Navegando por Autor "Silva, Nayara Cunha da"
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- ItemFormação continuada de educadores do campo: as contribuições integradas das políticas de educação do campo e da comunicação no município de Retirolândia – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-09-30) Silva, Nayara Cunha da; Jesus, Rosane Meire Vieira de; Rodrigues , Rosana Mara; Santos, Tiago RodriguesEste trabalho busca investigar o processo de formação continuada de educadores do campo do município de Retirolândia, a partir da articulação das políticas de Educação do Campo e das políticas de Comunicação. Desta forma, o problema científico é o seguinte: de que maneira as formações continuadas dos educadores do campo no município de Retirolândia, que atuam no Projeto CAT, possibilitaram a compreensão da comunicação como campo estratégico para a educação do campo entre os anos de 2012 a 2020? A partir desta problemática, o objetivo geral é analisar interpretativamente de que maneira as formações continuadas dos educadores do campo do município de Retirolândia, que atuam no Projeto CAT, possibilitaram a compreensão da comunicação como um campo estratégico para a educação do campo entre os anos de 2012 a 2020. Os objetivos específicos são a) investigar as políticas públicas de educação do campo implementadas no município de Retirolândia e suas interações com as práticas de formação continuada dos educadores, destacando sua relevância como uma questão prioritariamente cultural para a construção de identidades dos estudantes do campo; b) analisar, à luz da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas, como a comunicação pode ser integrada às práticas pedagógicas dos educadores, promovendo um espaço político de intercâmbio de saberes e valorização da comunidade local; c) e, por fim, elaborar um programa de formação para educadores do campo que relacione o processo educativo com a área de comunicação, visando uma prática pedagógica mais crítica e contextualizada. O trabalho propõe um diálogo inovador entre a formação continuada de educadores do campo e a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas, explorando como os princípios de racionalidade comunicativa podem informar e transformar as práticas educativas no campo, enraizadas nas tradições culturais e nas especificidades locais. Assim, pretende oferecer contribuições para a construção de práticas pedagógicas que respeitem e integrem as realidades dos educadores e estudantes do campo, promovendo uma educação mais equitativa e inclusiva. Os pressupostos teóricos trazem como base principal a teoria do agir comunicativo, proposta por Jürgen Habermas (1981) e concepções de Paulo Freire (1996), Caldart (2012), Arroyo (2014), Molina (2011) e Ibiapina (2009). Para alcançar os objetivos propostos, esta pesquisa adota uma abordagem metodológica qualitativa, com ênfase na análise interpretativa. Os dados foram produzidos por meio de Grupo de Experiências com educadores que participaram do Projeto CAT. A intervenção culminará na elaboração de um plano de ação que propõe uma estratégia efetiva e articulada para o fortalecimento da formação continuada de educadores do campo, com ênfase na integração entre comunicação e educação, visando ao desenvolvimento pleno das práticas pedagógicas e à valorização da realidade local.