Navegando por Autor "Silva, Rodrigo Luduvice da"
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- ItemA influência da motivação no comprometimento organizacional na prestação de serviço médico hospitalar: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-29) Ribeiro, Bruna da Silva; Frisch, Maria Madalena da Silva; Silva, Rodrigo Luduvice da; Menezes, Nívia MartinsEsse estudo de caso tem como objetivo evidenciar a importância da promoção da motivação do indivíduo, visando o comprometimento organizacional e a qualidade do serviço médico hospitalar prestado pelos colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário aos colaboradores. A partir da análise dos dados coletados foi possível perceber que apesar dos retornos com índices positivos, algumas melhorias são necessárias para elevar os níveis de satisfação e motivação dos profissionais. Conclui-se que esse estudo de caso contribui para a consciência de comportamentos e desempenhos necessários para o estabelecimento de novas condutas, objetivando maiores níveis de comprometimento e qualidade no atendimento prestado. Refletindo a necessidade contínua do incentivo dos fatores motivacionais, independentemente da possibilidade de mensuração do retorno desses estímulos visto que perpassam pela acuidade individual dos colaboradores.
- ItemAdministração pública a virtualização dos serviços previdenciários: um estudo de caso sobre o impacto para os segurados da previdência social de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Santos, Jocélia dos; Silva, Kátia Maria Mendes; Dantas, Edileusa de Jesus Silva; Silva, Rodrigo Luduvice daEsta pesquisa teve como principal objetivo investigar por meio de um estudo de caso, os reflexos da virtualização dos processos previdenciários nos segurados da agência de Santo Antônio de Jesus, com enfoque nas plataformas digitais. Neste formato de atendimento do INSS, o comparecimento do usuário à agência só ocorre após o agendamento prévio do serviço, ou caso seu requerimento não seja atendido online e necessite que o mesmo cumpra alguma exigência do processo. Esta pesquisa demonstra que, as plataformas deveriam atuar como uma alternativa/opção para os requerentes, que por opção poderiam fazer uso desse serviço e não a única forma de acesso, visto que existem dificuldades apontadas pelos usuários, assim como pelos servidores que colocam em dúvida a eficácia e efetividade do sistema. Este trabalho foi estruturado em três capítulos, sendo o primeiro capítulo dedicado à revisão da bibliografia relacionada ao tema, no segundo capítulo foi detalhada a metodologia adotada e no terceiro capítulo foram apresentados e analisados os dados da pesquisa.
- ItemBranding digital: uma análise sobre o relacionamento da Netflix no Instagram como estratégia para construção de uma marca amada(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Luz, Thaís Oliveira da; Santos, Daisy Lima de Souza; Menezes, Nívia Martins; Silva, Rodrigo Luduvice daMediante aos avanços tecnológicos, que provocaram mudanças no comportamento do consumidor, tornando-os mais exigentes com a influência das redes sociais, como o Instagram, estabelecendo maior credibilidade na experiência expostar por sua rede de contatos online persuadindo as decisão de compra, diminuindo assim a importância do que a marca diz sobre ela. As alterações no padrão de comunicação, acrescentando a ampliação da concorrência das marcas no ambiente virtual, dificultam a diferenciação, levando a necessidade de envolver o consumidor no aspecto emocional, na busca para conquistar, fidelizar, e criar conexão de intimidade e estima nos consumidores dentro da rede. Nesse sentido, a presente pesquisa, tem o intuito de idenficar e analisar às estratégias de branding, gestão de marca, que a Netflix utiliza para construir um relacionamento com os consumidores na rede social Instagram e que a torna uma marca amada, na qual empresas conqusitam para além de clientes, seguidores, fãs, progadores e defensores da marca. Com base na pesquisa bibliográfica sobre os conceitos de branding digital e seus desdobramentos, foram analisados para estudo os conteúdos postados no perfil do instagram da Netflix Brasil, e o relacionamento estabelecido entre marca e seguidor. Estas análises contribuíram para evidenciar o processo de posicionamento da empresa, sua comunicação e engajamento no ambiente virtual, e as estratégias de relacionamento que a tornou amada. No processo de estudo tornou-se perceptível que as redes sociais precisam que os dois atores se envolvam no processo de relaciomento, neste caso o seguidor e a organização, caso contrário não seria possível que uma instituição se estabeleça como marca amada dentro do instagram, influênciado a escolha da marca.
