Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Rozilda Braz Pereira da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Timidez e desafios sobre a formação pedagógica
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Silva, Rozilda Braz Pereira da; Oliveira, Maria Almeida de; Miranda, Dayse Lago; Santos, Marilucia Magalhaes
    O presente estudo tem como objetivo geral compreender como os professores lidam com a timidez dos estudantes no cotidiano da sala de aula e da escola. Trata-se de uma pesquisa autobiográfica, utilizando do uso de relatos e experiências, colocando a narrativa como prática da realidade social e pessoal. Os objetivos específicos foram: discutir o conceito de timidez e suas manifestações na vida pessoal e profissional; traçar o percurso histórico da vida pessoal e escolar mostrando o enfrentamento da timidez; identificar as contribuições dos professores no processo de superação da timidez. As narrativas encontradas no texto, tratam da trajetória que se inicia no âmbito familiar, como ocorreu a entrada na educação infantil, as dificuldades encontradas por ser uma aluna tímida e todo percurso na educação básica até os estágios pela Universidade. Considerando o papel da família no contexto escolar, as rupturas entre as etapas da educação, sistema de reprovação e a aprovação no vestibular, vinte anos após a conclusão do ensino médio. Os resultados mostram que a relação professor e aluno quando se estabelece para além dos conteúdos acadêmicos têm um impacto significativo no processo de aprendizagem. Essa relação estabelecida com afeto, confiança e respeito, contribui para um ambiente de aprendizagem mais colaborativa e eficaz e a educação integral. A confiança mútua também permite que o professor conheça melhor as necessidades individuais de cada aluno, adaptando suas estratégias de ensino.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais