Navegando por Autor "Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da"
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- ItemApontamentos de pesquisa: a pandemia Covid – 19: teologia, ciência e arte em conversas - Vol. V(Universidade do Estado Da Bahia, ) Carneiro, Everton Nery; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Ribeiro, Luis Távora FurtadoFilósofo, escritor, biógrafo de Flaubert, que apresentou ‘O Idiota da Família’, o teatrólogo Jean-Paul Sartre (1905 – 1980) ficou famoso e conhecido pelos seus longos e preciosos prefácios, verdadeiras peças literárias e filosóficas escritas em algumas centenas de páginas. Virou obra clássica sua apresentação do livro fundamental sobre as lutas anti coloniais: “Os Condenados da Terra” de Frantz Fanon (1925 – 1961) de 1963, que seria publicada em livro no Brasil com cerca de 400 páginas. Garanto que vamos poupar o leitor na apresentação dessa coletânea de centenas de laudas, um excesso raramente necessário, permitido a expoentes da cultura como Sartre e Fanon. Assim, mais concisos, falamos da importância e da urgente necessidade da publicação dessa obra coletiva organizada entre as salas ou locais pessoais de estudo dos que a propuseram: Everton Nery Carneiro (UNEB), Luís Távora Furtado Ribeiro (UFC) e Sandra Célia Coelho (UNEB), pela ordem alfabética. Nós a compilamos, desde nossos modestos gabinetes domiciliares de trabalho, confinados que estamos nessa quarentena em virtude de uma pavorosa pandemia, no ano de 2020 em crise sanitária, social e econômica, nesse país desgovernado. Na apresentação dessa coletânea vale refletir sobre o digno e ancestral hábito de escrever, que nos move desde que se inventou a escrita, e em seu mais recente objetivo de realizar e divulgar pesquisas acadêmicas para desvendar a complexidade do mundo real buscando compreender, pelo menos nos aproximarmos de suas inatingíveis múltiplas determinações. Esforço hercúleo e prazeroso que não pode ser realizado por um só nem por poucos, sendo necessários muitos, inúmeros de nós para realizar-lhe. Neste sentido, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS), que está inserido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), trazendo diante da especificidade institucional que é a multicampia, uma característica interdepartamental, pos sui pesquisadores de diversos Campi e diálogos com outras Instituições de Ensino Superior Nacional e Internacional. Historicizando um pouco a trajetória do GEPERCS, apontamos que o mesmo foi criado e certificado pelo CNPQ em 2011, formado por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, no que coaduna com sua concepção multi/ interdisciplinar. O Grupo é composto por 8 doutores, 03 doutores colaboradores estrangeiros, 03 técnicos e os demais estudantes de graduação e pós-graduação. Estando ancorado ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB), do Departamento de Educação – Campus XI – Serrinha. Tendo como objetivo principal pesquisar a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva das ciências humanas, sociais e da saúde, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso. Além disso, as discussões de caráter multi/interdisciplinar e estudos do grupo enfatizam a inter-relação com a saúde, gênero, educação e cultura nos diversos contextos sociais. Os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores do grupo perpassam por quatro linhas específicas de pesquisa: 1) Religião e saúde, 2) Gênero, religião, educação, saúde e os novos contextos de aprendizagem, 3) Religião, cultura, educação, sociedade e novas formas de subjetivação e organização comunitária e 4) Gênero, Saúde Sexual/Reprodutiva e Populações vulneráveis. O Grupo trafega por ações pontuais de socialização e difusão do conhecimento produzido, através de pesquisas nos seguintes âmbitos: proposição e participação em Congressos Nacionais e Internacionais da área e áreas afins dentro e fora do país, através de apresentações de comunicações, pro posições de Grupo de Trabalho e a Realização de um colóquio Bianual sobre Diversidade Religiosa no Brasil Contemporâneo; evento esse pautado como uma proposição já materializada do GEPERCS, que é o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB), reiterando que estamos na terceira edição da supracitada atividade. As pautas de internacionalização, são ancoradas através do diálogo, proposição de pesquisa e publicações em conjuntas com as seguintes IES estrangei- ras: Universidade de Habana, Universidade da Guyane, Universidade Lusófona e Universidade Católica de Lisboa. Na quinta edição da Coletânea Apontamentos de Pesquisas ora apresentada pautamos uma análise das multiplicidades e conexões dos campos dos saberes sobre o contexto mundial vivenciado pela Pandemia do COVID -19. Nesse livro que divulga e aproxima tão diferentes objetos de estudos e tão diversos métodos de investigação, congregando em suas semelhanças e diferenças uma gente muito boa em suas importantes e indispensáveis áreas de conhecimento e lugares geográficos (seja como afeto, como ético, como epistemológico, como étnico-racial). Muitos nem se conhecem pessoalmente, mas nos congregamos aqui na defesa da ideia comum que nos mobiliza e anima, de que o conhecimento é uma produção e aproximação coletiva com sua origem enraizada no contexto histórico e social. É nesse capitalismo que cresce a cada dia concentrando cada vez mais as riquezas, excluindo e violentando as maiorias entre trabalhadores negros e mulheres, devastando os recursos da natureza e comunidades indígenas, sistema sempre contraditório e violento movido por uma crise permanente. A ideia original do livro e a diretriz mais forte em sua organização deve-se a duas pessoas muito queridas, atuantes e engajadas numa práxis libertadora. Inicialmente a incansável e culta pesquisa e escrita do professor Everton Nery Carneiro, geógrafo, filósofo, teólogo, poeta e livre pensador, intelectual, estudioso de Nietzsche, que vem sempre nos lembrando do conceito aberto da “vontade de poder” que fundamenta em Aristóteles (384 – 322 a. C.) em sua crença que nossa humanidade é uma possibilidade que se realiza, numa “vontade de potência”, que nos impele a perseguir novos destinos em “mares nunca dantes navegados”. Nesses tempos de quarentena, Everton Nery liderou inúmeras, diversas e variadas apresentações de frutuosos debates virtuais, que mais um anglicismo atual denomina de “lives”. Mesmo que muitos não saibamos o que esse nome significa, Dr. Everton Nery coordenou esses encontros onde importantes debatedores se dedicaram a revelar temas como o racismo e a resistência da cultura negra, a religiosidade e o candomblé, a opressão e o poder das mulheres, a fala e a liberdade de escolha de opções de vida e sexualidade, passando pelo direito a terra e a cultura dos índios, a luta dos trabalhadores, não omitindo a profissionalização, formação e direitos sociais de docentes, junto às questões relativas ao sofrimento. Sempre num movimento que parte da Bahia e compartilha militância e conhecimento com o Brasil e o mundo.
- ItemCentro de referência de educação inclusiva no sertão produtivo baiano: interlocução da equipe multiprofissional com as famílias(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-07) Fernandes, Valéria Antunes Dias; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Catarino, Elisângela Maura; Soares, Marcia Torres NeriEsta pesquisa intitulada “Centro de Referência de Educação Inclusiva no Sertão Produtivo Baiano: interlocução da equipe multiprofissional com as famílias” tem como cenário a região Sudoeste do Estado da Bahia, especificamente no município de Guanambi-BA. Nesse lugar, surgiu a necessidade de pensar a educação inclusiva, sendo criado o Centro de Referência de Educação Inclusiva Operacional (CREIO) no Sertão Produtivo Baiano, contando com a participação de uma equipe multiprofissional, que trabalha para o desenvolvimento de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais. Educação e Saúde são áreas indissociáveis no atendimento, porque afetam a aprendizagem e o desenvolvimento global desses alunos. Na compreensão de que crianças com necessidades especiais dependem, fundamentalmente, da estimulação precoce, é importante que o poder público garanta um local de atendimento e uma equipe multiprofissional especializada. Diante disso, a pesquisa (AUTORIZAÇÃO CEP Nº 3.768.391) teve como objeto de estudo, as interlocuções da equipe multiprofissional do Centro de Referência da Educação Inclusiva, da Cidade de Guanambi/Bahia, com as famílias dos alunos atendidos, a partir da seguinte questão norteadora: como se dá a interlocução da equipe multiprofissional do Centro de Referência de Educação Inclusiva, com as famílias dos alunos atendidos? O objetivo geral se deu em analisar como acontece a interlocução da equipe multiprofissional do Centro de Referência da Educação Inclusiva, no Sertão Produtivo Baiano. Assim, o estudo foi realizado com famílias participantes que tinham dois ou mais filhos atendidos pelo programa, a partir de 2018. Foi levado em consideração o número de faltas, excluindo aqueles que possuíam mais de cinco faltas. A equipe multiprofissional também foi um grupo participante da pesquisa, com um total de quatro profissionais: psicólogo, fonoaudiólogo, assistente social e pedagogo, e duas mães representantes das famílias. Foi realizada uma pesquisa de intervenção (PEREIRA, 2019), com abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e de campo empírico. O trabalho configura-se como de natureza exploratória, considerando as especificidades que circundam o desenvolvimento da pesquisa no mestrado profissional. Foram utilizados instrumentos como entrevistas semiestruturadas. Também, como análise de conteúdo, foi utilizado Bardin (1977). Diante das análises, obtivemos os seguintes resultados: foram perceptíveis as dificuldades de interação entre família e a equipe multiprofissional, algo bem enfatizado pelos profissionais nas entrevistas. Também, a necessidade de ações que possibilitem a interlocução ente as famílias e a equipe. Por essa razão, o produto dessa pesquisa foi a construção de um caderno informativo para as famílias, em formato impresso, digital e audiovisual, publicado anualmente, com o objetivo de informar/integrar o meio familiar nas ações do CREIO, possibilitando uma interação social e melhores resultados, diante do atendimento de alunos com necessidades educacionais especializadas.
- ItemDicas de como evitar a pandemia do medo(Universidade do Estado Da Bahia, ) Alencar, Carla Giselle P. M. de; Novais, Diná Santana de; Batista, Janara Aparecida T.; Messias, Joice Amorim; Coelho, Mariana Amado A.; Silva, Marinalva de Souza Teixeira; Azevedo, Rafaela de C.; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Dias, Valéria AntunesProjeto inter-agir apresenta: Dicas de como evitar a pandemia do medo
- ItemEducação, políticas públicas e religião - diálogos interventivos(Universidade do Estado Da Bahia, ) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Araújo, Raiane Cordeiro de; Lopes, Ana Paula AraújoDe caráter interdisciplinar, esta coletânea intitulada “EDUCAÇÃO, Políticas Públicas e Religião: Diálogos interventivos” é organizada a partir de pesquisas e práticas apresentadas no II WebSeminário Internacional Interdisciplinar: Diálogos Interventivos (WEBSEMINTER), o qual transcorreu no período entre 26 e 29 de outubro de 2022. Assim, este livro é um esforço de vários autores e autoras, participantes do II WebSeminário, que em sua segunda edição se constitui uma atividade proposta para ser realizada bianual pelo Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB-DEDC XI), conjuntamente com os Grupos de Pesquisas: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (EPODS), Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS). Nessa perspectiva, o Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB-DEDC XI), se caracteriza pelo seu caráter multi, inter, transdisciplinar, inovador e com identidade própria, no contexto do Território do Sisal, assumindo uma postura investigativa e corroborando para o desenvolvimento de habilidades e competências na resolução de problemas, por meio da integração entre a geração do conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias e inovações. Tendo como objetivo garantir um espaço destinado à socialização das atividades e ações de ensino, pesquisa, extensão e internacionalização de cunho técnico-científico, o II Web Seminário tem como base norteadora a articulação entre a graduação, Pós-graduação, Redes de Pesquisas, sociedade civil organizada e movimentos sociais, a partir de interlocuções com os territórios baianos e Instituições de Educação superior (IES) de caráter nacionais e internacionais, numa perspectiva de fortalecimento e consolidação do tripé: ensino-pesquisa-extensão. Nessa dimensão, partindo dos diálogos interventivos, o II WEBSEMINTER caracteriza-se pela interdisciplinaridade e diversidades dos atores e atrizes sociais envolvidos no contexto da pesquisa, construção e socialização do conhecimento e dos múltiplos saberes. A programação II WEBSEMINTER contou com uma pluralidade de sub-evento, a saber: II WEB COLEPODS - Colóquio Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Social; II COLEPEGE - Políticas públicas, educação e movimentos sociais na pandemia, o I Colóquio Internacional Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS) e o II Encontro dos Estudantes/ Egressos da Pós-Graduação do Território do Sisal (EEPGTS). Nessa dimensão, o II WEBSEMINTER incorporou uma metodologia dinâmica e diversa, sendo composta pelas seguintes atividades: Conferências, Palestras, Roda de Conversa, Grupo de Trabalho, Sarau, Lançamento de Livros. Devido a continuidade da questão sanitária mundial, advinda da Pandemia da COVID 19, foi adotado o formato virtual com uso das seguintes ferramentas: Canal YOUTUBE – Apontamento de Pesquisas e a sala do Microsoft Teams. O conjunto de publicações do II WEBSEMINTER contido nesta coletânea está concebido de forma a proporcionar diferentes acessos aos diversos temas e reflexões abordados durante processo de seu desenvolvimento. Nesse sentido, cada publicação tem sua especificidade. Os textos possibilitam uma apresentação sistemática do pensamento dos autores e versam sobre os debates traçados durante o seminário. Na trilha dessa proposição, o livro coleciona trinta e cinco árticos e se articula em três grandes Eixos. A primeira parte, intitulada de Novos contextos de aprendizagem (Linha 1 do MPIES); a segunda parte, Novas Formas de Subjetivação e Organização Comunitária (Linha 1 do MPIES) e a terceira parte, MPIES e outras pesquisas. A tessitura de temas que compõem este livro abrange aspectos voltados para questões antigas e atuais que atravessam as relações sociais, educacionais, culturais, políticas e econômicas. No primeiro momento, no Eixo 1, reunimos escritos voltados para: Metodologias ativa; formação de professores; coordenação pedagógica; educação inclusiva para surdos; jogos e brincadeiras; alfabetização e letramento; educação antirracista; avaliação institucional; gestão escolar; mulheres negras na Educação de Jovens e Adultos (EJA); juventudes e inclusão digital; dificuldades de aprendizagens; currículo; círculos de cultura; planejamento estratégico e literatura. No segundo momento, no Eixo 2, lançamos novas perspectivas com temas que abordam importantes reflexões sobre: Mulheres e participação social; EJA e cultura; currículo e diversidade; religiosidade; educação em tempo integral; educação antirracista; ensino religioso e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); História e Quadrinhos (HQ’s) e Educação Ambiental; Reformas educacionais neoliberais e o ensino de geografia; Ensino da LIBRAS na formação de psicólogos bilíngues; dependência química; produções acadêmicas sobre audiodescrição. Já no terceiro momento, no Eixo 3,reunimos escritos e abordagens fecundas sobre: Cultura organizacional; Produção acadêmica nos programas de pós graduação da Bahia; Alimentação escolar, segurança alimentar e nutricional; História da educação; Gestão de projetos em empresa do ramo alimentício; Cibercultura; Espaço virtual (BLOG) e currículo do campo. Neste livro estão escritoras, políticas, cientistas, artistas e muitos outros pesquisadores que apresentam novos pensamentos, novas atitudes, novas definições, novas prioridades, novas regras, novas percepções, antes e agora. Esta publicação, portanto, encerra os trabalhos do II WEBSEMINTER. O MPIES, e especialmente a equipe organizadora do II WebSeminário, espera que este trabalho coletivo se constitua em instrumento de debate social e educacional na atualidade brasileira no que tange às referências básicas para a formação dos nossos trabalhadores e trabalhadoras. Diante desta breve apresentação, convido você leitor a navegar nas páginas deste livro na busca de descobertas que possam contribuir na construção de saberes no campo da economia solidária. Espero que seja uma leitura acessível, instigante e que os estudos possam permitir a sua aplicação em outros contextos. Desejo uma ótima leitura!
- ItemEducação, políticas públicas e religião: diálogos interventivos(Universidade do Estado Da Bahia, ) Carneiro, Everton Nery; Amorim, Ivonete Barreto de; Santos, Janeide Bispo dos; Batista, Marize Damiana Moura Batista e; Martins, Paulo Cézar Borges; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Castro, Selma Barros Daltro deTivemos como tarefa escrevinhar este texto, que é a apresentação do livro “Educação, Políticas Públicas e Religião: diálogos interventivos”, esse que envolve o I WEBSEMINTER, o I WEB COLEPODS, o I Colóquio Internacional do LEPEGE e o III Colóquio Internacional sobre diversidade religiosa no Brasil Contemporâneo. A presente obra está dividida em três partes: Parte I – Educação; Parte II – Políticas Públicas; e Parte III – Religião. É importante ressaltarmos, aqui, os diversos grupos de pesquisa envolvidos nesta construção. Iniciamos pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS), que está inserido na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), trazendo diante da especificidade institucional, que é a multicampia, uma característica interdepartamental, possuindo pesquisadores de diversos Campi e diálogos com outras Instituições de Ensino Superior Nacional e Internacional. Historicizando um pouco a trajetória do GEPERCS, apontamos que ele foi criado e certificado pelo CNPq, em 2011, formado por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, no que coaduna com sua concepção multi/interdisciplinar. O Grupo é composto por 08 doutores, 03 doutores colaboradores estrangeiros, 03 técnicos e os demais estudantes de graduação e pós-graduação. Está ancorado ao Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES/UNEB), do Departamento de Educação – Campus XI – Serrinha. Tem como objetivo principal pesquisar a religiosidade das diferentes sociedades e culturas na perspectiva das ciências humanas, sociais e da saúde, situando a religião como um dos principais sistemas simbólicos, priorizando a análise da relação entre as diferentes categorias sociais marginalizadas e o fenômeno religioso. Além disso, as discussões de caráter multi/interdisciplinar e estudos do grupo enfatizam a inter-relação com a saúde, gênero, educação e cultura nos diversos contextos sociais. Os conhecimentos produzidos pelos pesquisadores do grupo perpassam por quatro linhas específicas de pesquisa: 1) Religião e saúde; 2) Gênero, religião, educação, saúde e os novos contextos de aprendizagem; 3) Religião, cultura, educação, sociedade e novas formas de subjetivação e organização comunitária e 4) Gênero, Saúde Sexual/Reprodutiva e Populações vulneráveis. O Grupo trafega por ações pontuais de socialização e difusão do conhecimento produzido, através de pesquisas nos seguintes âmbitos: proposição e participação em Congressos Nacionais e Internacionais da área e áreas afins dentro e fora do país; através de apresentações de comunicações, proposições de Grupo de Trabalho e da Realização de um colóquio Bianual sobre Diversidade Religiosa no Brasil Contemporâneo, evento pautado como uma proposição já materializada do GEPERCS, que é o Centro de Estudos e Pesquisas Interdepartamental, Interinstitucional e Internacional em Culturas e Religiões (CEPICR/UNEB), reiterando que estamos na terceira edição da supracitada atividade. As pautas de internacionalização são ancoradas por meio de diálogo, proposição de pesquisa e publicações conjuntas com as seguintes IES estrangeiras: Universidade de Habana, Universidade da Guyane, Universidade Lusófona e Universidade Católica de Lisboa. Continuamos agora com o Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE), que é integrante do Programa de Mestrado em Intervenção Educativa e Social (MPIES), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI. Tem por objetivo desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão referentes à análise da relação sociedade e natureza em suas interfaces com a Educação e a Geografia, considerando suas repercussões socioespaciais. Também visa produzir compreensões acerca dos projetos de sociedade em disputa, considerando suas correlações no âmbito dos paradigmas científicos, no arranjo socioespacial, nas teorias e práticas educacionais, bem como nas concepções de homem e de sociedade. Este grupo de pesquisa integrou as atividades do I Web Seminário Internacional Interdisciplinar: diálogos interventivos (I WEB SEMINTER), promovido pelo MPIES, através do seu I WEB Colóquio Internacional, cujo título foi Políticas Públicas, Educação e Movimentos Sociais na Pandemia. Este colóquio teve o objetivo de contribuir com os debates acerca das políticas públicas, da educação e dos movimentos sociais, problematizando o papel do Estado no contexto da sociedade de classes, tendo em vista o trato dado à educação pública, sob o contexto das políticas neoliberais e analisando as suas repercussões socioespaciais no cenário da pandemia. Além disso, também foram evidenciados os enfrentamentos, as disputas, as resistências e as proposições que têm sido produzidas pelos movimentos sociais na defesa dos seus territórios sob uma perspectiva contra-hegemônica.
- ItemEducação/formação em espaço não formal: o artesanato na vida de artesãos numa comunidade do submédio São Francisco(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-07) Calabria, Maria Lúcia de Fátima Melo Alves; Amorim, Ivonete Barreto de; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Pinheiro, Danielle Ventura de LimaEsta pesquisa intitulada “Educação/formação em espaço não formal: o artesanato na vida de artesãos numa comunidade do submédio São Francisco” teve como cenário o Vale do Submédio São Francisco que está localizado na região sertaneja, no semiárido do Nordeste do Brasil, a oeste do estado de Pernambuco e norte do estado da Bahia, especificamente, o município de Petrolina-PE. A biodiversidade do semiárido, em especial com relação à da caatinga, um bioma genuinamente brasileiro, pela riqueza dos seus recursos naturais, mas também pela “cultura da seca”, entrelaçados com outros fatores geopolíticos, históricos e socioeconômicos são inspirações na mão do artista e do artesão. Diante desse cenário, nasceu a seguinte questão de pesquisa: Como ocorrem os enfrentamentos do grupo de artesãos de Petrolina-PE diante das perspectivas de educação/formação implementadas através do artesanato? Com efeito, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar as possibilidades de enfretamento do grupo de artesãos de Petrolina-PE diante das perspectivas de educação/formação através do artesanato. Os objetivos específicos foram: estabelecer uma relação dialógica entre educação/formação através do artesanato; compreender as possibilidades de educação/formação encontradas pelo grupo de artesãos tendo como base o artesanato; analisar os principais enfrentamentos dos artesãos, tendo como âncora o processo de formação/atuação no artesanato local; Implantar um processo de formação através de oficinas, tendo como base a história oral dos artesãos. A fundamentação teórica ancorou-se em Dussel (2016); Freire (2000; 2014), Gadotti (2012), Gohn (2009; 2014), Geertz (2008), Haguette (2010), Libâneo (2005); Quijano (2005), Santos (2009), Cascudo (1983), Bardin (2000), dentre outros autores que subsidiaram as discussões e análises. O caminho metodológico consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo história oral temática, tendo como coleta das informações as entrevistas semiestruturadas, história oral, questionário diagnóstico e observação/avaliação das oficinas efetivadas com 6 artesãos colaboradores da pesquisa aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização nº 3.937.949. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o produto da educação/formação implementado através das oficinas dialógicas e possibilitaram que cada artesão do grupo, olhasse para si e para o outro reconhecendo que juntos são mais fortes e capazes de enfrentar as adversidades, como o isolamento social, ao desenvolver outras possibilidades de sobrevivência, a citar: efetivação de feiras virtuais, divulgação das peças através do Instagram, interações uns com ou outros através de plataformas virtuais, sem com isso, perder a perspectiva do estar junto mesmo respeitando as diretrizes de distanciamento. Foi relevante receber da comunidade do submédio São Francisco o reconhecimento de ações efetivadas na oficina “Mãos solidárias que fazem e doam máscaras”, assim como o comprometimento do grupo Feira na Vila pela continuidade dessas ações com periodicidade anual diante da intervenção educativa social efetivada.
- ItemInovação social, empreendedorismo e interdisciplinaridade: socialização dos estudos produzidos(Universidade do Estado Da Bahia, ) Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Silva, Josias Benevides da; Souza, José Gileá deA inovação social, o empreendedorismo e a interdisciplinaridade são conceitos fundamentais e altamente relevantes nos dias de hoje por várias razões. Vivemos em um mundo com desafios sociais e ambientais cada vez mais complexos, como pobreza, desigualdade, mudanças climáticas, saúde global e muito mais. A inovação social permite abordar esses problemas de maneira criativa e eficaz, desenvolvendo soluções que tenham um impacto positivo na sociedade. O empreendedorismo desempenha um papel crucial na economia global. Com a automação e as mudanças tecnológicas, a criação de novos negócios e a capacidade de adaptação são essenciais para a geração de empregos e o crescimento econômico. Empreendedores muitas vezes identificam lacunas no mercado e desenvolvem produtos e serviços inovadores. Abordagem Multidisciplinar para Desafios Complexos dos problemas contemporâneos muitas vezes não podem ser resolvidos apenas por meio de uma única disciplina. A interdisciplinaridade envolve a colaboração entre diferentes áreas de conhecimento para abordar questões complexas de maneira holística. Isso é especialmente importante para a resolução de problemas sociais, que muitas vezes são multifacetados e limitam uma variedade de perspectivas. Em resumo, a inovação social, o empreendedorismo e a interdisciplinaridade são cruciais nos dias de hoje devido à necessidade de abordar problemas sociais complexos, à rápida evolução tecnológica, às limitações de recursos, à responsabilidade corporativa, à colaboração interdisciplinar, às expectativas dos consumidores e à busca pelo desenvolvimento sustentável. Eles desempenham um papel fundamental na criação de soluções criativas e sustentáveis para os desafios do nosso tempo. Esse livro traz uma perspectiva de socialização dos estudos produzidos de trabalhos orientados por professores a alunos cursantes das disciplinas especial inovação social e empreendedorismo do mestrado do Programa intervenção educativa e social do Departamento de Educação, Campus XI- Serrinha – Uneb, que buscam através da pesquisa a compreensão de conceitos fundamentais em nossa sociedade: inovação social, empreendedorismo e interdisciplinaridade.
- ItemInvisibilidade da violência contra mulheres na bacia do Paramirim e Território do Sisal Baiano: as intervenções educativas, sociais e de saúde(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-11-19) Messias, Joice Mara Amorim; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Prado, Ivanete Fernandes do; Arbúes, Margareth PereiraA violência contra mulheres é um grave problema social e de saúde pública que vem cada vez mais sendo neutralizado e silenciado devido estar arraigado na sociedade patriarcal e machista em que, historicamente, as mulheres eram propriedade dos homens. Nesse sentido, essa pesquisa objetivou analisar e propor intervenções educativas, sociais e da saúde para combater a invisibilidade da violência contra mulheres na perspectiva das enfermeiras que atuam na Estratégia de Saúde da Família na Bacia do Paramirim e Território do Sisal Baiano, assim, buscou responder a seguinte questão de pesquisa: Como se dá e quais são as proposições de intervenções no que diz respeito à combater a invisibilidade da violência contra mulheres, na perspectiva das enfermeiras que atuam na Estratégia de Saúde da Família na Bacia do Paramirim e Território do Sisal Baiano? O estudo foi realizado com cinco (05) enfermeiras dos municípios Baianos Serrinha e Macaúbas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo e exploratório. As informações complementares foram coletadas a partir de dados públicos. Para o embasamento científico, foi realizada também pesquisa bibliográfica no repositório da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), teses e dissertações, base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde, artigos originais publicados em texto completo, livros e demais publicações técnicas do Ministério da Saúde e a Lei Maria da Penha. O processamento e análise do material coletado foram contemplados por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Após a coleta dos dados, foi realizada roda de conversa virtual com as enfermeiras sobre Violência contra mulheres e importância da notificação compulsória dos casos de violência interpessoal. O produto final da intervenção se constitui na 1ª edição do Boletim Informativo, intitulado “Alerta, Mulher!”, confeccionado em formato digital e impresso, sobre violência contra mulheres, abordagem, prevenção e publicação de informações diversas e necessárias para o enfrentamento da violência contra mulheres. Os cuidados éticos e legais dispostos nas Resoluções n.º 466/12 e 510/16 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa foram respeitados em todas as fases da pesquisa. A metodologia proposta sofreu adequação, passando a limitar a abordagem de coleta de dados aos meios remotos de mediação virtual em conformidade com a Resolução Nº 1.423/2020 da Universidade do Estado da Bahia e Conselho Universitário em função do estado de calamidade pública decorrente da Pandemia COVID-19, respeitando os princípios da Organização Mundial de Saúde.Essa pesquisa teve apoio e financiamento pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
- ItemLiderança de mulheres no espaço religioso: interlocução da organização Mensageiras do Rei no território do sertão produtivo baiano(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-10-07) Azevedo, Rafaela de Carvalho; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Silva, Josias Benevides da; Amorim, Ivonete Barreto de; Silva, Marinilson Barbosa daTodos os seres humanos passam pelo processo educacional, pois desde o nascimento são instruídos pelo ambiente familiar, escolas e igrejas. A educação está em todos os ambientes, ocorrendo pela troca de conhecimento, experiências de vida e diversos saberes. Pensando nisso, diversos espaços de educação não formal surgem, atendendo diferentes grupos sociais. Um desses espaços é o ambiente religioso, que, ao longo do tempo, vem desenvolvendo ações de formação de crianças, jovens, homens e mulheres. O cristianismo, ao longo dos anos, vem desenvolvendo diversos trabalhos em espaços de educação não formal, realizando uma função social a ser analisada. Assim, surgiu a seguinte questão de pesquisa: Como ocorre a liderança de mulheres na organização Mensageiras do Rei no espaço religioso da Igreja Batista no Sertão Produtivo Baiano e qual a interlocução por ela desempenhada? Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo analisar a liderança de mulheres na organização Mensageiras do Rei no espaço religioso da Igreja Batista no Sertão Produtivo Baiano e propor interlocução capaz de produzir uma plataforma educacional. Diante disso, teve como objeto de estudo as mulheres líderes da organização Mensageiras do Rei. Para chegar ao objetivo proposto, foram utilizadas revisão de literatura, pesquisa documental, pesquisa de intervenção e o método História de Vida para a coleta do campo empírico. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa. Foi uma ação direta com quatro mulheres líderes da organização Mensageiras do Rei, pertencentes à Associação Batista Serra Vale (ASSBASEV), membros das igrejas Batistas do Sertão Produtivo Baiano. Tendo as narrativas como referência, foi possível concluir que existe um movimento de liderança organizacional pautado no conhecimento teológico e social. Como produto final, foi produzida de forma coletiva uma plataforma educacional on line com materiais formativos para auxiliar as líderes no trabalho pedagógico (https://mrassbasev.blogspot.com/). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), sob parecer favorável CAAE nº 48878921.3.0000.0057, incentivado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
- ItemMulheres empreendedoras sociais numa feira livre do recôncavo baiano: uma proposta interventiva(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-12-20) Coelho, Mariana Amado Alvarez; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Carneiro, Everton Nery; Silva, Rosemary Francisca NevesO objeto desse estudo abordou o empreendedorismo social feminino numa feira livre do Recôncavo baiano. Tivemos como questão de pesquisa: quais as propositivas de intervenção, diante da realidade de mulheres feirantes no ramo de trabalho de hortifruti de uma feira livre no Recôncavo Baiano, para desenvolver o empreendedorismo social? Como objetivo geral: analisar e intervir nas propositivas advindas da realidade de mulheres empreendedoras sociais, que atuam no ramo de hortifruti de uma feira livre no referido território. E objetivos específicos: apresentar o Recôncavo Baiano, no seu contexto socioeconômico, cultural e especificidades da feira livre; identificar o empreendedorismo social na perspectiva da identidade de gênero feminino e a realidade de mulheres empreendedoras no ramo de trabalho de hortifruti da feira de Santo Antônio de Jesus (SAJ-BA); construir uma propositiva de intervenção por meio de um Boletim Informativo Digital, após a percepção da realidade das referidas mulheres. Na fundamentação teórica, tivemos os conceitos de gênero, raça, cultura, território e feira com aporte nos principais autores: Chodorow (1990), Scott (1996), Freyre (2006), Holanda (1994), Soares e Gomes (2002), Laraia (1997), Santos, M. (1998), Mascarenhas e Dolzani (2008) e Mott (1976). As categorias globalização, trabalho e empreendedorismo social, em: Castel (1998), Dornelas (2021), Melo Neto e Fróes (2002), Weber (1947) e Santos, B. (2009). Realizamos uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, pesquisa bibliográfica e documental, apresentada em formato capitular. Na investigação de campo fizemos uso da pesquisa de intervenção baseada em Pereira (2019), com entrevistas e roda de conversa remotas devido a pandemia da COVID-19, tendo como participantes cinco mulheres feirantes do hortifrúti de SAJ/BA. Para coleta e análise de dados, utilizamos a metodologia da história de vida em Haguette (1997) e discurso do sujeito coletivo por Lefèvre e Lefèvre (2005). Encontramos achados, como: o trabalho precoce da mulher feirante, enfrentamentos do gênero feminino para o empreendedorismo social e o trabalho na feira como um legado cultural; além de: insatisfações das pesquisadas com organização, limpeza, e estrutura física da feira livre de Santo Antônio de Jesus-BA. O Boletim Verde, informativo digital, o produto final, objetivou dar visibilidade a mulher feirante e trazer sugestões dialogadas sobre empreendedorismo feminino, será publicizado em versão digital (PDF) no portal da prefeitura de SAJ/BA. O estudo foi aprovado mediante parecer do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob nº 4.391.577/UNEB. Algumas (in)conclusões: a constatação de que mulheres feirantes são empreendedoras exercendo duplo labor, possuem empoderamento nas suas narrativas, e exercem o empreendedorismo social feminino como uma prática na feira livre de Santo Antônio de Jesus-Ba. Apontamos contribuições sociais: a visibilidade das histórias de mulheres feirantes por meio de um diálogo profícuo com reflexões sobre gênero, e, a intervenção social via produto apresentado, após conhecer o contexto de trabalho das referidas mulheres. Como desdobramentos: ações para educação empreendedora, publicações de mais edições do Boletim Verde e disponibilização da pesquisa para consultas no Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Religião, Cultura e Saúde (GEPERCS), numa perspectiva interdisciplinar.
- ItemOrganização comunitária feminina em um curtume da região sisaleira: proposições educativas, socioambientais e culturais(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-10-15) Alencar, Carla Giselle Pereira Mascarenhas de; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Amorim, Ivonete Barreto de; Aguiar, Itamar Pereira deA região sisaleira faz parte dos 27 territórios do Estado da Bahia e em sua área encontram-se instaladas comunidades diversas sobrevivendo a partir de diferentes culturas. Na cidade de Tucano encontra-se instalada uma associação comunitária vinculada a um curtume. Por conta de questões ambientais, o curtume foi autuado em 2016 pelo Ministério Público do Estado da Bahia e a ameaça de fechamento colocou a cultura do couro em situação de risco. As mulheres pertencentes a essa associação comunitária, objeto de estudo desta pesquisa, possuem iniciativas que permitem a interação e o respeito à natureza como forma de preservar a sua cultura, atitudes essas associadas ao gênero feminino ao longo da história. Mesmo assim, encontram dificuldades para superar os problemas socioambientais e, consequentemente, transmitir a sua cultura. A presente dissertação trouxe como questão de pesquisa: como (in)formar as mulheres vinculadas uma associação comunitária de um curtume da região do sisal sobre o processo de preservação e transmissão da cultural local dentro de um contexto educativo e socioambiental? O objetivo geral do estudo foi constituir e avaliar um processo de (in)formação sobre as contribuições educativas e socioambientais com e para as mulheres pertencentes a uma organização comunitária constituída a partir de um curtume da região sisaleira no processo de preservação e manutenção da cultura local. Para isso, foi utilizada a abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica e documental. No campo empírico, aplicou-se a entrevista narrativa através da história de vida junto às cinco colaboradoras pertencentes a uma associação comunitária criada a partir de um curtume da região do sisal após a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa, parecer de número 4.428.014 e CAAE nº 39796720.6.0000.0057. A análise dos dados foi feita através do Discurso do Sujeito Coletivo, ancorado em Lefèvre e Lefèvre, (2005). As mulheres provenientes das comunidades surgem como facilitadoras no resgaste de vínculos, à medida que unem a sua cultura com os conhecimentos adquiridos no espaço escolar levando para práticas concretas que podem fazer a diferença neste processo de formação voltada às questões socioambientais e culturais. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o produto construído a partir das oficinas formativas possibilitou uma educação voltada para a melhoria das relações com o meio ambiente, estimulando o desenvolvimento sustentável e possibilitando mudanças de atitudes sistematicamente. A relevância deste estudo está na formação de mulheres sobre a importância de se preservar sua cultura a partir de práticas educativas e socioambientais, constituindo saberes que serão transmitidos aos descendentes.
- ItemPercursos das mulheres cotistas transexuais na pós-graduação stricto sensu da UNEB: uma sistematização dialógica no âmbito educativo social(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-10-07) Freitas, Paula Valentine Soares de; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Vitorino, César Costa; Quinteiro, José Reinaldo de AraújoÉ visível na sociedade brasileira as gritantes violências que as mulheres transexuais sofrem tanto no seu percurso de vida quanto no âmbito da sua formação acadêmica. A política nacional de cotas para transexuais foi instituída no ano 2018 por diversas universidades brasileiras, o que reverberou na sua implementação na UNEB por meio da RESOLUÇÃO Nº 1.339/2018/UNEB. Dessa forma, o presente estudo teve como questão de pesquisa: como se dá o percurso das mulheres cotistas transexuais nos últimos quatro anos (2018-2022) nos PPGSS da UNEB e como essas mulheres vivenciam e sistematizam ações dialógicas a partir dos documentos institucionais? Tendo como objetivo analisar o percurso das mulheres cotistas transexuais nos últimos quatro anos na Pós-Graduação Stricto-Sensu da UNEB e elaborar coletivamente um perfil na plataforma digital Instagram que expresse a partir das vivências e dos documentos institucionais as sistematizações dialógicas no âmbito educativo e social. Para isso, inicialmente é apresentada a UNEB e seus embasamentos legais concernentes a política de cotas para pessoas transexuais, na sequência, houve uma contextualização do percurso acadêmico das mulheres transexuais nos últimos quatros anos. A participante da pesquisa é uma estudante cotista transexual em um PPGSS da UNEB e o cenário o Programa de Pós Graduação Stricto-Sensu em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) do Departamento de Educação – UNEB/Salvador – Campus I. No que se trata da metodologia da pesquisa, utilizou-se as Narrativas de vida, como propõem Haguette (1997) e Josso (2006) a partir de entrevistas orais. E para análise de dados, optou se pela autobiografia proposta por Souza (2014) e Ferrarotti (2010), uma vez que a participante pertence a um grupo social específico. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética da UNEB, sob o parecer nº 5.080.636, tendo como resultado o produto da pesquisa um perfil na plataforma digital Instagram intitulado @TransInformAÇÃO para subsidiar as mulheres transexuais provenientes da política de cotas da UNEB partindo das sistematizações educativas e sociais.
- ItemPlanejamento familiar de trabalhadoras da educação pública mestrandas no território do sisal: uma atuação interventiva e dialógica de educação em saúde(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-03-08) Jesus, Lídia Maria Santana Bispo de; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Prado, Ivanete Fernandes do; Amorim, Ivonete Barreto de; Gomes, Antonio Marcos TosoliO planejamento familiar se configura como um direito garantido pela Constituição Federal sendo reafirmado a partir de políticas públicas que visam assegurar o acesso de todo cidadão independente do gênero, grau de escolaridade e classe social de forma eficaz, a fim de que possam usufruir do direito por exercer de forma livre e consciente a decisão pela concepção ou não da maneira que o quiserem. Diante disso, o objeto de estudo foi o planejamento familiar das mestrandas trabalhadoras efetivas da educação pública, partindo da questão de pesquisa: De que maneira o pertencimento há um programa de pós-graduação Stricto Sensu interfere no planejamento familiar das mestrandas trabalhadoras da educação pública e como se dá uma atuação interventiva e dialógica de educação em saúde? Com isso, essa pesquisa objetivou analisar de que maneira o pertencimento há um programa de pós-graduação interfere no planejamento familiar das mestrandas trabalhadoras da educação pública e construir uma ação interventiva e dialógica de educação em saúde. Na fundamentação teórica, emergiram os conceitos de gênero, planejamento familiar, educação em saúde a partir de alguns autores, Leis, Portarias e Programas de saúde a saber: Scott (1995), Louro (1997), Silva (2020), Brasil (1984), Brasil (2013), Farah (2018), Lei Federal (1996), Brasil (2013), e a Portaria nº 2.761 (2013). Como subsídio para discussões propostas pela pesquisa tivemos alguns autores que discutiam concepção e contracepção e mestrado profissional: Sanches et. al (2018), Silva (2011) e Amorim et. al (2020). Tratou-se de uma pesquisa de campo empírica, de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e documental, caráter exploratório e interventiva. A população da pesquisa foi composta por 05 (cinco) trabalhadoras efetivas da educação pública e mestrandas de um programa de pós-graduação Stricto Sensu no Território do Sisal, localizado no município de Serrinha-BA. Todos os cuidados éticos foram contemplados e a pesquisa foi aprovada por meio do Comitê de Ética em Pesquisa da UNEB com parecer nº 5.080.640. Para o diagnóstico/seleção das participantes utilizou-se um questionário virtual e posteriormente para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada por meio de ferramentas remotas de comunicação, devido cenário epidemiológico pandêmico da Covid-19, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde e Universidade do Estado da Bahia. A análise e processamento do material qualitativo foi através do conteúdo de Bardin (2019). A intervenção da pesquisa que constituía em as oficinas (in) formativas bem como a confecção de folheto digital, baseou-se em Pereira (2019). Os resultados da pesquisa foram apresentados através de relatório técnico científico em formato de uma dissertação e o produto proposto para socialização sobre planejamento familiar, se deu por meio da confecção e distribuição da 1ª edição de folheto (in) formativo digital intitulado: “Planejar- Folheto (In) Formativo Digital” direcionado às trabalhadoras da educação pública mestrandas do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social. Como desdobramentos do estudo apontamos, a sensibilização e educação em saúde das participantes, além das discussões sobre o planejamento familiar e gênero levantadas durante o estudo. Este estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia-FAPESB.
