Navegando por Autor "Silva, Osni Oliveira Noberto da"
Agora exibindo 1 - 20 de 37
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA inclusão educacional dos estudantes público-alvo da educação especial no Instituto Federal Baiano(2023-07-13) Lima, Tatiane da Silva; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nogueira, Suzana Alves; Ramos, Michael Daian PachecoEste trabalho é uma pesquisa a nível de mestrado, ligada ao programa de PósGraduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia (PPGED/UNEB), cujo objetivo consistiu em analisar como vem ocorrendo a inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial dentro do IF Baiano na percepção dos coordenadores do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e das docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa apoiou-se no materialismo histórico dialético buscando uma compreensão elaborada, totalizante e crítica do objeto de estudo. A imersão em campo ocorreu de forma remota através da utilização das atuais ferramentas das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs).Teve como participantes da pesquisa 7 coordenadores do NAPNE e 8 docentes de AEE. Utilizou como dispositivos para a construção dos dados questionário, entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados contruidos a partir desse três dispositivos foram tratados e analisados a partir da Análise por Triangulação proposta por Marcondes e Brisola (2014). Os resultados indicam que o IF Baiano tem procurado adequar suas normativas internas à legislação nacional voltada à Educação Especial na perspectiva inclusiva. Entre os documentos analisados, destacam-se o Regimento do NAPNE e o Regulamento do AEE. Porém, foi constatado que tais documentos, apesar de representarem avanços, necessitam passar por uma revisão no sentido de elucidar algumas questões destacadas pelos participantes. Reconhe-se que NAPNE e AEE possuem papeis distintos e complementares no processo de inclusão educacional dos estudantes público-alvo da Educação Especial (estudantes PAEE). Os desafios ao processo de inclusão desses estudantes no Instituto englobam as condições de acessibilidade arquitetonica dos campi mais antigos, falta de recurso financeiro para o NAPNE, escassez de profissionais especializados para compor as equipes multiprofissionais do NAPNE, falta de formação continuada para os profissionais integrantes dessas equipes e precaria articulação entre os NAPNEs e entre as próprias docentes de AEE o que leva a falta de unificação das ações. As potencialidades mais latentes referem-se a preconização nos documentos supracitados da presença de profissionais especializados para a atuação direta com os estudantes PAEE e os avanços promovidos pela atuação das docentes de AEE em cada campi. A finalização desse estudo possibilitou o entendimento de questões específicas do processo de inclusão dos estudantes PAEE no IF Baiano.
- ItemAnálise dos anais do grupo de trabalho temático (GTT) Escola do Conbrace 2009-2013: um estudo sobre a educação física na educação infantil.(2015) Pinto, Luciene Pereira da Costa; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Cruz, Amália Catharina SantosO presente trabalho analisa a forma como vem se apresentando as orientações teóricas e metodológicas no trato da Educação Física na Educação Infantil presentes na produção de trabalhos do Grupo de Trabalho Temático Escola nos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (CONBRACE) e Congresso Internacional de Ciências do Esporte (CONICE) entre os anos de 2009, 2011 e 2013. Nosso problema de pesquisa foi: quais as orientações teóricas e metodológicas no trato com a Educação Física na Educação Infantil presentes na produção do Grupo Temático Escola nos anais do CBCE, entre 2009 a 2013? O objetivo geral foi analisar as orientações teóricas e metodológicas no trato com a Educação Física na Educação Infantil presentes na produção do Grupo Temático Escola nos anais do CBCE, entre 2009 a 2013. Nossa metodologia foi baseada no materialismo histórico-dialético, e quanto a sua natureza realizamos uma pesquisa qualitativa, exploratória e bibliográfica. Nossa coleta de dados baseou-se em 8 (oito) artigos que correspondiam a temática: Educação Física e Educação Infantil. Encontramos os seguintes resultados: 1) Observamos um déficit na produção científica dos trabalhos apresentados nos anos (2009, 2011 e 2013) sobre a Educação Física na Educação Infantil; 2) As orientações teóricas e metodológicas propostas pelos artigos analisados para a Educação Física na Educação Infantil: ocorrem em oposição a visão tecnicista, esportivista e biologista. 3) Debatem o "método" e o "saber pedagógico; 4) Os autores dos artigos compreendem a importância da Educação Física na Educação Infantil; 5) Refletem a urgência em novas pesquisas que ampliem e promovam novas discussões sobre a temática.
