Navegando por Autor "Silva, Odailma Francisca de Araújo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA organização dos espaços de leitura literária em instituições de educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Silva, Odailma Francisca de Araújo; Carneiro, Giane Araújo Pimental; Teixeira, Sirlene Prates CostaEste trabalho buscou analisar como as instituições de educação infantil organizam os espaços destinados às leituras literárias. A formação do pequeno leitor desde a primeira infância é muito importante, e, com isso, buscou-se discutir como os espaços de leitura estão organizados nas instituições de educação infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, para qual foi realizada um levantamento de trabalhos publicados nos últimos 12 anos, no BDTD, CAPES e ANPED. O trabalho ainda apresenta dados das cidades com as quantidades de espaços disponíveis nas instituições. A base teórica é de estudos que trabalham conceitos relacionados à leitura literária, espaços de leitura que envolvem o imaginário, autonomia e recriação, através da perspectiva de Horn (2004), Formosinho e Formosinho (2013), Perrotti, Pieruccini e Carnelosso (2016), Abramovich (1991), Reys (2010). Os resultados desta pesquisa revelaram a pouca quantidade de pesquisas sobre espaços de leitura nas instituições de educação infantil e o pequeno número de instituições encontradas na região Nordeste que possuem espaços destinados à leitura. Os dados são preocupantes, pois as crianças necessitam desse contato muito antes da apropriação da leitura. O modo de aprender e de explorar a imaginação se dá através da leitura. A mediação literária na educação infantil se torna muito significativa na vida das crianças, pois, dessa forma, começam a sentir emoções através das leituras ouvidas, pois a entonação com as vozes faz os pequenos sentirem a história de forma participativa, como se eles estivessem dentro das histórias narradas pelo adulto. Por isso, a necessidade de espaços de leitura aconchegantes, decorados e adaptados, para que as crianças possam sentir-se autônomas e livres para explorarem o ambiente. Palavras-chave: Leitura literária; Espaços de leitura; Educação infantil; Formação do pequeno leitor.