Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Sidinéia Chagas"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Tecnologias digitais da informação e comunicação em aulas de matemática numa perspectiva interdisciplinar: uma revisão sistemática de literatura no periódico bolema
    (2023-03-30) Silva, Sidinéia Chagas
    Este estudo buscou investigar, por meio de uma revisão sistemática de literatura, as contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas aulas de Matemática numa perspectiva interdisciplinar. Para isso, tem como objetivos identificar, nos artigos publicados no periódico BOLEMA, softwares e aplicativos utilizados no ensino de Matemática; compreender o processo de ensino aprendizagem por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação; avaliar a importância dos recursos digitais no processo educacional para a construção de um conhecimento interdisciplinar. A investigação foi realizada tendo como base as publicações no periódico BOLEMA nos últimos dez anos (2013-2022). A metodologia utilizada compreendeu uma pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura, apresentando uma visão geral sobre o tema: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em aulas de Matemática. Os resultados da investigação reafirmam que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação trazem contribuições significativas ao ensino de Matemática. Entre as contribuições apresentadas estão: o dinamismo, a confiança, o entusiasmo, a investigação, a troca de experiências, a visualização, a argumentação e a construção do próprio conhecimento pelo estudante. Em relação à interdisciplinaridade no ensino de Matemática, foi possível identificar, nos estudos analisados, de um lado, que o ensino de forma interdisciplinar promove a inter-relação entre as diversas áreas do conhecimento e a contextualização dos conteúdos, e, por outro lado, identificamos também a dificuldade de se trabalhar a interdisciplinaridade nas aulas de Matemática.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais