Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Soares, Eva Batista Lopes"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estratégias metodológicas para formação de leitores: a percepção de docentes sobre a aula de língua portuguesa no ensino fundamental
    (Universidade do Estado da Bahia, 2021) Soares, Eva Batista Lopes; Ladeia, Rayana Thyara de Lima R; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Brasileiro , Aparecida de Fátima
    A leitura é um processo ativo que se realiza nos mais diferentes momentos do dia a dia independentemente do nível de escolaridade ou condição social. Portanto, ler representa, além de uma capacidade nata do ser humano, uma necessidade básica, já que para existir é preciso relacionar-se atribuindo sentido ao que leu. Sendo assim, este trabalho objetiva analisar as estratégias metodológicas para formação de leitores a partir da percepção de docentes sobre a aula de língua portuguesa no ensino fundamental II. Para tanto, foi realizada um pesquisa de campo com abordagem qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram três professoras que atuam no sexto ano em uma escola pública, no município de Caetité-Bahia. O instrumento para coleta de dados foi questionário com cinco questões sobre as estratégias metodológicas para formação leitora na aula de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. Os resultados da pesquisa indicam que os docentes traçam caminhos metodológicos, conforme a disponibilidade de materiais como também buscam selecionar textos adequados ao contexto em que os alunos estão inseridos para estimulá-los à leitura. Desse modo, percebemos que há uma preocupação docente no sentido de formar leitores proficientes.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais