Navegando por Autor "Silva Júnior, Antônio João"
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- ItemA persuasão no discurso religioso midiático(2015-12-15) Silva Júnior, Antônio João; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Mendes, Márcia; Santana, Bárbara Bezerra dePara Foucault (1998), o poder configura-se como uma rede de relações nas interações sociais que se consolida por meio da materialização dos variados discursos que constroem, desconstroem e produzem efeitos de verdade e saberes em diferentes espaços e tempos, instituindo novas práticas sociais e discursivas que interpelam os sujeitos. Isso decorre, também, em função da multimodalidade de gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003) que circulam socialmente e nos permitem não somente acessar e consumi-los, mas também produzi-los.Nesse sentido, uma gama de discursos,entre eles o discurso religioso, vem sendo veiculada por meio das mídias, inclusive televisiva, uma das mais populares e acessíveis para a grande maioria do povo brasileiro. As instituições religiosas, atentas às tendências das novas tecnologias de comunicação, utilizam esses espaços midiáticos como instrumentos de divulgação da fé e persuasão dos fiéis. Dessa forma, criam-se imagens dos fiéis e para os fiéis, quase sempre com fins proselitistas, na intenção de divulgar e manter determinados posicionamentos doutrinários, fazendo-os circular como expressão da verdade. Este trabalho,portanto, intitulado A persuasão no discurso religioso midiático, reflete acerca da interpelação do discurso religioso a partir de um dos sermões da Igreja Presbiteriana do Brasil, veiculado no Programa “Verdade e Vida”, transmitido aos sábados no canal aberto da Emissora Bandeirantes. Dito isso, temos, nesse estudo, como objetivo geral: compreender como é construída a persuasão no sermão “Perdão: a cura das emoções”, ministrado pelo Reverendo Hernandes Lopes. E como objetivos específicos: analisar as formulações que constituem esse sermão e descrever as especificidades dos enunciados que marcam a presença do ethos e os efeitos de verdade e persuasão ali materializados por meio do interdiscurso. Os procedimentos metodológicos tiveram como base os princípios da obra “A Arqueologia do Saber” (FOUCAULT, 1972) a partir do método da descrição-interpretação.Nossa moldura teórica tem como princípios:a Análise do Discurso de Linha Francesa com os estudos de Foucault, em virtude da metodologia e das relações de poder implícitas no discurso religioso e as Novas Tendências em Análise do Discurso Francesa, mediante as teorias sobre o ethos e mídium de Maingueneau (2008a; 2008b; 2008c; 2008d; 2009; 2010; 2011). Esta investigação reafirma através dos enunciados, tomados no sermão estudado, como o interlocutor revela o ethosdiscursivo, sinalizando para os ouvintes, pathos, seu discurso persuasivo, unilateral e a sua vontade de verdade. Compreendemos que a Análise do Discurso de Linha Francesa, bem como as Novas Tendências da Análise do Discurso Francesa trazem significativas contribuições para o ensino da língua materna, inclusive para refletir e, por vezes, desconstruir as vontades de verdade publicitadas nos diferentes gêneros do discurso que circulam nas variadas esferas sociais.