- ItemComportamento do consumidor online: um estudo sobre o perfil de consumo de estudantes de uma universidade pública(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) Silva, Diego Mercês; Santos, Daisy Lima de Souza; Ribeiro, Mônica Matos; Araújo, Ricardo Noia de; Silva, Rodrigo Luduvice daEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar os fatores que influenciam a decisão de compra no mercado online e o comportamento de consumo por parte dos estudantes do curso de administração da Universidade pesquisada. Utilizaram-se, os de comportamento do consumidor de autores como Kotler e Keller (2012) e Solomon (2018). Desta forma, fomentando a necessidade de entender o modelo de consumo, através da teoria, tornando possível o desenvolvimento e possíveis estudos posteriores dentro ou fora da instituição. O método de investigação escolhido foi de natureza quantitativa de característica descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário do Google Forms. Outro fator essencial para a pesquisa foi a análise e informações da pesquisa de mercado nacional, Webshoppers, uma pesquisa voltada ao comércio virtual e a importância de ter vários produtos a disposição no meio virtual, como por exemplo, a Cauda Longa explicada por Anderson em 2004, que explica a importância de as lojas ter uma ampla vitrine. Os resultados apontaram que os fatores que mais influenciam na decisão de compra online foram: as promoções; site de confiança; o estilo de vida e os amigos. Predominando os fatores sociais e pessoais.
- ItemCOVID-19: impactos produzidos no comércio de Nazaré(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Cerqueira, Iago Roberto Santana de; Silva, Rodrigo Luduvice da; Santos, Daisy Lima de Souza; Palmeira, Jamili da SilvaA pandemia mundial, gerou impactos para diversos setores do comércio, em especial o setor de bares e restaurantes. Diante disso, o presente trabalho abordará a respeito da percepção do comércio na cidade Nazaré, mediante a pandemia do COVID-19. No intuito de compreender melhor sobre essa percepção, a pesquisa e o problema estão voltados para saber de que forma o comércio percebeu o impacto da pandemia do COVID-19. A busca por respostas se dará a partir do objetivo geral, que se propõe em identificar quais foram os impactos produzidos no comércio de Nazaré - BA, durante a pandemia do COVID-19, no setor de bares e restaurantes. Para alcançar esse objetivo foram estabelecidos como objetivos específicos: contextualizar o COVID-19 com foco para os impactos no comércio varejista, identificar quais foram as estratégias utilizadas por micro e pequenas empresas para minimização dos efeitos provocados pela pandemia e analisar quais foram os efeitos negativos provocados pela pandemia do COVID-19. A pesquisa tem como abordagem o estudo de caso, cujos dados foram obtidos por meio de pesquisas de levantamento bibliográfico e pesquisa de campo, utilizando-se da entrevista aplicada a partir de um questionário estruturado. Assim, com base nos resultados, concluiu-se que, a pandemia escancarou alguns problemas já existentes no comércio, como o índice de desemprego que já vinha aumentando nos anos anteriores ao cenário atual. No entanto, os resultados da pesquisa mostraram aceitação e importância das vendas digitais para o comércio, onde a tendência é que haja uma conciliação com a venda de forma presencial.
- ItemEmployer Branding: o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-14) França, Laís de Paula Evangelista da; Santos, Daisy Lima de Souza; Palmeira, Jamili da Silva; Silva, Rodrigo Luduvice daDada a volatilidade do mercado, atrair e reter talentos (ênfase na geração Y) tem se mostrado uma tarefa cada vez mais custosa, isto é, a taxa de turnover tem aumentado. A cultura organizacional exerce um papel importante dentro da atratividade do empregador e na construção do seu employer brand. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar qual o papel da cultura organizacional na construção da marca empregadora para atrair a geração Y. A empresa do estudo de caso foi o Nubank e a pesquisa foi desenvolvida sustentada em três pilares: o que a empresa fala sobre sua cultura em seus pontos de contatos; o que as pessoas que trabalham ou já trabalharam falam sobre a cultura da empresa; e o que a geração Y busca em uma marca empregadora. A pesquisa é de caráter exploratório com procedimentos qualiquantitativos. Para tratar os dados, foi utilizado a análise de conteúdo e estatística descritiva. Os resultados obtidos mostraram que a empresa estudada possui uma cultura que é tida como a identidade da organização, podendo ser notada tanto pelo público interno, quanto pelo externo, sua cultura pode ser considerada um framework que sustenta sua marca empregadora e que a mesma possui os atributos que atraem a geração Y.
- ItemGênero e raça no mundo do trabalho: desafios e perspectivas da mulher negra no contexto das organizações(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-22) Conceição, Yasmim Santos da; Soares, Josevandro Chagas; Silva, Célia Santana; Santos, Daisy Lima de Souza; Silva, Rodrigo Luduvice daEssa pesquisa procurou compreender como gênero e raça influenciam na ocupação da mulher negra no mundo do trabalho. Esse processo surge a partir dos questionamentos e da inquietação de uma estudante negra do curso superior de Bacharelado em Administração sobre quais adversidades encontraria na sua inserção no mundo corporativo. A partir desse panorama, buscamos refletir sobre como raça e gênero se relaciona no mundo do trabalho para as mulheres negras e sobre qual lugar elas ocupam no mundo do trabalho, tendo em vista que as responsabilidades atribuídas ao âmbito do trabalho não são as mesmas para homens e mulheres. Faz-se ainda uma análise dos principais obstáculos enfrentados pelas mesmas na entrada do mundo corporativo e na ascensão de seus empregos. Com isso, visa-se contribuir para a maior proporção de conhecimento desta temática, para que, assim, possam surgir novas reflexões e compreensões frente as necessidades dessa população. Os principais teóricos que contribuíam para essas reflexões foram Karl Marx (1818-1883), Friederich Engels (1994), Idalberto Chiavenato (1936), Joan Wallach Scott (1942), Helena Hirata (1946), e Danièle Kergoat (1942). A metodologia escolhida para o projeto foi a revisão de literatura realizada por meio de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa considerada a mais apropriada devido ao tempo e ao contexto pandêmico vivenciado.
- ItemGestão financeira de jovens e adultos jovens no uso do cartão de crédito na UNEB Campus V(Universidade do Estado da Bahia, 2023-02-15) Santos, Andreza Silva; Queiroz, Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de; Bomfim, Felipe Rodriguies; Silva, Rodrigo Luduvice daA gestão financeira pessoal envolve tomadas de decisões sobre como utilizar de forma saudável e consciente, os produtos financeiros disponíveis. O presente estudo tem como objetivo principal analisar a Gestão Financeira no comportamento de compra dos estudantes universitários, mediante o uso do cartão de crédito. Neste sentido, o problema da pesquisa está relacionado à influência que o cartão de crédito tem nas tomadas de decisões de compra dos estudantes universitários, e como esse uso impacta nas suas finanças pessoais. Este trabalho foi realizado com os alunos dos cursos de Administração, Letras em Espanhol, Licenciatura em História e Letras em Inglês do turno noturno da UNEB - Universidade do Estado da Bahia - Campus V, cuja amostra é composta de 184 alunos. O questionário aplicado possui 23 perguntas que foram elaboradas com o intuito de identificar o planejamento e o controle em relação ao uso de cartões de crédito pelos alunos. Assim, foram relacionados os principais conceitos e características sobre as finanças pessoais, o comportamento do consumidor em termos de compras de produtos e serviços antes e após adquirir o cartão de crédito e os conhecimentos a respeito dos juros e tarifas cobradas em algumas operações. O estudo se baseia na minha trajetória pessoal, pois as experiências pessoais vividas na utilização do cartão de crédito despertaram o meu interesse de estudar sobre o tema. Após começar a utilizar o cartão de crédito, meu comportamento de consumo aumentou tanto, ao ponto de me causar sérios problemas financeiros. Além disso, a importância do assunto para o futuro profissional acadêmico tanto para a sua estabilidade financeira como para o seu sucesso, motivou também o estudo, como também a importância para a sociedade como um todo, tendo em vista que o gerenciamento das finanças pessoais garante o poder de compra do indivíduo, e o seu bem estar. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa exploratória quantitativa. Os resultados acerca desse estudo demonstraram que os alunos possuem planejamento e controle financeiro, utilizando o cartão de forma consciente, alguns não têm nenhum tipo de dívida, realizando o pagamento total da fatura, e uma minoria está endividada, não possuindo controle em relação aos gastos.
