Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Ricardo Oliveira da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Um estudo sobre o ensino do judô na Escola: uma experiência através da extensão universitária da UNEB (2012-2016).
    (2017-12-15) Silva, Ricardo Oliveira da; Sousa, Rita de Cássia Roxane Ferreira Borges de; Sousa, Itamar Silva de; Miranda Filho, Vamberto Ferreira
    Esta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino do Judô na escola a partir da análise do projeto de extensão Judô – Bushidô na escola: História, Filosofia e Práxis pedagógica. A investigação tem como objetivo central analisar os fundamentos históricos, filosóficos e didático-pedagógicos que fundamentaram o projeto de extensão e explicitar as contribuições educativas do projeto no processo formativo dos alunos. Para tanto, buscou-se estabelecer uma aproximação com a abordagem Materialista Histórico-Dialética, enquanto uma concepção de mundo, um método e uma práxis. Para a coleta de dados, foram utilizados dois instrumentos: a análise do projeto de extensão e a realização do Grupo Focal com sete estudantes matriculados no projeto. Os resultados apontam que o projeto de extensão contribuiu na formação humana, uma vez que, evidencia-se nas expressões dos entrevistados que o Judô melhorou substancialmente a aprendizagem escolar, no que diz respeito à concentração, paciência, respeito e memorização, elementos estes trabalhados dentro do projeto. Além disso, trouxe contribuições nas relações interpessoais estabelecidas fora do ambiente escolar. Em síntese, percebe-se que o projeto de extensão possibilitou aos seus alunos o acesso a um conhecimento pouco explorado no ambiente escolar o que reforça a necessidade do trato teórico-metodológico do ensino das lutas, entendo-o como elemento da cultura corporal que pode contribuir significativamente no processo formativos dos estudantes.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais