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Navegando por Autor "Silva, Sidinéia Chagas"

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    Contributos da abordagem da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos no ensino médio
    (Universidade do Estado da Bahia, 2018) Santos, Kaline Moura dos; Silva, Sidinéia Chagas; Oliveira, Sandra Alves de; Reis, Sônia Maria Alves de Oliveira; Matos, Robson Aldrin Lima
    Este estudo busca analisar e compreender as contribuições da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da geometria na Educação de Jovens e Adultos do último ano do Ensino Médio. Para tanto, buscamos verificar as contribuições e os desafios da geometria no processo de ensino e aprendizagem na EJA; identificar a geometria nas práticas cotidianas dos alunos participantes da pesquisa e analisar atividades de etnomatemática desenvolvidas nas turmas do eixo VII. Para orientar a realização deste estudo, destacamos Rios, Fonseca, D’ Ambrósio, Carvalho, Lorenzato, Paiva, Fragoso, Pais, Selbach, dentre outros. A compreensão dos dados baseia-se nas conjeturas da abordagem qualitativa. Os procedimentos e instrumentos metodológicos utilizados nesta investigação foram as observações no espaço educativo estadual que oferta a modalidade da EJA, questionário, roda de conversa, oficina e o diário de campo construído a partir da observação no espaço educativo e das atividades realizadas. Os resultados da investigação reafirmam que a maioria dos estudantes da EJA apresenta dificuldades no processo de aprendizagem da geometria e concebe-a como difícil, no entanto compreendem a importância que esta tem para a sua vida. Foram apontados os seguintes desafios em relação ao ensino e aprendizagem, as dificuldades em compreender o conceito para aplicar na resolução dos problemas, a auto-avaliação de incapacidade para a aprendizagem dos conteúdos, a falta de dialogo entre professor e aluno, a metodologia de ensino utilizada pelo professor e principalmente a falta de conexão entre os conhecimentos prévios dos alunos e os conhecimentos científicos trabalhados na sala de aula, o que não contribui para uma aprendizagem significativa dos estudantes. Por fim constatamos que esta pesquisa é de extrema importância tanto do ponto de vista acadêmico quanto das políticas públicas, pois lida com questões referentes ao ensino e aprendizagem da geometria para jovens e adultos. A valorização dos conhecimentos dos estudantes por meio da etnomatemática possibilita uma aprendizagem significa
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    Tecnologias digitais da informação e comunicação em aulas de matemática numa perspectiva interdisciplinar: uma revisão sistemática de literatura no periódico bolema
    (2023-03-30) Silva, Sidinéia Chagas
    Este estudo buscou investigar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas aulas de Matemática numa perspectiva interdisciplinar. Para isso, tem como objetivos identificar, nos artigos publicados no periódico BOLEMA, softwares e aplicativos utilizados no ensino de Matemática; compreender o processo de ensino aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; avaliar a importância dos recursos digitais no processo educacional para a construção de um conhecimento interdisciplinar. A investigação foi realizada tendo como base as publicações no periódico BOLEMA nos últimos dez anos (2013-2022). A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura, apresentando uma visão geral sobre o tema: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em aulas de Matemática. Os resultados da investigação reafirmam que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação trazem contribuições significativas ao ensino de Matemática. Entre as contribuições apresentadas estão: o dinamismo, a confiança, o entusiasmo, a investigação, a troca de experiências, a visualização, a argumentação e a construção do próprio conhecimento pelo estudante. Em relação à interdisciplinaridade no ensino de Matemática, foi possível identificar, nos estudos analisados, de um lado, que o ensino de forma interdisciplinar promove a inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento e a contextualização dos conteúdos, e, por outro lado, identificamos também a dificuldade de se trabalhar a interdisciplinaridade nas aulas de Matemática.
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