- ItemAtividade física na Estratégia de Saúde da Família: apresentando a realidade de Uibaí - BA.(2014-11-12) Machado, Francisco Silva; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Ramos, Michael Daian PachecoO objetivo deste trabalho é compreender a atuação do professor de Educação Física na Estratégia de Saúde da Família – ESF, no município de Uibaí-Ba. Para isso, realizou-se estudo qualitativo e descritivo com dois professores que atuam com atividade física e/ou práticas corporais no município, através de entrevista parcialmente estruturada e observações diretas extensivas de sua atuação, objetivando ainda compreender a relação do professor de Educação Física (EF) com os demais profissionais que compõem a equipe multidisciplinar da ESF, conhecer as limitações e potencialidades em sua atuação na ESF, bem como seu grau de formação inicial e continuada. A organização dos dados foi feita conforme a ferramenta metodológica Discurso do Sujeito Coletivo. A pesquisa atende às exigências éticas e científicas fundamentais previstas pela resolução Nº 466 de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde – Ministério da Saúde que aprova pesquisas envolvendo seres humanos. A pesquisa revela que o professor de EF tem grande importância na saúde pública desenvolvendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças por meio da prática de atividade física orientada, diminuindo o sedentarismo e oferecendo uma melhor qualidade de vida para seus usuários. Mantém uma boa relação com os demais profissionais da equipe multidisciplinar da ESF, com ajuda mútua baseada no apoio e na proposição de ideias para um melhor desenvolvimento do trabalho. Possui limitações e dificuldades como falta de informações e conhecimento sobre o papel da equipe multidisciplinar pelas equipes das UBS, pela sua recente implantação no município e grande demanda das UBS.
- ItemO atletismo nas aulas de educação física das escolas públicas da cidade de Serrolândia - BA(2014) Sampaio, Allanthêvson de Sá; Silva, Osni Oliveira Noberto daEste trabalho monográfico é motivado a partir da questão de como o conteúdo pedagógico do atletismo vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas públicas da cidade de Serrolândia - BA? Está dividido em cinco capítulos, na seguinte ordem, introdução, referencial teórico, metodologia, análise dos dados e conclusão. No estudo desenvolvido, há o desejo por compreender o trabalho pedagógico do professor, assim será capaz de visualizar acertos e equívocos na construção de novas ideias. Teve como objetivo geral: compreender como o conteúdo pedagógico do atletismo vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física das escolas públicas da cidade de Serrolândia – BA, tendo como objetivos específicos à busca por: 1. Verificar se nas aulas de Educação Física, das escolas públicas da sede do município de Serrolândia – BA está sendo ofertado aos discentes o conteúdo pedagógico referente à modalidade esportiva, Atletismo. 2. Identificar quais as estratégias metodológicas utilizadas pelos professores quando ensinam o conteúdo Atletismo. O referencial teórico foi dividido em três eixos temáticos: 1. O atletismo enquanto elemento cultural. 2. O atletismo na formação do profissional de Educação Física. 3. O ensino do atletismo na escola. Para chegar aos objetivos, desta pesquisa utilizou-se da metodologia qualitativa, a pesquisas foi classificada como exploratória e, estudo de campo, tendo como instrumento de pesquisa o questionário semiestruturado. Analisou os dados e chegou à conclusão de que mesmo, com as dificuldades o atletismo vem sendo trabalhado como conteúdo pedagógico, embora os professores deixem claro que possuem muitas limitações quanto à estrutura e materiais pedagógicos. Conclui-se também, que os professores utilizam em suas atividades pedagógicas, metodologias de cunho esportivo e de certa forma voltada para os procedimentos técnicos esportivos. Neste momento, é importante salientar que esta pesquisa não tem intuito de julgar a prática do professor. Esta pesquisa vem para elucidar e, entender quais as formas de trabalho metodológico são desenvolvidas nas escolas da cidade de Serrolândia.
- ItemCondições de trabalho docente na educação básica: um estudo sobre a rede pública (zona urbana e rural) na cidade de Serrolândia-Bahia(2017) Araújo, Carolina Maia de; Ramos, Michael Daian Pacheco; Nova, Jessica Vitorino Silva Terra; Silva, Osni Oliveira Noberto daEsta pesquisa tem como objeto de estudo as condições de trabalho docente na cidade de Serrolândia-Bahia e apresenta como problema: em quais condições os professores realizam o seu trabalho nas escolas de educação básica da cidade de Serrolândia-Bahia? Apontamos como objetivo geral analisar em quais condições os professores da educação básica na cidade de Serrolândia-Bahia realizam seu trabalho docente, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas educacionais para a melhoria da educação. Elencamos como objetivos específicos: 1) produzir um diagnóstico sobre o perfil dos docentes da educação básica da cidade de Serrolândia-Bahia; 2) compreender as condições de trabalho dos professores de educação básica, relacionando com estudos desenvolvidos no