Navegando por Autor "Silva, Patrícia Vilela da"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA presença da cultura digital no impresso: a promoção dos letramentos digitais no livro didático do Ensino Médio(UNEB, 2023-07-17) Souza, Natiane de Paula; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Márcia Regina Mendes; Subrinho, Abinálio Ubiratan da CruzNessa era tecnológica em que vivemos cercados de nativos digitais, impõe-se o dilema de estar sempre se atualizando, utilizando mais artefatos digitais, bem como ter certo grau de conhecimento para lidar com essas inovações, seja para compreender suas funcionalidades, ou reconhecer de forma crítica a posição dessas tecnologias no seu cotidiano. Nesse sentido, a escola passa a assumir um papel fundamental na vida dos sujeitos, facilitando o acesso a esse conhecimento de uma cultura digital, e o livro didático é um instrumento importante nessa mediação. Diante disso, o presente trabalho busca analisar, na perspectiva da análise documental, de caráter quali-quantitativo, como o Livro Didático adotado pelas escolas públicas de Ensino Médio Integral da cidade de Jacobina-Ba, contribui para a promoção do letramento digital dos alunos. Tendo como suporte teórico autores como Circe Bittencourt (1993, 2016) para retomar a historicidade do livro didático, bem como discutir os conceitos acerca dos letramentos e letramentos digitais com Magda Soares (2003), Roxane Rojo (2009), Angela Kleiman (2004), Ana Elisa Ribeiro e Carla Viana Coscarelli (2014), Gavin Dudeney, Nicky Hockly e Mark Pegrum (2016), dentre outros. Do que foi investigado, constatou-se a presença de atividades correspondentes à cultura digital, consoante os pressupostos da BNCC, as quais promovem, mesmo que em menor parcela, o letramento digital dos alunos.
- ItemBranca de Neve: dos contos de fada às telas de cinema(2014-11-12) Pinho, Juliana Bezerra de; NOVAES, Rosana Sampaio de Araújo; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Silva, Patrícia Vilela daEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de nossa pesquisa sobre a relação entre o conto de fadas A Pequena Branca de Neve (1857) dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm e a adaptação cinematográfica Branca de Neve e o Caçador (2012) do diretor Rupert Sanders. Pretende-se realizar uma análise comparativa entre as linguagens que constituem cada uma dessas obras, ou seja, a linguagem literária e a cinematográfica, destacando o dialogismo intertextual presente nas duas narrativas. O ponto de partida da investigação foi um estudo acerca dos contos de fadas, e mais especificamente, a história da Branca de Neve e suas versões literárias e adaptações fílmicas. A análise mostrou que é possível elaborar diversas “leituras” para um texto, e que o dialogismo intertextual auxilia a transpor a narrativa literária para a narrativa cinematográfica sem que haja discordância em ser ou não fiel à obra de origem, em ter maior ou menor valor do que a outra, mas antes traduzir para uma linguagem diferente, destacando que ambas são dotadas de qualidades próprias com suportes diferenciados para difundir clássicos da literatura.
- ItemEntre o impresso e o digital: experiências de leitura dos alunos de licenciatura do Campus IV(2016) Silva, Luana Oliveira; Silva, Patrícia Vilela da; Santana, Bárbara Bezerra de; Santana, Thaís NascimentoEste trabalho tem como objetivo conhecer experiências de leitura nos suportes impresso e digital. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de licenciatura, da Universidade do Estado da Bahia- campus IV. Para tanto, foi necessário compreender historicamente o fenômeno da leitura, o qual implicou conhecer práticas e finalidades que a mesma exerceu em diferentes momentos da história. Para melhor organizar o raciocínio, foi necessário dividir a pesquisa em três capítulos: trazendo à baila o caminhar da leitura desde a Antiguidade até os tempos contemporâneos; buscou-se ainda conhecer o espaço virtual, os modos de leitura e leitores que povoam os ambientes digitais; além disso, com a aplicação de questionário por meio de entrevistas semiestruturada contendo questões abertas e fechadas foi possível colher os dados e depois analisá-los, por meio de gráficos, com base nas respostas ofertadas pelos estudantes. Quanto à metodologia utilizada para a realização da pesquisa, optou-se pela pesquisa de campo de abordagem quali-quantitativa. Como resultado, foi possível entendermos que as experiências vivenciadas pelos estudantes nos dois suportes, que, em alguns casos, são bastante diferenciadas, e estão relacionados ao contato, e às necessidades de cada grupo que compunha um lócus de estudo, a citar: alunos do sexto semestre.
- ItemOs novos suportes de leitura na era digital no distrito de Junco, Jacobina-Ba(2018-03-01) Cruz, Alane Neila Oliveira da; Oliveira, Edinoelson da Silva Oliveira; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Thaís Nascimento Santana; Nunes, Rodrigo dos ReisO presente estudo pretendeu investigar a apropriação dos novos suportes de leitura na geração cibernética e contribuições dos mesmos à constituição do leitor, no distrito de Junco, município de Jacobina, Bahia. Para isso, buscou-se compreender quais os espaços, no distrito, em que mais circulam os novos suportes de leitura digital; quais os gêneros mais lidos nesse universo cibernético; em que medida os suportes digitais facilitam ou dificultam a apropriação de textos diversos pelos leitores da contemporaneidade; qual o perfil do leitor inserido nessa cibercultura e a importância e valor atribuído à leitura digital naquela localidade. Considerando-se que a rede de suportes digitais atrai leitores, subtende-se que esse tipo de ferramenta pode ser um objeto importante para o estudo da leitura. Sendo assim, foram tomados como aporte teórico os estudos de Almeida (2011), Barbosa (2010), Buzato (2009); Bellei (2002), Chartier (1945, 1999), Delgadillo (2002), Fagundes e Hoffmann (2008), Fischer (2006), Gomes (2002), Gomes (2011), Higounet (2003), Marcuschi (2003; 2010), Lemos (1997), Lévy (1999), Pinheiro (2014), Rojo (2009;2014) e Santos (2006) enfatizando a evolução dos suportes e a história da escrita e leitura, os gêneros digitais, hipertextos e a leitura na era digital. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa, através de um estudo de campo, onde os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e formulário, cujos sujeitos da pesquisa foram os moradores do distrito, selecionados de forma aleatória, frequentadores da lan house e do infocentro, bem como professores das escolas e representantes das empresas responsáveis pela transmissão da internet. Diante deste estudo e a partir da análise dos dados coletados, verificamos a predominância de gêneros textuais como literatura, noticiários e atualidades; suportes digitais como Smartphones em todos os espaços; gêneros digitais tais quais e-mails, chats e blogs acessados pela população em geral, bem como pelos internautas do infocentro; de igual modo, a funcionalidade da internet como acesso à informação e comunicação e o perfil desse sujeito leitor que se faz nesta geração cibernética.
- ItemO papel da biblioteca Afonso Costa na formação de leitores de Jacobina-BA(2014-11-10) Correia, Sara da Silva; Silva, Patrícia Vilela da; Freire, Crizeide Miranda; Santos, Márcia Regina MendesAborda pontos sobre a leitura como prática social e a biblioteca como espaço que promove a leitura. Ressaltamos a importância da biblioteca Afonso Costa, situada na cidade de Jacobina Bahia a partir da pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e análise de registros, propiciando dados pertinentes para obtenção de resultados; examinando o funcionamento da biblioteca, seu acervo, os projetos que atende o espaço, as parcerias, os programas de iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais com a implantação de projetos que visem o incentivo do livro e da leitura. Assim demonstra estatísticas dos resultados obtidos com a pesquisa.
- ItemA poesia na escola: uma aprendizagem sem limite com o fazer poético(2013-12-01) Queiroz, Cristiane da Silva Gonçalo; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Girleide RibeiroEssa monografia busca analisar como o gênero poema está sendo abordado no livro didático; como o conteúdo literário representado no manual contribui para ampliar o interesse pela poesia; qual o grau de dificuldade dos alunos para ler, escrever e analisar textos literários; e quais os recursos metodológicos que o professor utiliza para trabalhar com a poesia em sala de aula. Usualmente, o ensino dos conteúdos de Literatura, especialmente de poesia, vem sendo realizado de maneira equivocada o que provoca o afastamento e aversão a esse tipo de leitura. Nesse trabalho reconhece-se e valoriza-se o papel do professor, na sua tarefa de promover a aprendizagem e perceber que ele precisa estar literalmente envolvido com a educação para que, de fato, possa contribuir para o aprendizado do aluno bem como para sua formação profissional, fazendo com que ele conheça melhor a si e o mundo em que vive.
- ItemO potencial comunicativo da publicidade: uma análise semiótica(2013-12-15) Nascimento, Maria Josiane Rios do; Menezes, Adriano Antônio Lima; Valverde, Tércia Costa; Silva, Patrícia Vilela daA publicidade exerce um poder de manipulação, diretamente ou indiretamente, na sociedade, utilizando-se de diversos recursos que se unem causando efeitos de sentidos inesperados, como também consegue ludibriar as pessoas através da promoção de puras aparências, ditando regras de valorização social e reconhecimento. Desse modo, foi escolhido como objeto de estudo deste Trabalho de Conclusão de Curso, um anúncio publicitário impresso do Banco Itaú. Através do qual ficou notório o potencial comunicativo da linguagem publicitária. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivos: analisar os signos utilizados para o convencimento do mercado consumidor; identificar as estratégias responsáveis pela eficácia comunicativa da linguagem publicitária; perceber os recursos utilizados como meios para atrair o leitor- consumidor; e compreender o papel do texto imagético no anúncio analisado. Em conformidade com a teoria semiótica de Charles Sanders Pierce, para explorar este potencial comunicativo, este estudo lançou um olhar para os três pontos de vista básicos e complementares, propostos pela semiótica, através dos quais se procede à análise: o qualitativo-icônico, o singular-indicativo e o convencional-simbólico. Assim, este trabalho dialoga com autores que possuem obras significativas para o estudo aqui realizado: Santaella (2003), (2005) e (2012), Sodré (1999), Citelli (2002), Chiachiri (2010), Catanho (2007), dentre outros que contribuíram para a efetivação deste trabalho que foi realizado a partir de uma abordagem semiótica.
- ItemProficiência leitora ao final do ensino médio(2012) Rios, Rozeli do Amaral; Gomes, Antenor Rita; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Girleide RibeiroEste trabalho foi realizado com o objetivo de analisar os elementos contribuintes para o alcance de uma leitura proficiente pelos estudantes de Ensino Médio. A leitura sendo uma atividade necessária à vida das pessoas, e um elemento de grande importância para a compreensão do mundo em que se vive, tem deixado a desejar em alguns aspectos. O trabalho com a leitura nas escolas acontece de maneira que não consegue garantir a proficiência necessária para ler o mundo e compreendê-lo com facilidade. Diante desta situação, esta pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, localizado na cidade de Miguel Calmon e a proficiência leitora dos estudantes concluintes do Ensino Médio, porque tem sido perceptível que grande parte destes, tem finalizado sua carreira estudantil sem ler autonomamente. Para tanto, foi feito o uso de contribuições de alguns autores, como Ezequiel Theodoro, Jean Foucambert, Ângela Kleiman, entre outros, os quais proporcionaram melhores condições de embasamento para a análise por meio de seus estudos. A pesquisa fez uso de uma abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados para coleta de dados consistiram em entrevistas e questionários aplicados com aos estudantes. A análise de conteúdo auxiliou na interpretação e representação dos dados obtidos. Os resultados demonstraram que a leitura ainda não alcançou o ápice em seu processo de ensino e aprendizagem. Mudanças ainda são necessárias para o alcance de um aprendizado eficiente da leitura, a fim de alcançar uma condição autônoma e crítica diante das situações.
- ItemQuarto de despejo: a singularidade de uma escrita marginal(2012-11-10) Miranda, Ileide Pereira; Caetano, Núbia Batista; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Silva, Patrícia Vilela da; Barreto, Maria Iraídes de SouzaEste trabalho tem por finalidade examinar a escrita intima de Carolina Maria de Jesus no livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada e apresentar a maneira como esta escritora concebia e desenvolvia a escrita, tendo em vista que era uma mulher, negra e semianalfabeta residindo em uma favela. Ao mesmo tempo propõe uma discussão a respeito da repercussão que o livro mencionado causou ao alcançar um grande sucesso de vendas chegando a 100 mil exemplares vendidos em um curto período de tempo. Além de ter sido traduzido para 13 idiomas e publicado em vários países. Contradizendo esse sucesso de vendas, a autora desse livro cai em um esquecimento profundo de modo que na mesma rapidez em que adentrou no campo literário e conseguiu notoriedade tanto no Brasil como em outros países, pouco tempo depois deixa o universo literário e volta a sua condição de favelada e catadora de papel. Para a realização da análise foram feitas pesquisas bibliográficas e uma leitura sistemática do livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus. O método utilizado foi a pesquisa descritiva visto que se buscava examinar a escrita íntima do diário, ao mesmo tempo em que se investigava a presença do discurso da exclusão, a maneira como a voz de uma mulher negra e marginalizada emerge em uma literatura brasileira marcada por um cânone branco, masculino e elitista e como a negritude era vivenciada pela escritora.
- ItemReflexões sobre as contribuições do Letramento na formação dos alunos(2014-12-15) Rego, Rosemar Silva; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Márcia Regina Mendes; Ribeiro, GirleideA presente pesquisa com o título “Reflexões sobre as contribuições do letramento na formação dos alunos”, realizado Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, com uma turma de alunos da Educação de Jovens de Adultos – EJA, teve como objetivo Identificar e analisar as contribuições do letramento na formação dos alunos. Neste estudo fizemos uma reflexão teórica fundamentada principalmente nos autores Barbosa (1999); Kleiman e Mantencio, (2008); Soares (2003); Goulart (2007); Scholze e Rösing (2007); Freire (2001); Mey (2001) Kleiman e Moraes (1999) dentre outros, proporcionando uma discussão sobre o letramento. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de natureza qualitativa, utilizando o questionário fechado e aberto para obtenção do perfil dos sujeitos e para identificar as concepções dos alunos. A partir da análise dos instrumentos de coleta de dados foi possível percebermos através das falas dos sujeitos a importância do letramento na formação dos alunos e a necessidade de maior investimento e estruturação do ensino público brasileiros em especial das escolas municipais localizadas nos interiores baianos, as quais precisam dar maiores condições para que o letramento aconteça de forma mais concreta.
- ItemO sertão nordestino nas telenovelas: uma abordagem das representações televisivas(2013-12) Santana, Jerriana Silva Santos; Gomes, Antenor Rita; Penha, Gracielia Novaes da; Silva, Núbia Oliveira da; Silva, Patrícia Vilela daEste trabalho teve como propósito o estudo das representações visuais de seis telenovelas exibidas por canais abertos de TV entre os anos 2007 e 2012 que abordam a temática do sertão nordestino e foram ambientadas total ou parcialmente nele; foram elas: Cordel encantado, Avenida Brasil, Aquele beijo, Caras e bocas, Cheias de charme e Gabriela. O trabalho resulta da analise de cinco horas de gravação visando identificar e nomear as representações do sertão e do sertanejo, bem como relacionar os discursos verbais e imagéticos com a construção das representações sobre o sertão e sua gente. Utilizamos referenciais teóricos que definem o nosso objeto de pesquisa, além de uma análise hermenêutica para o tratamento dos dados. No primeiro momento realizamos um apanhado histórico e conceitual sobre a história da TV e das telenovelas brasileiras. Na segunda etapa tratamos de dados conceituais sobre o sertão, mídia e representações. Produzimos também uma breve discussão acerca dos estereótipos e por fim, realizamos análises identificando representações e estereótipos produzidos pela mídia televisiva.
- ItemA trajetória de leitura de sujeitos rurais: as narrartivas de si(2014) Santos, Edilene Gonçalves dos; Nascimento, Edivani Santos dos; Silva, Patrícia Vilela da; Freire, Crizeide Miranda; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaO presente estudo tem como objetivo compreender as histórias de leitura e de vida dos sujeitos da zona rural. Através dos relatos das memórias de leitura, explanaremos como se deram os processos da aquisição da leitura, levando-se em consideração as suas vivências. Tais experiências, dificuldades, práticas culturais e seus mediadores de leitura, a influência e contribuição desses na constituição leitora destes indivíduos. Desse modo, portanto, utilizamos pesquisa qualitativa com abordagem autobiográfica, como instrumentos metodológicos a narrativa oral. Abordamos as contribuições teóricas da história da leitura, conceitos, e sua importância para a vida dos sujeitos, e sua realidade hoje na vida dos mesmos. Refletindo também nos espaços e modos de leitura dos sujeitos pesquisados.