- ItemPráticas e experiências de economia solidária no contexto territorial da região Sisaleira da Bahia: interlocuções sobre as ações do COGEFUR(Universidade do Estado Da Bahia, 2021-02-11) Lopes, Ana Paula Araújo; Castro, Janio Roque Barros de; Santos, Janeide Bispo dos; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Rigonato, Valney DiasA presente Dissertação, intitulada “Práticas e Experiências de Economia Solidária no Contexto Territorial da Região Sisaleira da Bahia: interlocuções sobre as ações do COGEFUR”, teve como intento fomentar estratégias para o fortalecimento da atuação do COGEFUR no Território do Sisal e, concomitantemente, potencializar as ações coletivas de economia solidária e Agricultura Familiar nesse recorte local/regional. Os objetivos específicos se constituíram em: reconstruir os processos históricos, para analisar e sistematizar a produção das ações educativas e sociais do COGEFUR ao longo de sua existência; construir estratégias em rede para reaproximar o COGEFUR das entidades de base; mapear os Empreendimentos Econômicos Solidários e as famílias que foram apoiadas pelo crédito rural do fundo rotativo no Território do Sisal e que levaram em conta as especificidades socioculturais, locais e regionais; produzir material didático com a sistematização das experiências dos Empreendimentos Econômicos Solidários apoiadas pelo fundo rotativo. Diante do desafio de compreender e construir ações interventivas, nos debruçamos sobre a seguinte questão norteadora: De qual maneira pode-se contribuir para o fortalecimento e a visibilidade do COGEFUR, a fim de potencializar a dinamização da economia solidária no Território do Sisal, levando em conta as peculiaridades socioculturais locais/regionais? Em termos metodológicos, o estudo trata-se de uma Pesquisa ação, que se divide em quatro etapas: Diagnóstico; Planejamento; Execução e Avaliação. Durante a pesquisa foram utilizadas algumas ferramentas de metodologias participativas, a saber: as rodas de conversa; entrevistas semiestruturadas, pesquisa bibliográfica e análise documental. Como produto final das ações coletivas, foi elaborado um documento norteador, que ilustra o percurso histórico do COGEFUR, bem como, as experiências exitosas apoiadas pelo Fundo Rotativo. Desta forma, buscou-se embasamento teórico e reflexões em autores como: Baldissera (2001); Barreto (2017); Bertucci (2003-2007-2010); Betto (1985); Bordnave (1983); Brandão (1997-2009); Buarque (2002); Claval (2001, 2011); Dione (2007); Demo (1985); França Filho (2017); Gohn (2001-2005); Hall (1997, 2001); Hasbaert (2008); Nascimento (2003); Nascimento (2009); Santos (2001); Singer (2005, 2012); Thiollent (1997). Os resultados da pesquisa apontaram que a história do COGEFUR é marcada pela construção de práticas de solidariedade e pela contribuição histórica das CEB’s e da Educação Popular, no processo educativo de empoderamento das classes mais populares. Essas práticas foram identificadas desde as trocas do dinheiro pela semente e por animais, até a contribuição para a consolidação das cooperativas de crédito no território, cooperativas de produção, poupança comunitária, fundos rotativos de animais, contribuindo para a inclusão financeira e produtiva dos sujeitos, segurança nutricional e soberania alimentar. A partir das narrativas, evidenciou-se que o trabalho do COGEFUR foi decisivo para buscar estratégias de convivência com o semiárido, para amenizar as estatísticas do mapa da fome e da desigualdade social no território e erradicar o trabalho infantil. Além disso, acredita-se que a presente pesquisa-ação pode contribuir para com a continuidade do debate, para a abertura e tensão de novas frentes de reflexão e intervenção nas universidades, nas organizações públicas, nos movimentos sociais, nas ONGs. Essa pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UNEB), sob parecer nº 3.937.960, emitido em 27 de março do ano de 2020.
- ItemProfessores itinerantes na educação básica: implementação de formação continuada em serviço nas atividades complementares de uma escola estadual do território do sertão produtivo - Bahia(Universidade do Estado Da Bahia, 2022-08-31) Teixeira, Patrícia Magalhães; Amorim, Ivonete Barreto de; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; França, Elisete Santana da CruzA pesquisa intitulada “Professores itinerantes na educação básica: implementação de formação continuada em serviço nas atividades complementares de uma escola estadual do território do sertão produtivo Bahia” propôs ações interventivas para potencializar as Atividades Complementares (ACs) com momentos fecundos de formação continuada em serviço, visto que os professores são itinerantes e ficam inviabilizados por questões de tempo para a realização de cursos de formação institucionais. Assim, ficou evidenciado a urgente efetivação de uma formação continuada em serviço, especificamente nos momentos de Atividades complementares (ACs), que pudessem propiciar a discussão de textos científicos e a reflexão contextualizada com a realidade local. Com efeito, emergiu a seguinte questão de pesquisa: Como efetivar nas ACs momentos fecundos de formação continuada em serviço com professores itinerantes em uma escola pública de pequeno porte localizada no Território do Sertão Produtivo – Bahia? Para tanto, o objetivo geral do estudo consistiu em implementar uma Formação continuada em serviço nos momentos de ACs, com professores itinerantes que atuam em uma escola estadual do Território do Sertão Produtivo – Bahia. Para isso, destacou-se os objetivos específicos: Historicizar os princípios conceituais da formação continuada em serviço; Conhecer as possibilidades formativas nos encontros das ACs; Avaliar as necessidades formativas de professores intinerantes que atuam em uma escola estadual no território do sertão produtivo, e Implementar um processo de formação continuada em serviço de forma problematizadora e diálogica. O referencial teórico esteve embasado nas contribuições de Gatti (2009, 2011, 2012) e Nóvoa (2012, 2019); Freire (2002), Vasconcellos (2011) entre outros. A metodologia foi ancorada nas contribuições de Pereira (2019), Minayo (2009), Thiollent (1986) e Bardin (2016) por se tratar de uma pesquisa interventiva com abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, cujas estratégias utilizadas para a coleta das informações foram a entrevista semiestruturada, os círculos de cultura e o questionário para feedback dos encontros. A investigação foi aprovada pelo comitê de ética, sob o número CEP - Autorização nº 4.855.131. O produto dessa pesquisa consistiu na formação continuada em serviço efetivada por meio da realização de círculos de cultura, os quais buscaram contextualizar lacunas da formação inicial, oportunizar a troca de saberes e experiências e refletir sobre a prática embasada em textos científicos, potencializando os momentos de ACs. A intervenção revelou as necessidades formativas sentidas pelos docentes em virtude das mudanças que estão ocorrendo no campo curricular educacional, reverberou, também, no fortalecimento dos vínculos interpessoais, na troca das experiências dos docentes com mais tempo de serviço e suas expertises, e na potencialização dos encontros de ACs com a implementação da formação continuada em serviço.
- ItemUma proposta de intervenção em educação agroecológica na Comunidade Quilombola do Engenho da Ponte do Recôncavo Baiano(2021-05-26) Oliveira, Mário Antonio Santana de; Vitorino, César Costa; Silva, José Ricardo Carvalho da; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes daA presente dissertação pretende apresentar os resultados de uma pesquisa-intervenção na comunidade Quilombola do Engenho da Ponte, uma comunidade situada no Vale do Iguape, no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Essa pesquisa teve como questão norteadora a seguinte pergunta: quais os saberes e práticas da comunidade quilombola do Engenho da Ponte no que diz respeito ao cultivo da terra, particularmente quanto à cultura do dendê, e como acompanhar e assessorar essa comunidade no campo formativo da educação agroecológica? A pergunta emerge de uma continuada aproximação do pesquisador com o assunto da terra e com as lutas históricas do povo negro no Brasil, relacionadas ao uso e ao direito à terra, um campo regado de saberes ancestrais e populares pouco reconhecidos socialmente como conhecimento válido. O objetivo geral do trabalho foi identificar, através de uma relação dialógico-compreensiva entre comunidade e pesquisador, os saberes e as práticas utilizados pela comunidade, relativas ao uso da terra, especialmente aqueles/as que se relacionam com o cultivo do dendê. Antes de dar início ao processo de coleta de dados da presente pesquisa, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, cujo parecer nº 4.141.501, datado de 08 de julho de 2020, consta como aprovado. Tendo escolhido a pesquisa-ação-intervenção como abordagem de pesquisa, utilizamos como dispositivos metodológicos a observação participante, a participação observante, a pesquisa documental, as rodas de saberes e as entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam para a) um conhecimento construído no interior da própria comunidade e transmitido intergeracionalmente pela via da oralidade, que revelam um saber significativo no campo dos princípios agro-ecológicos; b) a destacada influência dos mais velhos ou dos mais experientes na preservação e transmissão desse saber ancestral, motivo pelo qual nessa pesquisa, assim como em outras, eles “ganham” o título de “Mestres”, c) uma prática de cultura do dendê que se diferencia pelo modo de produção, que se fundamenta em princípios distintos dos da lógica branco-ocidental dominante; d) um protagonismo feminino que é visível desde a gestão da associação e da criação de uma Articulação de Mulheres até as ações das mulheres no campo da produção agrícola, pecuária e pesca, sem falar de suas habilidades na comercialização dos produtos. O produto final desta pesquisa-intervenção foi a elaboração, desde uma postura dialógica, bem ao estilo freiriano, de folhetos informativos fundamentados nos saberes transmitidos oralmente pelos mestres populares da comunidade do Engenho da Ponte em articulação com o conhecimento científico no campo da agro-ecologia. Consideramos que esse registro do conhecimento acumulado, transmitido intergeracionalmente através da oralidade pelos membros da comunidade em torno do cultivo do dendê em bases agroecológicas, poderia resultar em importante contribuição para o campo da educação escolar e não-escolar, sobretudo a educação quilombola, tão bem quanto para o reconhecimento dos saberes quilombolas e de suas implicações para a construção positiva da identidade negra quilombola.