Brasil e;3) analisar em que medida as políticas educacionais vêm afetando as condições de trabalho do docente, bem como de que maneira os docentes vêm respondendo ao conjunto de proposições das políticas educacionais atualmente. Do ponto de vista metodológico optamos por uma abordagem quantitativa (Survey) e qualitativa (Estudo de Campo), utilizando-se da aplicação de um questionário (semiestruturado). Utilizamos como técnica de análise dos dados a análise estatística e a análise crítica. Nossos sujeitos colaboradores foram os docentes da educação básica do ensino público da zona urbana e rural da rede municipal de Serrolândia-Bahia. Entre os principais resultados encontrados: a) constatamos que a maior parte dos docentes são do sexo feminino; possuem idade entre 40 a 49 anos; se auto declararam pardos e brancos; são casados e possuem filhos; b) percebemos que a maioria dos docentes tem sua remuneração entre 1 a 2 salários mínimos; c) a maioria dos entrevistados se consideram insatisfeitos com a remuneração salarial e com a carreira; d) no que diz respeito à escolaridade, a maior parte dos docentes possui graduação completa; e) quanto às condições estruturais da escola, é grande o número de docentes que consideram regular e/ou ruim; f) a maioria dos docentes ao serem questionados sobre a possibilidade de poder recomeçar sua vida profissional sinalizaram que escolheriam trabalhar com a educação novamente, g)no que se refere à atuação e filiação dos docentes em sindicatos, a maioria deles possui filiação em algum sindicato, no entanto, existe um número considerável de docentes insatisfeitos com a atuação do mesmo, h) quanto à filiação a algum partido político apenas uma minoria possui filiação; i) no que diz respeito à classificação dos ruídos dentro e fora da sala de aula e fora da unidade escolar, a maioria dos docentes classificaram como razoável; j) na perspectiva da atual Política Nacional de Formação Docente a maior parte dos professores consideraram satisfatória, no entanto, ressaltaram uma necessidade de melhoria e; k) quanto ao Plano Nacional de Educação, a maioria dos docentes pontuou que conhece, inclusive suas metas e estratégias.
- ItemCondições de trabalho docente na educação infantil: um estudo sobre a rede pública municipal da cidade de Jacobina-Bahia(2017) Santos, Jéssica Pinho dos; Ramos, Michael Daian Pacheco; Nova, Jéssica Vitorino da Silva Terra; Silva, Osni Oliveira Noberto daEsta pesquisa tem como objeto de estudo, as condições de trabalho docente na cidade de Jacobina-Bahia e apresenta como problema: em quais condições os professores da educação infantil realizam o seu trabalho nas escolas de educação básica da cidade de Jacobina-Bahia? Temos como objetivo geral analisar as condições de trabalho dos docentes da educação básica na cidade de Jacobina-Bahia, com a finalidade de subsidiar a elaboração de políticas públicas para Jacobina e região. E apontamos como objetivos específicos: a) compreender as condições de trabalho dos professores de Educação Básica, relacionando com estudos desenvolvidos no Brasil; b) produzir um diagnóstico sobre o perfil dos docentes da educação infantil da cidade de Jacobina-Bahia e; c) analisar em que medida as políticas educacionais vêm afetando a condição de trabalho do docente, bem como, de que maneira os docentes vêm respondendo ao conjunto de proposições das políticas educacionais atualmente. Como metodologia optamos por uma abordagem quantitativa (Survey) e qualitativa (Estudo de Campo). Realizamos então o estudo de campo, utilizando-se da aplicação de um questionário (semiestruturado). Utilizamos como técnica de análise dos dados a análise estatística e a análise crítica. Os sujeitos colaboradores desta pesquisa foram os docentes da educação infantil, do ensino público municipal da zona urbana, do município de Jacobina-Bahia. Entre os principais resultados encontrados: a) verificamos que todos os docentes pesquisados são do sexo feminino; possuem idade entre 30 a 40 anos; b) a maioria se auto declararam pardos e negros, são casados e possuem filhos; c) a maioria dos docentes recebem entre 2 a 3 salários mínimos; d) a maioria dos entrevistados consideram-se insatisfeitos com a remuneração salarial; e) referente a escolaridade a maior parte dos docentes possui graduação completa; f) quanto a formação continuada todos os professores apontaram participar da jornada pedagógica; g) quanto às percepções sobre as políticas públicas observamos que a maior parte dos docentes não participaram da construção do Plano Municipal de Educação de Jacobina; h) no que se refere as condições estruturais da escola percebemos que a maior parte dos docentes consideram regular; i) a maioria dos docentes ao serem questionados sobre a possibilidade de poder recomeçar sua vida profissional sinalizaram que se pudessem escolher trabalhariam com a educação novamente; j) a maioria dos docentes não praticam exercícios físicos e tem alimentação regular; l) uma grande parte dos docentes se sentem preparados e muito preparados no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem; m) a maioria dos docentes são filiados ao sindicato e uma grande parte dos docentes não tem vínculo com partidos políticos.
- ItemCondições de trabalho dos docentes de educação física nas academias de ginástica da cidade de Jacobina - Bahia.(2017) Silva, Valéria Ferreira da; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nova, Jéssica Vitorino da Silva TerraO presente estudo tem como objeto as condições de trabalho dos docentes de Educação Física no âmbito das academias de ginástica da cidade de Jacobina-Bahia. Nosso problema de pesquisa foi: em quais condições os docentes de Educação Física vêm desenvolvendo o seu trabalho nas academias de ginástica da cidade de Jacobina-Bahia? Apontamos como objetivo geral: analisar as condições de trabalho docentes de Educação Física que atuam nas academias de ginástica da cidade de Jacobina-Bahia. E como objetivos específicos: 1) Compreender as transformações no mundo do trabalho e os impactos no campo da academia de ginástica; 2) Identificar o perfil socioeconômico e demográfico dos professores de Educação Física das academias de ginástica de Jacobina em seus múltiplos aspectos e; 3) Refletir sobre o campo de atuação dos docentes de Educação Física no contexto contemporâneo. Em relação a metodologia, quanto a sua natureza esta pesquisa classificou-se do tipo de uma abordagem qualitativa, quanto ao procedimento tratou-se de um estudo de campo, e em relação aos objetivos compreendemos enquanto uma pesquisa de cunho exploratório. A pesquisa foi realizada em treze (13) academias da cidade de Jacobina, onde coletamos dados de trinta e quatro (34) docentes de Educação Física que atuam na área da musculação e outras modalidades de práticas corporais como dança, circuito funcional, boxe, personal Trainner, ballet e ginástica. Nossa coleta se desenvolveu entre março à maio de 2016. Optamos como técnica para análise dos dados a análise de conteúdo. Os resultados encontrados foram: 1) a pesquisa demonstrou que a rotina de trabalho dos docentes das academias de ginástica da cidade de Jacobina Bahia pode influenciar na sua qualidade de vida e satisfação com o ambiente de trabalho; 2) o salário caracterizado por hora/ aula, a instabilidade no emprego e a falta de participação em decisões importantes, as mudanças e inovações, a quantidade de trabalho desenvolvido, o estilo de supervisão foram apontados como importantes elementos na insatisfação profissional; 3) os profissionais de academias de ginástica procuram manter uma qualidade de vida o melhor possível dentro de suas limitações com a rotina de trabalho. Portanto, precisa-se alterar as relações trabalhistas de modo a atender a legislação vigente.
- ItemA dança na escola numa perspectiva pedagógica: uma revisão sistemática(2014) Mascarenhas, Rosângela Silva; Maturino, Elmo; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Cavalcante Neto, Jorge LopesO presente estudo é uma pesquisa bibliográfica sobre as possibilidades de ensino do conteúdo dança dentro das aulas de Educação Física e teve como objetivo analisar por meio de revisão sistemática da literatura as implicações da dança nas aulas de Educação Física Escolar. Foram feitas buscas sistemáticas nas seguintes bases de dados: Scielo, Periódicos CAPES, Lilacs e Google acadêmico, além de periódicos específicos da Educação Física por meio dos descritores: Educação Física escolar, dança. A busca permitiu encontrar 6 artigos que foram analisados na íntegra, ficando claro que existe a possibilidade de aproveitamento desse conteúdo dentro das aulas de Educação Física e que o mesmo pode acrescentar algumas vantagens ao processo educacional. O estudo foi feito a partir de artigos que utilizaram basicamente questionários, entrevistas e observações, tendo como público alvo professores de Educação Física e alunos. Descobriu-se que grande parte dos estudos sobre dança na escola foi desenvolvida nas regiões sul e sudeste, o que nos faz questionar a respeito da importância que esse conteúdo possa ter nas outras regiões do país.De forma geral, observou-se uma limitação nas pesquisas de campo que abordem o conteúdo dança nas aulas de Educação Física escolar, contudo o presente estudo abre possibilidades para que publicações sobre a temática possam ser melhor debatidas, problematizadas e melhor sistematizadas no sentido de possibilitar o retorno pedagógico ao campo escolar, no qual a Educação Física se apropria.
- ItemDesafios e possibilidades do núcleo de apoio psicopedagógico NAPP: diálogo com a educação especial na perspectiva inclusiva(2023-03-20) Queiroz, Deralúcia Oliveira Nascimento; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Nogueira, Suzana Alves; Cruz, Amália Catharina SantosA presente pesquisa “Desafios e Possibilidades do Núcleo de Apoio Psicopedagógico: Diálogo com a Educação Especial na perspectiva inclusiva, está vinculada a linha de pesquisa: Cultura, Docência e Diversidade. Teve como objetivo compreender como o Núcleo de Apoio Psicopedagógico pode corroborar para a inclusão educacional dos estudantes com deficiências e ou transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação, com os seguintes objetivos específicos: 1) Investigar o trabalho do Núcleo de Apoio Psicopedagógico para a inclusão dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; 2) Mapear os desafios que os profissionais do Núcleo de Apoio Psicopedagógico enfrentam para a inclusão educacional; 3) Apresentar uma proposta interventiva que corrobore para o trabalho da educação especial na perspectiva inclusiva. Foi desenvolvida por meio do estudo de caso com abordagem qualitativa, ancorou-se no paradigma do materialismo histórico dialético, em favor da discussão crítica da educação especial inclusiva, frente a organização social capitalista que engessa o cotidiano educacional. Teve caráter exploratório e como foco principal: desenvolver, elucidar e (des)construir conceitos e ideias já cristalizadas, podendo servir também para levantar hipóteses ou formular problemas para futuras pesquisas. Foi apresentado um plano de formação educacional inclusiva, como produto da pesquisa, para a equipe do Núcleo de Apoio psicopedagógico, com vistas para integrar forças e maximizar o diálogo em favor da qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Concluiu-se que é relevante potencializar o serviço do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, para a ampliação do espaço físico e formação de uma equipe multiprofissional que possa melhorar a qualidade do atendimento das demandas escolares da educação especial inclusiva.
- ItemEducação física e TDAH: uma revisão sistemática.(2016-11-10) Silva, Cláudio Santos; Silva, Osni Oliveira Noberto daO transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurológico de causas genéticas, que aparecem na infância por volta dos seis anos de idade, e consequentemente pode acompanhar o indivíduo por toda a sua vida. O TDAH deriva de um funcionamento alterado no sistema neurobiológico cerebral, isto significa que substâncias químicas produzidas pelo cérebro, chamadas de neurotransmissores, apresentam-se alteradas quantitativamente e/ou qualitativamente no interior dos sistemas cerebrais que são responsáveis pelas funções da atenção, impulsividade e atividade física e mental no comportamento humano. Os seus sintomas mais comuns são: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é analisar por meio da revisão sistemática de literatura, evidências de pesquisas que apresentem relação entre a Educação Física e o TDAH. Trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva, com delineamento do tipo de revisão de literatura, sendo uma revisão sistemática realizada na base de dados: Periódicos CAPES, utilizando-se os seguintes descritores: Educação Física and TDAH. Foram adotados como critérios para a inclusão dos textos apenas teses originais, em português, dos últimos quatro anos, tendo sido selecionadas seis teses, as quais foram analisadas minunciosamente, contemplando os critérios estabelecidos. Observa-se nas pesquisas que o banco de dados sobre Educação Física e TDAH é bastante escasso, entretanto, as teses encontradas possibilitam assegurar que a Educação Física deve ser considerada como um recurso válido para o tratamento do TDAH.
- ItemEducação física na educação infantil: uma análise do currículo do curso da UNEB Campus IV.(2016-11-12) Oliveira, Geise Sousa; Silva, Osni Oliveira Noberto daNeste artigo propus investigar se o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da UNEB campus IV oferece subsídios para o recém-formado atuar na Educação Infantil, objetivando levantar informações acerca do papel do professor de Educação Física na Educação Infantil; Analisar as bases legais existentes no país que dão subsídios a intervenção do professor de Educação Física na educação infantil e Compreender a estrutura curricular do curso de Licenciatura em Educação Física da UNEB relacionando à formação do professor e sua atuação na Educação Infantil. A pesquisa é de cunho qualitativo, documental, tendo a coleta de dados feita através da análise de documento com procedimento de análise a análise de conteúdo. Percebeu-se que o currículo do curso de Licenciatura em Educação Física da UNEB campus IV encontra-se enfraquecido, de pouca base teórica e uma despreocupação referente ao tema. Novos estudos e aprofundamentos devem ser feitos contribuindo para que haja mais informações contemplando a Educação Infantil como etapa escolar que dá possibilidade de inserção da Educação Física já que se percebe a escassez de estudos que se referem ao tema.
- Item"Esportes de aventura" e "esportes radicais" nas Revistas Brasileiras de Educação Física no período de 1985 a 2015: uma análise bibliométrica(2017) Silva, Crismilla dos Santos; Nova, Jéssica Vitorino da Silva Terra; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Ramos, Michael Daian PachecoA presente pesquisa procurou analisar de forma quantitativa e qualitativa os indicadores da produção cientifica publicada em periódicos nacionais da Educação Física sobre as temáticas ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ nas últimas décadas. Para a realização desta pesquisa foi elencada a seguinte problemática: Quais são as principais características das publicações cientificas que tratam sobre a temática ―Esportes de Aventura‖ e ―Esportes Radicais‖ e como estes temas vem sendo discutidos nos periódicos nacionais da Educação Física no período de 1986 a 2015? A metodologia adotada foi técnica quantitativa e estatística de medição dos índices de produção e disseminação do conhecimento cientifico (Bibliometria). Os dados analisados quantitativas descritiva da pesquisa foram possíveis chegar a algumas reflexões e uma das reflexões aponta que existe pequena quantidade de artigos publicados entre 1986 a 2015 sendo que no total foram treze (13) artigos e as analises qualitativos aponta que poucos artigos estão vinculados a proposta pedagógica e mais ligados aos aspectos psicológicos relacionados à prática dos esportes. Percebemos que as características das publicações foram diferentes tanto a abordagem quanto a metodologia adotada, onde um dos principais fatores pode ser a falta de interesse pedagógico na inserção destes esportes na escola.
- ItemEstado nutricional e níveis de atividade física de crianças da comunidade do Junco, Jacobina-BA.(2014-07-22) Araújo, Daíse Cerqueira de Jesus; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Costa, Laura Emmanuela LimaO objetivo do presente artigo foi investigar a relação entre o estado nutricional e os níveis de atividade física de crianças do ensino fundamental I moradoras da comunidade do Junco, Jacobina-Ba, a fim de estimar a prevalência de desnutrição, sobrepeso ou obesidade nesse público. Para tanto, realizou-se um estudo quantitativo, descritivo e transversal na comunidade do Junco em Jacobina-Ba. Foram realizadas medidas de peso e estatura para o cálculo do Índice de massa corporal das crianças, além da verificação dos níveis de atividade física das mesmas por meio do PAQ-C e dos dados sóciodemográficos através de um questionário padronizado para o estudo. Utilizou-se a análise estatística, com distribuição de frequências relativas e absolutas e o quiquadrado com nível de significância p<0,05, além do OR com intervalo de confiança de 95%. A amostra final do estudo foi de 95 crianças com média de idade de 9,64 anos (±0,74DP), sendo 50 do sexo feminino e 45 do masculino, com médias de idade de 9,7 anos (±0,64DP) e de 9,57 anos (±0,83DP), respectivamente. A média do escore dos níveis de atividade física do grupo, avaliados pelo PAQ-C foi de 21,49 (±5,27DP), sendo de 19,82 (±4,27DP) nas meninas e de 23,35 (±5,28DP) nos meninos. Já a média de tempo que as crianças passavam vendo televisão por dia foi de 3,06 horas (±2,50DP), sendo 3,12 horas (±2,56DP) entre as meninas e de 2,99 horas (±2,46DP) entre os meninos. Não se observou diferença significativa entre os níveis de atividade física e o estado nutricional das crianças (p=0,75). Nas análises de associações, observou-se que as meninas recrutadas no estudo são 4,18 mais inativas que os meninos, apenas 25% das meninas foram ativas, enquanto que 75% dos meninos foram ativos. Outro achado interessante do estudo foi o fato de que quando a mãe é inativa, a criança possuía um risco 4 vezes maior de ser inativa do que aquela criança que a mãe foi considerada fisicamente ativa. Além disso, houve um risco de 4,06 vezes superior de a criança ser inativa quando a mãe possuía mais de 2 filhos. Esses apontamentos revelam que o papel da família, e principalmente da figura materna são decisivos na determinação do perfil de saúde das crianças. Diante disso, fica evidente que é preciso investir na prática de atividade física, bem como em pesquisas relacionadas a questão, para ampliar os resultados e para que estes tenham concretude.
- ItemFatores intervenientes na FC e PA durante a realização do exercício físico: uma revisão sistemática.(2016-11-11) Cima, Aline Oliveira; Costa, Laura Emmanuela Lima; Silva, Rudval Souza da; Silva, Osni Oliveira Noberto daObjetivo: Apresentar uma revisão de literatura de pesquisas publicadas nas bases de dados do LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e SCIELO (Scientific Eletronic Libary Online), nos anos de 2006 a 2016, sobre as alterações fisiológicas cardiovasculares, especificamente pressão arterial (PA) e frequência cardíaca (FC) e os fatores que interferem nas modificações fisiológicas dessas variáveis durante a realização de exercícios físicos. Método: Revisão sistemática a partir da analise de 8 artigos, escritos em português que foram publicados no período de 2006 a 2016 , encontradas nas bases de dados do LILACS e SCIELO, onde foram utilizadas as seguintes palavras chaves: Débito Cardíaco or Frequência Cardíaca, Frequência Cardíaca or Exercício Físico, Débito Cardíaco or Exercício Físico. Resultados: Foi observadas alterações nas variáveis PA e FC durante a realização dos exercícios físicos e que fatores como: o número de serie e repetições, intensidade e duração do exercício, horário em que foi realizado o exercício e o protocolo de treinamento adotado na realização de determinado exercício.