- ItemMotivação e clima organizacional: um estudo de caso na Universidade do Estado da Bahia – Campus V(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-13) Almeida, Jaqueline da Paixão de; Santos, Daisy Lima de Souza; Neto, João Evangelista do Nascimento; Silva, Rodrigo Luduvice daEste trabalho teve como objetivo analisar a relação do clima organizacional com os fatores motivacionais internos dos servidores da UNEB na realização de suas tarefas e identificar como essa relação interfere no dia a dia dos seus colaboradores, e nos resultados obtidos pela organização. Algumas teorias motivacionais, como as (teorias das necessidades humanas) de Abraham Maslow, (dos Dois fatores) de Frederick Herzberg e as (teorias X e Y) de Mc Gregor, foram abordadas na pesquisa, assim como pensamentos de autores que argumentaram e contribuíram sobre assuntos referentes ao clima organizacional e motivação, para o melhor entendimento e discussão dessa pesquisa. O estudo levou em consideração as perspectivas e opiniões dos colaboradores permanentes e temporários ativos no Campus V da UNEB. Como instrumento de coleta de dados, foi o utilizado o questionário, no qual foram consideradas afirmações referentes a 5 fatores internos ao ambiente de trabalho. O tipo de pesquisa abordada foi a descritiva com abordagem qualitativa por meio de estudo de caso, as análises foram realizadas por meio da estatística descritiva com uma adaptação da Escala de clima organizacional (ECO) de Martins (2004). Os resultados apontaram que fatores como: Liderança, Autonomia, Ambiente de trabalho e Trabalho em equipe, ajudam a manter um bom clima organizacional na instituição.
- ItemNível de satisfação dos garis: um estudo de caso da empresa terra azul em Jiquiriçá/Bahia na pandemia da covid-19(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-22) Oliveira, Vanessa Souza; Bomfim, Felipe Rodrigues; Matos, Jorge Luiz Maltez de; Silva, Rodrigo Luduvice daA satisfação no trabalho é um assunto discutido constantemente por pesquisadores desde o início do século XX até os dias atuais. Considerando isso, esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar o nível de satisfação dos garis da empresa Terra Azul da cidade de Jiquiriçá-BA durante a pandemia da Covid-19. A metodologia utilizada neste trabalho foi quanti-qualitativa, caracterizada como um estudo de caso, a fim de responder à pergunta norteadora: qual o nível de satisfação pessoal e profissional dos garis coletores da empresa Terra Azul na cidade de Jiquiriçá-BA em relação a suas condições de trabalho durante o período da pandemia da Covid-19? Dessa forma, os intuitos desta monografia são de contribuir para o campo das pesquisas acadêmicas, possibilitar a desconstrução do preconceito sobre o trabalho dos garis e compreender como esses trabalhadores se sentem mediante seu trabalho durante à crise sanitária causada pela Covid-19. Constituída a partir de um estudo de campo, com aplicação de um questionário com opções para identificação e com questões específicas relacionadas à satisfação no/com seu trabalho, 15 garis foram entrevistados e foram analisadas suas respostas com a base teórica exposta neste trabalho. Com isso, constatou-se que a maioria dos garis que trabalham na empresa Terra Azul em Jiquiriça-BA tem um nível de satisfação grande. Em suma, esta pesquisa representa como os garis se sentem em relação ao seu trabalho, apesar das condições do trabalho, do cotidiano, do momento pandêmico, da desvalorização e inferiorizarão da profissão.
- ItemO empreendedorismo nas pequenas cidades_Daiana Teixeira(Universidade do Estado da Bahia, 2022-04-04) Teixeira, Daiana Oliveira; Menezes, Nívia Martins; Silva, Rodrigo Luduvice da; Silva, Denize Oliveira daO empreendedorismo auxilia no desenvolvimento de novas tecnologias, na criação de novos produtos e serviços de valor para o mercado de consumo. O ato de empreender representa geração de empregos, por essa razão, empreender nas pequenas cidades brasileiras tem proporcionado à superação no quesito empregabilidade por meio da abertura do seu próprio comércio. O referido estudo foi realizado com o objetivo de analisar como ocorre o empreendedorismo em Laje/BA e se o fortalecimento do empreendedorismo modificou a estrutura socioeconômica desse pequeno município. Para isso foi utilizada a pesquisa qualitativa, realizada com a amostra de dez empreendedores e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade de Laje-BA, no período de 19 de novembro a 10 de dezembro de 2021. Os resultados identificados confirmaram que atividades empreendedoras desenvolvidas no município nos últimos anos ofertaram novos produtos/serviços, diversificando essa oferta à população, reduzindo a necessidade de deslocamento até cidades maiores para realizar compras, contribuindo para que a renda circule no município. Houve o crescimento de empresas ativas na cidade, gerando novas oportunidades de emprego, pois a maioria dos empreendedores realizaram contratações nos últimos anos, há também o recolhimento de tributos municipais, que são revertidos em melhorias na infraestrutura, contribuindo para o desenvolvimento do município.
- ItemPolíticas de gestão de pessoas e sua influência no cumprimento dos objetivos organizacionais(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Reis, Mariangela Nascimento; Santos , Daisy Lima de Souza; Silva, Rodrigo Luduvice daTendo em vista que não é suficiente uma organização possuir somente objetivos definidos, mas também saber como direcionar os colaboradores para tais finalidades. Pesquisa-se sobre as políticas de gestão de pessoas, de modo a investigar a influência das Políticas de Gestão de Pessoas no cumprimento dos objetivos organizacionais. Para tanto é necessário identificar quais as políticas de Gestão de pessoas utilizadas na organização, descrever como os resultados das políticas de gestão de pessoas são alcançados e verificar como os profissionais se sentem em relação aos objetivos organizacionais. Realizou-se então uma pesquisa de natureza qualitativa-quantitativa com característica descritiva em duas empresas do ramo da saúde, utilizando-se questionários online por meio da ferramenta google forms para a coleta de dados. Diante disso, verifica-se que as políticas alteram o comportamento, ambiente, satisfação dos colaboradores e consequentemente o trabalho realizado por eles, pois se não lhes forem dadas as devidas condições de trabalho e tratamento, bem como integrar os colaboradores e difundir os objetivos, essas metas organizacionais jamais serão alcançadas. Foram identificadas na organização as políticas de envolvimento, Treinamento e Desenvolvimento, Condições de Trabalho e Recompensa, e verificou-se que os profissionais têm um sentimento positivo em relação aos objetivos organizacionais. Desta forma os resultados apontaram que as políticas de gestão de pessoas e Objetivos organizacionais, é um complementar ao outro, pois são necessários objetivos claros e definidos para que as políticas possam alcança-los.
- ItemQualidade de vida no trabalho: fator decisivo no desempenho dos profissionais?(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-16) Ramos, Dionaide Leal da Cruz; Santos, Daisy Lima de Souza; Silva, Rodrigo Luduvice daTendo em vista que a Qualidade de vida no trabalho é um agente responsável pela motivação dos funcionários e também resultado do desempenho organizacional, o trabalho teve como tema QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: fator decisivo no desempenho dos profissionais? De modo a investigar de que forma a qualidade de vida no trabalho contribui para melhorar o desempenho dos profissionais na organização. Para tanto, é necessário identificar quais fatores influenciam a qualidade de vida no trabalho, avaliar a percepção dos profissionais em relação à QVT e analisar qual a influência da QVT no desempenho organizacional. Realizou-se, então, uma pesquisa utilizando um estudo de caso em uma empresa do ramo de internet, com o intuito de identificar como o fenômeno se apresenta na empresa pesquisada. Foi aplicado questionário para os funcionários e aplicado entrevista para a gerente do setor comercial da empresa pesquisa. Como resultados, verificou-se que os funcionários estão satisfeitos com o que a empresa oferece, e com isso, eles trabalham com mais disposição, tem mais propósito na organização, consequentemente, tendem a melhorar seu desempenho. Os fatores que mais apareceram na pesquisa em relação à motivação foram: salários, carga horária de trabalho adequada, disponibilidade da liderança em ajudar, satisfação com as atividades realizas, conhecimento adquirido na organização, estrutura física, oportunidade de carreira, relacionamento entre pares, entre outros.