Navegando por Autor "Soares, Camilla Fernandes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLazer e práticas corporais de aventura na natureza: uma análise da formação no curso de Educação Física na Universidade do Estado da Bahia - Campus IV/Jacobina.(2015) Soares, Camilla Fernandes; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Maturino, Elmo; Silva, Osni Oliveira Noberto daO lazer em ambientes naturais é algo que tem crescido muito, tanto em relação a investigações, quanto a busca por essas práticas. A cidade de Jacobina-Ba possui uma quantidade muito grande de locais naturais promissores para a realização de atividades próprias para esses ambientes. A pesquisa quis saber qual formação o curso de Educação Física da UNEB – campus IV, fornece para a atuação do profissional no desenvolvimento das práticas corporais de aventura na natureza. Para responder, foi traçado como objetivos específicos: apresentar as questões relacionadas ao lazer para entendimento de sua contextualização histórica e implicações na contemporaneidade; discutir a importância das práticas corporais de aventura na natureza como uma atividade de lazer e analisar a legislação brasileira e os documentos do curso no que diz respeito à formação para as práticas corporais na natureza. A pesquisa se delineia como qualitativa e de cunho exploratória, onde foi utilizado como instrumento de coleta a analise de documentos. Os documentos analisados para responder o problema dessa pesquisa foram as resoluções CNE/CP nº 01/2002 e CNE/CES nº 07/2004, além dos documentos do curso de graduação em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia – Campus IV. Como resultado, notou-se que, as resoluções não trazem muita coisa sobre as atividades na natureza e as citações ainda são um pouco vagas, no projeto de criação do curso de Educação Física da UNEB – Campus IV, não faz nenhuma referência às atividades em ambientes naturais, além disso no fluxograma do curso não encontra disciplinas que prepare esse profissional para trabalhar nessa área, na universidade também não existem grupos de pesquisas e nem professores que discutem as práticas em ambientes naturais.