- ItemProposta de protocolo de internacionalização em casa: perspectivas interculturais do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) na UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-14) Batista, Ana Maria de Souza; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes da; Gomes, Marcius de Almeida; Dworak, KrzysztofA internacionalização do Ensino Superior surge como um dos fatores que faz emergir uma nova cultura institucional, no âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES), em todos os aspectos: desde a forma de difusão da produção científica e tecnológica, até a aproximação com outras culturas, consolidando a interculturalidade objeto desse estudo. Trazendo a seguinte questão de pesquisa: Como se efetiva o processo de internacionalização da Universidade do Estado da Bahia no contexto da multicampia, tendo como perspectiva a interculturalidade, a partir da elaboração dialogada com os documentos de uma proposta de protocolo de internacionalização em casa do Programa Estudante - Convênio de Graduação (PEC-G)? Partindo desta questão, traçamos como objetivo geral analisar o percurso dos estudantes do PEC-G e as estratégias implementadas pela UNEB para o processo de internacionalização no contexto da multicampia e da interculturalidade, tendo como perspectiva a elaboração dialogada de uma proposta de protocolo de internacionalização em casa. Devido à Pandemia do Covid-19 e do retorno de alguns participantes da pesquisa aos seus países de origem, dificultando o acesso às ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, realinhamos o estudo dentro do contexto metodológico. Utilizamos, na pesquisa, os aportes metodológicos da abordagem qualitativa, bibliográfica, documental e de intervenção. O trabalho tem natureza exploratória e interventiva, considerando as especificidades que circundam o desenvolvimento da pesquisa no Mestrado Profissional. Quanto à técnica de coleta de dados documentais, utilizamos dos relatos publicados e a análise de conteúdo de Bardin (2006). Como achados da pesquisa encontramos três pontos principais: 1º. A necessidade da UNEB ampliar discussões e aprofundamento de produções cientificas aplicadas, a respeito da internacionalização e da interculturalidade a fim de dar embasamento ao seu processo de gestão da internacionalização e da internacionalização em casa. 2º. Após análise dos documentos institucionais, que não há destaque para as categorias de estudo interculturalidade, ou internacionalização em casa, apenas os mesmos aludem sobre internacionalização, assim como não identificamos qualquer referência sobre à teoria adotada neste estudo a respeito das referidas categorias. 3º. A itinerância proporcionada pela multicampia evidenciando a diversidade cultural como uma marca da Instituição. Os resultados da pesquisa, foram a internacionalização em casa pode vir a se constituir como aliada ao processo de internacionalização e interculturalidade da Instituição, tornando-o mais inclusivo e democrático, criar procedimentos internos para sistematizar e reconhecer a presença de alunos do PEC-G, como oportunidade para fomentar a aquisição das competências interculturais através das ações de ensino pesquisa e extensão. O produto final foi protocolado via SEI/BA nº 07412932022080035-52 na mesa da Secretária Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB) através do relatório técnico científico em formato de um documento balizador estruturado como Proposta de Protocolo de Internacionalização em casa: Perspectivas Interculturais do Programa Estudante-Convênio de Graduação (PEC-G) na UNEB. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética, conforme parecer de número 5.129.030.
- ItemUma proposta de intervenção em educação agroecológica na Comunidade Quilombola do Engenho da Ponte do Recôncavo baiano(Universidade do Estado Da Bahia, 2020-12-29) Oliveira, Mário Antonio Santana de; Vitorino, César Costa; Silva, Sandra Célia Coelho Gomes daA presente dissertação pretende apresentar os resultados de uma pesquisa-intervenção na comunidade Quilombola do Engenho da Ponte, uma comunidade situada no Vale do Iguape, no município de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia. Essa pesquisa teve como questão norteadora a seguinte pergunta: quais os saberes e práticas da comunidade quilombola do Engenho da Ponte no que diz respeito ao cultivo da terra, particularmente quanto à cultura do dendê, e como acompanhar e assessorar essa comunidade no campo formativo da educação agroecológica? A pergunta emerge de uma continuada aproximação do pesquisador com o assunto da terra e com as lutas históricas do povo negro no Brasil, relacionadas ao uso e ao direito à terra, um campo regado de saberes ancestrais e populares pouco reconhecidos socialmente como conhecimento válido. O objetivo geral do trabalho foi identificar, através de uma relação dialógico-compreensiva entre comunidade e pesquisador, os saberes e as práticas utilizados pela comunidade, relativas ao uso da terra, especialmente aqueles/as que se relacionam com o cultivo do dendê. Antes de dar início ao processo de coleta de dados da presente pesquisa, o projeto foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado da Bahia, cujo parecer nº 4.141.501, datado de 08 de julho de 2020, consta como aprovado. Tendo escolhido a pesquisa-ação-intervenção como abordagem de pesquisa, utilizamos como dispositivos metodológicos a observação participante, a participação observante, a pesquisa documental, as rodas de saberes e as entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apontam para a) um conhecimento construído no interior da própria comunidade e transmitido intergeracionalmente pela via da oralidade, que revelam um saber significativo no campo dos princípios agro-ecológicos; b) a destacada influência dos mais velhos ou dos mais experientes na preservação e transmissão desse saber ancestral, motivo pelo qual nessa pesquisa, assim como em outras, eles “ganham” o título de “Mestres”, c) uma prática de cultura do dendê que se diferencia pelo modo de produção, que se fundamenta em princípios distintos dos da lógica branco-ocidental dominante; d) um protagonismo feminino que é visível desde a gestão da associação e da criação de uma Articulação de Mulheres até as ações das mulheres no campo da produção agrícola, pecuária e pesca, sem falar de suas habilidades na comercialização dos produtos. O produto final desta pesquisa-intervenção foi a elaboração, desde uma postura dialógica, bem ao estilo freiriano, de folhetos informativos fundamentados nos saberes transmitidos oralmente pelos mestres populares da comunidade do Engenho da Ponte em articulação com o conhecimento científico no campo da agro-ecologia. Consideramos que esse registro do conhecimento acumulado, transmitido intergeracionalmente através da oralidade pelos membros da comunidade em torno do cultivo do dendê em bases agroecológicas, poderia resultar em importante contribuição para o campo da educação escolar e não-escolar, sobretudo a educação quilombola, tão bem quanto para o reconhecimento dos saberes quilombolas e de suas implicações para a construção positiva da identidade negra quilombola.