Navegando por Autor "Silva, Neilton da"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAfrobetizar pelas letras de samba: sequência didática para estudantes da educação de jovens e adultos(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-17) Souza, Eunádia Santos de; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Mattos, Wilson Roberto de; Silva, Neilton da; Santana, Claudia Silva deEste estudo investigou a influência das letras de samba no processo de afrobetização na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da implementação de sequências didáticas em turmas da EJA. Buscamos também avaliar o impacto desse método no aprofundamento do entendimento dos estudantes sobre as questões étnico-raciais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação, e contou com suporte teórico de autores renomados incluindo Arroyo, 2006, 2010, 2017; Dantas e Santos, 2020; Di Pierro, 2010, 2020; Freire, 2012, 2014, 2018; Gomes, 2002, 2021; Kleiman , 2018, 2020; Koch, 2002; Munanga , 2014; Rojo, 2004, 2009; Sodré 2012, Soares, 2011, 2019. Nesse contexto, recorremos também a pesquisa bibliográfica para dar suporte teórico as discussões e reflexões em torno da produção de dados junto aos envolvidos no processo da pesquisa. Os resultados revelaram que as letras de samba desempenham um papel crucial no processo de afrobetização na EJA, fornecendo uma abordagem enriquecedora para a educação antirracista. A sequência didática desenvolvida representa uma ferramenta valiosa para os educadores interessados em trilhar por esse caminho. Ao adotar esse método, os professores têm a oportunidade de aprimorar significativamente a experiência educacional de seus alunos, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira e o desenvolvimento integral dos aprendizes. Como produto final, desenvolvemos uma sequência didática modelo centrada nos processos de afrobetização, destinada a enriquecer a prática pedagógica dos professores, especialmente no que diz respeito às questões étnico-raciais e às particularidades dos estudantes da EJA
- ItemQualidade do ensino como conquista colegiada numa universidade pública: o protagonismo de coordenadores de cursos de graduação(2017-09-25) Silva, Neilton da; Soares, Sandra Regina; Vieira, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira; Martins, Édiva de SousaA presente tese integra o campo de estudos da pedagogia universitária e objetivou compreender as concepções e práticas dos participantes da pesquisa sobre a contribuição do colegiado de curso de graduação para a melhoria da qualidade do ensino. A qualidade do ensino universitário, a despeito de ser objeto de crescente debate nos países ocidentais não é um conceito unívoco e, considerando seu potencial de orientar as práticas docentes, suscita o investimento em pesquisa. O referencial teórico da pesquisa contemplou reflexões sobre os conceitos de qualidade do ensino, coordenação de colegiado de curso de graduação e formação pedagógica, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente, à luz de autores como Almeida (2012), Almeida e Pimenta (2009), Barros e Aragão (2006), Behrens (2011), Cunha (1998, 1999, 2006a, 2010, 2012), Demo (1996), Dias Sobrinho (2008, 2009, 2010), Day (2001, 2004), Freire (1996, 2016), Imbernón (2000, 2012), Korthagen (2009), Lemos (2011), Lucarelli (2012), Marcelo (1999, 2009), Masetto (2003, 2012), Morosini (2001, 2014), Nóvoa (1991, 2009), Pimenta e Almeida (2011), Pimenta e Anastasiou (2002), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Rodrigues (2006), Soares e Cunha (2010), Soares e Vieira (2014), Sommer et al (2014), Vasconcelos (2002), Vieira (2009, 2014), Zabalza (2004, 2006), Zeichner (1993), entre outros. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se da técnica dos incidentes críticos como disparador da entrevista em profundidade, visando à coleta de dados junto aos coordenadores de curso de graduação. Os dados foram tratados mediante a técnica de análise de conteúdo temático. A pesquisa permitiu colocar em evidencia a representação de qualidade associada, principalmente, a determinadas condições (de trabalho, institucionais, materiais, pessoais dentre outras) para sua concretização e fracamente a características e critérios para avaliação de sua consecução. Para eles a qualidade do ensino deve ser sustentada em uma gestão institucional participativa e inclusiva, e privilegiar a formação pedagógica dos docentes para que eles invistam num ensino centrado na aprendizagem dos estudantes. Concebem que a contribuição da coordenação do colegiado para a qualidade do ensino envolve o investimento na busca das condições materiais e de trabalho docente e o acompanhamento pedagógico aos docentes, embora assumido de forma restrita. Entre os principais desafios enfrentados por este órgão de gestão, na busca da melhoria da qualidade do ensino, destacam a superação da lógica cartorial no funcionamento do colegiado, o engajamento dos docentes nos processos de trabalho coletivo e de formação, competência para lidar com as relações conflituosas estabelecidas com os diversos segmentos da comunidade acadêmica. Entretanto, a ausência de formação pedagógica dos coordenadores não é concebida como obstáculo para atuação transformadora do colegiado.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 3 - Protagonismo do Estudante e Intersubjetividade no Ensino Superior(2014) Soares, Sandra Regina; Silva, Neilton da; Beraldo, Fátima Regina Cerqueira LeiteA obra intitulada “Protagonismo do Estudante e intersubjetividade do Ensino Superior”, traz no seu bojo relatos de experiências pedagógicas inovadoras desenvolvidas nesse nível de ensino, vistas sobre distintos olhares e perspectivas, nacional e internacional, que valem à pena serem lidas, seja para conhecer os investimentos dos autores, seja para refletir ou confrontar essas práticas com a sua própria, com vistas ao desenvolvimento profissional docente. Todas essas experiências apostam no protagonismo dos discentes e na valorização da pessoa do estudante como caminhos profícuos às construção da autonomia e da identidade profissional. Apresentam um leque de possibilidades que podem instigar outras docentes universitários a, na companhia dos estudantes, desenvolverem o protagonismo e a intersubjetividade, aspectos imprescindíveis para o desempenho de profissionais exigidos pelo contexto social laborativo na contemporaneidade.