Navegando por Autor "Silva, Patrícia Vilela da"
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- ItemBranca de Neve: dos contos de fada às telas de cinema(2014-11-12) Pinho, Juliana Bezerra de; NOVAES, Rosana Sampaio de Araújo; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Barreto, Maria Iraídes da Silva; Silva, Patrícia Vilela daEste trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de nossa pesquisa sobre a relação entre o conto de fadas A Pequena Branca de Neve (1857) dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm e a adaptação cinematográfica Branca de Neve e o Caçador (2012) do diretor Rupert Sanders. Pretende-se realizar uma análise comparativa entre as linguagens que constituem cada uma dessas obras, ou seja, a linguagem literária e a cinematográfica, destacando o dialogismo intertextual presente nas duas narrativas. O ponto de partida da investigação foi um estudo acerca dos contos de fadas, e mais especificamente, a história da Branca de Neve e suas versões literárias e adaptações fílmicas. A análise mostrou que é possível elaborar diversas “leituras” para um texto, e que o dialogismo intertextual auxilia a transpor a narrativa literária para a narrativa cinematográfica sem que haja discordância em ser ou não fiel à obra de origem, em ter maior ou menor valor do que a outra, mas antes traduzir para uma linguagem diferente, destacando que ambas são dotadas de qualidades próprias com suportes diferenciados para difundir clássicos da literatura.
- ItemEntre o impresso e o digital: experiências de leitura dos alunos de licenciatura do Campus IV(2016) Silva, Luana Oliveira; Silva, Patrícia Vilela da; Santana, Bárbara Bezerra de; Santana, Thaís NascimentoEste trabalho tem como objetivo conhecer experiências de leitura nos suportes impresso e digital. Os sujeitos da pesquisa foram alunos de licenciatura, da Universidade do Estado da Bahia- campus IV. Para tanto, foi necessário compreender historicamente o fenômeno da leitura, o qual implicou conhecer práticas e finalidades que a mesma exerceu em diferentes momentos da história. Para melhor organizar o raciocínio, foi necessário dividir a pesquisa em três capítulos: trazendo à baila o caminhar da leitura desde a Antiguidade até os tempos contemporâneos; buscou-se ainda conhecer o espaço virtual, os modos de leitura e leitores que povoam os ambientes digitais; além disso, com a aplicação de questionário por meio de entrevistas semiestruturada contendo questões abertas e fechadas foi possível colher os dados e depois analisá-los, por meio de gráficos, com base nas respostas ofertadas pelos estudantes. Quanto à metodologia utilizada para a realização da pesquisa, optou-se pela pesquisa de campo de abordagem quali-quantitativa. Como resultado, foi possível entendermos que as experiências vivenciadas pelos estudantes nos dois suportes, que, em alguns casos, são bastante diferenciadas, e estão relacionados ao contato, e às necessidades de cada grupo que compunha um lócus de estudo, a citar: alunos do sexto semestre.