- ItemFormação de professores em educação física: um balanço do debate atual.(2016) Ribeiro Neto, Agenor José Ribeiro; Cruz, Amália Catharina Santos; Ramos, Michael Daian Pacheco; Silva, Osni Oliveira Noberto daO presente estudo tem como tema a Formação de professores de Educação Física, cujo o objetivo foi compreender o debate sobre a Formação de professores de Educação Física a partir da fragmentação da profissão entre Licenciatura-Bacharelado, considerando as implicações para o mundo do trabalho. Para tal, levantamos a seguinte indagação: Como está sendo desenvolvido o atual debate sobre formação profissional na Educação Física, a partir da fragmentação da profissão, entre licenciatura-bacharelado, considerando as implicações para o mundo do trabalho? Tratou-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, de cunho qualitativo. Foi investigado o ordenamento legal no período de 2004 a 2015. Ainda, discutiu-se o embate de projetos no âmbito da Educação Física, tendo correlação com o mundo do trabalho. De um lado, o sistema CONFEF/CREF defendendo a fragmentação da profissão, do outro lado, os movimentos de luta social contra a regulamentação da profissão: MEEF e MNCR, por exemplo. Pôde ser observado que as investidas do CONFEF precarizam a profissão, e que a regulamentação não beneficia em nada aos trabalhadores. Dessa forma, os movimentos de luta social, lutam contra tais investidas, buscando, a regulamentação do mundo do trabalho por melhores condições de vida. Para tal, aparece nesse cenário, a Licenciatura plena de caráter ampliado, como uma possível solução para este entrave.
- ItemGinástica laboral para os profissionais de embelezamento.(2015) Santos, Juliana Nascimento; Silva, Osni Oliveira Noberto daO presente estudo teve como objetivo, analisar por meio de revisão de literatura as implicações da ginástica laboral na prevenção de lesões em profissionais de embelezamento. A pesquisa teve como problema: Quais as implicações descritas na literatura acerca da ginástica laboral na prevenção de lesões em profissionais de embelezamento? E através do problema de pesquisa que foram elaborados os objetivos específicos: descrever as principais lesões que os profissionais de embelezamento podem desenvolver ao longo de sua atividade profissional e discutir através da literatura as contribuições que um programa de ginastica laboral pode trazer para os profissionais de embelezamento. O estudo teve abordagem qualitativa com a utilização de dados dos periódicos CAPES, e revistas eletrônicas como: Revista de enfermagem integrada, Revista Brasileira de Cineantropometria Desempenho Humano, revista proteção, revista Rene e Revista de Educação Física. Os resultados demonstraram que a Ginástica Laboral tem como principal objetivo de prevenir as doenças ocupacionais e amenizar o estresse, sendo que a mesma é uma ferramenta eficaz contra as principais doenças que acometem os trabalhadores, a DORT, Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho e a LER, Lesões por Esforços Repetitivos, e trazendo promoção de saúde e qualidade de vida para os trabalhadores.
- ItemA inclusão de uma escolar asmática nas aulas de educação física: um estudo de caso em Jacobina-BA.(2013) Silva, Naiara Ribeiro da; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Batista, Sinara Cristina Vilas Boas GomesO objetivo do presente estudo foi investigar se ocorre o processo de inclusão nas aulas de Educação Física de uma aluna asmática, matriculada em uma escola do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Jacobina, Bahia, região Nordeste do Brasil. A pesquisa caracterizou-se como sendo de cunho qualitativo, do tipo estudo de caso, sendo realizada em uma escola da rede pública municipal de Jacobina-Ba. Realizou-se uma entrevista semiestruturada, por meio de um roteiro criado para o estudo, com o professor de Educação Física da escola selecionada e observações sistemáticas de 08 aulas de Educação Física da turma que possuía uma aluna asmática inserida. As observações das aulas foram registradas em diário de campo, tendo como base um roteiro de observação. Utilizou-se a análise de conteúdo e a triangulação dos dados coletados. Foram definidas as seguintes categorias de análise: 1 – Caracterização do sujeito; 2 – Caracterização do espaço; 3 – Concepções de Inclusão e Educação Inclusiva; 4 – Metodologias e Estratégias de ensino; 5 – Conhecimentos acerca da asma e suas implicações. De forma geral, os resultados revelaram que nas aulas de Educação Física a Inclusão da aluna asmática não aconteceu. Os achados foram esclarecedores e mostraram que, o professor não está preparado para trabalhar com a Inclusão, o mesmo apontou várias dificuldades envolvidas nesse processo, dificuldades estas que não justificam a exclusão da aluna asmática, pois o mesmo cursou uma disciplina que abordava aspectos referentes à Inclusão durante a graduação em Educação Física e dispunha de espaço físico e recursos materiais propícios para desenvolver estratégias eficazes em prol da Inclusão. Assim, no que diz respeito a ação pedagógica do docente, evidenciou-se que o planejamento do mesmo não era adequado para atender a criança asmática, já que o professor não utilizava nenhuma metodologia ou estratégias de ensino a fim de trabalhar as potencialidades, bem como a Inclusão da discente asmática. Desse modo, a mesma não participava das aulas de forma ativa, o que nos leva a perceber que o resultado do seu trabalho não era propício à uma prática efetivamente inclusiva. Dessa maneira, o estudo permitiu entender que, mesmo que o professor de Educação Física tenha tido uma formação inicial sobre a Inclusão escolar, o mesmo não se utiliza dos conhecimentos adquiridos na graduação. Os resultados confirmam a importância da reflexão sobre o tema nos cursos de formação de professores em nível de graduação e pós-graduação, visando à inclusão de alunos, e apontam para a importância do diálogo entre todos os envolvidos no ambiente escolar, no sentido de o professor tornar pública a sua proposta pedagógica de atendimento e de que os demais envolvidos efetivamente contribuam para tal.
