Navegando por Autor "Soares, Ana Marta Gonçalves"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTessitura do conhecimento no currículo da Educação de Jovens e Adultos do Campo(2016-08-19) Soares, Ana Marta Gonçalves; Costa, Patrícia Lessa Santos; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Santos, José Jackson Reis dos; Costa, Graça dos SantosEsta dissertação, intitulada “Tessitura do conhecimento no currículo da Educação de Jovens e Adultos do campo”, apresenta o desafio de pensar coletivamente um currículo que possibilite o diálogo entre as experiências vividas pelos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do campo, os saberes anteriormente construídos e os conteúdos escolares, para que assim os processos de aprendizagem se efetivem. A pesquisa, de natureza interventiva, foi realizada na Escola Municipal da Amizade, situada na comunidade de Tanquinho, no Distrito de Humildes em Feira de Santana, BA. A pesquisa tem como foco o currículo da escola e a formação de jovens e adultos do campo. Para tal, estabelecemos como objetivo geral compreender como o currículo da escola pode contribuir para a formação de jovens e adultos do campo, e em termos mais específicos, essa investigação procurou: (1) discutir o conceito de campo e rural dentro da perspectiva educacional; (2) contextualizar o percurso da EJA e da Educação do Campo; (3) analisar o trabalho da escola em sua relação com o contexto de vida dos jovens e adultos das comunidades rurais em uma perspectiva curricular; e (4) propor a construção de uma Proposta Curricular da EJA da escola. A escolha metodológica pelos pressupostos da Pesquisa-ação (BARBIER, 2002), justificou-se pela implicação da pesquisadora com a EJA da escola, e por já ter sido desenvolvido um processo de intervenção, um primeiro ciclo de Pesquisa-ação, que sinalizou para a perspectiva de continuidade com novas questões a serem respondidas, o que tornou possível desenvolver um trabalho construído com seus sujeitos por meio de ciclos de ação e reflexão. O grupo de participantes foi constituído por oito professoras que possuem diferentes funções na escola, regência e gestão. Os procedimentos realizados, ao longo da pesquisa, incluíram entrevista semiestruturada; observação participante e encontros formativos e de socialização. Para sistematizar e analisar dados produzidos foi utilizada técnica da análise de conteúdo (BARDIN, 1979). A pesquisa revelou que é necessário atentar para a complexidade dos sujeitos da EJA na diversidade de ser e estar no mundo, da vida cotidiana, das aprendizagens que nela ocorrem e, sobretudo, superar as práticas escolares distantes dos perfis socioeconômico-culturais quanto às possibilidades e necessidades reais, apresentando a necessidade da formação continuada do professor como fundamental nesse processo. Os resultados e conclusões indicam um grupo mobilizado para refletir sobre um cotidiano escolar que precisa ser compreendido como espaço de produção, de transformação e de mobilização de saberes, considerando a idade e as vivências socioambientais dos jovens e adultos do campo. O processo de intervenção resultou no processo de elaboração da Proposta Curricular da EJA da escola, a qual tem como desafio ser materializada no dia a dia da escola como prática, superando o formalismo de um mero documento.