Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Symara Barros da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A leitura no processo de ensino- aprendizagem, na 4ª série do ensino fundamental
    (UNEB, 2007-11-22) Farias, Edileuza Oliveira; Soares, Girleide Souza; Cerqueira, Maria Camila Leal Martins; Silva, Symara Barros da; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
    Esta monografia tem como tema a leitura no processo de ensino-aprendizagem, na 4ª série do ensino fundamental da rede pública do município de Mairi. Trata da problemática da leitura que representa um importante instrumento de compreensão do mundo, objetivando analisar como os alunos estão aprendendo a ler e verificar como os professores estão ensinando a leitura em sala de aula. A partir dessa inquietação desenvolvemos um trabalho de pesquisa, por meio de observações, questionários e entrevistas, envolvendo professora, alunos e pais. Trabalho este que nos permitiu descobrir de que maneira está acontecendo o aprender-ensinar da leitura no dia-a-dia no âmbito escolar. Sabe-se que a função primordial da escola é ensinar a ler, ampliar o domínio dos níveis de leitura e escrita e orientar a escolha de materiais de leitura, principalmente pelo fato dos alunos não possuírem o gosto pela mesma e que o ensino da leitura é fundamental para dar solução a problemas relacionados ao baixo aproveitamento escolar, ao fracasso geral do aluno no ensino fundamental. Constatou-se que a leitura ainda é trabalhada de maneira mecânica por esse motivo, cabe não só aos professores das séries iniciais resolverem o problema, mas a todo e qualquer professor atribui-se a função de garantir a participação plena de seus alunos na sociedade letrada, conduzindo a leitura como uma prática alternativa, uma proposta renovadora e inovadora. Para se desenvolver desde cedo o gosto pela leitura e escrita é preciso haver a participação e a presença Contínua do professor, que deverá atuar como mediador e ser, antes de tudo, um leitor. Essa monografia apresenta questões teóricas que subsidiam a construção de uma metodologia que prioriza o papel do professor/leitor.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais