Navegando por Autor "Silva , Ana Lúcia Gomes da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAbecedário pedagógico sob rasura: educação e(m) diversidade(UNEB, 2023) Silva , Ana Lúcia Gomes da; Salvadori , Juliana Cristina; Silva, Obdália Santana FerrazAs produções dos verbetes-conceitos, nesta coletânea, podem ser vistas como um exercício menor de práticas de liberdade em um agenciamento coletivo, numa composição híbrida e radicalmente intensa, pois os conceitos aqui rastreados e cartografados são desafios ao exercício do pensamento, como nos convidam Gilles Deleuze e Félix Guattari (2012), a "[...] fazer do pensamento e da arte verdadeiras máquinas de guerra", o que pode significar colocar em movimento práticas de resistência, intensificando-as, numa luta contra a fragmentação da realidade, que tem deixado de fora a continuação do mundo. Nesse sentido, os autores nos falam de um pensamento que subverte regras em favor da vida. Nesta obra reunimos uma diversidade de signos e significados, sob a forma de uma escrita que, a partir de uma aproximação discursiva com outros textos porque a escrita é, ao mesmo tempo, um ato de repetição e um ato criativo, original articula elementos dados, filiados a outras vozes, para tratar de temas educacionais na interface com a diversidade, com permanente abertura temática, numa luta incessante para (des)invisibilizar práticas, processos conceitos não compreendidos pela racionalidade técnica das monoculturas que ainda teimam em se fazer presente no cenário das políticas e práticas educacionais e da formação de professores.
- ItemHistórias de leitura na terceira idade: memórias individuais e coletivas(Universidade Federal da Bahia, 2005-04-15) Silva , Ana Lúcia Gomes da; Arapiraca, Mary de Andrade; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho; Moura, Ana Célia ClementinoEste trabalho de pesquisa teve como objeto de estudo as histórias de leitura na 3a idade: memórias individuais e coletivas, cuja problemática delineada foi a investigação da formação leitora desses sujeitos, bem como sua relação com a leitura/manifestações textuais, a partir das reminiscências ambiências de leitura/experiência de vida e testemunho oral. A pesquisa teve como “locus” o Centro de Convivência do Idoso–Jacobina/BA. A metodologia adotada foi o tipo etnográfico, tendo como fundante os estudos da Antropologia, utilizando como instrumentos de coleta/análise dos dados, entrevistas abertas e/ou aprofundadas, práticas leitoras, como círculo de leitura e contação de história, utilizando, também, fitas VHS e observação-participante, de forma a apreender o máximo possível das memórias, narrativas e fabulações dos sujeitos-leitores envolvidos em diferentes situações analisadas, na perspectiva “interpretativa” da Análise do Discurso. O resultado do trabalho traz as histórias de leitura da 3a idade jacobinense, suas memórias pessoais, coletivas e oficiais imbricadas, os diferentes efeitos de sentido, bem como, o perfil dos leitores da 3a idade, suas ambiências de leitura e contribuições deste público leitor concreto e singular, para a formação do leitor ativo e includente e seus reflexos na comunidade onde estão inseridos, bem como nas Instituições Escolares/Academias.