Navegando por Autor "Silva, Rita de Cássia Ferreira da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContribuições do PIBID e da Residência Pedagógica de Biologia na promoção de práticas de saúde nas escolas estaduais de Caetité-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-15) Silva, Rita de Cássia Ferreira da; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Silva, Gabriele Marisco daA escola é considerada na literatura como um local propício para o desenvolvimento de ações de promoção à Saúde, tornando viável que propostas educacionais sob esta temática sejam implementadas por meio de iniciativas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP). Neste contexto, esta pesquisa buscou analisar as contribuições dos programas PIBID e PRP na promoção de práticas de Saúde em escolas de educação básica do município de Caetité-BA. Os capítulos deste trabalho foram organizados em artigos e buscaram identificar o lugar da Saúde na escola; investigar como documentos norteadores e programas governamentais tratam o tema Saúde; conhecer as percepções que os professores participantes dos programas têm acerca das contribuições do PIBID e PRP na promoção de práticas de Saúde na escola; E, por fim, construir uma cartilha pedagógica com base em metodologias ativas. Para tanto, foi desenvolvido o estudo em três escolas públicas estaduais, onde a promoção da Saúde se deu como tema norteador. Nas ações dos programas, participaram cinco professoras da educação básica que atuaram como supervisoras e/ou preceptoras nos programas citados. Em termos metodológicos, esta pesquisa teve abordagem qualiquantitativa, com procedimentos técnicos centrados em análise documental e bibliográfica. Para obtenção de dados, foi realizada a aplicação de questionários semiestruturados que passaram por análise estatística e de conteúdo. Inicialmente, foi feita uma análise documental sobre os documentos norteadores PCN’s, BNCC, PPP de escolas e sobre o PSE que versam sobre a Saúde na escola. Em seguida, foi feita revisão bibliográfica e a análise dos questionários semiestruturados. Como resultado, foi observado que as professoras participantes citaram diversas atividades realizadas durante o período de atuação dos programas e enfatizaram o quanto é essencial desenvolver atividades de promoção à Saúde nas escolas. Ao mesmo tempo, documentos como PCN’s, BNCC, PPP e o programa PSE destacam a relevância de se inserir cada vez mais a temática Saúde nos espaços escolares, tendo em vista que os alunos são propagadores das informações onde vivem e têm grande potencial para mudanças de hábitos/atitudes futuras. Com base nesses achados, foi produzida a Cartilha “Oficinas Pedagógicas Saúde em Ação: Saberes e práticas relacionadas ao autoconhecimento e autocuidado”, como Produto Educacional desta dissertação. A cartilha propõe oficinas construídas a partir da metodologia ativa da problematização do arco de Maguerez. Por fim, conclui-se que as ações desenvolvidas no PIBID e PRP são enriquecedoras e têm potencial para o processo de ensino e aprendizagem no momento que contribuem com a docência e com a implementação de diferentes práticas de promoção à Saúde na Educação Básica.
- ItemOficinas Pedagógicas Saúde em Ação: saberes e práticas relacionadas ao autoconhecimento e autocuidado(2024-07-15) Silva, Rita de Cássia Ferreira da; Cardoso, Jaqueline dos Santos CardosoConsideramos saúde na escola como fundamental para desenvolver a saúde preventiva, bem como construir hábitos e atitudes saudáveis. Propõe-se aqui, apresentar uma ferramenta que contribua com a prática das professoras e professores do Ensino Fundamental II e Médio. Esta cartilha é uma produção educacional elencada na categoria material didático digital de apoio à prática pedagógica. Apresentamos propostas de oficinas pedagógicas que se constituem como uma ferramenta de formação e reflexão com temáticas relacionadas à saúde emocional. As oficinas têm como base a metodologia da Problematização que se caracteriza-se por ser uma metodologia cuja estratégia de ensino-aprendizagem possibilita a interação entre alunos e professores dando a oportunidade da (re)construção de conceitos e o compartilhar das vivências.