Navegando por Autor "Silva, Priscila Maria Borges Gomes"
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- ItemFigurações da literatura afro-brasileira no conto A fuga do Tio Ajayi do Mestre Didi: uma proposta de sequência didática(2023-12-12) Silva, Priscila Maria Borges Gomes; Barbosa, Eisabete da SilvaO produto educacional “Figurações da Literatura Afro-brasileira no conto A Fuga do Tio Ajayí do Mestre Didi: uma proposta de sequência didática” é resultante da pesquisa (Re) significação do ensino da literatura: Um estudo da identidade e do pertencimento afro-brasileiro no conto A fuga do tio Ajayí do Mestre Didi no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS e tem com intuito pedagógico de demonstrar como os contos são restauradores dos saberes subalternizados e como a cosmovisão nagô-yorubana representa uma fonte de identidade afro, importante de ser transmitida. Os contos do Mestre Didi contribuem para a formação identitária dos alunos negros, principalmente o conto A Fuga do Tio Ajayí, pois traz elementos e símbolos representativos da cultura negra e afro-brasileira. Por meio da análise das obras do Mestre Didi é possível verificar que o autor não rejeita e nem ignora as diversas culturas e etnias, apenas provoca seus leitores a enxergar a importância da participação negra na história e literatura africana/brasileira e aceitá-la.
- Item(Re)significação do ensino da literatura: um estudo da identidade e do pertencimento afro-brasileiro no conto a fuga do Tio Ajayi do Mestre Didi(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-12) Silva, Priscila Maria Borges Gomes; Barbosa, Elisabete da Silva; Pereira, Marieli de Jesus; Silva, Zoraide PortelaEste estudo trata de uma prática pedagógica para o ensino de literatura, por meio da valorização de narrativas afrodescendentes, utilizando como objeto o conto "A Fuga do Tio Ajaí". O objetivo foi fortalecer a identidade e a cultura afro-brasileira no ensino da literatura nacional, promovendo um aprofundamento no conhecimento de certos traços culturais através de um autor afrodescendente que dedicou sua obra a combater a desvalorização do legado africano na formação da identidade cultural do Brasil. O objetivo geral desse trabalho foi contribuir para ressignificar o ensino da literatura, valorizando a identidade e o sentido de pertencimento da cultura afro-brasileira. Para isso, elaborou um instrumento pedagógico, a saber, uma sequência didática baseada no conto "A Fuga do Tio Ajayí", escrito por Deoscóredes Maximiliano dos Santos, conhecido como Mestre Didi. Os objetivos específicos foram: compreender a constituição da cultura afro-brasileira e a discussão contemporânea sobre identidade e pertencimento; destacar os elementos representativos da cultura afro-brasileira presentes no conto; e planejar e elaborar uma sequência didática para o ensino médio sobre o conto escolhido. As questões norteadoras foram: como os textos de Mestre Didi contribuem para a formação identitária do aluno negro? Como a representação identitária no texto de Mestre Didi pode promover o acolhimento da diversidade cultural e étnica? Como elaborar uma sequência didática que fortaleça a identidade do aluno negro e promova a diminuição do preconceito racial por parte dos demais alunos? Os contos de Mestre Didi contribuem para a formação identitária dos alunos negros, trazendo elementos e símbolos representativos da cultura negra e afro-brasileira. A sequência didática se beneficiou dos pressupostos da educação pluricultural, pois pode favorecer o desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para uma convivência pacífica e respeitosa com a diversidade cultural. A aplicação dessa abordagem pluricultural na disciplina de Literatura pode despertar o interesse dos alunos pela cultura afro-brasileira e africana, promover a reflexão sobre questões sociais, históricas e culturais, estimular a criatividade e a imaginação, possibilitar a compreensão da importância da literatura afro-brasileira na formação da identidade cultural brasileira, contribuir para a formação de leitores críticos e conscientes, e fomentar a produção de trabalhos acadêmicos e artísticos.