivo de elaboração de cada encontro. Como produto, a pesquisa proporcionou a composição de uma videoteca com 05 vídeos (in)formativos disponibilizados no canal do You Tube do PPGIES, intitulados Apontamento de Pesquisas. Os vídeos, além de apresentar a pesquisa, versam sobre aspectos da cultura e da identidade surda; educação inclusiva; currículo; papel do TILSP, bem como a construção colaborativa do planejamento pedagógico para turmas com estudantes surdos. Como suporte para uma possível replicação da intervenção, o texto também oportuniza o contato com material instrucional de ilustração e subsídio para a intervenção e a criação do produto. Os resultados indicam serem notáveis as contribuições do uso de recursos audiovisuais para estudantes surdos, bem como a potencialização dos recursos tecnológicos como possibilitadores da aprendizagem. Também são contundentes as possibilidades de êxito no desenvolvimento do trabalho pedagógico, quando pensado colaborativamente, pois pode existir uma ação profícua entre professores e TILSP. De igual modo, são relevantes as iniciativas para/na aproximação entre esses dois profissionais no processo educacional inclusivo de estudantes surdos, assim como são indispensáveis as participações de estudantes surdos a fim de apoiar nas reflexões sobre as práticas de professores e TILSP. Acreditamos na relevância deste estudo e esperamos contribuir no tocante a conhecimentos relacionados à inclusão do estudante surdo.