Navegando por Autor "Silva , Darto Vicente da"
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- ItemA avaliação da Aprendizagem Escolar: Instrumentos e Finalidades(Poliana Silva dos Santos, 2024-07-22) Santos , Poliana Silva dos; Dias , Andressa dos Reis Rocha; Silva , Darto Vicente da; Santos, Neiva Pereira dos; Santos, Josânia SilvaA presente pesquisa tem como objetivo investigar o conceito de avaliação da aprendizagem, seus instrumentos e finalidades. Para tanto, discutimos o conceito de avaliação, os instrumentos de coleta de dados e os instrumentos de avaliação e uma reflexão sobre os mesmos. Os principais teóricos trabalhados foram Luckesi (2005), Luckesi (2011), Libâneo (2013), Perrenoud (2004), Neto e Aquino (2009), Moretto (2002) e Moraes (2011). Como resultado da pesquisa, tivemos: formulação do conceito de avaliação de aprendizagem; caracterização dos diversos instrumento de avaliação; assim como, a reflexão sobre os diversos instrumentos de avaliação e de aprendizagem.
- ItemAs contribuições dos jogos e brincadeiras para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-09) Santana , Aitana Pereira de Souza; Azevedo, Ananda Naraiana Sara Santos Régis de; Pereira , Neiva dos Santos; Silva , Darto Vicente da; Santos, Josânia SilvaO presente trabalho teve como principal objetivo investigar de que maneira os jogos e brincadeiras podem contribuir para efetivação do trabalho pedagógico proposto pela BNCC para a educação infantil. Para isso, enfatizamos a Lei de Diretrizes e Bases – LDB – e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, sendo essa última que apresenta os campos de experiência que devem ser desenvolvidos na educação infantil. Assim, destacamos nesse estudo Kishimoto (2017) e, de forma breve, o desenvolvimento da criança por meio dos jogos e brincadeiras de acordo com Piaget (1980) e Vygotsky (1991). Salientamos ainda a importância dos jogos e brincadeiras na educação das crianças, ressaltando que ambos são ferramentas/recursos que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, social, motor, além de favorecer a imaginação, criatividade, empatia e socialização fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. Assim sendo, apresentamos a proposta de trabalho com jogos e brincadeiras vinculando aos 5 campos de experiência propostos pela BNCC, elaborando um planejamento com discussão fundamentada. Para realização do estudo utilizamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Podemos concluir que os jogos e brincadeiras são ferramentas indissociáveis para a efetivação do trabalho pedagógico proposto pela BNCC para a educação infantil alinhado aos 5 campos de experiência, haja vista que proporcionam estratégias eficazes para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e motor das crianças. Vale destacar que os professores podem ajustar as práticas pedagógicas utilizando os jogos e as brincadeiras em todos os campos de experiências estabelecidos pela BNCC, propiciando o desenvolvimento de habilidades fundamentais para as crianças da creche e da pré-escola.