Navegando por Autor "Silva, Rebecca Machado Oliveira da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA experiência e os seus sentidos existenciais na formação docente(2017-04-07) Silva, Rebecca Machado Oliveira da; Fornari, Liége Maria Sitja; Reis, Leonardo Rangel dos; Sá, Maria Roseli Gomes Brito de; Leiro, Augusto Cesar RiosA dissertação trata do fenômeno da formação docente, que emana da experiência e dos seus sentidos existenciais no exercício profissional de professoras que atuam na Educação Infantil. Este trabalho propõe aproximações teóricas com a hermenêutica fenomenológica de Heidegger e Gadamer a fim de compreender como se mostra a experiência na formação docente a partir das narrativas de nove professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) na cidade de Salvador, sobre a sua formação inicial, formação continuada, práxis pedagógica e a relação com a educação infantil. A formação de professores é concebida no presente estudo como fenômeno complexo, tomando como fundamento interpretativo da experiência as relações que se estabelecem com a “vida/presença” do ser professor, com as relações de “tempo/espaço” estabelecidas na formação e com a “profissionalidade/criação” que emana da própria docência. Buscou-se, nos percursos vividos pelas professoras, a sua experiência e existencialidade, tendo como aporte metodológico as entrevistas narrativas e a própria hermenêutica fenomenológica. A pesquisa se inscreveu nas itinerâncias das professoras em exercício, dando à experiência e aos seus sentidos existenciais um lugar de destaque na formação, passando pela constatação de que o professor constrói o seu saber ao longo da sua história de vida. A experiência, nesta perspectiva, abre caminhos e possibilidades para se repensar os saberes que emanam na formação num sentido mais existencial.
- ItemOntologia da formação: tempo/espaço/movimento na profissionalidade docente(Universidade do Estado da Bahia, 2023-09-04) Silva, Rebecca Machado Oliveira da; Sitja, Liége Maria Queiroz; Galeffi, Dante Augusto; Reis, Leonardo Rangel dos; Souza, Elizeu Clementino; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA tese trata da ontologia da formação docente, que emana da compreensão filosófica sobre a questão do Ser a partir do pensamento de Martin Heidegger. As experiências e os sentidos existenciais no exercício profissional de professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental são tomados como fundamento para se pensar a própria formação. Este trabalho propõe aproximações teóricas com a hermenêutica fenomenológica de Heidegger a fim de compreender como se mostra a formação e a profissionalidade docente a partir das narrativas de nove professoras de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental na cidade de Feira de Santana. A formação docente é concebida no presente estudo como fenômeno ontológico, tomando como caminho interpretativo aquilo que reverbera nas relações de tempo, espaço e movimento das professoras em sua profissionalidade docente. Buscou-se, desta forma, nos percursos vividos, a existencialidade e profissionalidade docentes, tendo como aporte metodológico as entrevistas narrativas e a própria hermenêutica fenomenológica. A pesquisa se inscreveu nas itinerâncias das professoras em exercício, dando à existência um lugar de centralidade na formação, passando pela constatação de que o professor constrói sua profissionalidade ao longo da sua história de vida. A ontologia, nesta perspectiva, abre possibilidades para se repensar os saberes que emanam da própria formação num sentido mais existencial