Navegando por Autor "Silva Neto, Alício Rodrigues da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento dos Conceitos em Vygotsky e subjetividade: contribuições ao campo da cognição e à educação.(2020-03-06) Silva Neto, Alício Rodrigues da; Lima Junior, Arnaud Soares de; Pereira Filho, Francisco Antonio; Santana, Leonardo Silveira; Almeida, Djalma Fiuza; Andrade, Dídima Maria de MelloEsta Tese está relacionada ao Desenvolvimento dos Conceitos em Vygotsky e Subjetividade e teve como objetivo principal fazer uma contribuição teórica à compreensão de Conceito, a partir do pensamento de Vygotsky, estabelecendo uma relação epistemológica entre Desenvolvimentos dos Conceitos e concepção de Sujeito, nos processos de produção de conhecimento e atribuição de sentido, no campo da Cognição e da Educação. Deste modo, buscou-se ampliar a discussão e consequentemente construção de sentido, em torno do objeto Cognição, deslocando-o da concepção vygotskyana para a noção de significante do sujeito, pela via da Psicanálise. Tratou-se, portanto, de uma pesquisa teórica, em Educação, a partir da produção de sentido, que é organizado pelo sujeito, contornando a relação sujeito-objeto numa perspectiva dinâmica e singular. Cognição é ato simbólico, fundado em singular condição através da linguagem; é também ato psíquico que só pode acontecer de acordo ao modo como cada sujeito a partir da subjetividade produz sentido. Trata-se de uma Educação voltada ao ser humano e não a reprodução de conhecimento. Está para além de categorizações e hierarquizações, mas ato criativo, singular, pois é experienciado pela subjetividade enquanto condição humana e mediante contexto dos sujeitos. Esta Tese não apresenta soluções prontas, não aponta respostas, mas potencialidades e provocações, o que resulta numa elaboração textual singular e dinâmica, que será acessada de forma distinta, oportunizando outros questionamentos e, assim, resultando numa criação potencial ao fazer um deslocamento da perspectiva de Conceito e passando ao entendimento enquanto percepção pela via do saber.
- ItemOs potenciais do desenvolvimento cognitivo da comunidade virtual de aprendizagem(2012-03-19) Silva Neto, Alício Rodrigues da; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Axt, Margarete; Hetkowski, Tânia Maria; Galeffi, Dante Augusto; Magalhães, André RicardoEsta dissertação está relacionada aos Potencias das Comunidades Virtuais de Aprendizagem no Desenvolvimento Cognitivo cotejando com as possibilidades e aplicações das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na construção da aprendizagem, realizando uma aproximação e compreensão dos processos tecnológicos como possibilidades educacionais. Evidencia que as TIC são representadas por instrumentos com características próprias (interatividade, inovação, flexibilidade, agilidade, etc.), que redimensionadas, enquanto potencialidades no processo de aprendizagem, articulação e diferentes linguagens nos suportes tecnológicos, possibilitam a comunicação entre os sujeitos, as trocas simbólicas e a capacidade de processamento das informações. O objetivo é compreender os potenciais instrumentais e operacionais da CVA para o Desenvolvimento Cognitivo. Na tessitura deste propósito foi utilizada uma investigação teórica no campo epistemológico e tecnológico que visa explorar a relação entre CVA e a Teoria da Aprendizagem na perspectiva vigotskiana, consistindo em compreender, analisar e descrever, de maneira cuidadosa e rigorosa, as bases teóricas que sustentam a pesquisa. Todavia, a sociedade está diante da formação de uma nova cultura, de uma nova forma de pensar, exigindo da escola um repensar da prática pedagógica, principalmente no que se refere ao desenvolvimento cognitivo dos sujeitos. Esta dissertação problematizou a cultura pedagógica e tecnológica com relação às CV em um movimento, auxiliado pelas TIC, de compreensão dos potenciais do Desenvolvimento Cognitivo como núcleo de possibilidade e transformação das relações no processo de Aprendizagem.