Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Simões, Mislene Marcionília do Carmo"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Fragmentos de práticas pedagógicas de professores de história no ensino médio: mudanças ou permanências?
    (UNEB, 2019) Simões, Mislene Marcionília do Carmo; Boas, Antonio Vilas; Carvalho Filho, José Ernane Carneiro; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de Carvalho
    A prática docente tem fundamental importância para a aprendizagem dos alunos e a produção do conhecimento histórico. Nesse processo, o que se busca é a formação de alunos enquanto sujeitos históricos reflexivos e transformadores dos ambientes nos quais estão inseridos. Neste sentido, esta pesquisa foi norteada pelo seguinte questionamento: quais práticas de ensino os professores de História estão utilizando em sala de aula, ajudando na construção das aprendizagens dos alunos? A investigação foi realizada em duas escolas públicas, do ensino médio, do município de Valente-Bahia. Privilegiou-se o enfoque qualitativo na área da educação e o método do estudo de caso. Como recurso, foi utilizado entrevistas e aplicação de questionários, que foram respondidos por quatro professores. A observação participante também se constitui noutro instrumento para coleta de dados. Este trabalho embasou-se nos estudos de Maria Auxiliadora Schmitd (2004); Selva Guimarães Fonseca (1993); Maurice Tardif (2012); Murilo Mendes (1935); André Wagner Rodrigues (2011); Circe Maria Fernandes Bittencourt (2011), entre outros. A análise dos dados obtidos permitiu concluir que existe uma grande distância entre o discurso dos professores, quando acenam com novas práticas e o trabalho realizado nas salas de aulas. Enfim, entende-se que há distâncias que precisam ser superadas para se chegar de fato nas práticas o que é dito nos discursos.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais