Navegando por Autor "Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da"
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- ItemApontamentos de pesquisa: a pandemia Covid – 19: teologia, ciência e arte em conversas - Vol. V(Universidade do Estado Da Bahia, ) Carneiro, Everton Nery; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Ribeiro, Luis Távora FurtadoFilósofo, escritor, biógrafo de Flaubert, que apresentou ‘O Idiota da Família’, o teatrólogo Jean-Paul Sartre (1905 – 1980) ficou famoso e conhecido pelos seus longos e preciosos prefácios, verdadeiras peças literárias e filosóficas escritas em algumas centenas de páginas. Virou obra clássica sua apresentação do livro fundamental sobre as lutas anti coloniais: “Os Condenados da Terra” de Frantz Fanon (1925 – 1961) de 1963, que seria publicada em livro no Brasil com cerca de 400 páginas. Garanto que vamos poupar o leitor na apresentação dessa coletânea de centenas de laudas, um excesso raramente necessário, permitido a expoentes da cultura como Sartre e Fanon. Assim, mais concisos, falamos da importância e da urgente necessidade da publicação dessa obra coletiva organizada entre as salas ou locais pessoais de estudo dos que a propuseram: Everton Nery Carneiro (UNEB), Luís Távora Furtado Ribeiro (UFC) e Sandra Célia Coelho (UNEB), pela ordem alfabética. Nós a compilamos, desde nossos modestos gabinetes domiciliares de trabalho, confinados que estamos nessa quarentena em virtude de uma pavorosa pandemia, no ano de 2020 em crise sanitária, social e econômica, nesse país desgovernado. Na apresentação dessa coletânea vale refletir sobre o digno e ancestral hábito de escrever, que nos move desde que se inventou a escrita, e em seu mais recente objetivo de realizar e divulgar pesquisas acadêmicas para desvendar a complexidade do mundo real buscando compreender, pelo menos nos aproximarmos de suas inatingíveis múltiplas determinações. Esforço hercúleo e prazeroso que não pode ser realizado por um só nem por poucos, sendo necessários muitos, inúmeros de nós para realizar-lhe. Neste sentido, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS), que está inserido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), trazendo diante da especificidade institucional que é a multicampia, uma característica interdepartamental, pos sui pesquisadores de diversos Campi e diálogos com outras Instituições de Ensino Superior Nacional e Internacional. Historicizando um pouco a trajetória do GEPERCS, apontamos que o mesmo foi criado e certificado pelo CNPQ em 2011, formado por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, no que coaduna com sua concepção multi/ interdisciplinar. O Grupo é composto por 8 doutores, 03 doutores colaboradores estrangeiros, 03 técnicos e os demais estudantes de graduação e pós-graduação. Estando ancorado ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB), do Departamento de Educação – Campus XI – Serrinha. Tendo como objetivo principal pesquisar a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva das ciências humanas, sociais e da saúde, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso. Além disso, as discussões de caráter multi/interdisciplinar e estudos do grupo enfatizam a inter-relação com a saúde, gênero, educação e cultura nos diversos contextos sociais. Os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores do grupo perpassam por quatro linhas específicas de pesquisa: 1) Religião e saúde, 2) Gênero, religião, educação, saúde e os novos contextos de aprendizagem, 3) Religião, cultura, educação, sociedade e novas formas de subjetivação e organização comunitária e 4) Gênero, Saúde Sexual/Reprodutiva e Populações vulneráveis. O Grupo trafega por ações pontuais de socialização e difusão do conhecimento produzido, através de pesquisas nos seguintes âmbitos: proposição e participação em Congressos Nacionais e Internacionais da área e áreas afins dentro e fora do país, através de apresentações de comunicações, pro posições de Grupo de Trabalho e a Realização de um colóquio Bianual sobre Diversidade Religiosa no Brasil Contemporâneo; evento esse pautado como uma proposição já materializada do GEPERCS, que é o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB), reiterando que estamos na terceira edição da supracitada atividade. As pautas de internacionalização, são ancoradas através do diálogo, proposição de pesquisa e publicações em conjuntas com as seguintes IES estrangei- ras: Universidade de Habana, Universidade da Guyane, Universidade Lusófona e Universidade Católica de Lisboa. Na quinta edição da Coletânea Apontamentos de Pesquisas ora apresentada pautamos uma análise das multiplicidades e conexões dos campos dos saberes sobre o contexto mundial vivenciado pela Pandemia do COVID -19. Nesse livro que divulga e aproxima tão diferentes objetos de estudos e tão diversos métodos de investigação, congregando em suas semelhanças e diferenças uma gente muito boa em suas importantes e indispensáveis áreas de conhecimento e lugares geográficos (seja como afeto, como ético, como epistemológico, como étnico-racial). Muitos nem se conhecem pessoalmente, mas nos congregamos aqui na defesa da ideia comum que nos mobiliza e anima, de que o conhecimento é uma produção e aproximação coletiva com sua origem enraizada no contexto histórico e social. É nesse capitalismo que cresce a cada dia concentrando cada vez mais as riquezas, excluindo e violentando as maiorias entre trabalhadores negros e mulheres, devastando os recursos da natureza e comunidades indígenas, sistema sempre contraditório e violento movido por uma crise permanente. A ideia original do livro e a diretriz mais forte em sua organização deve-se a duas pessoas muito queridas, atuantes e engajadas numa práxis libertadora. Inicialmente a incansável e culta pesquisa e escrita do professor Everton Nery Carneiro, geógrafo, filósofo, teólogo, poeta e livre pensador, intelectual, estudioso de Nietzsche, que vem sempre nos lembrando do conceito aberto da “vontade de poder” que fundamenta em Aristóteles (384 – 322 a. C.) em sua crença que nossa humanidade é uma possibilidade que se realiza, numa “vontade de potência”, que nos impele a perseguir novos destinos em “mares nunca dantes navegados”. Nesses tempos de quarentena, Everton Nery liderou inúmeras, diversas e variadas apresentações de frutuosos debates virtuais, que mais um anglicismo atual denomina de “lives”. Mesmo que muitos não saibamos o que esse nome significa, Dr. Everton Nery coordenou esses encontros onde importantes debatedores se dedicaram a revelar temas como o racismo e a resistência da cultura negra, a religiosidade e o candomblé, a opressão e o poder das mulheres, a fala e a liberdade de escolha de opções de vida e sexualidade, passando pelo direito a terra e a cultura dos índios, a luta dos trabalhadores, não omitindo a profissionalização, formação e direitos sociais de docentes, junto às questões relativas ao sofrimento. Sempre num movimento que parte da Bahia e compartilha militância e conhecimento com o Brasil e o mundo.
- ItemCatálogo de produtos técnicos e tecnológicos(Universidade do Estado Da Bahia, 2024-12-18) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Amorim, Ivonete Barreto de; Vitorino, César Costa; Torres, Cláudia Regina de Oliveira VazÉ com grande satisfação e honra que prefacio esta obra. A honra advém da deferência do convite, enquanto a satisfação deriva do prazer proporcionado pela leitura, graças à qualidade e adequação dos Produtos Educacionais e Técnico-Tecnológicos aqui desenvolvidos e apresentados. Estes produtos revelam uma profunda conexão com a realidade e demonstram uma busca constante por soluções criativas, inovadoras e efetivas para os desafios enfrentados pelas comunidades baianas nas quais o Programa de Pós-Graduação Profissional em Intervenção Educativa e Social da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) está inserido. Assumo a função de prefaciar esta obra na condição de quem apoia incondicionalmente a integração entre estudo teórico e pesquisa empírica aplicada a problemas públicos – questões reais e de relevância para a sociedade. Também valorizo a devolução dos resultados dessas pesquisas à sociedade, para que se concretizem como subsídios na formulação de políticas públicas. No caso específico deste programa profissional, tais pesquisas culminam em produtos técnico-tecnológicos que materializam soluções para problemas identificados pelos pesquisadores e profissionais formados pelo Mestrado. Destaco os atributos positivos e a elevada qualidade dos 55 produtos técnico-tecnológicos reunidos neste livro, todos focados em ações de intervenção educativa e social. Eles foram concebidos com o propósito de atender demandas concretas da sociedade, com ênfase na necessidade de elevar os níveis de cidadania, desenvolvimento humano e na redução das desigualdades sociais das comunidades baianas. Além disso, são soluções que, com ajustes mínimos, possuem potencial para serem replicadas em contextos de outras comunidades pelo Brasil. É digno de menção que os produtos foram desenvolvidos por turmas ingressantes entre 2019 e 2022, ou seja, por mestrandos – agora mestres – que enfrentaram as vicissitudes e desafios impostos pelo período mais crítico da pandemia de COVID-19 e pelo cenário do pós pandemia. Ainda assim, conseguiram produzir trabalhos de excelência, o que reflete a competência do Programa em formar profissionais capazes de construir saberes e realizar intervenções educativas e sociais com impacto positivo e transformador na vida de pessoas e comunidades.
- ItemDicas de como evitar a pandemia do medo(Universidade do Estado Da Bahia, ) Alencar, Carla Giselle Pereira Mascarenhas de ; Novais, Diná Santana de; Batista, Janara Aparecida Teixeira ; Messias, Joice Mara Amorim; Coelho, Mariana Amado Alvarez ; Silva, Marinalva de Souza Teixeira; Azevedo, Rafaela de Carvalho; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Fernandes, Valéria Antunes DiasProjeto inter-agir apresenta: Dicas de como evitar a pandemia do medo
- ItemEducação, políticas públicas e religião - diálogos interventivos(Universidade do Estado Da Bahia, ) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Araújo, Raiane Cordeiro de; Lopes, Ana Paula AraújoDe caráter interdisciplinar, esta coletânea intitulada “EDUCAÇÃO, Políticas Públicas e Religião: Diálogos interventivos” é organizada a partir de pesquisas e práticas apresentadas no II WebSeminário Internacional Interdisciplinar: Diálogos Interventivos (WEBSEMINTER), o qual transcorreu no período entre 26 e 29 de outubro de 2022. Assim, este livro é um esforço de vários autores e autoras, participantes do II WebSeminário, que em sua segunda edição se constitui uma atividade proposta para ser realizada bianual pelo Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB-DEDC XI), conjuntamente com os Grupos de Pesquisas: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS). Nessa perspectiva, o Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB-DEDC XI), se caracteriza pelo seu caráter multi, inter, transdisciplinar, inovador e com identidade própria, no contexto do Território do Sisal, assumindo uma postura investigativa e corroborando para o desenvolvimento de habilidades e competências na resolução de problemas, por meio da integração entre a geração do conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias e inovações. Tendo como objetivo garantir um espaço destinado à socialização das atividades e ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização de cunho técnico-científico, o II Web Seminário tem como base norteadora a articulação entre a graduação, Pós-graduação, Redes de Pesquisas, sociedade civil organizada e movimentos sociais, a partir de interlocuções com os territórios baianos e Instituições de Educação superior (IES) de caráter nacionais e internacionais, numa perspectiva de fortalecimento e consolidação do tripé: ensino-pesquisa-extensão. Nessa dimensão, partindo dos diálogos interventivos, o II WEBSEMINTER caracteriza-se pela interdisciplinaridade e diversidades dos atores e atrizes sociais envolvidos no contexto da pesquisa, construção e socialização do conhecimento e dos múltiplos saberes. A programação II WEBSEMINTER contou com uma pluralidade de sub-evento, a saber: II WEB COLEPODS - Colóquio Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; II COLEPEGE - Políticas públicas, educação e movimentos sociais na pandemia, o I Colóquio Internacional Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) e o II Encontro dos Estudantes/ Egressos da Pós-Graduação do Território do Sisal (EEPGTS). Nessa dimensão, o II WEBSEMINTER incorporou uma metodologia dinâmica e diversa, sendo composta pelas seguintes atividades: Conferências, Palestras, Roda de Conversa, Grupo de Trabalho, Sarau, Lançamento de Livros. Devido a continuidade da questão sanitária mundial, advinda da Pandemia da COVID 19, foi adotado o formato virtual com uso das seguintes ferramentas: Canal YOUTUBE – Apontamento de Pesquisas e a sala do Microsoft Teams. O conjunto de publicações do II WEBSEMINTER contido nesta coletânea está concebido de forma a proporcionar diferentes acessos aos diversos temas e reflexões abordados durante processo de seu desenvolvimento. Nesse sentido, cada publicação tem sua especificidade. Os textos possibilitam uma apresentação sistemática do pensamento dos autores e versam sobre os debates traçados durante o seminário. Na trilha dessa proposição, o livro coleciona trinta e cinco árticos e se articula em três grandes Eixos. A primeira parte, intitulada de Novos contextos de aprendizagem (Linha 1 do MPIES); a segunda parte, Novas Formas de Subjetivação e Organização Comunitária (Linha 1 do MPIES) e a terceira parte, MPIES e outras pesquisas. A tessitura de temas que compõem este livro abrange aspectos voltados para questões antigas e atuais que atravessam as relações sociais, educacionais, culturais, políticas e econômicas. No primeiro momento, no Eixo 1, reunimos escritos voltados para: Metodologias ativa; formação de professores; coordenação pedagógica; educação inclusiva para surdos; jogos e brincadeiras; alfabetização e letramento; educação antirracista; avaliação institucional; gestão escolar; mulheres negras na Educação de Jovens e Adultos (EJA); juventudes e inclusão digital; dificuldades de aprendizagens; currículo; círculos de cultura; planejamento estratégico e literatura. No segundo momento, no Eixo 2, lançamos novas perspectivas com temas que abordam importantes reflexões sobre: Mulheres e participação social; EJA e cultura; currículo e diversidade; religiosidade; educação em tempo integral; educação antirracista; ensino religioso e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); História e Quadrinhos (HQ’s) e Educação Ambiental; Reformas educacionais neoliberais e o ensino de geografia; Ensino da LIBRAS na formação de psicólogos bilíngues; dependência química; produções acadêmicas sobre audiodescrição. Já no terceiro momento, no Eixo 3,reunimos escritos e abordagens fecundas sobre: Cultura organizacional; Produção acadêmica nos programas de pós graduação da Bahia; Alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional; História da educação; Gestão de projetos em empresa do ramo alimentício; Cibercultura; Espaço virtual (BLOG) e currículo do campo. Neste livro estão escritoras, políticas, cientistas, artistas e muitos outros pesquisadores que apresentam novos pensamentos, novas atitudes, novas definições, novas prioridades, novas regras, novas percepções, antes e agora. Esta publicação, portanto, encerra os trabalhos do II WEBSEMINTER. O MPIES, e especialmente a equipe organizadora do II WebSeminário, espera que este trabalho coletivo se constitua em instrumento de debate social e educacional na atualidade brasileira no que tange às referências básicas para a formação dos nossos trabalhadores e trabalhadoras. Diante desta breve apresentação, convido você leitor a navegar nas páginas deste livro na busca de descobertas que possam contribuir na construção de saberes no campo da economia solidária. Espero que seja uma leitura acessível, instigante e que os estudos possam permitir a sua aplicação em outros contextos. Desejo uma ótima leitura!
- ItemEducação, políticas públicas e religião diálogos interventivos - Volume III(Editora Metrics, ) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Silva, Leane De Magalhães; Lima, Vanessa Goes; Carvalho, Margarida Vieira LimaA intervenção educativa acontece por meio de múltiplas formas de apresentar as realidades da prática da social. Neste sentido, o WEBSEMINTER é um evento internacional vinculado ao Programa de Pós-graduação Intervenção educativa e Social – PPGIES, criado em 2020, teve sua primeira modalidade apenas de modo virtual, devido a pandemia da COVID 19 e está na terceira edição na modalidade presencial e por mediação tecnológica na busca por fortalecer a difusão do conhecimento e socialização de pesquisas. As diferentes temáticas movidas pela interlocução entre as pesquisas favorecem e potencializam a interdisciplinaridade por meio de uma rede de pesquisa no âmbito nacional e internacional. Para ampliar esse movimento de entrega social os trabalhos apresentados no evento são publicados em formato e-book que registram uma diversidade de temas relevantes a demanda social na área: educação, sociedade e intervenção. Essa coletânea intitulada “Educação, Políticas Públicas e Religião: Diálogos interventivos” volume 3 é organizada a partir de pesquisas, relatos de experiências e práticas apresentadas no III WebSeminário Internacional Interdisciplinar: Diálogos Interventivos (WEBSEMINTER), o qual transcorreu no período entre 25 e 29 de setembro de 2024. Assim, esta obra é o resultado de uma construção e partilha de percursos de estudos de vários autores e autoras, participantes do III WebSeminário, que em sua terceira edição se constitui uma atividade proposta para ser realizada bianual pelo Programa Profissional em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB-DEDC XI e a turma fora de sede no DCHT-XVII), conjuntamente com os Grupos de Pesquisas: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE) , o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) e o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB). Nessa perspectiva, o Programa Profissional em Intervenção Educativa e Social (PPGIES/UNEB), se caracteriza pelo seu caráter interdisciplinar, situado na área 45 da mesma nomenclatura da CAPES pertencente a câmara 2: Sociais,Culturais e Humanidades.Tendo como área de concentração: Educação, Sociedade e Intervenção. As suas interlocuções compreendem diversos contextos territoriais baianos e para além do Território do Sisal, e do velho chico , assumindo uma postura investigativa e corroborando para o desenvolvimento de habilidades e competências na resolução de problemas, através da construção colaborativa do produto técnico, tecnológicos de caráter inovador, oriundos das pesquisas aplicadas desenvolvidas nas duas áreas de atuação que são: novos contextos de aprendizagens e as novas formas de subjetivação e organização comunitária, por meio da difusão de conhecimento. A exemplo, eventos técnico científicos como o III WEBSEMINTER tem como objetivo garantir um espaço destinado à socialização das atividades e ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização de cunho técnico-científico, o III Web Seminário baseia-se na articulação entre a graduação, Pós-graduação, Redes de Pesquisas, educação básica, sociedade civil organizada e movimentos sociais, a partir de interlocuções com os territórios baianos e Instituições de Educação superior (IES) de caráter nacionais e internacionais, numa perspectiva de fortalecimento e consolidação do tripé: ensino-pesquisa extensão-internacionalização. A Universidade do Estado da Bahia, celebrou no ano 2015 um Convênio Internacional realizado com a Universidade de Santiago de Chile e no período da pandemia do Covid-2019, nossos laços se afirmaram, e foram realizadas distintas atividades com PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM INTERVENÇÃO EDUCATIVA E SOCIAL (PPGIES) DEDC – Campus XI Serrinha e celebrando um convênio através do Centro de Estudos e Pesquisas Interinstitucional, Interdepartamental e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB que versou sobre a parceria que estabelecemos nesse contexto de pandemia, no qual realizamos intervenções em aula, Seminários, e muitas atividades que mencionamos a exemplo em 2020: I WEBSEMINTER: Diálogos e Perspectivas Interventivas –., participação na mesa redonda que reverberou uma Potência: “Divisão ideológica, intolerância religiosa e degradação ambiental”. Publicada na revista do Programa (DIAPI) da Universidade do Estado da Bahia. E dando continuidade à consolidação do processo de internacionalização do PPGIES no ano de 2024 , o referido Programa concorreu o Edital PROFVISIT 0272024 que tem por objetivo apoiar a visita de professores pesquisadores estrangeiros e foi contemplado com a visita de uma pesquisadora da Universidad de Santiago do Chile (USACH). Enfatizamos outras interlocuções com as Instituições Internacionais dentre elas: Universidade Lusófona - PT, UniPúngué, UCM-Moçambique, ISCED-Angola e Universidade de Havana – Cuba, com uma proposta de trabalho intitulada, Ecos coloniais em perspectiva interdisciplinar: Linguagem, Racismo, e Enfoque de gênero, da qual incluirá a palestra “Formação de professores/as, linguagem, racismo e enfoque de gênero em perspectiva interdisciplinar” no III WEBSEMINTER, especificamente em seus campi XI Serrinha/Ba e XVII Bom Jesus da Lapa/Ba, e poder estabelecer vínculos e realizar diversas atividades com a comunidade, pensando na criação de diálogos de distintos saberes que possam contribuir a uma aprendizagem inclusiva, e ampla em contextos culturais, étnicos, de gênero e diversidade. Está dentro do nosso objetivo geral manter um contato com as comunidades educativas do território do Sisal (Serrinha) e do Velho Chico (Bom Jesus da Lapa), dentro de uma expectativa social, que vai muito além do nosso processo de Internacionalização. Nessa dimensão, partindo dos diálogos interventivos, o III WEB SEMINTER caracteriza-se pela interdisciplinaridade e diversidades dos atores e atrizes sociais envolvidos no contexto da pesquisa, construção e socialização do conhecimento e dos múltiplos saberes. A programação do III WEBSEMINTER contou com uma pluralidade de sub-eventos, a saber: III WEB COLEPODS - Colóquio Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; III COLEPEGE: Políticas Públicas, Educação e Movimentos Sociais na Pandemia; II Web Colóquio Internacional Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS); V Colóquio Internacional em Diversidade Religiosa e Brasil Contemporâneo e III Encontro dos Estudantes/Egressos da Pós-Graduação do Território Do Sisal (EEPGTS). Foram inscritos 82 trabalhos, sendo que aprovados pela comissão organizadora 63 que fazem parte desta coletânea. trabalhos foram selecionados para publicação trabalhos de dez instituições da Bahia e Rio de janeiro: Universidade do Estado da Bahia- UNEB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Centro Universitário Anísio Teixeira (UNIFAT), Centro Universitário Faculdade Guanambi / UNIFG-BA, Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB ), Universidade Salvador UNIFACS. O III WEBSEMINTER incorporou uma metodologia dinâmica e diversa que foi se constituindo ao longo das edições, sendo composta pelas seguintes atividades: Conferências, Palestras, Roda de Conversa, Grupo de Trabalho, Sarau, Lançamento de Livros. E adequadas conforme os contextos sociais, primando, foi adotado o formato virtual com uso das seguintes ferramentas: Canal YOUTUBE – Apontamento de Pesquisas e a sala do Microsoft Teams. O conjunto de publicações do III WEBSEMINTER contido nesta coletânea está concebido de forma a proporcionar diferentes acessos aos diversos temas e reflexões abordados durante processo de seu desenvolvimento. Nesse sentido, cada publicação tem sua especificidade. Os textos possibilitam uma apresentação sistemática do pensamento dos autores e versam sobre os debates traçados durante o seminário. Neste sentido, a obra é composta por sessenta e três artigos que se articulam em quatro grandes eixos. O primeiro eixo intitulado, Novos Contextos de Aprendizagem (Linha 1); O segundo eixo, Novas formas de subjetivação e organização comunitárias PPGIES e outras temáticas (Linha 2); O terceiro eixo, Iniciação a pesquisa, docência e interdisciplinaridade; O quarto e último eixo, Educação, sociedade e intervenção. Com isso, cada eixo está composto por artigos que reverberam de forma reflexiva as temáticas desenvolvidas nos trabalhos de acordo as necessidades e intervenções realizadas nas pesquisas. No tocante à divisão do livro, está dividido em quatro partes, das quais faz relação com cada eixo. Na PARTE I (Eixo 1) – DIÁLOGOS INTERVENTIVOS: Novos Contextos de Aprendizagem, temos 16 trabalhos; PARTE II (Eixo 2) – DIÁLOGOS INTERVENTIVOS: Novas formas de subjetivação e organização comunitárias PPGIES e outras temáticas, temos 22 trabalhos; PARTE III (Eixo 3) – DIÁLOGOS INTERVENTIVOS: Iniciação a pesquisa, docência e interdisciplinaridade, temos 13 trabalhos; PARTE IV (Eixo 4) – DIÁLOGOS INTERVENTIVOS: Educação, sociedade e intervenção, temos 12 trabalhos. Assim, observamos a relevância que a interdisciplinaridade, educação, sociedade, apresentou-se no evento e nessa coletânea de maneira significativa referendando a área de concentração do programa e atentando-se a avaliação quadrienal (2021-2024) da Capes. A tessitura dos temas que compõem este livro abrange aspectos voltados para questões antigas e atuais que atravessam as relações sociais, educacionais, culturais, políticas e econômicas. Desse modo, no primeiro momento, as pesquisas do Eixo 1 refletem sobre gênero, produções acadêmicas, currículo escolar, gestão/coordenação, dentro outros, que foram fundantes na composição deste trabalho. No Eixo 2, as pesquisas reverberam sobre agricultura familiar, educação do campo, projeto social, justiça ambiental, trabalho doméstico, escolarização e identidade, dentre outros, enaltecendo o processo de desenvolvimento das etapas de cada trabalho. As pesquisas do Eixo 3, versam sobre a Educação de Jovens e Adultos, atividades extracurriculares, educação pública, site educativo, dentre outros, valorizando os diferentes contextos que permeiam a educação e a interdisciplinaridade. O eixo 4, traz reflexões acerca de intervenção em saúde mental, plantão psicológico, serviço social, corpo e mente, dentre outros, que fizeram sentido com as riquezas das escritas acerca das temáticas. Nesse ínterim, foi possível compreender alguns processos interventivos que aconteceram nos diversos contextos relacionados nos eixos acima e as preponderâncias, refletindo sobre a importância de cada pesquisa e suas especificidades. Diante desta breve apresentação, convido você leitor a navegar nas páginas deste livro na busca de descobertas que possam contribuir na construção de novos saberes interdisciplinares. Espero que seja uma leitura acessível, instigante e que os estudos possam permitir a sua aplicação em outros contextos educativos e sociais. Desejo uma ótima leitura!
- ItemEducação, políticas públicas e religião: diálogos interventivos(Universidade do Estado Da Bahia, ) Carneiro, Everton Nery; Amorim, Ivonete Barreto de; Santos, Janeide Bispo dos; Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Martins, Paulo Cézar Borges; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Castro, Selma Barros Daltro deTivemos como tarefa escrevinhar este texto, que é a apresentação do livro “Educação, Políticas Públicas e Religião: diálogos interventivos”, esse que envolve o I WEBSEMINTER, o I WEB COLEPODS, o I Colóquio Internacional do LEPEGE e o III Colóquio Internacional sobre diversidade religiosa no Brasil Contemporâneo. A presente obra está dividida em três partes: Parte I – Educação; Parte II – Políticas Públicas; e Parte III – Religião. É importante ressaltarmos, aqui, os diversos grupos de pesquisa envolvidos nesta construção. Iniciamos pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS), que está inserido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), trazendo diante da especificidade institucional, que é a multicampia, uma característica interdepartamental, possuindo pesquisadores de diversos Campi e diálogos com outras Instituições de Ensino Superior Nacional e Internacional. Historicizando um pouco a trajetória do GEPERCS, apontamos que ele foi criado e certificado pelo CNPq, em 2011, formado por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, no que coaduna com sua concepção multi/interdisciplinar. O Grupo é composto por 08 doutores, 03 doutores colaboradores estrangeiros, 03 técnicos e os demais estudantes de graduação e pós-graduação. Está ancorado ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB), do Departamento de Educação – Campus XI – Serrinha. Tem como objetivo principal pesquisar a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva das ciências humanas, sociais e da saúde, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso. Além disso, as discussões de caráter multi/interdisciplinar e estudos do grupo enfatizam a inter-relação com a saúde, gênero, educação e cultura nos diversos contextos sociais. Os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores do grupo perpassam por quatro linhas específicas de pesquisa: 1) Religião e saúde; 2) Gênero, religião, educação, saúde e os novos contextos de aprendizagem; 3) Religião, cultura, educação, sociedade e novas formas de subjetivação e organização comunitária e 4) Gênero, Saúde Sexual/Reprodutiva e Populações vulneráveis. O Grupo trafega por ações pontuais de socialização e difusão do conhecimento produzido, através de pesquisas nos seguintes âmbitos: proposição e participação em Congressos Nacionais e Internacionais da área e áreas afins dentro e fora do país; através de apresentações de comunicações, proposições de Grupo de Trabalho e da Realização de um colóquio Bianual sobre Diversidade Religiosa no Brasil Contemporâneo, evento pautado como uma proposição já materializada do GEPERCS, que é o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB), reiterando que estamos na terceira edição da supracitada atividade. As pautas de internacionalização são ancoradas por meio de diálogo, proposição de pesquisa e publicações conjuntas com as seguintes IES estrangeiras: Universidade de Habana, Universidade da Guyane, Universidade Lusófona e Universidade Católica de Lisboa. Continuamos agora com o Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE), que é integrante do Programa de Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI. Tem por objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão referentes à análise da relação sociedade e natureza em suas interfaces com a Educação e a Geografia, considerando suas repercussões socioespaciais. Também visa produzir compreensões acerca dos projetos de sociedade em disputa, considerando suas correlações no âmbito dos paradigmas científicos, no arranjo socioespacial, nas teorias e práticas educacionais, bem como nas concepções de homem e de sociedade. Este grupo de pesquisa integrou as atividades do I Web Seminário Internacional Interdisciplinar: diálogos interventivos (I WEB SEMINTER), promovido pelo MPIES, através do seu I WEB Colóquio Internacional, cujo título foi Políticas Públicas, Educação e Movimentos Sociais na Pandemia. Este colóquio teve o objetivo de contribuir com os debates acerca das políticas públicas, da educação e dos movimentos sociais, problematizando o papel do Estado no contexto da sociedade de classes, tendo em vista o trato dado à educação pública, sob o contexto das políticas neoliberais e analisando as suas repercussões socioespaciais no cenário da pandemia. Além disso, também foram evidenciados os enfrentamentos, as disputas, as resistências e as proposições que têm sido produzidas pelos movimentos sociais na defesa dos seus territórios sob uma perspectiva contra-hegemônica.
- ItemInovação social, empreendedorismo e interdisciplinaridade: socialização dos estudos produzidos(Universidade do Estado Da Bahia, ) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Silva, Josias Benevides da; Souza, José Gileá deA inovação social, o empreendedorismo e a interdisciplinaridade são conceitos fundamentais e altamente relevantes nos dias de hoje por várias razões. Vivemos em um mundo com desafios sociais e ambientais cada vez mais complexos, como pobreza, desigualdade, mudanças climáticas, saúde global e muito mais. A inovação social permite abordar esses problemas de maneira criativa e eficaz, desenvolvendo soluções que tenham um impacto positivo na sociedade. O empreendedorismo desempenha um papel crucial na economia global. Com a automação e as mudanças tecnológicas, a criação de novos negócios e a capacidade de adaptação são essenciais para a geração de empregos e o crescimento econômico. Empreendedores muitas vezes identificam lacunas no mercado e desenvolvem produtos e serviços inovadores. Abordagem Multidisciplinar para Desafios Complexos dos problemas contemporâneos muitas vezes não podem ser resolvidos apenas por meio de uma única disciplina. A interdisciplinaridade envolve a colaboração entre diferentes áreas de conhecimento para abordar questões complexas de maneira holística. Isso é especialmente importante para a resolução de problemas sociais, que muitas vezes são multifacetados e limitam uma variedade de perspectivas. Em resumo, a inovação social, o empreendedorismo e a interdisciplinaridade são cruciais nos dias de hoje devido à necessidade de abordar problemas sociais complexos, à rápida evolução tecnológica, às limitações de recursos, à responsabilidade corporativa, à colaboração interdisciplinar, às expectativas dos consumidores e à busca pelo desenvolvimento sustentável. Eles desempenham um papel fundamental na criação de soluções criativas e sustentáveis para os desafios do nosso tempo. Esse livro traz uma perspectiva de socialização dos estudos produzidos de trabalhos orientados por professores a alunos cursantes das disciplinas especial inovação social e empreendedorismo do mestrado do Programa intervenção educativa e social do Departamento de Educação, Campus XI- Serrinha – Uneb, que buscam através da pesquisa a compreensão de conceitos fundamentais em nossa sociedade: inovação social, empreendedorismo e interdisciplinaridade.
- Item[Re] significando as ciências sociais: escrevivências(2022) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Prado, Ivanete Fernandes do; Alencar, Carla Giselle Pereira Mascarenhas de; Fernandes, Valéria Antunes Dias; Jesus, Lidia Maria Santana Bispo de; Soares, Paula ValentineA obra [Re] Significando as Ciências Sociais: Escrevivências, Volume 4, vincula-se às vivências realizadas pelos estudantes do curso de graduação Bacharelado em Enfermagem, do Departamento de Educação – Campus XII – Guanambi, em parceria com egressos e mestrandos do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Intervenção Educativa e Social – MPIES (Mestrado Profissional), do Departamento de Educação – Campus XI – Serrinha, da Universidade do Estado da Bahia, e convidados/as de outras Instituições de Ensino Superior (IES) nacionais e internacionais no decorrer do ano de 2022. Esta publicação emergiu do componente curricular Ciências Sociais Aplicada à Saúde, a partir do qual as organizadoras dessa obra apresentam relatos de experiências e revisões de literatura produzidos pelos (as) estudantes de graduação e de pós-graduação, juntamente com as egressas e professoras da UNEB/MPIES e de outras IES nacionais. Os textos, que compõem a referida obra, estabelecem relações com a saúde e/ou temáticas emergentes nos diversos contextos sociais contemporâneos, relacionados aos estudos de pesquisadores (as) de diferentes áreas do conhecimento e grupos de pesquisa. A presente coletânea tem como objetivo fortalecer o diálogo, a difusão e a consolidação do conhecimento no âmbito interdisciplinar e na articulação entre a teoria e a prática oriundas das interfaces entre graduação e pós-graduação, visando à dialogicidade com o processo formativo e interventivo de estudantes da graduação com os de pós-graduação, buscando fomentar reflexões, ressignificações e novas perspectivas de conhecimentos na área das ciências sociais nos âmbitos da educação, da religião, da cultura e da saúde. Diante do exposto, celebremos a publicação desse novo volume, dividido em duas partes, certos de que, ao explorar essa obra, ficaremos mais ricos em conhecimentos e comprometidos com a área das ciências sociais e da saúde dentro de uma concepção interdisciplinar. A Parte I, Escrevivências dos docentes, estudantes de graduação do curso de enfermagem (DEDC – CAMPUS XII – Guanambi) em parceria com egressos e mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Intervenção Educativa e Social – MPIES (Mestrado Profissional - DEDC – CAMPUS XI - Serrinha), é composta pelos seguintes capítulos: O Capítulo 1, OFICINA TERAPÊUTICA “SONHO EM FORMA DE BALÕES”: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CAPS AD NO SERTÃO PRODUTIVO BAIANO, teve por objetivo atribuir a importância dos sonhos dos usuários, os quais mostraram interesse, motivação e interação na participação da oficina de terapia comunitária integrativa, que teve como relevância social o retorno do indivíduo a si mesmo, devolvendo aos sujeitos o seu lugar na sociedade, a sua autonomia e a sua autoestima. O Capítulo 2, CONSULTA DE HIPERDIA EM OBSERVAÇÃO DOS PADRÕES ALIMENTARES: UM RELATO DE CASO DE ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL BAIANA, buscou apresentar as reflexões levantadas pelos discentes em observação aos padrões alimentares relatados em consulta e as relações de vulnerabilidades vivenciados pelos pacientes, bem como compreender as demandas que expandem os aspectos biológicos do cliente com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus, como caminho para o desenvolvimento e a efetivação de políticas públicas para a promoção da qualidade alimentar. O Capítulo 3, RELIGIÃO, RITUAL E CURA NO CONTEXTO DO COMPONENTE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES, apresentou os conceitos e as distinções entre medicamentos e remédios, visto que existe uma incompreensão popular acerca do significado desses termos. As ciências sociais em saúde estabelecem uma inter-relação entre a o agir humano na sociedade e o bem-estar da população. Nesse contexto, a temática religião, ritual e cura ganharam espaço para debate e possibilitaram a construção de uma apresentação sobre as práticas religiosas voltadas para a cura pela fé. Já o Capítulo 4, IDADISMO E O PRECONCEITO ETÁRIO NO BRASIL NO CONTEXTO ATUAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA, analisou o que versa a literatura sobre a estereotipação e os principais preconceitos relacionados à idade. Os resultados apontam que o idadismo já é algo estabelecido na nossa sociedade e, com o advento da pandemia de COVID-19, tornou-se mais perceptível e intensificado. O Capítulo 5, A RELAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE UM OLHAR SOCIOLÓGICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA OFICINA FORMATIVA, objetivou apresentar questionamentos direcionados à forma como se dão as relações entre enfermeiros e pacientes e a influência que a sociologia em saúde possui como transformadora de um processo de trabalho com perspectiva instrumentalista e os recursos que podem ser usados para o desenvolvimento de um cuidar mais humanizado. Na sequência, o Capítulo 6, PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL DE UNIVERSITÁRIOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA, analisou os achados da literatura acerca do uso das Práticas Integrativas e Complementares como ferramentas para a promoção da saúde mental de estudantes universitários. Por fim, o Capítulo 7, PERFIL DOS ÓBITOS POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO NO ESTADO DA BAHIA NO PERÍODO DE 2016 A 2020, objetivou traçar o perfil dos óbitos por infarto agudo do miocárdio na Bahia no período supracitado. A Parte II, Escrevivências dos estudantes de graduação, egressos e mestrandos/as convidados de IES nacionais e internacionais que nos deram as mãos e acreditaram nessa caminhada, é formada pelos seguintes capítulos: O Capítulo 8, O ENSINO REMOTO E OS IMPACTOS NO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA, tratou de um estudo de caso, cuja observação deu-se mediante acompanhamento de uma criança de cinco anos, que vivenciou o processo de letramento e de alfabetização na primeira infância, desenvolvido durante a pandemia da COVID-19. Já o capítulo 9, UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA-AÇÃO COM ASSISTENTES SOCIAIS DE GOIÂNIA: A VIOLÊNCIA EM QUESTÃO, DANOS À SAÚDE MENTAL E ESTRATÉGIA DE RESISTÊNCIA, apresentou a experiência da pesquisa-ação com assistentes sociais de Goiânia, quando danos à saúde mental foram constatados, a partir da violência de gênero ocorrida nos seus espaços sócio-ocupacionais. O Capítulo 10, BENZEDEIRAS: ENTRE AS PRÁTICAS SAGRADAS E SEUS ESPAÇOS DE ATUAÇÃO, buscou apresentar quem são essas benzedeiras e o que está subjacente às ações ritualísticas do benzimento, compreendendo o que vem a ser o benzimento, o ofício e a missão. Por fim, o Capítulo 11, ENSINO SUPERIOR DE BASE TERRITORIAL: QUESTÕES LEGAIS E SUAS INTERFACES PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, enfatizou o papel do ensino superior e a sua importância no desenvolvimento social, uma vez que sua produção e disseminação científica transformam as condições de vida dentro da estrutura nas bases produtivas e econômicas das regiões; tendo por base os documentos institucionais das IES, como o Plano de Desenvolvimento Institucional, que tem por finalidade servir de base para a tomada das decisões estratégicas na gestão. Diante do percurso desenvolvido em diferentes etapas de formação e de sistematização do conhecimento, pautado numa dialogicidade interdisciplinar, é que traçamos as escrevivências de trajetórias diversas de contextos e propositivas. Referendando, assim, a concepção Freiriana de que, quando não podemos alavancar sonhos impossíveis, também não temos o direito de negar o sonho a quem ainda sonha. Nesta perspectiva, é que tornamos este sonho uma realidade, fruto de muitas vivências oriundas de várias mãos que trazem suas aprendências, possibilitando a construção e a apresentação dessa obra.