Navegando por Autor "Silva, Rosemere Ferreira da"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA cor da ternura: modos de ser e se conceber negro (a) no mundo(Universidade do Estado da Banhia, 2021-06-21) Santos, Gabriele Borges Santos e; Silva, Rosemere Ferreira da; Pacheco, Ana Claudia; Fiorindo, Priscila PeixinhoEste trabalho objetiva apresentar o livro A cor da ternura (1998), de Geni Guimarães, como possibilidade crítica para discussões sobre o reconhecimento da identidade étnico-racial do sujeito negro. São explanadas, desse modo, reflexões sobre a relevância da Literatura Afro-brasileira e como o trabalho com obras dessa vertente literária pode contribuir significativamente no processo de compreensão de que existem diferenças étnico-raciais e que elas precisam ser respeitadas. Nessa perspectiva, apresenta-se o livro A cor da ternura, o qual possibilitará discussões sobre a importância de conhecer e reconhecer a cultura e história afro- brasileiras para, então, problematizar hierarquias sociais, identidades pré-estabelecidas e combater o racismo ainda enraizado no meio social. Diante disso, foram organizadas atividades didático-pedagógicas fundamentadas no livro A cor da ternura (1998), que poderão auxiliar o (a) professor (a) no desenvolvimento de um trabalho educacional democrático e antirracista. A metodologia, no que lhe concerne, está pautada na pesquisa bibliográfica, uma vez que se recorreu a teóricos dos quais destacam-se Souza e Lima (2006), Luiz Silva (2010), Duarte (2008), Munanga (1999, 2005 e 2009) e Albuquerque (2006) para desenvolver o estudo proposto. Depreende-se, portanto, que com este trabalho será possível refletir sobre a relevância da inserção e aplicabilidade da Literatura Afro-brasileira no ambiente educacional de forma eficiente. Será possível o entendimento da importância de despertar nos alunos afrodescendentes a compreensão do ser negro e nos alunos brancos a consciência de que são sujeitos de uma sociedade heterogênea e, assim, a escola estará cumprindo o seu papel de ambiente transformador de pensamentos antidemocráticos, racistas, discriminatórios e preconceituosos.
- ItemDiário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus: uma abordagem de leitura literária afro-brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Buri, Patrícia Nascimento; Silva, Rosemere Ferreira da; Fiorindo, Priscila Peixinho; Andrade, Ana Cláudia Pacheco deO referente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em analisar a obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, sua escrita literária e discorrer sobre seu potencial literário. Sabemos das lutas diárias que as mulheres negras vêm enfrentando ao longo da história, e assim como outras mulheres negras escritoras, a autora estudada também percorreu um doloroso caminho para que seus escritos fossem reconhecidos no cenário da literatura. O objetivo principal da pesquisa objetiva despertar nos alunos o pensamento crítico com a leitura da obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, acreditando sempre que o aluno, ao despertar o pensamento crítico no processo de leitura literária, consequentemente, acaba tornando-se sujeitos com opiniões relevantes para a sociedade. O estudo ancora-se nas reflexões dos seguintes teóricos: Duarte (2006), Candido (2006), Cuti (2010), Silva (2014), Silva (2016), Oliveira (2008), Cuti (1987), que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. E, por fim, será apresentado uma sequência didática a fim de nortear um possível trabalho do professor em sala de aula. Pensando nas contribuições que a leitura da obra pode trazer para a vida do aluno. Visando sempre despertar nos alunos a compreensão e reconhecimento das identidades, assim também, na formação de um pensamento crítico e reflexivo quanto ao racismo e desconstrução dos estereótipos por conta da cor da pele criado pela sociedade.
- Item“Tempo de aprender”: letramento literário e prática social nas aulas de língua portuguesa dos(as) educandos(as) da EJA(2023-03-26) Silva, Naiara Peixoto da; Silva, Rosemere Ferreira da; Nascimento Neto, João Evangelista do; Silva, Naiane Vieira dos ReisA presente dissertação, intitulada “Tempo de aprender”: letramento literário e prática social nas aulas de língua portuguesa dos(as) educando(as) da EJA, é o resultado de estudos, reflexões críticas e diálogos desenvolvidos no Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS, da Universidade do Estado da Bahia-UNEB, Campus V, e se apresenta como um recurso pedagógico para o desenvolvimento das habilidades de leitura literária e escrita dos (as) educandos (as) do Tempo de Aprender do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes. Através de ações planejadas, propõe-se o estímulo à formação leitora dos estudantes do Tempo de Aprender, a partir de um caderno pedagógico, que constitui parte desta produção, com ênfase no letramento literário. Respaldado nos contos “Saura Benevides Amarantino”, “Mirtes Aparecida da Luz”, “Adelha Santana Limoeiro”, “Líbia Moirã” e “Shirley Paixão”, os quais fazem parte da obra Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo, pretende-se assegurar o aprimoramento da discussão étnico-racial, com base no exercício de atividades orais e escritas centralizadas pelo texto literário afro-brasileiro. Sendo assim, programa-se demonstrar a aplicabilidade do texto literário para a compreensão das narrativas femininas negras, consequentemente, para a ampliação da visão de mundo dos (as) educandos (as) enquanto leitores (as) críticos (as), aptos (as) a intervirem socialmente por meio da abordagem oral e/ou escrita de maneira eficaz e consciente de seu papel cidadão. Nesse sentido, esta produção apresenta sequências didáticas pensadas, ainda, com o intuito de que educadores (as) que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) – modalidade Tempo de Aprender tenham a oportunidade de consultá-las e aplicá-las em outros contextos educacionais. O caderno pedagógico consiste no resultado de um produto apresentado ao Programa de Mestrado Profissional de Letras (PROFLETRAS), do Campus V, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Esta pesquisa fundamenta-se em referências teóricas no campo da crítica literária de Candido (2011) e Freire (1987-2019), do letramento literário Cosson (2006-2014), da leitura literária Dalcastagnè (2005) e Abreu (2006), da teoria do conto Cortazar (2006), Gotlib (1990), Maria (2004) e da literatura afro-brasileira de Carneiro (2011), Gomes (2010), Duarte (2011;2022), Evaristo (2020), Gonzalez (2020), Souza (2021), Silva (2017) e Almeida (2019). Na discussão apresentada foi considerado também o documento oficial organizador curricular da Educação de Jovens e Adultos que rege a oferta do ensino do Tempo de Aprender – Nível Fundamental.