- ItemOs novos suportes de leitura na era digital no distrito de Junco, Jacobina-Ba(2018-03-01) Cruz, Alane Neila Oliveira da; Oliveira, Edinoelson da Silva Oliveira; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Thaís Nascimento Santana; Nunes, Rodrigo dos ReisO presente estudo pretendeu investigar a apropriação dos novos suportes de leitura na geração cibernética e contribuições dos mesmos à constituição do leitor, no distrito de Junco, município de Jacobina, Bahia. Para isso, buscou-se compreender quais os espaços, no distrito, em que mais circulam os novos suportes de leitura digital; quais os gêneros mais lidos nesse universo cibernético; em que medida os suportes digitais facilitam ou dificultam a apropriação de textos diversos pelos leitores da contemporaneidade; qual o perfil do leitor inserido nessa cibercultura e a importância e valor atribuído à leitura digital naquela localidade. Considerando-se que a rede de suportes digitais atrai leitores, subtende-se que esse tipo de ferramenta pode ser um objeto importante para o estudo da leitura. Sendo assim, foram tomados como aporte teórico os estudos de Almeida (2011), Barbosa (2010), Buzato (2009); Bellei (2002), Chartier (1945, 1999), Delgadillo (2002), Fagundes e Hoffmann (2008), Fischer (2006), Gomes (2002), Gomes (2011), Higounet (2003), Marcuschi (2003; 2010), Lemos (1997), Lévy (1999), Pinheiro (2014), Rojo (2009;2014) e Santos (2006) enfatizando a evolução dos suportes e a história da escrita e leitura, os gêneros digitais, hipertextos e a leitura na era digital. A abordagem metodológica adotada foi a pesquisa qualitativa, através de um estudo de campo, onde os dados foram coletados por meio de questionários, entrevistas e formulário, cujos sujeitos da pesquisa foram os moradores do distrito, selecionados de forma aleatória, frequentadores da lan house e do infocentro, bem como professores das escolas e representantes das empresas responsáveis pela transmissão da internet. Diante deste estudo e a partir da análise dos dados coletados, verificamos a predominância de gêneros textuais como literatura, noticiários e atualidades; suportes digitais como Smartphones em todos os espaços; gêneros digitais tais quais e-mails, chats e blogs acessados pela população em geral, bem como pelos internautas do infocentro; de igual modo, a funcionalidade da internet como acesso à informação e comunicação e o perfil desse sujeito leitor que se faz nesta geração cibernética.
- ItemO papel da biblioteca Afonso Costa na formação de leitores de Jacobina-BA(2014-11-10) Correia, Sara da Silva; Silva, Patrícia Vilela da; Freire, Crizeide Miranda; Santos, Márcia Regina MendesAborda pontos sobre a leitura como prática social e a biblioteca como espaço que promove a leitura. Ressaltamos a importância da biblioteca Afonso Costa, situada na cidade de Jacobina Bahia a partir da pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e análise de registros, propiciando dados pertinentes para obtenção de resultados; examinando o funcionamento da biblioteca, seu acervo, os projetos que atende o espaço, as parcerias, os programas de iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais com a implantação de projetos que visem o incentivo do livro e da leitura. Assim demonstra estatísticas dos resultados obtidos com a pesquisa.
- ItemA poesia na escola: uma aprendizagem sem limite com o fazer poético(2013-12-01) Queiroz, Cristiane da Silva Gonçalo; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Girleide RibeiroEssa monografia busca analisar como o gênero poema está sendo abordado no livro didático; como o conteúdo literário representado no manual contribui para ampliar o interesse pela poesia; qual o grau de dificuldade dos alunos para ler, escrever e analisar textos literários; e quais os recursos metodológicos que o professor utiliza para trabalhar com a poesia em sala de aula. Usualmente, o ensino dos conteúdos de Literatura, especialmente de poesia, vem sendo realizado de maneira equivocada o que provoca o afastamento e aversão a esse tipo de leitura. Nesse trabalho reconhece-se e valoriza-se o papel do professor, na sua tarefa de promover a aprendizagem e perceber que ele precisa estar literalmente envolvido com a educação para que, de fato, possa contribuir para o aprendizado do aluno bem como para sua formação profissional, fazendo com que ele conheça melhor a si e o mundo em que vive.
- ItemO potencial comunicativo da publicidade: uma análise semiótica(2013-12-15) Nascimento, Maria Josiane Rios do; Menezes, Adriano Antônio Lima; Valverde, Tércia Costa; Silva, Patrícia Vilela daA publicidade exerce um poder de manipulação, diretamente ou indiretamente, na sociedade, utilizando-se de diversos recursos que se unem causando efeitos de sentidos inesperados, como também consegue ludibriar as pessoas através da promoção de puras aparências, ditando regras de valorização social e reconhecimento. Desse modo, foi escolhido como objeto de estudo deste Trabalho de Conclusão de Curso, um anúncio publicitário impresso do Banco Itaú. Através do qual ficou notório o potencial comunicativo da linguagem publicitária. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivos: analisar os signos utilizados para o convencimento do mercado consumidor; identificar as estratégias responsáveis pela eficácia comunicativa da linguagem publicitária; perceber os recursos utilizados como meios para atrair o leitor- consumidor; e compreender o papel do texto imagético no anúncio analisado. Em conformidade com a teoria semiótica de Charles Sanders Pierce, para explorar este potencial comunicativo, este estudo lançou um olhar para os três pontos de vista básicos e complementares, propostos pela semiótica, através dos quais se procede à análise: o qualitativo-icônico, o singular-indicativo e o convencional-simbólico. Assim, este trabalho dialoga com autores que possuem obras significativas para o estudo aqui realizado: Santaella (2003), (2005) e (2012), Sodré (1999), Citelli (2002), Chiachiri (2010), Catanho (2007), dentre outros que contribuíram para a efetivação deste trabalho que foi realizado a partir de uma abordagem semiótica.
- ItemProficiência leitora ao final do ensino médio(2012) Rios, Rozeli do Amaral; Gomes, Antenor Rita; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Girleide RibeiroEste trabalho foi realizado com o objetivo de analisar os elementos contribuintes para o alcance de uma leitura proficiente pelos estudantes de Ensino Médio. A leitura sendo uma atividade necessária à vida das pessoas, e um elemento de grande importância para a compreensão do mundo em que se vive, tem deixado a desejar em alguns aspectos. O trabalho com a leitura nas escolas acontece de maneira que não consegue garantir a proficiência necessária para ler o mundo e compreendê-lo com facilidade. Diante desta situação, esta pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Nossa Senhora da Conceição, localizado na cidade de Miguel Calmon e a proficiência leitora dos estudantes concluintes do Ensino Médio, porque tem sido perceptível que grande parte destes, tem finalizado sua carreira estudantil sem ler autonomamente. Para tanto, foi feito o uso de contribuições de alguns autores, como Ezequiel Theodoro, Jean Foucambert, Ângela Kleiman, entre outros, os quais proporcionaram melhores condições de embasamento para a análise por meio de seus estudos. A pesquisa fez uso de uma abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados para coleta de dados consistiram em entrevistas e questionários aplicados com aos estudantes. A análise de conteúdo auxiliou na interpretação e representação dos dados obtidos. Os resultados demonstraram que a leitura ainda não alcançou o ápice em seu processo de ensino e aprendizagem. Mudanças ainda são necessárias para o alcance de um aprendizado eficiente da leitura, a fim de alcançar uma condição autônoma e crítica diante das situações.
- ItemQuarto de despejo: a singularidade de uma escrita marginal(2012-11-10) Miranda, Ileide Pereira; Caetano, Núbia Batista; Lima, Elizabeth Gonzaga de; Silva, Patrícia Vilela da; Barreto, Maria Iraídes de SouzaEste trabalho tem por finalidade examinar a escrita intima de Carolina Maria de Jesus no livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada e apresentar a maneira como esta escritora concebia e desenvolvia a escrita, tendo em vista que era uma mulher, negra e semianalfabeta residindo em uma favela. Ao mesmo tempo propõe uma discussão a respeito da repercussão que o livro mencionado causou ao alcançar um grande sucesso de vendas chegando a 100 mil exemplares vendidos em um curto período de tempo. Além de ter sido traduzido para 13 idiomas e publicado em vários países. Contradizendo esse sucesso de vendas, a autora desse livro cai em um esquecimento profundo de modo que na mesma rapidez em que adentrou no campo literário e conseguiu notoriedade tanto no Brasil como em outros países, pouco tempo depois deixa o universo literário e volta a sua condição de favelada e catadora de papel. Para a realização da análise foram feitas pesquisas bibliográficas e uma leitura sistemática do livro Quarto de Despejo: diário de uma favelada de Carolina Maria de Jesus. O método utilizado foi a pesquisa descritiva visto que se buscava examinar a escrita íntima do diário, ao mesmo tempo em que se investigava a presença do discurso da exclusão, a maneira como a voz de uma mulher negra e marginalizada emerge em uma literatura brasileira marcada por um cânone branco, masculino e elitista e como a negritude era vivenciada pela escritora.
- ItemReflexões sobre as contribuições do Letramento na formação dos alunos(2014-12-15) Rego, Rosemar Silva; Silva, Patrícia Vilela da; Santos, Márcia Regina Mendes; Ribeiro, GirleideA presente pesquisa com o título “Reflexões sobre as contribuições do letramento na formação dos alunos”, realizado Escola Municipal Armando Xavier de Oliveira, com uma turma de alunos da Educação de Jovens de Adultos – EJA, teve como objetivo Identificar e analisar as contribuições do letramento na formação dos alunos. Neste estudo fizemos uma reflexão teórica fundamentada principalmente nos autores Barbosa (1999); Kleiman e Mantencio, (2008); Soares (2003); Goulart (2007); Scholze e Rösing (2007); Freire (2001); Mey (2001) Kleiman e Moraes (1999) dentre outros, proporcionando uma discussão sobre o letramento. Os procedimentos metodológicos utilizados foram de natureza qualitativa, utilizando o questionário fechado e aberto para obtenção do perfil dos sujeitos e para identificar as concepções dos alunos. A partir da análise dos instrumentos de coleta de dados foi possível percebermos através das falas dos sujeitos a importância do letramento na formação dos alunos e a necessidade de maior investimento e estruturação do ensino público brasileiros em especial das escolas municipais localizadas nos interiores baianos, as quais precisam dar maiores condições para que o letramento aconteça de forma mais concreta.
- ItemO sertão nordestino nas telenovelas: uma abordagem das representações televisivas(2013-12) Santana, Jerriana Silva Santos; Gomes, Antenor Rita; Penha, Gracielia Novaes da; Silva, Núbia Oliveira da; Silva, Patrícia Vilela daEste trabalho teve como propósito o estudo das representações visuais de seis telenovelas exibidas por canais abertos de TV entre os anos 2007 e 2012 que abordam a temática do sertão nordestino e foram ambientadas total ou parcialmente nele; foram elas: Cordel encantado, Avenida Brasil, Aquele beijo, Caras e bocas, Cheias de charme e Gabriela. O trabalho resulta da analise de cinco horas de gravação visando identificar e nomear as representações do sertão e do sertanejo, bem como relacionar os discursos verbais e imagéticos com a construção das representações sobre o sertão e sua gente. Utilizamos referenciais teóricos que definem o nosso objeto de pesquisa, além de uma análise hermenêutica para o tratamento dos dados. No primeiro momento realizamos um apanhado histórico e conceitual sobre a história da TV e das telenovelas brasileiras. Na segunda etapa tratamos de dados conceituais sobre o sertão, mídia e representações. Produzimos também uma breve discussão acerca dos estereótipos e por fim, realizamos análises identificando representações e estereótipos produzidos pela mídia televisiva.
- ItemA trajetória de leitura de sujeitos rurais: as narrartivas de si(2014) Santos, Edilene Gonçalves dos; Nascimento, Edivani Santos dos; Silva, Patrícia Vilela da; Freire, Crizeide Miranda; Cunha, Rúbia Mara de Sousa LapaO presente estudo tem como objetivo compreender as histórias de leitura e de vida dos sujeitos da zona rural. Através dos relatos das memórias de leitura, explanaremos como se deram os processos da aquisição da leitura, levando-se em consideração as suas vivências. Tais experiências, dificuldades, práticas culturais e seus mediadores de leitura, a influência e contribuição desses na constituição leitora destes indivíduos. Desse modo, portanto, utilizamos pesquisa qualitativa com abordagem autobiográfica, como instrumentos metodológicos a narrativa oral. Abordamos as contribuições teóricas da história da leitura, conceitos, e sua importância para a vida dos sujeitos, e sua realidade hoje na vida dos mesmos. Refletindo também nos espaços e modos de leitura dos sujeitos pesquisados.