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Navegando por Autor "Silva , Celio Roberto dos Santos"

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    A variação linguística em um livro didático de língua portuguesa do 6º ano do ensino fundamental II
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-13) Silva , Celio Roberto dos Santos; Lima, Joana Angélica Santos; Pereira, Bárbara Bezerra de Santana; Carmo, Jeovânia Silva do
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetiva investigar como a temática da variação linguística é abordada no livro didático do 6º Ano de Língua Portuguesa, do Ensino Fundamental II, das autoras Costa e Marchetti (2018). Pensar a linguagem é refletir na própria existência humana, já que a língua permeia o que somos. A língua nos distingue, há diferentes formas de conhecimento sobre a linguagem, e de fato a língua varia. Dessa forma, é necessário refletir sobre a perspectiva de variação linguística apresentada no LD, e se este instrumento educacional apresenta uma visão estereotipada da realidade, baseado apenas no conceito de “certo” ou “errado”. A pesquisa surge mediante a relevância de analisar o tema da variação linguística no LD, destacando o fato inequívoco de que a língua varia devido a sua heterogeneidade. Trata-se de uma pesquisa documental, de caráter qualitativo, que utiliza o livro didático como corpus, em que 2 capítulos do livro foram analisados, a partir de teóricos selecionados para fundamentar a pesquisa. O trabalho tem como base teórica autores como: Mattos e Silva (2004), Bagno (2002/2007), Orlandi (2009), Antunes (2003), Costa (2010), Cunha (2010), Martelotta e Palomanes (2010), Monteiro (2000), Cezario e Votre (2010), Oliveira (2017), Almeida e Bortoni-Ricardo (2023), Martins (2015), Winch (2013) entre outros, que fundamentaram a pesquisa, fornecendo conceitos e direcionando a discussão do tema proposto. Documentos oficiais da educação brasileira como, a BNCC e os PCNs, também foram utilizados, os quais coadunam com os teóricos estudados, confirmando a variedade da língua para além da norma padrão, enquanto refuta toda forma de preconceito linguístico, assegurando a heterogeneidade da língua. Considerando a análise documental desenvolvida, ficou evidente que a variação linguística é apresentada de maneira significativa no corpus analisado.
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