- ItemA influência da mídia e suas implicações com a autoimagem dos adolescentes.(2014-11-10) Silva Júnior, Eduardo da; Silva, Osni Oliveira Noberto daA presente pesquisa é fruto de uma revisão bibliográfica que tem como objetivo analisar a Influência da Mídia e suas Implicações com a Autoimagem de Adolescentes, fazendo assim uma breve explanação sobre adolescência como uma análise biológica, psicológica e social que ocorre em seu cotidiano. O trabalho também abordará sobre a imagem corporal de adolescentes como é entendida e vivenciada pelos jovens. Trataremos também sobre a mídia e como a mesma institivamente influência e trata os adolescentes através dos diferentes veículos recursos e técnicas de informações como jornais, revistas, rádio, cinema, outdoor, página impressa, propaganda, balão inflável e anúncios em site da internet. Analisaremos quais são as contribuições sociais desse trabalho na vida de adolescentes. Entendendo que essa é uma preocupação que perpassa os limites das quatros paredes do espaço formal, sendo de grande relevância social.
- ItemA influência da mídia no movimento de popularização do MMA na cidade de Jacobina-BA(2013-11-10) Santos, Igor Sampaio Pinho dos; Miranda Filho, Vamberto Ferreira de; Sousa, Itamar Silva de; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Amorim, Ângelo MauricioEste estudo tem como objetivo, compreender de que maneira a mídia tem contribuído para o movimento de popularização do MMA na sociedade. Portanto, faz uma análise crítica sobre a relação da mídia com o esporte num contexto que têm como ordem econômico-social, o capitalismo, abordando o processo de transformação do esporte num espetáculo, no sentido de incentivar a mercadorização deste, considerado por muitos estudiosos, um fenômeno sóciocultural de grande relevância no século XXI. Para tanto, o desenvolvimento desta pesquisa envolveu diversos procedimentos metodológicos. Inicialmente, foi feito um levantamento bibliográfico para a viabilização de elementos para a delimitação dos conceitos abordados no primeiro capítulo. Em seguida, buscou-se aproximações com os pressupostos de um estudo de caso, sendo imprescindível a realização de uma pesquisa de campo, cuja investigação foi desenvolvida no Ginásio Municipal de Esportes da cidade de Jacobina-BA, onde ocorreu um evento de Artes Marciais e MMA. A pesquisa envolveu 30 participantes presentes no evento que foram entrevistadas mediante a técnica de aplicação de questionários semi-estruturados. Os dados obtidos foram organizados e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Como resultado, verificou-se que a maioria dos entrevistados consome produtos (roupas, acessórios, artigos esportivos e pacotes de canais por assinatura) que fazem alusão ao MMA. Conclui-se, portanto, que o grande envolvimento das pessoas com o MMA se deve ao poder de persuasão das mídias na espetacularização esportiva, através da mercadorização do esporte, mediante as transmissões das lutas nos canais de TV e as campanhas publicitárias, que utilizam o esporte para a venda de produtos e serviços, contribuindo com a sua popularização na cidade de Jacobina - Bahia.
- ItemA interatividade de alunos com deficiência intelectual nas redes digitais: as relações entre protagonismo estudantil e aprendizagem(2022-03-03) Ferreira, Maiara Oliveira Santos; Gomes, Antenor Rita; Amorim, Ricardo José; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Rodriguez, Víctor Manuel AmarA presente pesquisa foi desenvolvida no campo da educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, alicerçada na abordagem qualitativa, seguindo os estudos da pesquisa-ação colaborativa, a fim de investigar como os processos de interação social nas redes digitais potencializam o protagonismo e as aprendizagens dos alunos com deficiência intelectual. Para tanto, utilizamos do arcabouço teórico como Rezende e Moura (2014), Pierre Lévy (1999), Bacchi; Neto e Trevisani (2015), Pretto (2011), Teófilo Galvão (2012), Serafin e Souza (2011), Figueiredo (2011), Pimentel (2012), Silva (2007), Mendes (2006), dentre outros. A pesquisa ocorreu no Centro de Atendimento Educacional Especializado - CAEE/APAE, em JacobinaBahia, observando as relações dos participantes da pesquisa com o uso das redes digitais. A construção dos dados ocorreu por meio de observação participante, diário de campo, entrevistas e microanálise do contexto, através da realização da oficina intitulada Interatividade em rede. Como contribuição à área da Educação Inclusiva e à produção científica em geral, apontou-se, com este estudo, um roteiro que, configura-se como um conjunto de estratégias de ensino, que contribuem para o desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual, proporcionando reflexões a respeito da inclusão social, digital e os benefícios da mediação pedagógica para este processo de inclusão através das redes digitais interativas.